O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Primeiro Concurso do Canal do RPG Maker!

Iniciado por Geraldo de Rívia, 21/04/2017 às 22:16

Saudações, galera!
Venho a vós trazer a divulgação de um concurso muito bacana sendo produzido pelo Fernando, do Canal do RPG Maker!



Mas, antes de tudo, o que é o Canal do RPG Maker?

     O Canal do RPG Maker é um canal na plataforma Youtube, cujos vídeos enfocam o RPG Maker, abordando-o em tutoriais e gameplays. O canal existe há mais de dois anos e, vasculhando no conteúdo já publicado, é possível ver, além das análises e tutoriais, jogatinas de vários jogos por nós conhecidos, como: Angellus - Asas do Anoitecer; Orca - A Lenda dos Mares, e; Vorum - Legados de Justiça, provenientes de conterrâneos nossos.


Sobre o Concurso


     O objetivo do concurso é criar um jogo e enviá-lo à plataforma destinada (especificações abaixo) até as 23:59 do dia 30 de junho de 2017. É isso mesmo! Mais de dois meses para você poder desenvolver um jogo em uma das versões para PC do RPG Maker ou Wolf RPG Editor e concorrer ao prêmio de uma key do RPG Maker MV na Steam. O jogo não precisa respeitar nenhum limite mínimo ou máximo de tempo e não precisa ser de nenhum gênero ou tema em específico. Também valem jogos que já foram iniciados, ou seja, não é necessário que o jogo tenha sido começado a partir do anúncio do concurso.
     Para este, será utilizada a plataforma de JAMs da Game Jolt. Para quem não conhece, Game Jolt é um site onde você pode divulgar e mesmo vender seu jogo de forma digital e, além disso, possui uma parte voltada à organização de JAMs. O concurso possui uma duração relativamente longa (dois meses), portanto não se enquadra no conceito de JAM, mas ainda assim, este site é um modo muito bom de organizar eventos do tipo.


Apesar da proposta simples, é sempre bom estar atento às regras:

     • O jogo pode ser feito em qualquer versão do RPG Maker (95, 2000, 2003, XP, VX, VX Ace e MV) ou no Wolf RPG Editor;
     • O jogo deve ter começo, meio e fim, portanto, uma história que se inicie, desenvolva e tenha um término, findando o jogo;
     • O jogo deve ser publicado no site Game Jolt como GRATUITO entre o prazo de 1º de maio e 30 de junho, contendo a hashtag #concursocanaldorpgmaker na descrição do jogo;
     • Podem participar jogos que já tenham sido iniciados antes do início do concurso, bem como demos, capítulos ou fragmentos de outros jogos, desde que respeitem o segundo ponto;
     • O jogo deve ser de sua autoria;
     • A votação será pública, feita também através do site Game Jolt, entre os dias 1º de julho e 15 de julho;
     • O jogo mais votado será o vencedor e seu autor receberá 1 key do RPG Maker MV na Steam.

     Ainda não há nada sobre quais recursos podem ser utilizados, se há permissão de recursos ripados, oriundos de outros ou não. Mas caso essa dúvida seja recorrente, é aconselhável entrar em contato com o canal, por mensagem privada no Youtube ou pela página no Facebook, ou ficar de olho na página do concurso no site, pois até o início do prazo, as regras serão atualizadas. As regras também podem ser alteradas conforme o realizador do evento desejar.


Mas e aí? Alguém aí tá ná pilha para participar? Na minha opinião, é um prazo bem generoso, dá pra bolar algo bem legal e lapidar bem o projeto para fazer algo legal, principalmente pela liberdade que o concurso permite. O prêmio é deveras interessante e vale ressaltar que esses concursos são uma ótimo oportunidade para treinar e mesmo colocar-se para trabalhar sob um prazo definido, pra tentar de acostumar e ir se auto-educando. São nessas ocasiões que nascem os primeiros jogos de muita gente.

Nossa, que legal...!!! Excelente iniciativa.
Será que tem algum problema o jogo ser todo em PT-BR?

O concurso é bem legal. Eu até participaria, mas não tenho interesse algum em adquirir o RPG Maker MV, então não é atrativo o suficiente para eu me inscrever.

De qualquer forma, boa sorte para quem for participar.  :XD:

Citação de: Vixen online 21/04/2017 às 23:16
Nossa, que legal...!!! Excelente iniciativa.
Será que tem algum problema o jogo ser todo em PT-BR?
Duvido muito que tenha algum problema, Vixen, vez que ele deixa bem claro que só está utilizando aquele site por fins de facilitar o processo do concurso.

21/04/2017 às 23:47 #4 Última edição: 22/04/2017 às 00:23 por Fernando768
Bom, primeiramente gostaria de agradecer pela divulgação do meu concurso aqui no fórum! Ficou muito bom o tópico, achei que ficou melhor do que se eu fosse escrever algo do tipo haha

Quanto à algumas dúvidas que eu vi, posso respondê-las:

Citação de: Vixen online 21/04/2017 às 23:16
Nossa, que legal...!!! Excelente iniciativa.
Será que tem algum problema o jogo ser todo em PT-BR?

O jogo pode ser inteiramente em PT-BR, é até melhor assim;

Citação de: King Gerar online 21/04/2017 às 22:16
     Ainda não há nada sobre quais recursos podem ser utilizados, se há permissão de recursos ripados, oriundos de outros ou não.

Podem ser usados recursos de terceiros, desde que haja os devidos créditos aos mesmos.

O que eu não quero é alguém pegando o jogo já pronto de alguém, upando como se fosse dele e, possivelmente, podendo ganhar o concurso. Porque seria uma puta sacanagem.

No mais, boa sorte aos que forem participar! Espero que seja bem legal e que possa render futuros concursos, até mais elaborados que esse!
Deseja saber mais sobre RPG Maker? Entre no meu canal: http://youtube.com/c/CanaldoRPGMaker

Vou tentar se der tempo, fazer um baseado em algum conto de terror, jogo curto.

E eu tinha entrado em contato com esse canal recente para fazer uma gameplay do meu jogo  :facepalm: ...

mas vai ser bem melhor se eu conseguir ganhar o concurso então vou participar  :wow: :wow:





Opa, mais um. Parece que esse anos teremos muitos concursos relacionados ao RPG Maker. Isso é bom e a Enterbrain agradece mais ainda.  Como o prazo é longo, e é permitido trabalhar em algo que já esteja se encaminhando, vou ver o que consigo.

Quero participar  :rainbow:, Até lá já terminei meu jogo   :XD:!! só não to conseguindo abrir essa página da Game Jolt  :hein:
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)




Citação de: RaphMachado online 27/04/2017 às 22:09
Quero participar  :rainbow:, Até lá já terminei meu jogo   :XD:!! só não to conseguindo abrir essa página da Game Jolt  :hein:
Muito provavelmente pela página para envios somente ter sido aberta no último dia 1, e é exatamente por isso que estou dando essa passada aqui: quem já estiver com a participação pronta, já pode enviar lá.  :wow: