O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[SGB] RPG Maker 3D - Smile Game Builder

Iniciado por MambaNegra, 01/09/2016 às 10:31

01/09/2016 às 10:31 Última edição: 01/09/2016 às 12:09 por BlackBarba
"Qualquer um pode criar seu RPG 3D segundo o Smile Game Builder"

Nova Engine de criação de jogos de RPG


Se você aprecia o gênero então já deve ter ouvido falar, ou mesmo colocado as mãos,
em um programa chamado RPG Maker.
Nele podemos criar nossos próprios RPGs, mas tudo bidimensionalmente falando.
Com o Smile Game Builder porém saem os sprites e entram os polígonos.

Atualmente o Smile Game Builder não suporta nenhuma linguagem de programação na versão atual,
mas ele templetas para criação de historias e eventos pre-configurados.




Meu deus que lindo *-*

Nossa parece ser tipo um rpg maker 3D hahahhaha
Muito interessante.
  

Essa engine é nova? Tipo, lançada a pouco?

Curti muito, era isso que eu esperava das atualizações do RPG Maker, desde a mudança do 2k3 pro XP, pena que, ao que parece, a Enterbrain nunca se dispôs a fazer algo do género e continuou com o mesmo e já batido estilo que vem desde o 2k.

Tomara que essa engine de certo e seja uma ameaça ao RPG Maker, e pelo que pude ver no vídeo tem bastantes chances de acontecer.


wow que engine linda :3
Irei baixar a versão trial para dar uma olhada.
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

Citação de: Uhtred online 01/09/2016 às 14:07
Essa engine é nova? Tipo, lançada a pouco?

Curti muito, era isso que eu esperava das atualizações do RPG Maker, desde a mudança do 2k3 pro XP, pena que, ao que parece, a Enterbrain nunca se dispôs a fazer algo do género e continuou com o mesmo e já batido estilo que vem desde o 2k.

Tomara que essa engine de certo e seja uma ameaça ao RPG Maker, e pelo que pude ver no vídeo tem bastantes chances de acontecer.

A versão Full vai sair agora Dia 8 na Steam

Baixando Trial. . .
Gostei bastante dela,
Parece que vai ser bem produtiva e
já estou vendo vários remake usando esta engine.
~Tk o/


CitarAtualmente o Smile Game Builder não suporta nenhuma linguagem de programação na versão atual
Meh, isso limita absurdamente demais.

Maravilhoso, estou doido para ter a versão full em mãos,  gostei bastante, se for simples igual ao RPG maker pode sim ser uma ameaça.
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

O problema desse maker, é que achar material 3D compatível com ele vai ser quase impossível. Vai ser muito mais difícil tbm criar do zero novos gráficos. Isso vai fazer o RTP deles saturar bem rápido. O sistema de eventos tá bem simples, lembra o RM2K.
Achei a plataforma ótima e bem fácil de usar. Tem muito a evoluir, mas é bem promissora. Gostei bastante.

Eu certamente comprarei a engine caso eles liberem a possibilidade de cê programar nela na versão full.
Ela tem bastante potencial, e estarei com a trial aqui até lá.
Amei as artworks também.
E achar compatibilidade na hora de se criar assets em 3d vai ser complicado mesmo.

02/09/2016 às 12:53 #11 Última edição: 02/09/2016 às 13:02 por Cronus
Baixei o Trial, joguei o joguinho de exemplo e dei uma mexida no editor. Eu tava ansioso pra ver como essa engine ia ficar, e devo dizer que não gostei muito do que eu vi.

Pra começar, o editor parecer ser bem mal otimizado. Ele roda meio lagado no pc, e tudo o que vou fazer dá umas travadinhas (construir o mapa, abrir o database, botar eventos e etc). É natural que mexer com 3D exija mais, mas o editor só usa modelos low-poly e o meu pc deveria ser mais que o suficiente pra rodar esse software sem ter esses problemas.

O editor em si é muito mais fraco que o RPG Maker em questão de opções e customização, até onde eu pude ver. O database é compacto e tem menos abas que o RM, e apesar de oferecer opções pra customizar os personagens, itens e skills, não vai muito além do essencial (e eu duvido que nesse quesito o trial tenha diferença da versão completa).O editor de eventos é similar ao rpg maker nas opções existentes, mas a parte de condições é bem menor e oferece menos opções. A construção de mapas é simples, mas eu não gostei muito de usar o editor, talvez por ainda não ter aprendido os atalhos pra se girar a camera e etc.

In-game, o combate por turnos é similar ao do RM XP, com os battlers posicionados nos cantos da tela ao invés de estarem embaixo. Tem suporte nativo pra controle e dá pra controlar bem a camera com o analógico, sendo que no teclado é mais chato. Tem um modo de visão em primeira pessoa também, mas eu achei a movimentação horrorosa no geral. O personagem ainda se move por tiles, então quando você mexe na camera o movimento fica bem travado e estranho (mudar a perspectiva da camera não ajusta a direção do controle). Se eu tivesse jogando um game profissional que funcionasse desse jeito, eu iria querer meu dinheiro de volta.

Sobre os recursos, todo o material 2D (faces e monstros) é bem bonito, enquanto o 3D é bem feio. Parece que dá pra criar os seus próprios terrenos pois são basicamente cubos e você só precisaria importar a textura, mas personagens e objetos de decoração pro cenário aparentemente precisam ser feitos em um programa externo, o que era de se esperar. Então tenho a impressão de que vai ser meio difícil ver bastante recurso novo pra isso. Dá pra usar personagens 2D, mas por algum motivo parece que eles não tem suporte pra poses especiais como os personagens 3D, pelo menos não de forma automática. Os efeitos sonoros e as músicas são excelentes.

No geral, acho que o Smile Game Builder é uma boa tentativa de competir mas parece ser uma ferramenta bem inferior ao RPG Maker, e muito inferior a qualquer outro software de criação de jogos em 3D. Tanto o database quanto os comandos de evento não parecem ser o suficiente pra se ver mudanças entre um jogo e outro feito nele. A falta de um editor de scripts indica que ele vai ser mais uma fábrica de clones do que o RM já é.

RPG Maker ainda é uma engine superior, e na minha opinião o extra do 3D não compensa por uma experiência de jogo pior. Acho uma pena.

Hmm, que pena...Eu não baixei a trial pra testar, mas pelo vídeo parecia melhor do que realmente é então.

De qualquer forma acho legal é válida a tentativa e ainda torço pro sucesso dela. Afinal o RM já vem a mais de 20 anos no mercado e a evolução foi significante, talvez com mais visibilidade e grana possam ir melhorando essa engine em poucos anos e torná-la realmente uma ameaça ao RM.

A questão dos recursos gráficos não me preocuparia muito, se um dia essa engine tiver as proporções do RM tenho certeza que vai brotar gente fazendo e disponibilizando/vendendo todo tipo de pacotes de tiles e personagens pra engine.

Desculpem a pergunta, mas como eu baixo, tenho que ter steam? Eu não vi o link da trial no post.
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

Sim, você precisa ter a steam. Vá na página da engine na steam e baixe a trial lá pra sua conta.