O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Makers Jam - Votação

Iniciado por Star Gleen, 14/03/2016 às 13:08

14/03/2016 às 13:08 Última edição: 28/03/2016 às 20:31 por Star Gleen





Etapa 2:

Após a entrega dos trabalhos, é a vez de escolhermos qual será o vencedor desse grande evento por meio de uma votação aberta! Poste aqui qual foi seu projeto preferido, você tem duas semanas para avaliar todos, testar todos e dar seu voto com calma, então não precisa ter pressa.



Regras:

  • Quem não votar e estiver participando irá perder um voto;
  • É proibido votar em si mesmo;
  • Cada membro deve votar em até dois jogos;
  • O voto precisa ser justificado. Ex: Voto em tal projeto por ele apresentar tal elemento e me convencer em tal coisa...
  • O voto será qualificado quando você postar em um dos tópicos de votação qual jogo é de sua escolha;
  • Independente do fórum que você votar, seu voto só contará em um deles, então de nada adianta votar em um projeto na MRM, um na CRM e outro na Condado;
  • Jogos que não usarem o tema de forma convincente irão perder 3 votos ao final da contagem;
  • Cabe aos organizadores a decisão de resolver eventuais impasses nessas regras;
  • A votação termina dia 28 (duas semanas de duração);




Space Running Game
Download

Gênero:
Minijogo, Aventura.
Sinopse:
Um astronauta (você) tem uma missão de destruir um meteorito comandado por um "robô-mestre" alienígena que controla este meteorito que direciona à Terra.
Engine:
RPG Maker MV
Necessita RTP:
Não
Imagem de Prévia:





Planetary Colonizers
Download

Gênero:
Arcade, Fixed Shooter
Sinopse:
Explore a galaxia desconhecida, devaste tropas selvagens e colonize planetas hostis para garantir a sobrevivência da raça humana que recentemente esgotou por completo seu planeta natal.
Engine:
Rpg Maker 2000
Necessita RTP:
Não
Imagem de Prévia:






Gas Ringworld
Download

Gênero:
Horizontal shooter
Sinopse:
Existem rumores de que nesse Ringworld existe um tesouro esquecido por uma civilização antiga, e você com seu time caça tesouros, decide investigar
Engine:
Clickteam Fusion 2.5
Necessita RTP:
Não que eu saiba.
Imagem de Prévia:






Space Race
Download


Gênero:
Corrida
Sinopse:
Ajude a corredora Fernanda a recuperar a honra de seu pai e devolver a glória ao esporte Space Race.
Engine:
RPG Maker XP
Necessita RTP:
Sim
Imagem de Prévia:





L-Type
Download

Gênero:
Shmup
Sinopse:
Uma única nave com a missão de salvar a galáxia em cerca de 5 minutos
Engine:
Unity
Necessita RTP:
Não
Imagem de Prévia:





Martian
Download


Gênero:
Aventura
Sinopse:
Martian consegue fugir e junto está levando sua relíquia, que antes foi roubada pelos aliens. Agora ele deve fugir, enfrentando os obstáculos para chegar até sua nave!
Engine:
RPG Maker VX Ace
Necessita RTP:
Não
Imagem de Prévia:





Expedição
Download


Gênero:
Sci-fi e Terror.
Sinopse:
Após cumprir uma missão em Vênus, uma estranha criatura invade a nave de uma equipe de exploração espacial.
Engine:
RPG Maker 2000
Necessita RTP:
Não
Imagem de Prévia:





A ciência é um mundo colorido
Download


Gênero:
Ação/Minigame
Sinopse:
Uma ameba genéticamente alterada foi lançada ao espaço e coisas estranhas acontecem.
Engine:
Unity
Necessita RTP:
Não
Imagem de Prévia:





Slaughter Alien
Download


Gênero:
Ação
Sinopse:
Depois da exploração espacial, a terra fez vários inimigos inimigos, então eles enviam a lenda viva "Norris" para acabar com os Aliens.
Engine:
RPG Maker VX Ace
Necessita RTP:
Sim
Imagem de Prévia:



Vote no seu projeto favorito!  Parabéns a todos por conseguir finalizar seus jogos! Boa Sorte aos participantes!




Este evento é uma parceria de:


Não entendi porque na MRM tem dois jogos a mais nessa lista ... Dá uma olhada nisso aí cara.

Enfim, vou jogar e depois escolho meus preferidos, foram mais participações do que eu tinha imaginado então parabéns a quem conseguiu entregar!

14/03/2016 às 13:52 #2 Última edição: 14/03/2016 às 13:55 por Star Gleen
Que magia é essa? Coloquei para editar dei um save e eles aparecem do nada o_o. Valeu pelo aviso!

voto no space running.

Seu voto é inválido, leia as regras.

Disponha

Todos vieram com uma ótima proposta. Após testar todos os jogos, consegui escolher dois dentre todos eles.

Space Race: Eu não curto muito a ideia de todo jogo sci-fi ser apocalíptico, sendo assim este projeto me agradou bastante por saber utilizar o tema. Este me lembrou um pouco F-Zero pelo estilo e eu gostei bastante do gameplay. Os controles são um tanto "duros", por outro lado. Mas para uma jam, foi uma diversão formidável.

L-Type: O último jogo espacial de naves que joguei foi Really Big Sky, que possuo na Steam. Este game me lembrou bastante ele, sendo em um estilo mais retro, é claro. No gameplay cheguei a ter algumas nostalgias de games que jogava na era dos jogos Java.

Ficam aí meus votos. Foram ótimos games.

Saudações!

Download dos jogos feitos, agora é começar os testes.

Uma pergunta à organização: Eu posso gravar o gameplay dos jogos e exibir em meu canal?

Até mais e boa sorte aos participantes!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Citação de: Romeo Charlie Lima online 15/03/2016 às 19:46
Saudações!

Download dos jogos feitos, agora é começar os testes.

Uma pergunta à organização: Eu posso gravar o gameplay dos jogos e exibir em meu canal?

Até mais e boa sorte aos participantes!

Sem problemas, amigo! Fique a vontade!

15/03/2016 às 21:05 #8 Última edição: 16/03/2016 às 13:47 por Uhtred
Tá, joguei todos e acho que os criadores gostariam de um feedback pra cada um, tenho um tempo pra isso então lá vai (seguindo a ordem):

Space Running Game: apresenta um estilo de jogo bem manjado já no RPG Maker, inclusive eu fiz um estilo esse para uma Jam, com os personagens descendo uma cachoeira onde devia apenas apertar os direcionais para fugir dos obstáculos. Mas achei esse bem bugado, lembro que quando fiz o meu tive o cuidado para que ao apertar a tecla o personagem realmente obedecesse esse comando, não é o que acontece aqui, tem vezes que é preciso apertar duas vezes a tecla direcional pra ele obedecer, e isso faz com que a jogabilidade seja ruim. Não fui muito longe no jogo por conta desse problema, mas não deve ser algo difícil de corrigir.

Planetary Colonizers: clássico jogo de naves estilo Space Invaders, com esse tema era meio claro que iam aparecer jogos desse estilo. Me pareceu muito bem feito, só tive um problema, e foi um GRANDE problema, como faço para mudar a nave de direção? Juro que testei todas as teclas e não consegui fazer nada até morrer, conseguia atirar e explodir os inimigos mas sem conseguir me mover não fui muito longe...Peço desculpas ao criador se eu sou muito burro, mas procurei em todas as pastas e in-game não tem explicado quais são os comandos, as tradicionais (A,S,D,W,X e setas direcionais) não funcionaram. e agora que baixei de novo as direcionais estão funcionando perfeitamente. Não encontrei erro nenhum de jogabilidade e o game ficou realmente bem construído, cheguei até o chefão mas não consegui vencer ele, como estou com pouco tempo no momento não queria passar por tudo de novo, mas não sei como salvar, se é que tem como. Um save automático na medida que passa de fases seria interessante, assim ao morrer e clicar em "Continuar" você iniciaria na fase onde morreu. Enfim, jogo bem feito e certamente um dos destaques, mas não mudo meus votos pois realmente gostei mais dos outros em que eu votei.

Gas Ringworld: outro jogo de nave, mas esse achei a jogabilidade um pouco ruim, a freada da nave é muito brusca, assim como a aceleração. Uma hora a nave sai em disparada constante e ao frear ela simplesmente para. Tirando isso foi interessante, os gráficos não são dos mais lindos mas são diferentes e vejo que o autor quis dar seu estilo aqui, mas esse estilo de jogo é 100% jogabilidade e ela não foi boa pelos motivos que eu citei anteriormente.

Space Race: gostei muito das artes do jogo e tem uma pequena história, nada tão mirabolante mas foi legal pelo capricho do autor ao fazer isso, também gostei dos gráficos e tudo ficou bem polido. Mas na jogabilidade não gostei muito, talvez se a nave andasse sozinha sem precisar acelerar a jogabilidade ficaria melhor, o fato de controlar a direção e acelerar deixa um pouco sem graça pois você pode parar e mirar para onde deve ir, o tempo é um fator que faz com que essas paradas para mirar te façam dar game over, mas é meio inevitável o jogador fazer isso. Moral da história, não consegui atingir o tempo na primeira fase e logo desisti por não ter me trazido muita diversão. Como eu disse, talvez só mais um detalhe na jogabilidade fizesse o jogo ser bem melhor.

L-Type: jogo de naves novamente, esse com gráficos um pouco melhores e jogabilidade sem maiores problemas, a nave obedece os comandos perfeitamente e todo o resto funciona direito. Algo que me incomodou um pouco foi a falta de diversidade dos projéteis dos inimigos, tudo na mesma coloração me deixou meio alucinado em alguns momentos. O estilo não é dos meus favoritos mas não posso negar que foi bem feito, apesar de não ter muita diversidade na parte gráfica dos inimigos e projéteis.

Martian: aqui um game estilo plataforma, com gráficos legaizinhos. Eu achei interessante, nada sensacional mas foi bem polido, o maior problema do autor ao meu ver foi em criar as fases de uma forma que o jogador não necessariamente precise morrer várias e várias vezes para conseguir progredir. Na fase da caverna você precisa contar com a sorte para não cair na lava. Como não tem nenhuma dica implícita no jogo (achei que aquelas pedras diferentes fossem uma dica, mas não) acaba sendo mais na tentativa e erro, e isso irrita bastante o jogador pois ninguém quer dar game over, mesmo que seja para aprender o caminho.

Expedição: esse acho que foi o único jogo que contou com uma história de fato, gráficos originais mas na minha opinião desnecessários pois não são bonitos e apenas atrapalham a jogabilidade, na medida que os movimentos ficam mais lentos e se torna maçante controlar o personagem dentro do cenário. Tudo bem, fiz meu esforço e caminhei pelos cenários para frente e para trás para tentar progredir no game, as senhas foram fáceis de se descobrir e cheguei ao final. A história até é interessante mas parece que o tempo curto para entrega afetou bastante no resultado, pois não foi nada desafiador e terminou rapidinho. Acredito que com mais tempo o autor criasse mais puzzles e isso tornaria o game melhor.

A ciência é um mundo colorido: joguinho um pouco diferente, não sei bem se está dentro do tema, mas de qualquer forma eu gostei dele. Nada muito inovador aqui, basicamente precisa fugir e tem só a capacidade de se proteger algumas vezes usando o escudo, e tem algumas falhas do tipo poder ficar em um canto escondido e só raramente ficar no caminho dos "inimigos", mas como a dificuldade vai gradativamente aumentando chega uma hora que é preciso se movimentar pelo cenário. Achei bem polido e gostei dos gráficos, as cores mudam ao iniciar um novo jogo e isso foi legal.

Slaughter Alien: esse é o mais com cara de RPG Maker da lista, mas isso não é exatamente um ponto positivo aqui. Vejo que o autor usou um sistema de ABS já pronto e, como eu sempre falo, os sistemas de ABS do RPG Maker não são dos melhores, possuem vários problemas e alguns bugs, e nesse jogo não foi diferente. Tive alguns problemas em dar tiros depois da segunda ou terceira fase, parece que fiquei sem munição e a arma ao invés de atirar acabou virando um objeto para bater nos inimigos (e sim, tentei recarregar a arma mas sem sucesso). Consegui passar de uma fase sem matar ninguém, só fugindo dos inimigos, mas não tive tanta sorte na fase seguinte por isso abandonei o game...




Dito isso quero antes parabenizar novamente os autores por terem participado e feitos esses jogos, sei da dificuldade que é criar algo sem bugs e bem detalhado em pouco espaço de tempo, por isso não liguem muito para minhas críticas e não se irritem comigo ahuauhau

Meus votos vão para:

L-Type: por ter tido sucesso na jogabilidade e apresentar um game bem feito e divertido para quem curte o estilo.

A ciência é um mundo colorido: por ter sido o jogo que mais me divertiu dessa lista, apesar da premissa simples.

Menção honrosa: Martian - não fosse o problema que eu citei, de não dar a oportunidade do jogador avançar sem dar game over, seria certamente o mais legal da lista.

CitarPlanetary Colonizers: clássico jogo de naves estilo Space Invaders, com esse tema era meio claro que iam aparecer jogos desse estilo. Me pareceu muito bem feito, só tive um problema, e foi um GRANDE problema, como faço para mudar a nave de direção? Juro que testei todas as teclas e não consegui fazer nada até morrer, conseguia atirar e explodir os inimigos mas sem conseguir me mover não fui muito longe...Peço desculpas ao criador se eu sou muito burro, mas procurei em todas as pastas e in-game não tem explicado quais são os comandos, as tradicionais (A,S,D,W,X e setas direcionais) não funcionaram.

[user]Uhtred[/user] Não sei se fiz alguma coisa diferente, mas aqui eu consegui me locomover usando as setas pra direita e pra esquerda.

Bem, joguei todos os jogos, e antes de mais nada quero parabenizar todos que conseguiram concluir os seus projetos! Todos os jogos ficaram bem legais no geral.

Agora com relação aos votos:

A ciência é um mundo colorido porque gostei dos gráficos, achei eles bem diferentes. A jogabilidade também está ótima quando comparada com outros jogos do concurso que pecaram nesta parte, e além disso, achei o jogo bem viciante, joguei várias vezes. E eu acho esta última parte muito importante para se conquistar jogadores. :lol:

Planetary Colonizers porque achei bem divertido e intuitivo, fácil de se jogar. A jogabilidade também está boa, não tive nenhum problema. E também me fez jogar várias vezes! Porém, só recomendo que coloque as instruções para que o jogador fique menos perdido no começo. Mas tirando isso, achei bem legal o jogo. :XD:
     

Primeiramente meus parabéns aos guerreiros participantes que conseguiram terminar seu jogo a tempo, só aí já é uma vitória :clap:

Uma breve avaliação da minha experiência com as participações (que dessa vez consegui jogar todas) e claro, meu voto:

Space Running Game

É um estilo de gameplay que eu não esperava em um tema como esse, nesse quesito eu gostei mas... como já citado, existe um "delay" de resposta nas setas. Foi chato por que me fez morrer muito, mesmo assim joguei até zerar. Outro ponto que notei foi que ele "engasga" muito (outro que me fez morrer bastante)... ou foi por causa do meu PC da xuxa ou por causa do grande número de eventos ao mesmo tempo na tela. Mas no geral, eu gostei e até que foi um bom desafio!

Planetary Colonizers

Conseguiu passar o velho sentimento de "Space Invaders" e ter uma dificuldade/apresentar um desafio aceitável, digamos assim. Não consegui finalizar mas enquanto jogava consegui me divertir. Gráficos simples, jogabilidade comum... foi legal. Também não tive problemas com os controles, pra mim as setas moviam normalmente.

Gas Ringworld

Ah esse estilo de gameplay ("navinha"), eu sabia que teria e não foi outra XD.
A jogabilidade deste aqui me pareceu muito estranha, a precisão do controle de direção da nave faziam ela voar desenfreadamente e mesmo após largar a tecla ela continuava. O que salva seria o "freio de mão" que apesar de estranho, ajudou. Não me chamou muita atenção mas confesso que o final me fez rir um pouco.

Space Race

Foi uma maneira legal de contar o enredo, e as ilustrações ficaram ótimas. Porém, sinceramente o gameplay em si não me agradou. Eu posso ter sido burro enquanto jogava mas eu não consegui de jeito nenhum os 30 segundos, não consegue né. Tudo me pareceu estranho, a movimentação da nave não é tão "fluída" e facilmente faz você dar de cara com as paredes. Mirar e acelerar, isso faz você perder um certo tempo. Claro fazer um jogo perfeito em dois dias não é fácil, mas valeu muito a participação!

L-Type

Lembrei das tardes em que tentava zerar R-Type, como eu gostava daquele joguinho XD
Pra um jogo feito em dois dias está ótimo, eu diria. Gráficos, jogabilidade e vários elementos simples mas bem polidos. Uma forte participação nesta Jam.

Martian

Olha eu aqui de novo  :ded:
Não pude deixar de participar, gosto deste tipo de concurso. Eu tinha planejado fazer um jogo ao estilo "Metroidvania" e trazer um sentimento retrô, por isso procurei por alguns gráficos convincentes, trilhas nostálgicas e um estilo plataforma... mas saiu longe disso.

Sim o tempo acabou me importunando em algumas ideias que tive, além dos problemas que surgiram enquanto eu o fazia. Fui péssimo na hora de bolar a dificuldade e não saiu muito como o esperado... mas espero que no geral tenha ficado ao menos... legalzinho  :derp:

Expedição

Gostei desse, provavelmente por que fui um pouco guiado pelo feel. Enquanto jogava ele me lembrou da atmosfera de RE3, e quando isso acontece meu amigo... bate aquela saudade  :T.T:

Tudo por causa da atmosfera. Algo que eu até senti presente na Expedição (claro que não na mesma proporção). Acho que não teria necessidade de fazer gráficos originais também (apesar que aprecio muito), tirou um pouco do potencial e limitou a movimentação. Mas gostei parcialmente do enredo, me agradou em um contexto geral. Bom jogo, acho que merece meu voto!

A ciência é um mundo colorido

Sério, eu gostei da ideia... Lutar no espaço como uma ameba à mais de 3000 km/h em um pires (foi mal não sei o nome, acho que é "Platina" não é?  :facepalm:). Eu devia ter pensado nisso ashasusah

Mas eu realmente gostei, me fez jogar bastante e me divertir... acho que tem meu voto!

Slaughter Alien

Metralhar alienígenas, quem nunca? XD
Até que gostei do jogo, apesar de que não conseguir avançar de jeito nenhum depois da 3ª fase se não me engano. Acho que é um erro, não me permitiu recarregar as armas e as transformou em uma espécie de "porrete". Por isso fui impedido de continuar... o que ao meu ver é um ponto crucial...

Meus votos vão para:
Expedição
A ciência é um mundo colorido

Enfim, em todo caso peço mil desculpas se falei alguma besteira...
Até mais  :ok:

17/03/2016 às 04:12 #11 Última edição: 17/03/2016 às 08:55 por Draken
Primeiramente parabéns aos envolvidos, eu não pude participar não quis mas desejo boa sorte a todos.
Aqui vai um pouco da minha experiência com os jogos (Irei escrever após jogar cada um):

Space Running Game
O estilo do jogo me pegou de surpresa e a princípio eu fiquei animado pra jogá-lo. Mas o gameplay me deixou desapontado, a demora na resposta dos comandos acabou me desanimando de tentar zerar.

Planetary Colonizers
O que posso dizer? Que jogo gostosinho uashduasd Me transmitiu uma nostalgia muito boa ao jogá-lo. Gráficos simples mas bem feitos, a jogabilidade também foi muito bem feita, não tive problema algum quanto à isso. Em resumo, apesar de a história não ser elaborada eu me diverti muito.

Gas Ringworld
O jogo me pareceu meio estranho no começo e não muito explicativo. Eu não tinha certeza se tinha que pegar as coisas que estavam voando ou atirar nelas (foi aí que perdi umas vidas). Mesmo com poucas vidas eu cheguei no boss, mas não consegui desacelerar a nave e dei de cara com ele (e morri). Em minha segunda tentativa chegando ao boss descobri que o jogo não estava finalizado EHOEHOEO. O final me fez rir, mas o jogo em si me deixou confuso, tanto os gráficos quanto a jogabilidade.

Space Race
Os gráficos do jogo ficaram legais e os desenhos muito bem feitos. A história também ficou legal pra um jogo feito em tão pouco tempo. O que me frustrou foi a jogabilidade. Vendo a imagem eu achei que seria algo mais dinâmico, mas o fato de ter que acelerar e girar a nave constantemente acabou me desanimando. Eu tentei várias vezes completar no tempo pedido (30 secs), sério, mas o melhor tempo que eu consegui foi 50 segundos, lol.

L-Type
A jogabilidade está de parabéns, já os gráficos apesar de serem bonitos, me fizeram sentir falta de diversidade nos inimigos. Acredito que depois de tantos jogos de nave esse seja um dos mais bem feitos.

Martian
Ok, esse jogo poderia ser o melhor até aqui para mim se não fosse a frustração de não ter algum tipo de checkpoint. Os gráficos são bem legais e trazem a nostalgia dos jogos de SNES assim como a trilha sonora. A jogabilidade também é boa, mas como eu disse, não ter um checkpoint acabou me deixando com menos vontade de zerar a cada vez que eu morria. (Obs. Precisa SIM de RTP)

Expedição
O jogo tem a melhor história até agora, mas mesmo assim o final deixa a desejar. A jogabilidade não era pra ter problema algum já que é bem simples (andar pra esquerda, direita, botão de ação e menu), mas o modo como o personagem se movimenta acaba sendo chato. Os gráficos... bom, aprecio o autor ter feito gráficos originais, mas eles não são lá muito bonito.

A ciência é um mundo colorido
Uma proposta bem diferente dos demais e que me surpreendeu! No começo eu não tinha certeza do que estava acontecendo mas mesmo sem informação o jogo é bem intuitivo. Joguei por um tempinho e me diverti bastante, os gráficos são "ok" e a jogabilidade flui legal. Com a dificuldade aumentando com o passar do tempo, o jogo te dá a sensação de querer sempre bater seu record anterior, curti bastante a ideia.

Slaughter Alien
Bom, quando eu iniciei o jogo e vi que o projeto usava um sistema ABS imaginei que poderia ser meio estranho de jogar, já que não tive experiências muito boas com o mesmo. O jogo é bem estilo RM, então não tem muito o que comentar sobre os gráficos. A jogabilidade não me agradou muito já que na 3ª fase minha arma parou de funcionar e eu não consegui progredir, o que me deixou meio frustrado e decidi abandonar o jogo.




Dito isso meus votos vão para:
Planetary Colonizers - Apesar dos gráficos simples ele cumpriu bem a proposta que trouxe e em meio a tantos jogos de nave, não ocorreu nenhum bug e a jogabilidade foi ótima! Voto nele por ter sido o mais divertido e o mais prazeroso de se jogar para mim.

A ciência é um mundo colorido - Apesar de eu sequer imaginar um jogo assim aqui, eu gostei bastante do estilo e me diverti bastante com ele também. Foi um dos mais diferentes da lista e isso me chamou atenção.

Voto em Planetary Colonizers. Gostei muito da jogabilidade e dos efeitos sonoros.

Funciona muito bem como minigame, é bem jogável e rejogavel. Tá de parabéns!

18/03/2016 às 21:23 #13 Última edição: 18/03/2016 às 21:33 por Cronus
Bem legal ver que dessa vez praticamente todas as inscrições tentaram fazer algo diferente e se desprender das limitações do RPG Maker, apesar de ser perfeitamente aceitável fazer um jogo dentro do tema usando a engine de RPG, haha. Então já dou meus parabéns à todos pela determinação.

Seguem as minhas impressões de cada um. Alguns jogos eu tive um pouco de dificuldade pra jogar, então peço desculpas se joguei "errado" ou se não entendi como algum deles funciona. Também queria deixar claro que estão todos de parabéns, e que fazer um jogo em um período de tempo tão curto é sim uma tarefa bem difícil. Se eu fizer alguma crítica é porque estou tentando olhar além disso, mas sei que todos merecem reconhecimento pelo esforço. \o

Spoiler
Space Running Game
Interessante a ideia e bem válido o esforço de tentar criar um gameplay diferente no RM usando apenas eventos, sem copicolar sistemas já prontos. Infelizmente acho que esse tipo de jogo é um pouco prejudicado pela movimentação padrão da engine, então é muito difícil ter um senso de precisão durante a movimentação. O tempo de resposta entre apertar um botão e o movimento do personagem acaba atrapalhando muito, e aúnica forma de jogar é tentando se acostumar. Eu não consegui, então acabei não saindo do começo.

Planetary Colonizers
Pra algo feito no RM2k o jogo ficou supreendentemente fluído. Como um jogo estilo Space Invaders já é algo que se mantém um grade, acho que funcionou muito bem. Os visuais são modestos mas bem legaizinhos, ainda coseguem deixar o jogo com uma cara agradável. Talvez minha única reclamação é que o jogo é muito fácil e não apresenta muito desafio, fiquei andando de um lado pro outro e atirando que nem maluco e não perdi nenhuma vida. Mas no geral, gostei do resultado e achei o jogo bem legal.

Gas Ringworld
De começo eu achei que o jogo tinha um auto-scroll, mas logo que descobri que você deveria mover a nave, cheguei no final em poucos segundos sem sequer ter que me preocupar com os obstáculos pelo caminho. O chefe também não apresentou muito desafio, então no geral fico sem saber se eu trapaceei de alguma forma ou se é culpa do design do jogo mesmo. Aparentemente o autor fez os gráficos também, mas terminei o jogo tão rápido que quase não consegui percebê-los.

Space Race
Jogo muito bonitinho, no geral acho que é o jogo com a melhor apresentação. Gostei bastante da introdução toda ilustrada, pena que não consegui ler nada pois aqui o texto não apareceu. Provavelmente porque foi usada alguma fonte que não tenho instalada, e não lembro de ter vindo na pasta do jogo pra poder instalar também. O gameplay em si é interessante, mas eu não consegui jogar por muito tempo. Achei os movimentos rápido de mais e muito difícil de controlar, e apesar de provavelmente fazer parte do desafio, acho que a curva de aprendizado é elevada de mais e se adaptar aos controles não é uma tarefa muito objetiva. Talvez eu tenha jogado errado, mas acho que teria sido uma experiência bem melhor se a sensibilidade dos controles não fosse tão alta.

L-Type
Um shmup bem sólido (que eu tenho minhas dúvidas se não é um fã game feito pelo cebolinha), os controles funcionam muito bem as mecânicas fundamentais do jogo são muito bem balanceadas. Você tem a  escolha de atirar em tudo o tempo todo, mas não vai ser a melhor estratégia pois a efetividade dos seus tiros reduz conforme sua barra de poder abaixa. Alguns inimigos deixam power ups que restauram suas barrinhas de energia/poder/especial, mas achei que faltou diferenciá-los um pouco mais. Todos são verdes e a diferença é um símbolo que não dá pra reparar bem quando tá rolando toda a ação na tela, então às vezes você se arrisca pra pegar algo que pensou que era energia extra mas era outra coisa. O jogo é bem curtinho mas tem uma duração satisfatória pro concurso, só ficou faltando uma polida extra na parte estética mesmo.

Martian
Pelas imagens eu pensei que poderia ser um dos meus favoritos, mas confesso que me decepcionei um pouco. A parte estética é bacana, mas como são recursos de domínio público, eu meio que não consigo dar muitos pontos por originalidade nesse aspecto, mas acho que são bem utilizados. O jogo em si é um platformer beeem basicão, e de todo o tempo que joguei não vi nenhum desafio particularmente interessante no level design. Só me pareciam "caminhos com buracos" e nada ali realmente me chamou atenção ou me deu um incentivo pra continuar jogando. Talvez seja coisa particular minha, mas não ajuda muito o jogo usar áudio de outros jogos clássicos como Megaman e tal. Meio que me faz pensar em Megaman e preferir estar jogando ele ao invés do "Martianman". Mas talvez eu esteja sendo muito crítico, e de qualquer forma o autor ainda se esforçou pra criar alguma coisa diferente pra jam.

Expedição
Devo dizer que eu gostei da ideia desse. Nenhum dos outros participantes foi pelo lado mais "psicológico" da aventura espacial, então é bem interessante ver que alguém tentou fazer um pequeno adventure. Props ao autor por também se dedicar à fazer aos gráficos e a programar um sistema novo no rm2k. Mas falando sobre o sistema, eu acho que poderia ter ficado um pouco melhor usando a visão normal do maker mesmo, pois recriar esse estilo com personagens grandes acabou atrapalhando a fluidez do jogo. Não dá pra sentir alguma tensão quando seu personagem anda daquele jeito engraçado todo travadinho. Aliás, eu meio que achei o jogo engraçado de uma forma meio "mórbida", meio que a mesma coisa de quando assisto filmes slasher e coisas semelhantes. O diláogo não é muito convincente, e coisas como o personagem dizendo "Ali fica a cozinha, mas eu não estou com fome agora" realmente não colaboram. O final também tem bastante disso, por ser bem viajado e tal. Aliás, achei que a história do jogo não faz muito sentido, embora não precise fazer pra ser divertido. Os poucos puzzles são bem óbvios de resolver, mas acho que o desafio foi cumprido de forma satisfatória dentro do pouco tempo do evento.

A ciência é um mundo colorido
Talvez eu tenha uns neurônios a menos, porque da primeira vez que joguei eu não entendi nem o que eu tava olhando. Não fazia ideia do que era o jogo e pensei que os controles eram por mouse, já que eu clicava e ouvia um som. Desisti de jogar por não entender, mas fui tentar de novo depois de ver que muita gente tava votando nele, e só então saquei que era um jogo de desviar de obstáculos usando WASD. O jogo é bem razoável, mas depois de 10 segundos jogando já não dá vontade de continuar porque você sabe que vai ficar só naquilo. Novamente o uso de uma música de jogo popular me tira um pouco da experiência, e colabora um pouco pra eu achar o jogo bem desconexo. O título não tem muito a ver com o jogo, o tema "espaço" em si nada mais é do que a imagem de fundo da tela do jogo, e fica por isso aí mesmo. Pra um jogo com gameplay tão simples e básico, acho que o autor poderia ter trabalhado melhor com o tema e até mesmo ter escolhido um título e descrição mais objetivos pra representar o jogo.

Slaughter Alien
Peço desculpas ao autor mas acho que não tem como eu ser totalmente justo com esse. Eu não achei o tema interessante, levando em conta que o tema da jam é "espaço" e não "aliens", e vi mais referência à aliens do que coisas espaciais. Mas o que mais me tira interesse são esses ABS de script onde o autor joga uns gráficos de RTP ali e pronto. A primeira coisa que o autor faz é me dizer um monte de botões que eu tenho que decorar pra aprender a jogar, e eu já sei que o gameplay não vai ser satisfatório o suficiente pra eu me esforçar em aprendê-los, pois já joguei outros quase idênticos que copiaram e colaram o mesmo script. Eu joguei por poucos minutos só até o meu personagem morrer, e já imaginei que não teria nada de muito diferente além de mapas abertos cheios de inimigos pra eu atirar e ficar tentando desviar de balas. Mas apesar disso, não deixa de ser um jogo e o autor ainda tem os parabéns por ter feito algo pra jam.
[close]




Fiquei na dúvida entre quais escolher, mas os meus votos vão pra Planetary Colonizers e L-Type, pois dos 4 que eu mais gostei esses dois foram os que achei mais sólidos. Menções honrosas à Expedição por ser o mais diferente e Space Race pela direção de arte super lindinha.

Saudações!

Antes de mais nada, meus parabéns à todos que apresentaram os jogos. Realmente é algo desafiador fazer um jogo assim em tão pouco tempo.

Fiz alguns vídeos apresentando e comentando os vídeos. Farei o mesmo aqui, indicando os links para os interessados. A apresentação dos concorrentes está aqui. (https://youtu.be/9kXWBqj23-I).

Comentando um pouco sobre cada um:

Space Running Game: Infelizmente o jogo apresentou para mim muitos problemas de resposta nos controles. Algumas vezes o personagem se movia com facilidade mas, na maioria das vezes, ele demorava muito para responder, isso quando chegava a se mover. Considerando que um jogo assim exige controle rápido e preciso, ficou muito complicado jogar, o que afasta os jogadores de completá-lo. Gameplay em https://youtu.be/9H3QQfpxPD8

Planetary Colonizers: Fantástico jogo! Um design retrô, que nos leve de volta aos grandes clássicos, especialmente Space Invaders. Ótima jogabilidade, gráficos e efeitos sonoros interessantes e um final muito criativo! Gameplay em https://youtu.be/N28mFxZm3Ck

Gas Ringworld: Um jogo de naves lateral. A jogabilidade achei meio estranha, pela forma que a nave se movimenta. Mas, o final foi muito engraçado. Gameplay em https://youtu.be/jHw38p_4STk

Space Race: Infelizmente não consegui rodar esse jogo. Tanto o Windows quanto o Norton indicaram várias mensagens sobre confiabilidade do arquivo e o colocando em quarentena. Praticamente certeza de que foi excesso de zelo do sistema mas não arrisquei. Peço desculpas ao desenvolvedor.

L-Type: Impossível não ver esse nome e recordar automaticamente do fantástico R-Type do Master System. O jogo tem ótima jogabilidade e é bem desafiante. Gameplay em https://youtu.be/fl_1QONf3Co

Martian: Infelizmente não consegui passar da tela de apresentação. O jogo sempre travou aqui. Novamente, peço desculpas ao desenvolvedor. Minha tentativa de rodá-lo está em https://youtu.be/IcplCF2BaoY

Expedição: Não sei se é o fato de fazer tudo isso de madrugada e estar caindo de sono, mas não consegui encontrar o executável do jogo. Mais uma vez, desculpas por eventuais noobices de minha parte. https://youtu.be/7MqFU4j-6_k

A Ciência é um Mundo Colorido: Um jogo muito divertido, apesar de uma história bem simples e um tanto quanto "estranha" (como a ameba parou no espaço?). Mas o jogo é muito bacana, com ótima jogabilidade e gráficos. Meu gameplay em https://youtu.be/P__aFLwtBB0

Slaughter Alien: Joguinho curto, com um "cara" mais dentro do padrão do RPG Maker. Gostei do jogo, mas travou algumas vezes e não pude prosseguir muito. Gameplay em https://youtu.be/VmM9Jck2Guw

Comentados os jogos, vamos para os votos:

A Ciência é um Mundo Colorido: Um jogo simples na premissa, mas com ótima jogabilidade e divertido. É um daqueles jogos que me vejo jogar outras e outras vezes.

Planetary Colonizers: Para mim o melhor jogo dessa Jam. Um estilo retrô muito bom, jogabilidade muito boa, fiquei o tempo todo pensando "como será que faz isso no maker?". Além disso, um final simples porém com um twist muito bem bolado e interessante!

Vídeo dos vencedores: https://youtu.be/F6dKilNdm3c

E, mais uma vez, meus parabéns a todos os participantes e, em especial, aos dois que votei como melhores.

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0