O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Damage Calculator Spreadsheet

Iniciado por Sotelie, 12/04/2016 às 03:42

DAMAGE CALCULATOR

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/SSr6VSq.png[/hs]

Hmh...
Como descrever isso in a nutshell...?
Todos os Game Designers aqui presentes sabem o quão importante e trabalhoso é lidar com fórmulas e parâmetros, definir o balanceamento certo para o seu jogo.
Um jogo com um bom balanceamento e atenção nos parâmetros é uma beleza pra quem joga, mas para aqueles como nós que fazemos e modificamos a mecânica é um campo de batalha.

Digamos que você está trabalhando nos parâmetros do seu personagem, ele possui os stats todos prontos, você tendo usado a curvatura padrão de uma engine ou criado seus próprios parâmetros via meios externos. Beleza.
Agora você fez um inimigo e colocou os mesmos stats que o personagem porém em um nível mais baixo. Daí ele acaba causando mais dano que o jogador e você não sabe o motivo.
Essa aqui é uma espécie de calculadora feito pelo Shinma para calcular o dano.

Eu preferencialmente faço minhas fórmulas na cabeça mesmo, mas essa calculadora ajuda bastante a saber o dano mínimo/máximo que um golpe pode causar usando algumas fórmulas básicas como a.atk * 4 - b.def * 2 e ainda por cima ajuda a ver melhor a variação certa para o dano.


O arquivo é um Spreadsheet, então você vai precisar de algum programa que abra planilhas. Recomendo o WPS Spreadsheets, caso não possua nenhum.

Desde já, não recomendo muito para quem não sabe o que está fazendo. Mas se você é mais sério, tá aí.


QUe bela mão na roda!
Eu também costumo fazer os cálculos pela cabeça, mas convenhamos que isso é um saco e algo bem confuso. Não sabia da existência de um utilitário tão útil como esse. Hehe
Sério, já vou testar aqui, parece mesmo ser muito bacana.


Isso que é um bom utilitário, se tem algo que não suporto é jogos com mal cálculo de dano, é irritante.
Eu acho engraçado que poucas pessoas que usam o Maker prestam atenção nesse ponto, não vejo muita discussão nele e muito menos utilização, normalmente o pessoal inventa uns cálculo maluco e nada haver ou copia tudo do RTP.

Valeu por compartilhar Alisson, já baixei e estou conferindo!  :XD:

Opa, galera o/ Tava sem net esses tempos, mas já tô retornando com todo o vapor.
Sim, posso contar nos dedos a maioria dos games que joguei com um cálculo mal trabalhado e enjoativo. É uma das coisas que me faz deixar um game, com toda a sinceridade.
A diversão num jogo é você subir de nível e realmente notar a diferença, então vale a pena passar um tempinho trabalhando no seu dano.(é cálculo muito básico, não mata ninguém xD)