O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Avaliação de Roteiros e Narrativas

Iniciado por Corvo, 03/11/2017 às 10:49

03/11/2017 às 10:49 Última edição: 21/01/2019 às 21:14 por Corvo
Existe um ditado que diz o seguinte: a melhor forma de começar um assunto é citar um ditado. Se você pesquisar, notará que esse ditado não existe, mas funciona mesmo que você precise repetir a palavra três vezes. E é sobre repetições, começos, meios e fins que eu quero falar.




Você já pensou em dar mais atenção ao roteiro do seu jogo? Você sabia que, assim como o mapeamento e a jogabilidade, o roteiro precisa ser lapidado, evoluído, derretido no magma e moldado novamente? É provável que não. Sejamos honestos, qualquer um faz um roteiro, certo? Certo, você pode ter pensado que eu diria "errado", mas está certo. Certo como "qualquer um programa um sistema" ou "qualquer um é habilidoso no mapeamento". Agora tente fazer qualquer uma dessas coisas sem o devido preparo.




Temos tanto carinho com o visual e o funcionamento de nossas obras que nos esquecemos do principal. A ideia que nos impulsionou a criar. É de uma ideia que nascem os mapas, a jogabilidade, a arte. Criar um jogo, escrever um livro, compor uma música, tudo isso faz parte de uma coisa: a vontade de contar uma história.

Será que essa história merece um pouco da sua atenção? Se a resposta é sim, você veio ao lugar certo.




Acumulei mais de setenta e cinco horas em cursos de literatura, cinema e teatro. Mais recentemente participei de um curso de oito horas exclusivamente dedicadas à criação de roteiros para jogos digitais. De palestras até oficinas de escrita criativa ministrados por renomados autores. E continuo aprendendo. Hoje me sinto seguro o suficiente para dizer que posso ajudar no seu enredo.




O que é uma avaliação?

Você já deve ter ouvido no termo "Leitura Crítica". Basicamente é um comentário, a visão de determinada pessoa sobre a sua obra. São observados os seguintes itens:


  • Possíveis erros e lacunas no enredo
  • Estilo narrativo
  • Ritmo
  • Construção de cena
  • Manutenção de gênero




Como funciona?

É simples, envie seu texto em um arquivo editável e receba o mesmo comentado. Você pode mandar seu enredo em prosa ou roteiro (formato de script de cinema). Na sua mensagem você pode e deve incluir quaisquer dúvidas, comentários e observações. Quanto mais detalhes você colocar, maior será a base de quem avalia.




Qual o custo de uma avaliação?

A avaliação tem um preço fixo. Isso quer dizer que o custo não varia de acordo com a complexidade do seu trabalho. No geral, o preço é feito com base no número de caracteres da obra. Veja bem, uma lauda não é uma medida confiável, mas se definirmos claramente um valor, não há enganos:

Consideremos uma "lauda" de mil e duzentos (1200) caracteres com espaço. O preço por lauda é de cinco (5) reais. Simples assim. Entretanto, o número de caracteres precisa seguir rigidamente este padrão. reservo-me o direito de ignorar caracteres que extrapolem uma contagem exata. Ou seja, se ao fim do texto sobrarem caracteres que não formem uma lauda completa, a avaliação não cobre os mesmos.




Como eu trabalho.

Diferente da maioria das pessoas que oferecem este tipo de trabalho, eu só aceito um cliente por vez. Isso garante o nível de qualidade do serviço, pois um único texto receberá toda a atenção que a história merece.

Caso você me contate e eu esteja ocupado, não se preocupe, retornarei em breve. Em algumas ocasiões é preciso criar uma lista de espera. Ao chegar a vez de um cliente, eu entro em contato e pergunto se ele ainda está interessado no serviço.

Só são aceitos textos de até dez mil (10.000) caracteres com espaços por vez. Isto é, pouco mais de oito (8) laudas. Qual o motivo disso? Dessa forma é possível atender um número maior de pessoas e garantir que a lista de espera não se torne longa nem demorada. O prazo de entrega da avaliação é de no máximo três dias após a confirmação do pagamento.

O pagamento deve ser feito antes do início da avaliação. Entretanto, você pode receber uma amostra do serviço da seguinte forma: Na primeira vez em que você entrar em contato, você ganha imediatamente uma avaliação gratuita de até quinhentos (500) caracteres contando espaços. A única diferença entre ela e uma avaliação pela qual você pagará é o tamanho reduzido. O tamanho para estas avaliações gratuitas é fixo, terei de recusar - ou ignorar parte dos - textos que extrapolem este limite. Recomendo veementemente que você peça a avaliação gratuita antes de iniciar um trabalho. Se não ficar satisfeito com a mesma, a avaliação paga também não será de seu interesse.

O pagamento pode ser feito mediante depósito bancário, transferência, PayPal ou por criptoativos. Pagar utilizando criptomoedas garante um desconto de 25%* no valor total da avaliação. Este preço será definido no valor exato da moeda em questão no momento em que o trabalho for iniciado. Porém, atualmente só trabalho com duas moedas:


Se você preferir pagar com cryptoativos devido ao desconto, mas não possui nenhum, sem problemas. Você pode pagar utilizando Gift Cards.

*Desconto negociável. Pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de trabalho e tempo que levará para ser concluído.



[box class=errorbox]Porém, fica um aviso: NÃO É PAPEL DE UM CRÍTICO ELOGIAR. Esteja ciente de que o foco de uma avaliação é comentar os pontos a serem melhorados na obra. As críticas serão sinceras e, muitas vezes, pesadas. Se você é muito apegado(a) ao seu enredo, recomendo veementemente que não busque por serviços de leitura crítica se não estiver apto a debatê-las profissionalmente.




Contato:

Você pode entrar em contato comigo pelo Centro RPG Maker. Se possível, informe os seguintes dados já em sua primeira mensagem:

Sua idade.
Quantidade exata de caracteres a serem avaliados.


Se você for menor de idade, terei de pedir uma autorização por escrito de seus pais ou responsável legal.
[/box]

Um pouco de justiça
Eu poderia ter enfeitado o tópico com diversas imagens. Poderia ter caprichado na diagramação e escolhido uma formatação melhor, mas não fiz isso. Eu optei pelo visual simples por um único motivo: estou trabalhando com palavras. Se eu não consegui prender sua atenção até aqui somente com elas, talvez eu não deva ser contratado. Se você leu até aqui e gostou do que leu, eu agradeço pela sua atenção. E, quem sabe, pelo seu contato.

Outro ponto que gosto de frisar: Estudar sobre narrativa é estritamente necessário? Não, de forma alguma. Um curso (ou avaliação) irá apenas acelerar o seu aprendizado. Você irá conhecer ferramentas técnicas que acabaria descobrindo por experiência própria. Eu mesmo admito que aprendi muito em alguns cursos e nada em outros. Não se esqueça de que, na época dos escritores clássicos, não existiam cursos de escrita. Você pode ganhar um Nobel mesmo sem ter conhecimento algum sobre a técnica.
[close]




Salve, povo! Bora tirar as teias. Apesar de o tópico não ter respostas, até tive alguns clientes por aqui, não custa cutucar de novo. Passei para avisar algumas mudanças no esquema, ó:

[box class=windowbg3]A avaliação gratuita foi reduzida de mil (1000) para quinhentos (500) caracteres com espaço.
O preço subiu. De dois (2) reais por lauda, agora são cinco (5).


Mas o capitalismo selvagem não vem só de aumentos. Pude voltar a trabalhar com criptomoedas. No momento, Bitcoin e Nano. Quando o pagamento for feito mediante estas, desconto garantido. Se você não tem cryptomoedas ou não sabe como usar, não se preocupe. Você pode pagar usando Gift Cards. Usá-los é bem fácil, é como colocar créditos no número de outra pessoa.
[/box]

Para mais informações, a mensagem principal foi editada. Aproveitem que o Bitcoin está em baixa, precinho de banana. E das bem baratas. :3

Vou ressuscitar isto aqui por três motivos:

1) Não precisarei criar outro tópico.
2) Voltei a aceitar trabalhos da turma dos fóruns.
3) Atualizei o preço. :D

E o tópico está feio de propósito. Leia o spoiler acima. :D²

Quem dera se todos entendessem a importância da consultoria, da análise crítica.

Parabéns pela iniciativa o/