O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapeamento: Aula 01 - Conceitos Básicos

Iniciado por sc19, 16/11/2017 às 08:20

16/11/2017 às 08:20 Última edição: 16/11/2017 às 08:21 por Corvo



Mapeamento: Aula 01 - Conceitos Básicos





Através dessa série de documentos os ensinarei a arte do mapeamento na engine RPG Maker, embora os conceitos abordados nesta primeira aula podem ser os mesmos para outros diversos motores de criação de jogos.

"Afinal, o que é mapeamento?"

O mapeamento em jogos é a arte de retratar ambientes usando conceitos, e gráficos.

No caso do RPG Maker, os mapas podem ser formados naturalmente pelos gráficos que chamamos de tiles. Eles são os "pedaços" de um tileset,  que posteriormente é uma imagem contendo todos eles, formando um conjunto. Tilesets em algumas engines 2D são uma ótima forma de economizar peso do seu projeto, assim como por exemplo uma spritesheet (que no caso é a mesma coisa, mas com outros tipos de gráficos) contendo frames de um personagem, ou outra expressões faciais, ou outra animações etc. Estes conjuntos são algo universal para qualquer gamedeveloper 2D pois ajudam muito para a organização e peso final do jogo.

Para desenvolvedores mais ousados, podemos também usar uma imagem inteira como mapa, que no caso seria um Parallax Map. Para esta técnica existem algumas formas dos mapas serem produzidos, porém não falarei dela neste vídeo.

Mesmo assim, o conhecimento é necessário para darmos harmonia e lógica para diversos cenários, e por isso os darei os conceitos necessários aqui. Vamos lá?





Essência - Do que tratará seus mapas? O foco...


I Will Vibe - DM Studios

A essência é fundamental para nós mapeadores sabermos do que nossos mapas retratarão, a essência é o espírito, o principal, o foco do mapa. Por exemplo: se formos criar uma floresta, teremos de selecionar os elementos que constituem tal ambiente: árvores, mato, água, cachoeira, montanhas, cavenas, trilhas, animais, verde... isso tudo é importante para que não desviemos do principal que nossos mapas retratarão.

Ou seja, devemos estabelecer um padrão para nossos mapas antes de construí-los. Nunca se deve fugir do que foi determinado!




Planejamento - Imagine a construção do seu cenário


Dragon Blade 2 - Ruby Dragon Entertainment

Uma coisa muito importante antes de construir um mapa é imaginar ele pronto para termos uma base melhor do que ele será. Se você for construir uma casa por exemplo, ela deverá ter ali, em um dos mapas, uma cozinha, por  exemplo.

Mas como será essa cozinha? Quais elementos estarão presentes ali? Em que lugar da casa ela estará posicionada? Todas essas e mais questões terão de ser abordadas por você mesmo antes de mapear, além de imaginar o mapa pronto, de novo. Senão seus mapas podem ficar abaixo do esperado ou uma bagunça.




Posicionamento - O encaixamento de certos objetos


Aedemphia - Sylvanor

Mapeando, o posicionamento ideal é obrigatório não só para deixar o mapa harmônico, como também dar uma imersão e controle melhores para o jogador. Por exemplo: um guarda-roupa não deve ficar no centro, nem um pouco mais pro lado, e sim colado na parede. O mesmo vale para uma cama, que pode variar a posição onde ela estará, mas sempre deverá estar em contato com a parede.

Procure por referências ou olhe ao seu redor o espaço em que você está presente. Se você estiver em um quarto, é provável que o armário e a cama estejam no devido lugar como falei. O senso de realismo é muito importante aqui e para todos os outros conceitos, pois é o que cria eles.




Simetria - Quando usar ou não este recurso


Vorum - Legados de Justiça - Star Gleen

A simetria é algo que muitos iniciantes erram, ela é muito importante para construções humanas, em perfeito estado. Pois no contrário, a natureza, ela é toda assimétrica - assim que foi criado nosso mundo antes dele ser o que é  hoje - florestas, cavernas, montanhas, praias... nada fica no seu devido lugar. Tudo fica muito espalhado.

Em construções humanas, a assimetria só pode ser usada se o lugar for devastado por um terremoto, invasão, explosão...

Lembre-se:

Construções humanas = simetria | Construções destruídas e natureza = assimetria




Harmonia - Pense em como deixar seu mapa harmônico


LifaSoul - Lycanimus

A harmonia é importante e engloba todos os conceitos abordados neste vídeo, ela é como uma "borracha" que apagará a incoerência nos seus mapas e o fará repensar o que tornaria eles mais corretos. Por exemplo, se você fez um quarto e colocou diversos elementos para enfeitar, é normal que o mapa fique um pouco estragado e você repense ao olhar ele. Tudo terá de ser muito correto e perfeito.



Finalização - Mais retoques para o resultado final


Ara Fell - Stegosoft Games

Por fim, vamos supor que você terminou seu mapa. Parabéns! A finalização existe para darmos mais alguns enfeites (ou até correções/coisas do tipo) nos mapas, podemos colocar por exemplo iluminação, sombreamento, animações, etc. É um fator que trará mais "vida" ao seu ambiente.




Conclusão


Esta foi a nossa primeira aula de mapeamento aqui, eu trarei mais conteúdo e conhecimento assim que puder e espero que tenham gostado e aprendido. Sempre treine com as aulas e procure não perder a vontade, pois como disse também procurarei sempre atualizar as coisas por aqui. Um abraço!



Gostei muito da forma sucinta que você explicou! Eu, como estou começando, acho muito difícil acertar alguns aspectos do mapeamento. Por isso, espero por mais tutoriais assim!