[Demo] Valásia: Survival Challenge

Iniciado por Fpr, 21/02/2014 às 16:31

21/02/2014 às 16:31 Última edição: 28/07/2019 às 21:58 por Victor Sena
:linha:

[box class=information]Um projeto desenvolvido por mim em parceria com a [user]MayLeone[/user], o jogo segue o estilo de jogabilidade de jogos de luta 2D, uma batalha em tempo real com movimentos em estilo plataforma, com combates contra múltiplas ondas de inimigos ou em um 1 contra 1(por hora apenas Jogador vs Jogador, talvez haverá Jogador vs CPU no modo Versus). O nome em inglês é devido a nossa intenção de criar o jogo nesse idioma também, já que o seu foco é na jogabilidade apresentando uma história mais simples e curta.[/box]

:linha3:




Informações
Plataforma: RPG Maker VX ACE
Gênero: Luta/Plataforma/Fantasia
Desenvolvedores: [user]Fpr[/user] e [user]MayLeone[/user]
Versão: Beta(Independente do RTP)
Iniciado em: Dezembro de 2013
Idiomas: Português(BR) e Inglês

:linha3:
» Enredo:
[box class=roundframe]


Valásia é uma ilha com regime Monarca, sua Nação é muito conhecida pelas tradições de torneios envolvendo as artes-marciais, onde simples camponeses e aldeões, disputam em igualdade com pessoas da alta hierarquia em campeonatos amistosos, sempre preservando a justiça, integridade e o respeito entre os competidores.

Porém, há um grupo opositor à este tipo de competição pacificada, já que o mesmo não envolve confrontos mortais, o que na opinião dessas pessoas, deixaria o torneiro mais interessante e sério.

Este grupo de pessoas, após alguns anos não suportando mais esses campeonatos pacíficos, anunciaram um novo torneio que acabaria de ser criado: O campeonato de luta recebeu o nome de "Desafio da Sobrevivência'', onde seus escolhidos eram submetidos a  testes de tortura e mais tarde, deveriam percorrer os locais mais sórdidos da  ilha, lutando contra as piores criaturas que a habitam.

Não seria mais um mero torneio 1 contra 1, justo e sem violência que algumas pessoas tanto odiavam, agora o que estava em jogo era a vida dos competidores, pois os escolhidos deveriam lutar contra criaturas impiedosas que ali residiam, para quando finalmente terminarem sua jornada, desafiarem o organizador do evento: Um mestre em artes marciais, que ainda não fora relevado.

O povo adora se entreter com as batalhas, ainda mais se estas envolverem sangue e tragédia, por conta disto, os antigos e ''saudáveis'' campeonatos de luta aos poucos foram esquecidos assim que surgiu este novo sádico torneio, que se popularizou muito rápido, tornando-o o principal e mais desafiador campeonato de todo o reino.

[/box]

:linha3:
» Personagens:
[box class=roundframe]



Hina: Uma garota bonita e delicada, crê que as artes marciais são um aprendizado para a vida, onde aprende-se a ter disciplina, respeito, equilíbrio e amor por aquilo que faz. Não é atoa que é a
campeã do torneio feminino de Valásia.



Su: Uma excelente lutadora, mas é mais conhecida por ser do tipo de menina masculinizada e enfezada. Sofre preconceito por conta de sua postura e modo de agir, fazendo-a por vezes, se vestir de homem, "Sange'', seu alter ego masculino, para não chamar a atenção.



Paul: Irmão gêmeo de Seph e foi treinado desde pequeno por seu pai, Edgar, que desejava que seus
dois filhos participassem de um torneio importante de Valásia. Por conta de suas dificuldades com o aprendizado, Paul era menosprezado por seu pai, que fazia comparações à ele com Seph, o que o fez incutir um sentimento de ódio sobre seu irmão. Não aguentando mais essa situação, Paul fugiu de casa e nunca mais foi visto, até ele reaparecer como um dos escolhidos para participar do torneio de sobrevivência.



Gustav: Um garoto ambicioso, é o mais novo dentre os escolhidos e o mais inexperiente.
Foi agraciado com uma chance de participar do torneio por conta do seu número de vitórias em competições para iniciantes. Ele quer mostrar à todos que não é só um novato com sorte, mas que tem muito potencial para mostrar.



Ferraz: Amigo fiel de Úrsula e tem uma conduta ''super-protetora'' sobre ela, aceitando o convite para participar do torneio, apenas para garantir que ela esteja bem. Mas o que poucos sabem é que Ferraz possuí uma dualidade desconhecida, resultado de um defloramento de uma jovem mortal por um demônio exilado.
Nunca se sabe quando este lado sombrio de Ferraz pode se manifestar.



Scarlett: É uma menina de puro sangue da alta sociedade que pratica Esgrima, e nas horas vagas sua madrasta a ensina como ser uma garota ''fina e requintada''. Subornou um dos coordenadores do torneio para participar das rodadas do mesmo.



Seph: Irmão gêmeo de Paul, desde pequeno foi treinado por seu pai, e sempre foi o preferido deste, por ter mais disciplina e habilidades em artes marciais, o que fez seu irmão Paul o odiar por isto. Seph sempre foi um bom lutador, e tinha pratilheiras recheadas de prêmios, mas depois do desaparecimento de seu irmão e a morte de seu pai, ele precisou vender muitos de seus prêmios para cuidar de sua mãe enferma.



Tara: uma maga filha de um feiticeiro com uma mortal, que vive nos bosques de Valásia e que foi
treinada por um homem misterioso que gostava de ser chamado de Spectrum. Eles tiveram um relacionamento amoroso por um longo tempo, mas que acabou quando Spectrum desapareceu de uma hora para outra.
Tara aceita o convite para participar do torneio, para se popularizar e reencontrar seu amor perdido.



Nuriko: É uma garota pobre e órfã que vive na região sul de Valásia. Ela cuida de sua irmã mais nova, Lilian de apenas 6 anos, e passou a competir em torneios para sustentar sua irmã.



Úrsula: A melhor amiga de Ferraz, que a treina todos os dias para os campeonatos de Valásia. Ela vive numa aldeia do reino que foi atacada por pragas, e aceita o convite de participar do desafio de
sobrevivência para ajudar sua aldeia.



Nathan: Pertence a um clã famoso de luta da região, e é um ótimo lutador. Porém, é do tipo preconceituoso, onde ele não suporta a ideia de que criaturas espirituais ou mágicas como feiticeiros, ogros, anjos e etc... Tenham filhos com humanos (mortais), os chamados ''mestiços''.



Damien: É um rapaz ambicioso que foi convidado para participar do torneio por um motivo específico que não foi revelado. Nada se sabe sobre ele, apenas que é desafiante de Úrsula.

[/box]
:linha3:
» Jogabilidade:
[box class=roundframe]


O maior foco do projeto é a sua jogabilidade, sendo um jogo de luta, foi desenvolvido um sistema de Batalha Ativa exclusivo do projeto, a movimentação dos personagens nas batalhas segue o estilo de jogos de Plataforma, havendo apenas movimentos de avanço e recuo horizontalmente, o movimento vertical é dado por um salto. Há também características de batalhas típicas de RPG como os Status, que adicionam efeitos que melhoram a performance do lutador como dobrar dano, invisibilidade, regeneração de vida e recuperação de energia(necessária para realizar ações) mais rápida.

Há dois modos de jogabilidade principais, o modo "Survival" e o modo "Versus". No primeiro modo, o jogador jogará solo contra uma bateria de inimigos, ao derrotar todos os inimigos irá progredindo até enfrentar os bosses finais e completar esse modo. Já o modo Versus, se trata de uma batalha mais livre, o jogador 1 escolherá um entre os personagens disponíveis, para batalhar contra o jogador 2 com o personagem que esse escolher, trata-se de um modo de jogo de Player vs Player.

Para maiores detalhes, veja os vídeos.

[/box]

:linha3:
» Galeria:
[box class=roundframe]

Imagens:




[hs width=180 height=138]https://i.imgur.com/5hq7Y9z.png[/hs][hs width=180 height=138]https://i.imgur.com/Ic7iEM8.png[/hs][hs width=180 height=138]https://i.imgur.com/lxUfUX9.png[/hs]
[hs width=180 height=138]https://i.imgur.com/m4qSzFL.png[/hs][hs width=180 height=138]https://i.imgur.com/go8Y6FP.png[/hs][hs width=180 height=138]http://i.imgur.com/ZVyQQ2S.png[/hs]
[hs width=180 height=138]http://i.imgur.com/NvxNRoZ.png[/hs]

Vídeos:
Vídeos antigos
Modo Survival
[close]
Modo Versus 1
[close]
Modo Versus 2
[close]
[close]
Modo Versus Atualizado
[close]
Modo Survival Atualizado
[close]
[/box]

» Créditos:
[box class=roundframe]




Recursos Gráficos

Sprites Originais:
dimitry

Sprites Laterais:
dollmage(Fonte)
Persomatey(Fonte)
Skie Fortress(Fonte)

Efeitos Visuais e Ícones:
Kaduki

Battlebacks(Parallaxes): 
Fonte
[close]


Scripts

Lune Frame Skipper, Picture Bug Fix e Full Keyboard Module:
Raizen
[close]


Recursos Sonoros

Músicas:
Aaron Krogh
Gyrowolf

Vozes dos Personagens:
Chosis: Riapdas do Jogo "Street Fighter IV"(Fonte)
[close]


Outros

RPG Maker VX Ace e RTP:
Enterbrain
[close]


-

Cara eu vi os vídeos e estou surpreso está ficando muito bom, tem alguns pontos ainda de colisão e talz, mas o resultado está bem superior do que eu havia visto no rpg maker em relação a lutas e talz, teve alguns outros bons, mas esse não fica pra trás :P.


Eu normalmente diria que o rpg maker não é a engine adequada para isso xD, mas acho que ai é sua opção, por gostar do rpg maker e talz e fazer algo assim por eventos. Bom espero novas atualizações e mal não ter testado o outro FPR :/ tempo é algo que não estou tendo.

Me pareceu muito bem feito, é algo bem inovador mesmo em RPG Maker e pelo que deu pra ver eu curti bastante os 'especiais' dos lutadores.

Mas como disse o Raizen, ainda parece ter alguns problemas de colisão principalmente no modo survival, também achei os efeitos sonoros um pouco ruins e também acho que não é a engine ideal pra fazer esse tipo de jogo, mas da mesma maneira que também não é a ideal pra se fazer Visual Novel e eu estou em um projeto desse gênero, sei que o Maker tem bem mais público que algumas outras engines.

O que eu acharia legal é caso esse sistema de luta pudesse ser inserido em um jogo de RPG mesmo, claro que com alguns diferenciais mas acho que ficaria bem legal.

@Raizen: Fico feliz que tenha gostado do que viu nos vídeos.
Citar[...]mas o resultado está bem superior do que eu havia visto no rpg maker em relação a lutas e talz, teve alguns outros bons, mas esse não fica pra trás :P.
Fiquei curioso em saber quais são esses, seria bom para analisar como os outros desenvolvedores trabalharam com esse gênero no RM.

CitarEu normalmente diria que o rpg maker não é a engine adequada para isso xD, mas acho que ai é sua opção, por gostar do rpg maker e talz e fazer algo assim por eventos. Bom espero novas atualizações e mal não ter testado o outro FPR :/ tempo é algo que não estou tendo.
Mas a graça está justamente em fazer no maker, quando você cria um jogo de luta numa engine como Mugen você é mais um, no rpg maker você acaba ficando em evidência ( é "status" como diria um certo alguém :lol:).

@Uhtred: Vamos ter mais cuidado ou pelo menos tentar com a programação das colisões, quanto aos efeitos sonoros eles são recursos com menor acervo, não sei se os SE do RTP não são bons ou se foram mal usados. Pelo que disse desenvolver o jogo no RM acaba sendo uma vantagem, já que tem um público maior e por ser algo inovador para seus padrões, além de eu apenas ter afinidade com essa engine.
-

Vou ser outro que vai falar que não acha a engine adequada para se fazer um jogo de luta. Mesmo assim curti o projeto,. O que mais me interessou foi o design dos personagens, achei que eles ficaram muito bons. Sistema sonoros... som do pulo de RTP não dá, né? Boa sorte e espero poder jogar uma beta em breve.

CitarO que eu acharia legal é caso esse sistema de luta pudesse ser inserido em um jogo de RPG mesmo, claro que com alguns diferenciais mas acho que ficaria bem legal

Alguém roube esta ideia... NOW!!!!  :wow:

Viva a lenda!



 Um jogo de luta no maker. Yeah!
Eu gostei da jogabilidade de acordo com os vídeos, como o Raizen disse, tem algumas coisas para melhor como a colisão, som de pulo, lol. Acho que tem um melhor em algum RTP do maker, o Jump02 do RMXP parece melhor.

Pelo visto tem muita coisa pela frente, desejo sorte e quero jogar. :3

Citação de: VincentVII online 22/02/2014 às 19:56
Vou ser outro que vai falar que não acha a engine adequada para se fazer um jogo de luta. Mesmo assim curti o projeto,. O que mais me interessou foi o design dos personagens, achei que eles ficaram muito bons. Sistema sonoros... som do pulo de RTP não dá, né? Boa sorte e espero poder jogar uma beta em breve.

CitarO que eu acharia legal é caso esse sistema de luta pudesse ser inserido em um jogo de RPG mesmo, claro que com alguns diferenciais mas acho que ficaria bem legal

Alguém roube esta ideia... NOW!!!!  :wow:

Como isto, isto e isto?

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: VincentVII online 22/02/2014 às 19:56
Vou ser outro que vai falar que não acha a engine adequada para se fazer um jogo de luta. Mesmo assim curti o projeto,. O que mais me interessou foi o design dos personagens, achei que eles ficaram muito bons. Sistema sonoros... som do pulo de RTP não dá, né? Boa sorte e espero poder jogar uma beta em breve.
Obrigado por deixar sua opinião sobre o projeto e é significante para mim que tenha gostado, tem razão o SE de jump do RTP não é muito qualifica, usei ele sem nem pensar muito nisso, será o primeiro dos efeitos sonoros a ser trocado.

Citação de: Vash online 22/02/2014 às 20:17
Um jogo de luta no maker. Yeah!
Eu gostei da jogabilidade de acordo com os vídeos, como o Raizen disse, tem algumas coisas para melhor como a colisão, som de pulo, lol. Acho que tem um melhor em algum RTP do maker, o Jump02 do RMXP parece melhor.

Pelo visto tem muita coisa pela frente, desejo sorte e quero jogar. :3
Agradeço, sim realmente temos muito trabalho aí, talvez eu até use esse outro SE do rmxp, já é melhor que o que está sendo usado atualmente.

CitarComo isto, isto e isto?
Talvez, não falte muito para que isso seja parecido com o que citou
Spoiler
[close]



Atualizações: Foi adicionado uma breve(bem breve mesmo, o restante apenas no jogo) descrição dos personagens, revelando suas características e objetivos no torneio.

Receberemos ajuda de um PA para fazer sprites originais para o projeto, bem possível que a parte gráfica dos personagens mudem.
-

Me lembrou os jogos de "briga de rua" do snes, só que com espadas e lanças xD
as screens me chamaram muita atenção e o design em si é de dar inveja,
um projeto interessante :P até agora vejo um ótimo trabalho nele, no aguardo por novidades  :wow:

Há quem diga que o rpg maker não é a engine adequada para criar um jogo deste gênero, mas infelizmente eu devo discordar.
O rpg maker é uma engine para a criação de jogos focada no role playing game, mas há certos limites desta engine que podem ser quebrados, e outros gêneros de jogos podem ser criados através dela.
Foi o caso deste projeto: O sistema que é totalmente orientado através de pictures ''quebra'' aquela limitação de movimentos e colisões do rpg maker, e o resultado é uma movimentação mais suavizada e flexível dos sprites dos personagens.
Eu já criei jogos com o Fighter Maker e Mugen (ambas engines para a criação de jogos do gênero luta) e posso garantir que os movimentos e colisões das imagens deste projeto estão muito similares com a dessas engines.
É óbvio que criar um jogo assim no rpg maker dá o dobro de trabalho, em comparação se estivéssemos o criando numa engine mais adequada, mas sabe? Não teria a mesma graça.
Por fim, acho que poderemos todos ter uma opinião mais formada, quando a versão demonstrativa do jogo for lançada, o até quem sabe o jogo completo.

Sobre a utilização do RTP em recursos sonoros... Eu devo concordar que não é do agrado de ninguém, um jogo deste gênero e com este aspecto, ter um som de pulo tão descaracterizante, mas estamos trabalhando arduamente para o desenvolvimento deste projeto, e já estamos planejando refazer toda a parte sonora do jogo, assim como os gráficos, como já dito pelo Fpr.

No mais, nós apreciamos o feedback de vocês que são muito importantes para certos pontos no desenvolvimento deste projeto.
Qualquer sugestão para o jogo, principalmente para o modo survival será de grande ajuda.

Até mais.

23/02/2014 às 17:33 #9 Última edição: 23/02/2014 às 17:35 por PaladinCross~Shirou
Interessante o projeto, gostei dos personagens. Infelizmente também partilho da opinião de que não é a melhor engine pra fazer isso, mas é só pelo fator que dá muito mais trabalho. Lógico que com scripts, programação com evento e tudo mais dá uma ajuda, mas ainda assim, parabéns pela ideia.

Citar
Como isto, isto e isto?

Vash, eu acho que eles queriam dizer um sistema de batalha semelhante a jogo de luta, tipo street fighter. Isso que você postou são beat'ups de arcade do D&D, não é a mesma coisa.

 Personagens originais, hm, MayLeone na equipe, hmmm, está me deixando mais ansioso por esse projeto, quero joga-lo logo. :3

Citação de: PaladinCross~Shirou online 23/02/2014 às 17:33
Citar
Como isto, isto e isto?

Vash, eu acho que eles queriam dizer um sistema de batalha semelhante a jogo de luta, tipo street fighter. Isso que você postou são beat'ups de arcade do D&D, não é a mesma coisa.

CitarO que eu acharia legal é caso esse sistema de luta pudesse ser inserido em um jogo de RPG mesmo, claro que com alguns diferenciais mas acho que ficaria bem legal

Um jogo tipo Street Figther com XP, itens e MP acredito que não ficaria legal... seria mais interessante mesmo como os jogos do D&D.

2010 ~ 2016 / 2024

Só para ficar claro, quando dizem que o RM não é a engine mais apropriada para criar o jogo, se referem exclusivamente ao trabalho dado ou ao resultado do trabalho que já fizemos? Se for pelo trabalho dado não fará muita diferença, ao menos a estrutura-base dele já está concreta e basta segui-la, foi trabalhoso converter a movimentação para lateral e implementar física aérea, mas já foi feito, assim como programar o movimento dos ataques e checar a colisão, mas é outro ponto que já foi feito.

Agora se for pelo resultado que foi obtido com o nosso trabalho, se tornaria mais relevante e esse sim seria um ponto negativo, caso o resultado não tenho agradado.

A maioria está dizendo que o maker não é a melhor engine para criar o jogo, sinceramente, nem está parecendo que postei o projeto em uma comunidade de suporte e criação de jogos em RPG maker.
-

23/02/2014 às 19:01 #12 Última edição: 23/02/2014 às 19:04 por Shiroyasha
Estou me perguntando o mesmo Fpr.
É até engraçada essa situação. Em uma comunidade de RPG Maker, um projeto ter críticas (no bom sentido da palavra) por ser feito com o RM. O que significa isso?
Acho maravilhoso o trabalho de quem se lança a desafiar os limites do maker dessa forma e penso que se é mais difícil e trabalhoso isso é totalmente relativo a quem está criando.
Só pra lembrar que praticamente tudo o que usamos em termos eletrônicos atualmente ainda é feito por cima de  linguagem de máquina, e se temos interfaces e engines para desenvolvimentos de jogos é porque alguém já trabalhou movendo registradores em baixo nível por nós.
Eu não penso que o maker seja exatamente muito limitado. Inicie um projeto e apague todo o database e os scripts que vem nele e voilá acabaram-se as 'limitações' teóricas do maker. Se alguém aqui já fez isso, sabe bem do que estou falando. Limitados somos nós. Não os nossos sonhos.

Well, tenho certeza que há um enorme conhecimento sendo empregado nesse projeto e espero um grande futuro dele. Não acho que existam limitações que vão impedi-los de continuar, mas penso que em algum ponto vocês terão que dar uma atenção maior a essas hitboxes. Fico feliz que já estejam fazendo a verificação de colisão, pelo visto já foi uma dificuldade superada.

Sempre no aguardo das atualizações.
Até.

Hm, Mayzita e Fpr acho que não entenderam muito bem o que eu (só posso falar por mim) quis dizer com "não ser a engine mais adequada para criar esse tipo de jogo".

É simplesmente pelo fato de se poder criar jogos de luta em engines especializadas nisso, onde ficaria muito mais fácil a criação do mesmo.

Em nenhum momento eu dei a entender que o jogo seria ruim ou que eu não jogaria ele em razão disso, só realmente existem engines próprias e por isso o maker realmente não é a engine mais adequada, mas é lindo e ótimo saber que é possível se fazer no maker e obter sucesso.

Como eu mesmo falei, o maker também não é a engine mais adequada pra se fazer uma Visual Novel, tem o Ren'py, por exemplo, onde é muito mais fácil de se criar jogos desse gênero, mas pela razão de ter experiência com o maker e pelo público mais amplo que o maker possui, optei por fazer meu projeto no maker também.




Eu já tinha achado os chars ótimos, mas se um PA se disponibiliza a fazer melhor ainda, perfeito ... o projeto só tem a melhorar de qualidade.

Algumas dicas também pra melhorar e "originalizar" um pouco mais o projeto, seria trocar os backgrounds pra algo mais amplo que combinasse mais com o tamanho dos personagens, e também personalizar um pouco as hud's pra que ficasse mais atrativas.

Mas isso é mais pela parte da firula mesmo de quem adora gráficos ahah

04/03/2014 às 20:52 #14 Última edição: 04/03/2014 às 20:57 por Fpr
@Shiroyasha: Agradeço por deixar seu comentário no tópico, fico feliz por nos apoiar.

@Uhtred: Pelo menos para mim o maker seria a engine mais adequado, não tenho experiência com nenhuma outra engine, não conheço nada mesmo e ainda há o fator do público alvo ser maior.

Já pretendíamos mudar os fundos de batalhas, agora com o dimitry fazendo os battlers originais ele poderá fazer os BGs também, até para ficar tudo com o mesmo estilo gráfico, além da oportunidade de ter um BG com panorâmica mais horizontal se encaixando melhor com o estilo plataforma do projeto.


Atualizações:
- O [user]dimitry[/user] se encarregou de fazer os Battlers originais do projeto e já terminou todos os movimentos do primeiro, segue um exemplo com a animação de Posição de Batalha e Ataque Rápido:
Spoiler
[close]
O projeto passará por uma mudança gráfica para uma que combine mais com o estilo dos battlers originais.

- Foi feita o menu de título do jogo, imagem representativa:
Spoiler
[close]
-