O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

2nd - CRM Awards - Votação!

Iniciado por Uhtred, 02/12/2014 às 17:23

Por que ao invés de ficarem reclamando sobre os indicados, não foram lá votar pra ver seu maker/projeto/jogo favorito concorrendo?
É fácil reclamar quando a casa tá arrumada, mas querer arrumar... Ninguém quer.
Makers novos vão surgindo, novos trabalhos vem com eles, e de todos os indicados... Posso dizer com certeza que pelo menos mais da metade merece estar aí.
Ninguém é obrigado a indicar os ''old schools'' que nem passam mais por aqui, sabe lá se ainda usam o rpg maker.

Desculpem a sinceridade, mas vocês nunca estão contentes com nada. Eu tenho certeza que se a staff escolhesse os indicados, vocês iriam reclamar porque a staff escolheu os indicados e não damos oportunidade para os membros.

O que não entendo é: vocês mesmos indicaram os participantes, se não acham "justo" ou talvez acreditem que tenha uma pessoa mais apta para concorrer, porque não indicaram na época de enviar os formulários? O número de formulários desse ano foi ridiculamente mais baixo do que o do ano passado.

Sobre os concorrentes anteriores não poderem participar nessa edição, eu acho justo, de certa forma, é uma maneira de darmos oportunidade para todos participarem, com certeza grande parte dos indicados do ano passado estariam concorrendo novamente se deixássemos, e dessa forma não veríamos os novos makers que estão surgindo.

Aliás, meu caro fbu, o Matt sequer é cadastrado aqui, e se por ventura tiver uma conta, não é nem um pouco participativo. Existem muitos membros que deveriam receber esses prêmios e sequer são lembrados. MegaLukes, CrazyNero, BlackMage, entre tantos outros, porém, seria muito injusto se premiássemos membros que não são ativos aqui na comunidade.

Enfim, espero que vocês entendam que não é possível agradar gregos e troianos, mas seria legal ver a participação de todos em próximas edições do concurso, já que, como disse nossa querida MayLeone:

"É fácil reclamar quando a casa tá arrumada, mas querer arrumar... Ninguém quer."

A minha reclamação foi mais direcionada aos membros da Centro RPG, não à staff. Aliás, sei bem o quão difícil estar à frente de uma comunidade, criar eventos para o pessoal e perceber que ninguém quer saber. Não sei se se lembram, mas também estive em vários projetos como a iMaker e até lançei o meu primeiro jogo completo há alguns meses e também não encontrei a recepção calorosa que estava à espera. Tem sido assim há muito tempo nas comunidades em gerais.

Agora, não confundam uma reclamação com uma crítica. Também já fiz a minha quota pela comunidade, com vários recursos que tenho lançado ao decorrer dos anos para os membros, sem nunca exigir nada em troca (nem mesmo créditos). Acho que nesse respeito estou em posição de dizer o que penso, ainda para mais quando é com boa intenção.




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Citação de: fbu online 07/12/2014 às 13:40
Acho que é uma péssima ideia deixar que a comunidade faça a votação. A maioria das pessoas aqui são recentes no mundo maker, não tendo muitas vezes 1 ou 2 anos de experiência, e é perfeitamente normal que não conheçam outros grandes jogos e makers de outros tempos... mas a maioria destes indicados, gostava de ver trabalhos seus que justifiquem o lugar aí destacado.

Acho até melhor os membros novatos indicarem, pois ai eles indicariam justamente aqueles membros que eles veem que frequentam a comunidade atualmente. Claro que existiram grandes nomes, mas muitos deles deixaram de frequentar comunidades de RPG Maker a um bom tempo e aos que continuam frequentando, por pararem de postar suas coisas ou ajudar eles simplesmente viram simples visitantes do fórum ao invés de serem reconhecidos pelo que fazem.

Gente, para essas pessoas serem indicadas é simples, é só serem mais ativas! Mesmo com o baixo numero de votos um dos membros que eu gostei de ver na votação é o miguel8884, ele sempre tenta ajudar o pessoal da sua área e também mostra bastante o que ele anda aprendendo, embora eu veja que ele poste mais na área de pixel art parece que ele agradou bastante o pessoal na área de scripts também, o que é ótimo. E o Dimitry ali que ficou em primeiro na indicação de pixel art é um membro da época da Reino RPG que continua ativo, então sim, os membros ativos no forum que são indicados são reconhecidos pelo que fazem.

Citação de: MayLeone online 07/12/2014 às 20:07
[...]
Ninguém é obrigado a indicar os ''old schools'' que nem passam mais por aqui, sabe lá se ainda usam o rpg maker.

É esse o ponto.

Citação de: fbu online 07/12/2014 às 21:54
Agora, não confundam uma reclamação com uma crítica. Também já fiz a minha quota pela comunidade, com vários recursos que tenho lançado ao decorrer dos anos para os membros, sem nunca exigir nada em troca (nem mesmo créditos). Acho que nesse respeito estou em posição de dizer o que penso, ainda para mais quando é com boa intenção.

Você já fez a sua quota pela comunidade, mas deixou de continuar a contribuir, logo só membros da época que você contribuiu lembram de você, mas sempre tem gente nova aparecendo é claro que outras pessoas vão aparecer para contribuir e se destacar por isso, deixando as pessoas que pararam no esquecimento para os novos membros.

E ninguém está te impedindo de fazer sua "reclamação", só estão falando o ponto de vista de cada um. =/

07/12/2014 às 23:07 #34 Última edição: 07/12/2014 às 23:10 por Zugzwang
Acho que essa polêmica sempre existirá por causa da falta de conteúdo novo relativamente bom na mesma frequência que numa época passada. Aí fica nessa entre projetos novos e de anos passados, por exemplo, dando margem pra dois critérios diferentes de votação. Fora que o tema já é polêmico por si só.

Impedir um membro de ganhar sucessivamente até faz sentido dentro da proposta, que é destacar participantes do semestre.

Outra coisa, acho natural quem não viu seu candidato na lista reclamar. Votou em x quem acreditava fortemente que x merecia estar aí. Competitividade saudável entre ~eleitores~, a meu ver.

Alguns tópicos até perguntam qual é o melhor jogo de rm na sua opinião. Tem espaço pra divulgar seu favorito na comunidade, ao menos nesse caso. E se não tiver, talvez dê pra abrir um tópico sobre a área. O primeiro jeito é usar esses recursos mais ativamente.

Agora, se dá pra melhorar as regras eu já não sei.

E, só pra lembrar: Matt está de volta. Não sei se ele já postou aqui, mas seu novo projeto continua mantendo o padrão de qualidade na história. Também boto fé no projeto do eros2 num futuro próximo. Dessa vez não votei, por pensar que não tinha conhecimento suficiente. Mas pretendo assim que sair outro CRM Awards -q.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]

Já estive de ambos os lados nesse tipo de discussão, então, bora:

Acho que todo projeto de qualidade tem o seu momento, e sair dos holofotes ao final desse momento não é algo ruim, é apenas o curso natural das coisas. Às vezes incomoda parar pra pensar e perceber que ótimos jogos não são mais lembrados, não receberam os prêmios que mereciam, mas isso é um bom sinal - sinal de que ao menos alguém tem boas lembranças desses projetos, a ponto de se incomodar com a falta de reconhecimento deles na atualidade.

Eu mesmo poderia iniciar um mimimi, pois não vejo os meus favoritos sequer sendo citados anymore, mas hey, existe uma diferença que eu considero importante:

Acho que um projeto tem que ir se renovando se quiser continuar a ser lembrado. Blood Seeker, Angellus, Orca, bons jogos, mas se não houver algo de novo, algo que os faça continuar nos holofotes, nada mais natural do que eles irem saindo de cena aos poucos, dando espaço pra novos bons projetos.

Não é ruim, é natural, e do outro lado da moeda, temos projetos como o "As Aventuras de Bolinha", que seguem na ativa, crescendo e apresentando novidades que o fazem merecer estar nos holofotes ao lado dos novos projetos que vêm surgindo =)

08/12/2014 às 10:45 #36 Última edição: 08/12/2014 às 10:47 por Uhtred
Citação de: felipefalcon online 07/12/2014 às 15:08
Mas na verdade é só pra premiar os amigos que fizeram um trabalhinho da area.(não digo todos os casos, tem alguns que merecem mesmo)

Bem eu não voto porque acho meio feio isso, amiguismo é de monte.

Cara, eu cansei disso.

Todo e qualquer concurso em qualquer fórum vai vir alguém e dizer de amiguismo e mimimi, independente da forma de avaliação do concurso, seja a staff indicando, sejam os membros indicando, seja sorteio ou seja vontade divina, sempre vai aparecer esse tipo de comentários e o que me deixa mais puto é que nunca citam nomes.

Nada contra ti felipe, te acho um baita maker e até inclusive já me ajudou em algumas coisas, mas abre o jogo aí e diz quem tu acha que foi indicado por amiguismo e por que não merecia estar na lista, vir aqui dizer que o concurso só premia amigos e que nem participou porque é amiguismo de monte é só comentário pra gerar polêmica.

O formulário de indicações tava lá ativo, teve áreas que o indicado teve uma mísera indicação, então qualquer indicação faria diferença aqui, e aí dizer que é puro amiguismo e que nem indicou não adianta nada.

Já sobre os indicados, muitos já deram explicações válidas aí, mas novamente venho dizer que não adianta reclamar e não participar pra indicar, e aí depois de sair a lista vir aqui e avacalhar com o concurso.

Eu sai da staff e meu único pedido na época foi de continuar fazendo o CRM Awards, isso porque achava um concurso legal e pensei que a grande maioria gostava, até a primeira edição teve uma ótima participação com vários membros indicando e votando, ao contrário de agora onde não fazem nada e reclamam. Agora não tenho vontade de continuar fazendo, pois nada que se faz agrada e ninguém participa, então creio que será mais um concurso terminando, assim como aconteceu com o P.P e está acontecendo com outros concursos na MRM também.

De fato, isto está ocorrendo e muito.
Não vou escrever um Wall of text aqui, mas só queria dizer que isto não acontece apenas no mundo maker.
Pessoas querem comer a mesma comida, pois temem não gostar do gosto da nova.

08/12/2014 às 12:39 #38 Última edição: 08/12/2014 às 12:45 por SevenM
 Eu acho que todos os indicados que passaram para as finais foram válidos e tiveram seus esforços devidamente reconhecidos, não vejo motivo para reclamação e tão pouco contestação do resultado da primeira etapa. Na boa, eu pesquisei o trabalho dessa galere citada e não só gostei pra caramba como pude notar com clareza a razão de estarem ai.

Eventos assim foram feitos para gerar debates legais e conhecer o trabalho de pessoas na área, não tem motivo para ficar se confrontando desta forma e desmotivando a ideia do concurso/premiação. Falando por mim, eu gostei da organização e espero que o CRM Awards continue adiante após esta segunda edição.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

O problema aqui não é o concurso e se alguns leigos que não entenderam ao proposta do concurso, acho que a staff nem precisa ficar se explicando, pois existem ''membros'' que mais parecem visitantes do forúm que só aparecem para reclamar, eu nunca vou entender essa obsessão pelos antigos projetos, foram bons claro, foram ótimos, mais agora temos que pensar nos próximos que virão, e é a pra isso que o CRM Awards existe para indicar os membros e premiá-los como forma de agradecimento por seus trabalhos atuais, e não dos anos anteriores mais enfim, espero que o concurso continue pois é um grande forma de motivar  qualquer tipo de maker a trabalhar mais e melhor.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Bem dessa vez vou deixar passar(pelo menos durante a votação, se a pessoa ganhar eu venho e falo algo mais).

E falei do amiguismo, pois é um lance que vejo mesmo(não generalizando em). E na minha opinião não tem como ser outra forma.

Bem mas deixo algumas sugestões para futuros.
Mostrar de alguma forma as justificativas dadas por tais membros(nem precisa expor o nome).
Para projetos, pelo menos uma demo.
E obrigação nas justificativas.

Bem é só, vou deixar a votação rolar. Inclusive tentarei votar, vamos ver no que dá.
  

     Galera, sou novo aqui, mas tenho alguma experiência de fóruns maker. Sempre vai existir preferência pelos nice guys, pelos mais ativos e pelos que tem o melhor desempenho no fórum, é assim em todos os lugares do mundo, então saiam dessa de que rola amiguismo, que isso demonstra uma completa falta de noção de como nosso mundo funciona. Eu acho que é realmente correto quem ganhou prêmios de melhor projeto ou melhor jogo completo não participar  mais de uma vez, a não ser que o projeto ganhe um andamento, passe de uma fase de desenvolvimento, lance uma nova demo e coisas do tipo, fora disso, não merece entrar em votação.
     As áreas de melhor maker, mapper, eventer e etc é aceitável que o mesmo membro concorra infinitas vezes desde que também apresentem algum desenvolvimento seja em novos tutoriais, apresentação de sistemas, criação e divulgação de conteúdo, suporte aos novos makers, afinal você pode passar anos sendo o melhor dos melhores de um fórum e aí cabe aos mais novos desbancarem quem está no topo e não quem está no topo ceder seu lugar gentilmente.
     Nesse Awards não vou votar porque ainda não tô muito familiarizado com o trabalho de todo mundo, então seriam votos de achismo e é feio dar opinião do que não se sabe.

     Então galera, eu vi naquele post que vocês postam fotos pra galera ver quem é quem na vida real, a maioria de vocês são novos e são entusiastas de uma coisa muito massa que é o RM, então abram mão dessa coisa de acusações e invistam mais tempo em desenvolver as habilidades, em ajudar o pessoal que é mais novo que vocês e façam seus nomes continuarem no topo.

Abraço!  :ok:

As votações diminuem, em primeiro lugar, provavelmente porque inexistente hoje em dia aquela visão quase militante entre forista de transformar as comunidades em competições épicas, que por sinal era responsável por 80% das tretas.

Depois porque os mais famosos, e encarados como ~mitos~ por algum motivo, já ganharam no primeiro. Há menos ~paixão~ pra votar agora, penso. Tendência é essa, mesmo.

Questão é que ter uma idéia boa é relativamente fácil. Complicado é a fazer funcionar com um público específico, que muda de comportamento de acordo com dezenas de fatores. Não é simples, e às vezes é tentativa e erro.

Pra ser franco eu até vejo como algo positivo gente vir aqui reclamar que seu favorito não está na lista. Continua sendo uma forma de discutir o assunto e incentivar o trabalho de determinada pessoa. Como penso que o voto não é secreto (é?) até planejava criar um tópico pra discutir quem ou qual projeto seria o melhor na sua opinião. Mas as indicações já foram (o que também não é um impedimento real). Ter um tópico pra debater manteria o assunto vivo nas últimas mensagens, além disso ser praticamente inevitável. O maior problema seria pra quem encara críticas como algo ruim, talvez.

E pra ser ainda mais sincero, acusar de amiguismo é usual. Tanto que foi a acusação feita aqui. Só acho tolice ou até hipocrisia justificar um caso e se ver como vítima noutro.

Sem mencionar que o problema, no fundo, não é a crítica de uma ou outra pessoa, mas um problema estrutural nas comunidades que diminui a participação em vários tipos de eventos, acho. E nós teremos que encarar isso, de qualquer forma.

Parece que a gente ainda não se adaptou bem ainda às mudanças na comunidade maker. Nem vamos nos adaptar sem passar por muitas discussões pela frente.

Boa sorte a todos, de qualquer forma.
For all to be accomplished, for me to feel less lonely, all that remained to hope was that on the day of my execution there should be a huge crowd of spectators and that they should greet me with howls of execration.

Spoiler
[close]




Tive que levantar da minha poltrona confortável pra trazer a paz? Ou devo pegar minha forquilha e me unir? Anyway, é o seguinte:


Esse não é o tópico certo pra discutir sobre. E muito menos é hora de reclamar sobre. Se estão insatisfeitos, eu concordo que vocês tem todo direito de se manifestar, mas por favor, façam de uma forma organizada. Não aqui, para misturar a ideia, e virar uma bagunça. Criem um tópico de sugestões, (sim, existe uma área pra isso, louco né?), e façam suas críticas, e com certeza nós iremos analisa-las com carinho.

Parem de tanto fuzuê por nada. Vocês são a voz da centro. Vocês pedem e a gente analisa uma maneira melhor de dar o que vocês pedem. Mas essa voz tá ficando desunida sempre.  E por nada. O tempo todo Jacobinos vs Girondinos. Pra que?

Eu me considero veterano no RPGMAKER. Antigo mesmo. Da época do ReinoRpg, com Galter, com o Vifibi, o Paranoid, o Cronus, o B.loder, e eu só fui indicado pra concorrer em alguma coisa agora. E daí? Meus trabalhos só ficaram bons agora talvez, só tive o reconhecimento agora. Eu que fui indicado não ligo pra essa parada, vocês ficam todos mordidos. "Veteranos, veteranos, os mestres, blábláblá".

Falaram de Matt. Eu sinceramente, faço isso "pffff". Não vejo os jogos dele como um "marco" no mundo RPGMAKER brasileiro. Tem jogos que pra mim, são de longe melhores. O Zu do Cronus, Alex e o Tempo Perdido, do FBU. Então, parem com essa coisa fetichista de Matt o rei da cocada dos jogos completos.

Tem gente que não merece estar aí? Sei lá. Não acompanho todas as áreas pra saber, e nem quero. Mas pelo o que eu votei, eu percebi, se tem um que não merece estar concorrendo, ele está disputando contra outros dois que merecem muito. Isso em todas as áreas.

Sobre concorrer de novo: Pra que o drama? Eles vão concorrer no próximo. Os do passado vão concorrer. Inclusive os que já ganharam. Se o Ryan ganhar esse, ele depois pode ganhar o próximo também. Se ele se inovar, se ele postar coisas novas em todas as áreas, se ele se inovar, nada impeça que ele ganhe de novo. Que ele ganhe todas as vezes que ele competir.

Me perguntem o que eu sou contra - Sou contra uma mesma pessoa poder votar várias vezes. "Mas nossa, isso é a mais clara presença de democracia". Ta, só se você for Vladmir Putin. Tem um lugar que você pode votar várias vezes nas eleições, a Rússia. Acho que isso encerra meu argumento. Se eu tiver disposição, eu não tiver vida social, eu sozinho posso ganhar a competição, e escolher quem vai votar. Apenas ficar todas horas do meu dia votando em quem eu quiser. E isso é falho. Isso não é democrático.

Então, se quiserem reclamar sobre como é feito o evento, eu pego uma tocha e me uno a vocês, juro. Mas num tópico organizado, e separado.

Então se quiserem reclamar sobre os indicados. Indiquem vocês mesmo pessoas decentes. "Mas as decentes já participaram do passado e não podem participar desse". Claro, só existem três pessoas na comunidade que fazem um trabalho decente em cada área.


Abraços de urso, Lot.
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.


Zombie  Misty!

By:Zombie

09/12/2014 às 17:51 #44 Última edição: 09/12/2014 às 17:59 por Nandik
Esse é o tópico certo pra se discutir isso, Lot. Esse é o tópico do evento. Se não discutirmos sobre o evento discutiremos sobre o que? Sobre a reeleição da Dilma?

Edição: Aliais, ainda vou ver do que estão reclamando pra dar minha opinião. :P.