O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Iluminação

Iniciado por Henzir Hentz, 15/06/2017 às 09:22

15/06/2017 às 09:22 Última edição: 15/06/2017 às 09:24 por Henzir Hentz
Bom dia, pessoal. :XD: Estava aqui no RPG Maker XP e me deparei com uma questão: como eu poderia colocar efeitos de luz e brilho para alguns objetos no meu jogo?

Por exemplo: estou em uma praia e gostaria de deixar um brilho pequeno perto de uma planta, para o jogador saber que existe um item ali, ou então, uma simples tocha que tremeluz um pouco.

Preciso de um script para isso? Com eventos simples eu consigo fazer? Preciso de gráficos novos ou ajuda de programas externos?

Esse efeito é bem interessante de se ter e acredito que ajuda na imersão do jogador.

Agradeço desde já pela ajuda de vocês.  :ok:

Bom, se você quer apenas um ponto de luz indicando que é possível interagir com o objeto, é bem simples. O RTP do RPG Maker XP já vem com uma bolinha de luz. Particularmente, eu acho ela bem feinha, mas serve como exemplo.  Digamos que você esteja passando por uma campina. No chão, há um item ou objeto interativo:


Essa bolinha de luz fica cintilando conforme o gráfico do charset dela. Esta aqui está bloqueando a passagem do jogador - ou seja, é como uma pedra no caminho. A configuração básica do objeto seria assim:


Se você quiser que o efeito fique mais discreto, marque a opção "Through". Ela permite que o jogador e os demais eventos passem por cima do evento marcado com ela. Creio que você já conhece os outros comandos. O resto do evento você configura como preferir: se é item ou armadilha, objeto ou inimigo, etc.

Citação de: Corvo online 15/06/2017 às 09:42
Bom, se você quer apenas um ponto de luz indicando que é possível interagir com o objeto, é bem simples. O RTP do RPG Maker XP já vem com uma bolinha de luz. Particularmente, eu acho ela bem feinha, mas serve como exemplo.  Digamos que você esteja passando por uma campina. No chão, há um item ou objeto interativo:


[user]Corvo[/user], essa bolinha até que ajuda, por agora, porque já dá pra deixar o brilho que eu queria, mas ainda gostaria de saber como resolver essa questão do exemplo das tochas. Agradecido pela ajuda, hahah!

Obrigado!

Opa, me desculpe. Deixei passar a questão da tocha sem perceber. Se você quer um efeito não tão simples como o exemplo abaixo, você precisará utilizar um script de iluminação, ou tentar recriar o efeito por eventos. De toda forma, você vai precisar de imagens externas.

Este exemplo foi criado no RPG Maker VX Ace

Para o XP eu recomendo este. Pode parecer um pouquinho difícil, mas é só até você se acostumar. E essa bolinha é complicada mesmo haha. Sempre defendo que o ideal é criar os próprios gráficos.

Poxa, eu estou tentando aqui, mas quando faço o que o está escrito no script, o jogo trava. Só posso ouvir a música do mapa. Tentando entender o que está dando errado.

Mano, pra ti sanar essa necessidade, eu recomendo que use o Script de Iluminação da Legacy engine.
Eu tinha os que baixei pela MRM, mas vou upar (em anexo) A demo com o script. Interaja com os NPCS e verá que é bem tranquilo
Espero ter ajudado!

[Anexo excluído pelo administrador]
Em breve: