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Como Preencher o Vazio de um Sistema de Combate?

Iniciado por Shibui, 27/09/2017 às 18:29

27/09/2017 às 18:29 Última edição: 27/09/2017 às 18:31 por Corvo
Eu estou desenvolvendo um jogo de detetive, onde você controla três personagens, e a ideia é você poder fazer missões, missões opcionais e outras tarefas. Mas o problema é, eu não sei como recompensar o jogador por completar uma missão, a maioria dos jogos dão equipamentos, armas, e outros itens mas eles são usados em combate, coisa que o jogo não vai ter.
Eu ja pensei em dar dinheiro, mas dinheiro pra comprar o que? Como já disse em cima,  o jogo não tem combate, e itens na loja são  geralmente usados pra... combate.

Muito Obrigado desde já. 

Existem muitos bons jogos sem combate. O truque é valorizar a sua própria jogabilidade. Você pode dar itens que facilitam as missões ou que facilitam as mecânicas que você usa. Por exemplo, há alguma cena em que o jogador tenha de procurar detalhes em um local, tal como em um point-and-click? Dê uma lupa ou uma lanterna ao jogador. Há partes em que ele pode se perder? Dê mapas comuns ou mapas especiais que auxiliam tanto na missão como na busca por segredos. Basta desenvolver ao máximo a jogabilidade que você escolheu.

Citação de: Corvo online 27/09/2017 às 18:37
Existem muitos bons jogos sem combate. O truque é valorizar a sua própria jogabilidade. Você pode dar itens que facilitam as missões ou que facilitam as mecânicas que você usa. Por exemplo, há alguma cena em que o jogador tenha de procurar detalhes em um local, tal como em um point-and-click? Dê uma lupa ou uma lanterna ao jogador. Há partes em que ele pode se perder? Dê mapas comuns ou mapas especiais que auxiliam tanto na missão como na busca por segredos. Basta desenvolver ao máximo a jogabilidade que você escolheu.

Bom, o sistema point-and-click era a ideia inicial, mas não acho que tenha como fazer algo desse tipo no MV.

Dá e é bem fácil. Este sistema simula uma espécie de point-and-click e pode ser configurado até no Rm 2003. No MV, que já tem suporte para Mouse, deve ser até mais fácil.

Citação de: Corvo online 27/09/2017 às 18:59
Dá e é bem fácil. Este sistema simula uma espécie de point-and-click e pode ser configurado até no Rm 2003. No MV, que já tem suporte para Mouse, deve ser até mais fácil.

Será que tem algo semelhante para o MV? Obrigado pela ajuda. ^^

A programação por eventos é idêntica. Para replicar o evento nele é basicamente um Ctrl + C/ Ctrl + V. Porém existem plugins mais práticos, como esse.

27/09/2017 às 19:14 #6 Última edição: 27/09/2017 às 19:18 por Shibui
Muito Obrigado, Corvo. ;)

Detetive, ham!?  :holmes:

Bom, como o Poe já lhe direcionou por um lado, tentarei direcionar-lhe por outro: na questão do dinheiro. Você pode incrementar mecânicas para atribuir ao dinheiro algum valor, como por exemplo um sistema de fome, assim o jogador terá de comprar comida; ou impedir que o personagem ande debaixo da chuva, porém, permitindo comprar um guarda chuva ou uma capa.

Pode haver um túnel, escuro e traiçoeiro, onde fora encontrado um corpo de uma das vítimas relacionadas às suas investigações. Não há como investigar lá naquele breu no qual se encontra, entretanto, tudo se resolve comprando uma lamparina ou uma lanterna. Mas temos outro problema: o guarda que vigia o túnel não deixa ninguém entrar. Bom, podemos fazer ele mudar de ideia oferecendo algumas moedas. Mas não, ele é honesto e não se deixaria ser subordinado. Mas poderia de bom grado abrir uma exceção para um amigo que o desse uma garrafa da melhor cerveja da região.

Citação de: King Gerar online 27/09/2017 às 21:44
Detetive, ham!?  :holmes:

Bom, como o Poe já lhe direcionou por um lado, tentarei direcionar-lhe por outro: na questão do dinheiro. Você pode incrementar mecânicas para atribuir ao dinheiro algum valor, como por exemplo um sistema de fome, assim o jogador terá de comprar comida; ou impedir que o personagem ande debaixo da chuva, porém, permitindo comprar um guarda chuva ou uma capa.

Pode haver um túnel, escuro e traiçoeiro, onde fora encontrado um corpo de uma das vítimas relacionadas às suas investigações. Não há como investigar lá naquele breu no qual se encontra, entretanto, tudo se resolve comprando uma lamparina ou uma lanterna. Mas temos outro problema: o guarda que vigia o túnel não deixa ninguém entrar. Bom, podemos fazer ele mudar de ideia oferecendo algumas moedas. Mas não, ele é honesto e não se deixaria ser subordinado. Mas poderia de bom grado abrir uma exceção para um amigo que o desse uma garrafa da melhor cerveja da região.

Eu acho que eu cheguei a uma conclusão, vou misturar um pouco dos dois, obrigado por ajudar. ^^