O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Montando seu sistema de batalha!

Iniciado por Raizen, 24/12/2012 às 14:03

24/12/2012 às 14:03 Última edição: 20/01/2017 às 09:15 por King Gerar
Montando o seu sistema de batalha no RMVXAce


[box class=titlebg]
Importante!
[/box]
[box class=information]Uma das coisas que muitas pessoas não percebem e não sabem sobre o Ace, é que nele os sistemas de batalha, com exceção dos "ABS", são em sua maioria sistemas incompletos, e foram feitos para serem incompletos.
  É feito basicamente o seguinte para montar o seu sistema de batalha, você utiliza uma base, um script de batalha lateral, tático, frontal e ai adiciona os add-ons para deixa-lo completo. Isso foi possível graças a 2 coisas, uma melhora na Enterbrain em deixar os códigos mais limpos e uma melhora nos scripters, já que muitos estão desde o XP/VX. Os add-ons são feitos para serem compatíveis com sistemas base de batalha, e assim é possível configurar e montar incontáveis sistemas diferentes de batalha.

Algo que é 100% possível de visualizar é nesse vídeo.
No vídeo contém scripts de vários autores diferentes, inclusive um meu, entre eles Mog, VitorJ, Areksu, Victor Sant(atoa), Khas, Star e ele serve justamente para mostrar que vários scripts trabalham juntos para fazer um único sistema.



Para realizar essa combinação de scripts, você deve ficar muito, MUITO atento com a ordem dos scripts, a ordem ideal é...

A base do script primeiro, ou seja o que cria as sprites dos personagens e depois buscar a ordem de impacto deles, deixando aqueles que mudam mais coisas em cima dos que mudam menos, na dúvida, coloque os scripts mais longos acima dos mais curtos. Teste a cada vez que adicionar um script para saber se estão compatíveis entre eles. Próximo do que foi feito no vídeo acima.
  Feito o tudo acima, basta entrar em cada script e configurá-lo, espero que consigam juntar os add-ons e os sistemas de acordo para ficar como deseja, espero que consigam montar os sistemas de acordo com o desejado, e boa sorte em seus projetos :)

Rapaz do céu, o que eu apanhei com esse negocio de ordem dos scripts no meu projeto, me deixou tão irado que fui obrigado a aprender um pouco de RGSS.

Acho que a galera precisa entender que ao adicionar um script, é interessante saber,o que ele de fato faz, não falo dos efeitos visíveis, falo do trabalho logico(ou seja lá como chamam isso) deles. Por exemplo, dois scripts que modificam a mesma _scene tem uma chance beeem grande de se bugarem, pelo menos no VX era assim, no Ace eu não sei.

Seria bem legal se postasse uma lista explicando por cima o que cada estilo de script modifica internamente. Assim facilitaria bastante a vida dos leigos e aprendizes(tipo eu  :lol:) de saberem o que é mais importante, e o que é menos importante. :ok:




Citação de: GuilhermeDL online 24/12/2012 às 14:19
Rapaz do céu, o que eu apanhei com esse negocio de ordem dos scripts no meu projeto, me deixou tão irado que fui obrigado a aprender um pouco de RGSS.
O mesmo, mas nunca aprendi rgss e.e

Gostei bastante do tópico, com certeza vai me ajudar bastante, e outra coisa, acredito que esse seja o sistema de batalha que alguém do fórum estava procurando pouco tempo atrás, acho que o lobozero '-'

Anyway, só faltou o link de download dessa combinação boazuda :3
Agora vou ter que estudar sobre scripts um pouco para descobrir como funciona a ordem deles. Muito obrigado por se dar ao trabalho de escrever isso, vai ajudar muita gente.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Bom muito bom!
Estou vendo videos de aulas de rgss e vou fazer um sistema de batalha eu acho...
mas até lá vou usar os scripts desse forum! :o:):

Esse negocio de montar um sistema a base de pedaços de scripts é sempre complicado, da muito erro, acho que a maioria das pessoas não sabem de nada da engine, com exceção de alguns que se dão ao trabalho de tentar ensinar.

Citação de: hategum rpg online 13/08/2014 às 23:54
Esse negocio de montar um sistema a base de pedaços de scripts é sempre complicado, da muito erro, acho que a maioria das pessoas não sabem de nada da engine, com exceção de alguns que se dão ao trabalho de tentar ensinar.
é Ctrl+C, Ctrl+V >_>, no ace isso.

Não precisa saber nada de mais, como diz no tópico principal :P, a ideia desse tópico era justamente para o pessoal saber que os scripts são feitos apra funcionarem entre si.