O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Teclas utilizadas pelo jogo e sua disposição

Iniciado por Geraldo de Rívia, 01/06/2017 às 09:34

Saudações, milords e miladies  :sir:

O RPG Maker sempre utilizou os botões Z e X para a maioria de sua interação, porém, eu sempre fui educado utilizando S e D ao invés disso, simplesmente por essas teclas possuírem vizinhas que pudessem ser utilizadas para mais funções no jogo. E isso seria algo complicado quando eu disponibilizasse algum projeto, pois o pessoal mantem a configuração padrão, enquanto eu os 'obrigaria' a usar a configuração que eu decidi, quebrando a comodidade a que estavam acostumados e forçando-os a reaprender quais teclas realizam quais funções.

Todavia, o MV me permite usar o teclado por completo. Eu poderia usar o Enter para confirmar ações e Esc para retroceder/cancelar, mas convenhamos que essas duas teclas não são nada confortáveis. Se controlando o personagem pelas setinhas com a mão direita, a mão esquerda ficaria por conta dessas teclas, e elas ficam bastante distanciadas.

[box class=calendar_today]Então, pergunto-vos: Quais teclas vocês acham boas, ou ao menos estão acostumados, a usar para interação em jogos? Considerando o fato de haverem essas duas teclas padrão, mas também poder desfrutar de outras hotkeys para itens, abrir o mapa, correr, pular, etc.[/box]

Eu acho que o grande problema em questão de teclas, no RPG Maker, é ter várias opções para a função "Confirmar". Você usa o Enter, depois está teclando o Z e, mais recentemente, o Y. Eu sempre tento configurar da seguinte forma:

Movimento (Cursores, personagens e etc): Setas.
Confirmação: Enter ou Z. Nunca os dois.
Cancelamento: C
Abrir Menus / Mecânicas Especiais: X. Está entre C e Z justamente para impedir que o jogador tecle errado.

E bom, é só. Eu prefiro que todas as funções possam ser realizadas com o menor número de teclas possível. Aquelas funções de Q e W eu sempre corto ou troco para as setas. Mas é questão de costume. Há quem ainda opte por usar o mouse - coisa que considero completamente fora de questão, exceto se tudo puder ser feito por ele. Eu gosto de lembrar o seguinte: Esse negócio de usar o teclado inteiro acaba com a diversão de quem prefere jogar por uma manete.

A manete, nesse caso, é minha salvadora, tanto é que estou trabalhando no limite do que uma oferece. Meu embaraço tá sendo mesmo portar esses controles para o teclado, o que é irônico, vez que meu alvo são os PCs.
Aliás, em off, se alguém souber se algum lugar que venda manete/gamepad de Xbox pra PC por um preço legal e confiável aí, me dê um toque. Tô testando com uma de PS no momento.

Olha pra mim Z e X são quase um padrão pra tudo. Tipo, muitos jogos usam essas mesmas teclas, então acho que você querer mudar isso pode ser um pouco arriscado pra fazer o controle ser pegável na cabeça da pessoa XD

Emuladores em geral vêm configurado e se joga com essas teclas e outros tantos jogos por aí.

Como em jogos de tiro, na maioria dos de pc é usado AWSD pra fazer o papel das Setas. Mais por conta de ergonomia mesmo, já que estes usam o mouse também e como a maioria é destro as mãos ficam afastadas por conta do mouse ao lado direito do teclado.

Se você for mudar seria legal teclas próximas mesmo. Porém, acho que é meio chato mudar muitas teclas.
  

Eu me acostumei a usar um estilo baseado nos controles dos consoles da nintendo, algo que creio ser bem confortável para minha pessoa e sempre utilizo quando possível:
X: Como o botão X do controle nintendista. Gosto de utilizar para abrir menus.
Z: Como o botão B . Utilizo para cancelar coisas.
A: Como o botão A. Para confirmações.
S: Como o botão Y. Em vários jogos é utilizado como tecla extra (key items no pokémon), e utilizo exatamente para isso.
Q e W: Respectivamente como os botões L e R.

Fora isso, eu geralmente recorro ao joystick, ao menos quando tinha um ;-;

Particularmente nunca tive preferência de botão pra usar as habilidades e ataques no teclado, acho que costume de jogar mmo. A única coisa que realmente me incomoda e eu não consigo de jeito nenhum é controlar o char com o wasd, só consigo usar as setinhas. =o

Eu sempre tento me adaptar ao jogo e aceito variedade, contanto que seja ergonômica o suficiente e possível de aprender logo. Já joguei estilo emulador/RPG Maker (Z/X/A/S/D/C e setas), estilo FPS (WASD, Shift, Ctrl, Space, mouse), estilo LoL/DoTA (QWER, todas as letras possíveis, hotkeys nos números, mouse), em joystick de PS1/PS2/PS3/PS4 (mas não nos de Wii/Wii U e XBOX/XBOX 360/XBOX One), e me acostumei a todos esses modelos.

Se você for configurar a disposição de comandos do teclado/mouse/joystick pra algum projeto, minha dica é simples: procure saber o que seu público-alvo prefere, e procure gente pra testar modelos e decidir qual é o mais ergonômico.

02/06/2017 às 18:18 #7 Última edição: 02/06/2017 às 18:20 por Ellye
Sempre preferi usar a mão esquerda para direcionais e mão direita para ações.

Portanto, em jogos keyboard-only (sem mouse) costumo bindar:

WASD:  movimento
Setas direcionais: ações

Se precisar de mais botões para ações, costumo usar Numpad 0, Numpad 1, Delete, End.


Por exemplo, configuração do teclado que fiz no Tekken 7 ontem:

Acho que isso não tem tanta importância assim. Sempre rola uma certa dificuldade para se acostumar, mas é uma questão de adaptação mesmo, e eu não creio que seja o suficiente para fazer alguém deixar de jogar (se a jogabilidade não for afetada).

O importante é não inventar moda e se atrapalhar nos comandos. Nem sempre se manter nos padrões é algo ruim. haha  :XD:

Acho que seria mais fácil na primeira inicialização do jogo "obrigar" o jogador a configurar os controles a sua preferencia, do que tentar força-lo a jogar de uma forma que ele não está acostumado, mas também deixar para configurar no meio do jogo a qualquer hora também.
Com poucos botões sendo usados é capaz até de se jogar com apenas uma mão.
Mas enfim, deve considerar todas as teclas possíveis antes de sair mapeando elas, para na hora de mapear ficar algo coerente e de fácil jogabilidade.
Eu já fiz GDD de uns três projetos, e mesmo sem nenhum demo, já mapiei os controles que eu provavelmente vou usar, claro quando eu decidir qual projeto seguir, durante o desenvolvimento deles os controles vão mudando, porém é bom ter em mente a quantidade de ações que serão necessários botões, por exemplo alguma habilidade especial usável no mapa, botões extras para menus separados, atalhos rápidos para itens e outras habilidades caso possua (que por sinal seria uma mecânica interessante em batalha por turnos, dar a possibilidade de mapear habilidades e itens para acesso rápido, eliminando a necessidade de abrir menus e aumentar o dinamismo de um sistema consideravelmente parado).
Enfim, considere tudo que for usar, depois mapeie para ficar coerente e fácil de o jogador adquirir a memoria muscular dos controles, ou então, faça como eu disse no começo, configuração de controles obrigatória na primeira inicialização, o jogador não vai poder reclamar de controles que ele mesmo escolheu XD :lol:

Citação de: Mistyrol online 02/06/2017 às 18:36
Acho que isso não tem tanta importância assim. Sempre rola uma certa dificuldade para se acostumar, mas é uma questão de adaptação mesmo, e eu não creio que seja o suficiente para fazer alguém deixar de jogar (se a jogabilidade não for afetada).
Se não for possível alterar os bindings do jogo, é motivo para parar de jogar sim. Já dispensei jogo por causa disso.

Existem jogos demais e tempo de menos no mundo, não vou ficar me adaptando aos esquemas de controle bizarros que alguns devs propõem. Melhor ir jogar outra coisa.

03/06/2017 às 12:41 #11 Última edição: 03/06/2017 às 12:43 por Crixus
Olha eu caindo de paraquedas aqui, bem eu tive uma grande dificuldade pra me acostumar com W,A,S,D como direcionais por causa do jogos de emuladores que usavam as setas e as de ação ficavam como A, S, D (função extra) e Z, X, C (Extra).

Mas quando comecei a jogar GTA Vice City fui obrigado a me habituar pra aprender a controlar os veículos aéreos, principalmente o helicóptero, sorte que o soco e tiro podia usar o MOUSE.

Se algum dia eu voltar a ter tempo pra jogar vou logo comprar um controle de Xbox ou aquele do Play de USB da multilaser

Paraquedistas são bem-vindos. Acolher sua configuração vai ser complicado, Ellye. E não to cogitando requisitar ou permitir um mapeamento por parte do jogador pois, nos menus, eu exibo quais teclas fazem determinada ação, então daí eu teria que desenhar o ícone de todas teclas e uma condicional pra exibir esse ícone. Então, até agora, to evitando isso.

O que to usando é mais ou menos o que os emuladores usam então. Sempre que uso um emulador, a primeira coisa que faço é configurar os controles, então nem lembrava quais teclas eles usavam. Tá mais ou menos assim até então:

Setinhas : Movimento do personagem.
D : Interagir / Confirmar
S : Cancelar / Abrir menu principal
C : Correr / Comparar itens nos menus
X : Mini-mapa
A : Atalho para ferramenta (uso esporádico)
Z : Atalho para item consumível (uso esporádico)
W, E, F, V : Tão disponíveis pra futuros sistemas.
Espaço : Pular (mas to pensando em passar pro D, por ser permitido pulo somente em lugares predefinidos)

É um pouco complicado assim, mas já consegui achar a forma que a mão deve ficar de uma forma confortável e prática, honestamente acho um desperdício colocar o pulo no espaço sendo que só vai ser usado poucas vezes e o interagir no d que é usado várias vezes, sendo que a barra de espaço é o botão onde o polegar sempre fica, por ser dificil de usar outra tecla com ele.
Eu mapearia assim creio eu:
Setinhas : Movimento do personagem.
S : Pular
C: Cancelar / Abrir menu principal
D : Correr / Comparar itens nos menus
A : Mini-mapa
F : Atalho para ferramenta (uso esporádico)
V : Atalho para item consumível (uso esporádico)
W, E, X, Z : Tão disponíveis pra futuros sistemas.
Espaço : Interagir / Confirmar

Nessa configuração a mão esquerda ficaria disposta confortavelmente assim:
Mindinho: A
Anelar: S
Médio: D
Indicador: C, V, F
Polegar: Espaço

Mas isso sou eu claro, creio que fica mais prático, não sei se outros concordam comigo.

Como defensor do controle do NES, eu pergunto: essa quantidade de teclas é realmente necessária? Por que, se você não usa nenhuma mecânica muito ativa, alguns atalhos são dispensáveis. Por exemplo, o mini mapa. Se os seus não forem imensos nem confusos - salvo nos casos em que precisam ser - o jogador raramente abre ele. Experiência própria: fui descobrir que o FFV de SNES tem minimapa três anos depois de ter jogado. Dito isso:

W,E,F e V: Precisa mesmo das quatro ou pode reduzir para uma?
Z: Se o uso é esporádico, não é melhor ser feito no menu? Até para evitar o uso por engano.
Espaço ou D: Se o pulo for usado apenas em locais específicos, acredito que nem precise de uma tecla. Use o pulo automaticamente quando o jogador seguir na direção necessária.