O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Adeus à Mundo RPG Maker

Iniciado por Geraldo de Rívia, 06/01/2017 às 15:20

Eu tava um tempo sem acessar então perdi os últimos momentos do fórum e não sei como acabou, mas é triste. Mesmo eu sendo bem mais novo nos foruns que a maioria aqui.
Também participava de fóruns de rpg maker muitos anos atrás e presenciei outros três ou quatro grandes fóruns fecharem as portas. É sempre triste pelos contatos que se perdem com as pessoas que não migram para outras comunidades.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Minha história com a MRM é bem engraçada. Fui parar lá no hoje longínquo ano de 2009, quando na época estava tentando migrar para um outros fóruns após a queda da RPG Maker Brasil, que, ehh... Era bagunçada, mas era minha casa. No período pós-queda da RMB eu vivia pairando entre os fóruns, participando aqui e ali, mas nenhum fórum grande tinha me interessado até então, fato que me fez fixar numa pequena comunidade de resistência chamada Caverna do Dragão (dificilmente alguém da geração pós-2010 do Maker conheceu esse fórum). E eis que surgiu a MRM como um facho de luz, me dando na época todo o suporte que eu necessitava e até mesmo perdoando minhas n00bices de guri de 12/13 anos de idade, coisa que era rara de acontecer num fórum maior, onde os veteranos desciam o verbo sem dó nos newbies randômicos como eu era na época, haha.

Estive lá pra ver a era de ouro da MRM (2010-2011), época em que o fórum estava no auge. Brotava projeto novo a cada dois minutos e a cada cinco chegava um carregamento novo de recursos gráficos e sonoros. Todo dia o fórum ganhava uma cacetada de membros novos e a quantidade de gente logando ao mesmo tempo derrubava o servidor toda hora heahuehaue, o P.O. estava a todo vapor com direito até mesmo a projetos que não eram de RPG Maker concorrendo - e, por vezes, vencendo, como foi o caso do Super Bomberman 6 - enfim, foi uma época incrível do fórum e que eu me orgulho muito de ter participado.

Vi também a época das vacas magras, como em 2012 quando o fórum ficou sei lá quantos meses fora do ar. Mas voltou, e voltou com tudo. O fórum por vezes saía do ar, mas sempre voltava. E isso me fazia acreditar que sempre iria voltar. Que a MRM era quase como uma entidade, imortal. Que as vezes se ausentava, mas que sempre tinha a garantia do retorno.

Infelizmente, foi diferente desta vez.

Por mais que o fórum não estivesse vivendo seus melhores dias, é inegável a importância que a Mundo RPG Maker tinha no cenário maker lusófono. Nesses anos todos a MRM converteu-se em referência. É, inclusive, muito difícil encontrar um maker atualmente ativo que não tenha passado pela MRM pelo menos uma vez.

É, minha velha, cê vai deixar saudades. Não me arrependo de nenhum dia dos sete anos que passei nessa incrível comunidade. Foi a MRM que me fez ser o maker que sou hoje, e devo muito a ela. 

Obrigado, MRM! Não serás esquecida!



07/01/2017 às 00:57 #17 Última edição: 07/01/2017 às 00:59 por Speed
 Comecei na MRM em 2011, um tempinho considerável depois que eu descobri o RPG Maker (em 2008), e ela foi maravilhosa para mim. Não frequentava tanto quando frequento a CRM, porém foi lá onde tudo começou para mim. É realmente muito triste essa notícia, mas manteremos esse nosso querido fórum em nossas mentes e em nossos corações.

Eu fiquei muito triste com a notícia, perdi muito conteúdo que eu só tinha lá, mas acima de tudo a tristeza fica pelas lembranças, lembranças das horas que passava online naquela comunidade, da quantidade de coisas que aprendi, e por mais que estivesse inativo, bate aquela tristeza de saber que aquela comunidade que eu me sentia em casa se foi. Mas é e sempre será assim, as coisas não duram pra sempre.

É, rapaz. Foi onde eu voltei a usar o RPG Maker depois de anos, assim como alguns aqui. Conheci gente boa demais lá também, alguns amigos que mantenho contato até hoje, mesmo não estando ativo a anos.

Fica a nota triste do fim da comunidade, algumas ótimas lembranças, e a esperança de que os novatos e veteranos ativos não desanimem e procurem as outras comunidades para aprender e criar, como fariam na MRM.




É bem triste receber essa notícia, eu também comecei por lá, um lugar ótimo onde aprendi muitas coisas e fiz várias amizades verdadeiras que levo até hoje.

Espero que voltem algum dia, pois sentiremos saudades.  :uu:

 Muito triste ver um grande fórum como esse ter fechado suas portas. Pra mim, esse fórum foi quem me ajudou
a entrar de cabeça no mundo dos RPG Maker. Aprendi, errei, me surpreendi, e me apaixonei pela engine e o maker. Não tem como esquecer tudo que passei nesse fórum. E assim como outros disseram, MRM não será esquecida!
Prazer, Terror dos Modinha

Com o fim da Mundo oficialmente acaba qualquer lugar comum que eu poderia ter da minha época do RPG Maker. Passei pelo fim da RPG Maker Brasil, da Sacred Hall, da Santuário RPG Maker, da Hacred Sall... Basicamente, todos os fóruns dos quais fui verdadeiramente ativo hoje são só uma lembrança, e com eles se foram toneladas de conteúdo, meus e do Brasil. A Mundo nunca foi o fórum no qual eu era mais ativo, eu tinha lá minhas discordâncias a respeito de como a comunidade se portava, mas nesse retorno recente ao RPG Maker foi muito legal encontrar uma das comunidades "das antigas" ainda ativa, mesmo que sem o fluxo de outrora. Voltar e ver ela chegando ao fim só coloca mais uma pedrinha na minha percepção de que faz muito tempo que tô por aí.

Espero que os membros ativos que contribuíam efetivamente para a comunidade apareçam por aqui e pela condado, são ótimas comunidades com excelente potencial de crescimento.

Me sinto triste em ver a MRM fechando as portas.
Minha história com ela é um pouco longa. Quando eu me mudei para o lugar onde vivo atualmente, eu não conhecia ninguém e não tinha muitos amigos, e foi procurando um dia numa lan house sobre "criação de jogos" que eu descobri a engine, descobri o que era ser um maker.

Aos poucos fui entrando nesse universo que tanto adoro e que me fez conhecer muitas pessoas novas, pessoas maravilhosas, pessoas que eu sei que terão um futuro brilhante como programador, designer, ou a área que se descobriu através dos anos.

Acredito que faz uns 8 anos que eu tive o primeiro contato com a MRM, talvez mais, sinceramente eu já não tenho noção de quanto tempo se passou, mas cada segundo lá foi maravilhoso. Era uma biblioteca de conhecimento sem fim, me sinto honrado de poder ter vivenciado os tempos de ouro de fórum, mas também estive lá quando tudo parecia perdido (e olha que não foram poucas vezes).

O MRM foi um grande professor pra mim, tanto pra desenvolver meu lado profissional, quanto pra me desenvolver como pessoa. O que resta agora é guardar os bons momentos em nossas memórias.

Grande parte do conteúdo pode estar perdido, mas as gostosas lembranças de ser um zé da switch, participar de concursos com os veteranos, farrear no 'off topic' e fazer tutoriais 'meia-boca' jamais se perderão.
Foi um tempo feliz demais, com todo aquele calor do 'novo'; do 'criar jogos'.
Rapaz, que tempo! Tempo de MRM Recomenda, fábricas ativas pra cacete e aquela mistura de português do Brasil com português de Portugal!

Agora, só imagino o 'Ezio', com um breve sorriso estampado -- uma lágrima no olho esquerdo -- e com o Lohan em mãos, dizendo:
- Requiescat in pace.
Na verdade, não imagino isso, não.


Ainda espero que o conteúdo seja recuperado, de alguma maneira...

Que triste lembrança isso está sendo. A MRM era um dos maiores 'coração de mãe' que já vi. Lá se via de tudo, desde grandes e ótimos conteúdos a bobeiras, futilidades e pérolas. Realmente não terá como esquecer tanta diversidade num só lugar.

Deixo aqui meus agradecimentos à todos que ajudaram a construir aquele lugar.
R.I.P MRM
Gifts: Mistyrol | [

07/01/2017 às 21:13 #26 Última edição: 07/01/2017 às 21:15 por Felipe@Pedro
Realmente difícil de acreditar, acessava a mundo desde de 2010, em 2012 apresentei meu primeiro projeto lá, dentre tantos outros conteúdos meus que também foram postados lá, mesmo discordando de algumas atitudes de como a comunidade se comportava, eu era super ativo lá e aprendi bastante não apenas sobre a criação de jogos mas também sobre sobre ser uma pessoal melhor, acessava o forúm diversas vezes por dia e com certeza vou sentir bastante falta de todo aquele acervo sobre Rpg Maker, assim como a Santuário perdermos uma grande comunidade, e espero que consigam recuperar algo de todo aquele mundo de conteúdo, e que claro deem notícias.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Foi uma ótima comunidade, sempre que eu precisava por exemplo de algum recurso para projetos eu achava lá, ai depois de um tempo ausente de fóruns, resolvi voltar à Mundo RPG Maker, fico 1 semana bastante ativo, e ai quando vou entrar lá... bem, já sabemos ne. Mas todo dia eu ia lá ver afinal, manutenção em sites é muito comum, mas era sempre a mesma frustração/decepção. Vai ficar na memória, na saudade, nas lembranças e na nostalgia. Agora meu 1 minuto de silêncio :sad:

Não poderia ficar sem me pronunciar sobre o ocorrido. Então agradeço aqueles que conheci lá, que nunca sequer verei pessoalmente na vida mas fizeram parte da minha história, da minha adolescência. Dos dias em que fui feliz com pequenas coisas, uma simples engine de criar joguinhos de RPG. Tem um significado tão pesado pra mim. Algumas pessoas que conheci lá se tornaram grandes amigos virtuais. Consegui ganhar um projeto de ouro depois de uns 4/5 anos só fazendo besteira. Eu até agora não tenho como descrever o que sinto, mas mesmo com essa tragédia, agradeço aos que conheci lá por fazerem parte da minha vida.
We are going to die, and that make us the lucky ones...


Que notícia triste, a MRM fez grande parte da minha vida como maker, la aprendi boas noções de design, um pouco de programação e principalmente a parte de mapeamento, fora toda a galera que eu conheci, pessoas incríveis que sempre me ajudaram e apoiaram, com certeza foi uma grande perda no cenário nacional, inúmeros recursos, e tutoriais de membros que nem fazem mais parte do mundo maker, eu só tenho a agradecer por todo o esforço e dedicação que os administradores tiveram em manter a comunidade ativa por tantos anos, vocês estão de parabéns, agora é focar nas comunidades ativas e tentar juntar todo o pessoal, não vamos desanimar não galera, várias comunidades vão e voltam, e muitas novas acabam surgindo, o importante é sempre estarmos juntos!
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.