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Teclas utilizadas pelo jogo e sua disposição 14 Respostas | 379 Visualizações

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King Gerar
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O RPG Maker sempre utilizou os botões Z e X para a maioria de sua interação, porém, eu sempre fui educado utilizando S e D ao invés disso, simplesmente por essas teclas possuírem vizinhas que pudessem ser utilizadas para mais funções no jogo. E isso seria algo complicado quando eu disponibilizasse algum projeto, pois o pessoal mantem a configuração padrão, enquanto eu os 'obrigaria' a usar a configuração que eu decidi, quebrando a comodidade a que estavam acostumados e forçando-os a reaprender quais teclas realizam quais funções.

Todavia, o MV me permite usar o teclado por completo. Eu poderia usar o Enter para confirmar ações e Esc para retroceder/cancelar, mas convenhamos que essas duas teclas não são nada confortáveis. Se controlando o personagem pelas setinhas com a mão direita, a mão esquerda ficaria por conta dessas teclas, e elas ficam bastante distanciadas.

Então, pergunto-vos: Quais teclas vocês acham boas, ou ao menos estão acostumados, a usar para interação em jogos? Considerando o fato de haverem essas duas teclas padrão, mas também poder desfrutar de outras hotkeys para itens, abrir o mapa, correr, pular, etc.

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Corvo
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Teclas utilizadas pelo jogo e sua disposição
Resposta 1 Online: 01 Jun 2017, 09:51
Eu acho que o grande problema em questão de teclas, no RPG Maker, é ter várias opções para a função "Confirmar". Você usa o Enter, depois está teclando o Z e, mais recentemente, o Y. Eu sempre tento configurar da seguinte forma:

Movimento (Cursores, personagens e etc): Setas.
Confirmação: Enter ou Z. Nunca os dois.
Cancelamento: C
Abrir Menus / Mecânicas Especiais: X. Está entre C e Z justamente para impedir que o jogador tecle errado.

E bom, é só. Eu prefiro que todas as funções possam ser realizadas com o menor número de teclas possível. Aquelas funções de Q e W eu sempre corto ou troco para as setas. Mas é questão de costume. Há quem ainda opte por usar o mouse - coisa que considero completamente fora de questão, exceto se tudo puder ser feito por ele. Eu gosto de lembrar o seguinte: Esse negócio de usar o teclado inteiro acaba com a diversão de quem prefere jogar por uma manete.

King Gerar
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Resposta 2 Online: 01 Jun 2017, 10:00
A manete, nesse caso, é minha salvadora, tanto é que estou trabalhando no limite do que uma oferece. Meu embaraço tá sendo mesmo portar esses controles para o teclado, o que é irônico, vez que meu alvo são os PCs.
Aliás, em off, se alguém souber se algum lugar que venda manete/gamepad de Xbox pra PC por um preço legal e confiável aí, me dê um toque. Tô testando com uma de PS no momento.

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felipefalcon

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Resposta 3 Online: 01 Jun 2017, 15:24
Olha pra mim Z e X são quase um padrão pra tudo. Tipo, muitos jogos usam essas mesmas teclas, então acho que você querer mudar isso pode ser um pouco arriscado pra fazer o controle ser pegável na cabeça da pessoa XD

Emuladores em geral vêm configurado e se joga com essas teclas e outros tantos jogos por aí.

Como em jogos de tiro, na maioria dos de pc é usado AWSD pra fazer o papel das Setas. Mais por conta de ergonomia mesmo, já que estes usam o mouse também e como a maioria é destro as mãos ficam afastadas por conta do mouse ao lado direito do teclado.

Se você for mudar seria legal teclas próximas mesmo. Porém, acho que é meio chato mudar muitas teclas.
  

Alisson

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Resposta 4 Online: 01 Jun 2017, 17:22
Eu me acostumei a usar um estilo baseado nos controles dos consoles da nintendo, algo que creio ser bem confortável para minha pessoa e sempre utilizo quando possível:
X: Como o botão X do controle nintendista. Gosto de utilizar para abrir menus.
Z: Como o botão B . Utilizo para cancelar coisas.
A: Como o botão A. Para confirmações.
S: Como o botão Y. Em vários jogos é utilizado como tecla extra (key items no pokémon), e utilizo exatamente para isso.
Q e W: Respectivamente como os botões L e R.

Fora isso, eu geralmente recorro ao joystick, ao menos quando tinha um ;-;




Vixen

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Resposta 5 Online: 01 Jun 2017, 19:17
Particularmente nunca tive preferência de botão pra usar as habilidades e ataques no teclado, acho que costume de jogar mmo. A única coisa que realmente me incomoda e eu não consigo de jeito nenhum é controlar o char com o wasd, só consigo usar as setinhas. =o

Eliel Micmás

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Resposta 6 Online: 02 Jun 2017, 17:18
Eu sempre tento me adaptar ao jogo e aceito variedade, contanto que seja ergonômica o suficiente e possível de aprender logo. Já joguei estilo emulador/RPG Maker (Z/X/A/S/D/C e setas), estilo FPS (WASD, Shift, Ctrl, Space, mouse), estilo LoL/DoTA (QWER, todas as letras possíveis, hotkeys nos números, mouse), em joystick de PS1/PS2/PS3/PS4 (mas não nos de Wii/Wii U e XBOX/XBOX 360/XBOX One), e me acostumei a todos esses modelos.

Se você for configurar a disposição de comandos do teclado/mouse/joystick pra algum projeto, minha dica é simples: procure saber o que seu público-alvo prefere, e procure gente pra testar modelos e decidir qual é o mais ergonômico.

Ellye

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Resposta 7 Online: 02 Jun 2017, 18:18
Sempre preferi usar a mão esquerda para direcionais e mão direita para ações.

Portanto, em jogos keyboard-only (sem mouse) costumo bindar:

WASD:  movimento
Setas direcionais: ações

Se precisar de mais botões para ações, costumo usar Numpad 0, Numpad 1, Delete, End.


Por exemplo, configuração do teclado que fiz no Tekken 7 ontem:
« Última modificação: 02 Jun 2017, 18:20 por Ellye »
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Mistyrol

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Resposta 8 Online: 02 Jun 2017, 18:36
Acho que isso não tem tanta importância assim. Sempre rola uma certa dificuldade para se acostumar, mas é uma questão de adaptação mesmo, e eu não creio que seja o suficiente para fazer alguém deixar de jogar (se a jogabilidade não for afetada).

O importante é não inventar moda e se atrapalhar nos comandos. Nem sempre se manter nos padrões é algo ruim. haha  :XD:

LeonM²

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Resposta 9 Online: 03 Jun 2017, 02:10
Acho que seria mais fácil na primeira inicialização do jogo "obrigar" o jogador a configurar os controles a sua preferencia, do que tentar força-lo a jogar de uma forma que ele não está acostumado, mas também deixar para configurar no meio do jogo a qualquer hora também.
Com poucos botões sendo usados é capaz até de se jogar com apenas uma mão.
Mas enfim, deve considerar todas as teclas possíveis antes de sair mapeando elas, para na hora de mapear ficar algo coerente e de fácil jogabilidade.
Eu já fiz GDD de uns três projetos, e mesmo sem nenhum demo, já mapiei os controles que eu provavelmente vou usar, claro quando eu decidir qual projeto seguir, durante o desenvolvimento deles os controles vão mudando, porém é bom ter em mente a quantidade de ações que serão necessários botões, por exemplo alguma habilidade especial usável no mapa, botões extras para menus separados, atalhos rápidos para itens e outras habilidades caso possua (que por sinal seria uma mecânica interessante em batalha por turnos, dar a possibilidade de mapear habilidades e itens para acesso rápido, eliminando a necessidade de abrir menus e aumentar o dinamismo de um sistema consideravelmente parado).
Enfim, considere tudo que for usar, depois mapeie para ficar coerente e fácil de o jogador adquirir a memoria muscular dos controles, ou então, faça como eu disse no começo, configuração de controles obrigatória na primeira inicialização, o jogador não vai poder reclamar de controles que ele mesmo escolheu XD :lol:
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Ellye

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Resposta 10 Online: 03 Jun 2017, 08:22
Acho que isso não tem tanta importância assim. Sempre rola uma certa dificuldade para se acostumar, mas é uma questão de adaptação mesmo, e eu não creio que seja o suficiente para fazer alguém deixar de jogar (se a jogabilidade não for afetada).
Se não for possível alterar os bindings do jogo, é motivo para parar de jogar sim. Já dispensei jogo por causa disso.

Existem jogos demais e tempo de menos no mundo, não vou ficar me adaptando aos esquemas de controle bizarros que alguns devs propõem. Melhor ir jogar outra coisa.
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Crixus

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Resposta 11 Online: 03 Jun 2017, 12:41
Olha eu caindo de paraquedas aqui, bem eu tive uma grande dificuldade pra me acostumar com W,A,S,D como direcionais por causa do jogos de emuladores que usavam as setas e as de ação ficavam como A, S, D (função extra) e Z, X, C (Extra).

Mas quando comecei a jogar GTA Vice City fui obrigado a me habituar pra aprender a controlar os veículos aéreos, principalmente o helicóptero, sorte que o soco e tiro podia usar o MOUSE.

Se algum dia eu voltar a ter tempo pra jogar vou logo comprar um controle de Xbox ou aquele do Play de USB da multilaser
« Última modificação: 03 Jun 2017, 12:43 por Crixus »

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Resposta 12 Online: 07 Jun 2017, 07:58
Paraquedistas são bem-vindos. Acolher sua configuração vai ser complicado, Ellye. E não to cogitando requisitar ou permitir um mapeamento por parte do jogador pois, nos menus, eu exibo quais teclas fazem determinada ação, então daí eu teria que desenhar o ícone de todas teclas e uma condicional pra exibir esse ícone. Então, até agora, to evitando isso.

O que to usando é mais ou menos o que os emuladores usam então. Sempre que uso um emulador, a primeira coisa que faço é configurar os controles, então nem lembrava quais teclas eles usavam. Tá mais ou menos assim até então:

Setinhas : Movimento do personagem.
D : Interagir / Confirmar
S : Cancelar / Abrir menu principal
C : Correr / Comparar itens nos menus
X : Mini-mapa
A : Atalho para ferramenta (uso esporádico)
Z : Atalho para item consumível (uso esporádico)
W, E, F, V : Tão disponíveis pra futuros sistemas.
Espaço : Pular (mas to pensando em passar pro D, por ser permitido pulo somente em lugares predefinidos)

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LeonM²

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Resposta 13 Online: 07 Jun 2017, 10:42
É um pouco complicado assim, mas já consegui achar a forma que a mão deve ficar de uma forma confortável e prática, honestamente acho um desperdício colocar o pulo no espaço sendo que só vai ser usado poucas vezes e o interagir no d que é usado várias vezes, sendo que a barra de espaço é o botão onde o polegar sempre fica, por ser dificil de usar outra tecla com ele.
Eu mapearia assim creio eu:
Setinhas : Movimento do personagem.
S : Pular
C: Cancelar / Abrir menu principal
D : Correr / Comparar itens nos menus
A : Mini-mapa
F : Atalho para ferramenta (uso esporádico)
V : Atalho para item consumível (uso esporádico)
W, E, X, Z : Tão disponíveis pra futuros sistemas.
Espaço : Interagir / Confirmar

Nessa configuração a mão esquerda ficaria disposta confortavelmente assim:
Mindinho: A
Anelar: S
Médio: D
Indicador: C, V, F
Polegar: Espaço

Mas isso sou eu claro, creio que fica mais prático, não sei se outros concordam comigo.
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Resposta 14 Online: 07 Jun 2017, 10:53
Como defensor do controle do NES, eu pergunto: essa quantidade de teclas é realmente necessária? Por que, se você não usa nenhuma mecânica muito ativa, alguns atalhos são dispensáveis. Por exemplo, o mini mapa. Se os seus não forem imensos nem confusos - salvo nos casos em que precisam ser - o jogador raramente abre ele. Experiência própria: fui descobrir que o FFV de SNES tem minimapa três anos depois de ter jogado. Dito isso:

W,E,F e V: Precisa mesmo das quatro ou pode reduzir para uma?
Z: Se o uso é esporádico, não é melhor ser feito no menu? Até para evitar o uso por engano.
Espaço ou D: Se o pulo for usado apenas em locais específicos, acredito que nem precise de uma tecla. Use o pulo automaticamente quando o jogador seguir na direção necessária.

 

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