O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Que Fazer #4 - Luz, Câmera e... Ação!

Iniciado por Rickas, 23/01/2016 às 16:33

23/01/2016 às 16:33 Última edição: 05/03/2016 às 11:25 por King Gerar


"O Que Fazer" é uma de série de eventos curtos com foco em determinada área do maker
a cada edição. O ganhador da edição ganhará uma medalha referente a área foco.


#4 - Luz, Câmera e... Ação!




adventure by rtil

[box2 class=blue title=Objetivo]
O objetivo desta edição é retratar uma cena no maker, utilizando, para isto, comandos por eventos. Uma cena romântica, a princesa brigando com seu príncipe no alto de uma torre; ou melhor, não estavam brigando, estavam se reencontrando após o príncipe ter desaparecido há muito tempo; ou aquele vilão, que merece uma morte mais dolorosa do que simplesmente chegar com o HP a zero. Enfim, fica a seu critério escolher o tema e o cenário.


Participação e Regras

• Envie para mim (Rickas) uma Mensagem Pessoal contendo a sua inscrição e assunto O que fazer #4 -  Luz, Câmera e... Ação!.
• Na inscrição deve conter: um pequeno resumo do que se trata a cena e o link para download do projeto.
• Podem ser utilizadas quaisquer versões do programa RPG Maker. Não é preciso incluir o RTP ao enviar o projeto.
Não há limite de tempo.
Não há limite de quantidade de mapas.
• Independente da engine escolhida, só é permitido o uso do RTP. Não acrescente novos recursos ao projeto.
• É permitido editar o banco de dados (adicionar/modificar personagens, classes, inimigos, estados, animações, itens, etc.).
• Não é permitido o uso de plugins ou scripts, nem do comando Chamar Script ou Comando de Plugin.
• Você pode atualizar seu trabalho enquanto não terminar o prazo de envio das inscrições.
• O prazo de envio é até as 23:59 do dia 07/02/2016, domingo.
• Não é permitido revelar seu trabalho antes dos resultados desse evento. Caso isto aconteça, sua inscrição será anulada.
• No tópico de votação ficarão expostos os vídeos das cenas participantes.
A cena deve decorrer do início ao fim sem que o jogador precise interagir em nada. Caso isso aconteça, você não será desclassificado, mas ficará impedido de ser o vencedor, mesmo que consiga mais votos.
[/box2]

[box2 class=blue title=Premiações]
As medalhas desse evento recebem upgrade. Tente ganhar outros eventos nesta área para adquirir uma medalha de mais valor e o ganhador vai receber 50 ouros nesse evento.



     Ganhou 1 vez em primeiro     

Bronze

     Ganhou 3 vezes em primeiro     

Prata

     Ganhou 5 vezes em primeiro     

Ouro

     Ganhou 10 vezes em primeiro     

Diamante
[/box2]

Dúvidas e/ou comentários podem ser postados neste tópico.
:cool:

Concurso bem legal! Se eu arranjar um tempinho vou participar, com certeza!  :XD:

Não podemos usar novos recursos, mas e quanto a editar animações pra poder dar um ar mais legal pros acontecimentos?
Our work is never over

Citação de: DarkHyudrA online 23/01/2016 às 17:05
Não podemos usar novos recursos, mas e quanto a editar animações pra poder dar um ar mais legal pros acontecimentos?
O Rickas mandou falar que não acrescente novos recursos ao projeto. Ainda que simples edições,
esses gráficos não seriam nativos do RTP, logo contam como novos recursos. O intuito é utilizar
somente o que vem "de fábrica" mesmo.

Só pode ser usado as coisas de fábrica, como o Rickas disse.

Btw, gostei dessa picture. Sci-fi misturado com natureza é algo que aprecio muito, não que eu vá fazer algo do tipo no evento, mas isso não vem ao caso.

Boa sorte aos participantes, temos algo para fazer.

Tenho certeza que tinha bastante gente esperando por esse evento de eventos.

Gostei bastante de seu formato, com toda certeza será bem divertido participar.


23/01/2016 às 18:23 #6 Última edição: 23/01/2016 às 18:26 por Cronus
Citação de: King Gerar online 23/01/2016 às 17:09
O Rickas mandou falar que não acrescente novos recursos ao projeto. Ainda que simples edições,
esses gráficos não seriam nativos do RTP, logo contam como novos recursos. O intuito é utilizar
somente o que vem "de fábrica" mesmo.


Acho que ele quis dizer criar novas animações no database com os recursos disponíveis no RTP, e não editar as pngs das animações existentes. Creio eu que isso ainda estaria dentro das regras, pois não é diferente de criar um novo mapa =P

Bem, devo dizer que fazer uma ceninha usando material do RTP não me interessa muito, mas se tiver alguma inspiração vou pensar em participar.

Ah, duas observações: as regras não mencionam um limite de tempo pra cena. Seria bacana pensar em um, caso contrário fica aberto pra pessoa fazer uma cena de 30 minutos estilo Metal Gear. Fora isso, também não há nada especificando se pode ou não colocar alguma forma de interatividade na cena, como introduzir combate ou fazer qualquer coisa que exija comandos do jogador (além de avançar os diálogos).

Citação de: Cronus online 23/01/2016 às 18:23
[...]
Ah, uma observação: as regras não mencionam um limite de tempo pra cena. Seria bacana pensar em um, caso contrário fica aberto pra pessoa fazer uma cena de 30 minutos estilo Metal Gear.
É válido. Talvez muitos votariam nele por ter feito uma cena tão grande, oque recompensaria tal esforço,
ou não votariam se a cena não ficasse boa e interessante durante os 30 mins.

Ah, li umas três vezes para entender a questão das animações, uehsue. Bom, editar o Banco de dados é
permitido. O que não é permitido é a adição de recursos, sejam gráficos ou sonoros. Vou editar pra ser
mais específico.

É permitido usar chamar script?
É permitido editar a Scene_Title ou usar o Pular Title? Pois de certo modo, o jogador vai interagir com o jogo usando a title padrão, e novo jogo não vai combinar com uma cena!
O vídeo vocês o farão?
O gerador de personagens poderá ser usado?
Precisa ter independêcia do rtp?

Por enquanto são minhas dúvidas!
E que evento bacana, hein!!
Não sou profeta do acontecido, mas eu estava pensando em algo muito semelhante a esse evento!
Bem, se tiver tempo, vou tentar montar algo!
Abraço!

- Sem chamar script também. Acho que nas versões antigas não deve ter algo parecido pra ficar
parelho, caso fosse permitido.
- Não é permitido editar nenhum script. O jogador não pode interagir durante a cena, no caso, a
title é antes, então não há problema.
- Sim, os participantes enviarão os projetos e nós gravaremos os vídeos.
- Como não pode adicionar recursos, acho que o gerador não teria muita serventia.
- Como vai usar somente o RTP e eu terei as engines aqui, não precisa ter o RTP incluso nos
projetos. Mas se tiver também não há problema.

Pergunta, apenas poderá ser usados músicas do RTP, me desculpem pessoal mas pra se fazer uma cena romântica precisa de uma música romântica, isso o RTP não tem.. e pra Title.. bem tem uma que até vai, acho que seria justo pelo menos o uso de Músicas à fora..

Bem, é duro dizer, mas músicas seriam recursos extras, então também são proibidos. É um evento para realmente mexer com a criatividade já que teremos que quebrar a cabeça para fazer cenas interessantes apenas com o padrão RTP. Quero ver o pessoal usar as músicas do RTP com sabedoria. Ha-ha!

Uma pergunta um tanto quanto idiota, mas, aperta Z para passar uma mensagem é considerado uma interação, correto? No caso os dialogos terão de ser programados com tempo e passagem automática? :d


Citação de: King Gerar online 23/01/2016 às 21:59
- Sem chamar script também. Acho que nas versões antigas não deve ter algo parecido pra ficar
parelho, caso fosse permitido.
- Não é permitido editar nenhum script. O jogador não pode interagir durante a cena, no caso, a
title é antes, então não há problema.
- Sim, os participantes enviarão os projetos e nós gravaremos os vídeos.
- Como não pode adicionar recursos, acho que o gerador não teria muita serventia.
- Como vai usar somente o RTP e eu terei as engines aqui, não precisa ter o RTP incluso nos
projetos. Mas se tiver também não há problema.


Obrigado!

Os recursos que estão no DLC são válidos? Visto que o Ace tem vantagem em relação ao MV em termos sonoros!

Eu tenho umas sugestões a fazer:

- A tela título poderia ficar de fora das gravações;
- Poderia ser permitido a exportação de recursos sonoros, já que qualquer um poderia fazê-lo sem maiores dificuldades (diferente de recursos gráficos que alguns FARIAM seus próprios recursos hu3hu3)