Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Galeria de Jogos

C# para iniciantes: Estruturas de repetições II - Laços While e Do...While 0 Respostas | 41 Visualizações

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

MayLeone

  • *
  • Mensagens: 463 Ouro: 1124

    Vencedor CRM Awards - Melhor Eventer Membros que se destacaram no Mega-Evento de Reconstrução

  • CRM
    • Unity
    • Ver perfil
  • Óculos do Rickas
Introdução:
Nesta aula vamos falar sobre mais algumas estruturas de repetições que temos em C#, são elas: Laço while e laço do..while.

Caso tenha lido a aula anterior sobre o laço for (se não leu, recomendo que leia!) já deve saber que as estruturas de repetição são artifícios disponíveis em linguagens de programação de alto nível que possuem a possibilidade de repetir algum trecho do seu código quantas vezes forem necessárias, ou até que alguma condição seja satisfeita.
Na aula passada, você viu que devemos utilizar o laço "for" quando temos em mente antecipadamente a quantidade de vezes que aquele laço vai se repetir, portanto, em sua definição nós colocamos um contador que tem início e uma validação que determina seu fim.
Mas e no caso de necessitarmos de uma estrutura que não tenha um número determinado de vezes para ocorrer, e se esta repetição deve ocorrer até que uma situação seja executada?
Para esses casos, nós temos dois outros tipos de estruturas de repetições: While e do...while! E vamos falar sobre cada uma delas nesta postagem.

Estrutura While:
"While" quer dizer "enquanto", ou seja, "enquanto tal coisa acontece ou NÃO acontece, repita algo".
Como dito, este tipo de estrutura é mais utilizado em situações que a repetição não tem um número fixo de vezes para acontecer, ela pode variar dependendo da situação presente.
Para exemplificar, vou deixar aqui uma situação muito simples: Um código que repita uma mensagem até que o usuário digite a letra "S".
Parece algo tolo, mas será um exemplo inicial para entender o funcionamento deste laço.

Para tal, vamos observar a sintaxe desta estrutura:



*No exemplo diz apenas "para que o laço pare", mas pode ser também "para que o laço continue".
Veja que visualmente é uma estrutura mais simples que o laço for, já que não existe a necessidade de explicitar onde o "contador" deverá iniciar e o seu incremento. A única validação que deve ser especificada neste laço é justamente até QUANDO o laço deve continuar.
No caso do exemplo, queremos que esta estrutura se repita mostrando uma mensagem qualquer na tela, e depois perguntando se o usuário deseja parar de ver essa mensagem. Caso ele digite qualquer letra que não seja "S" de sim, a mensagem irá prosseguir.
Podemos armazenar dentro de uma variável do tipo string, a letra que o usuário digitou para validar se ele deseja ver a mensagem ou não. O código ficaria assim:



Note que eu criei uma variável do tipo string chamada "resposta" para armazenar a resposta do usuário e após isso iniciei o laço while. Este laço irá se repetir enquanto o valor de "resposta" for diferente de "S", ou seja, enquanto o usuário não digitar "S", este laço irá se repetir, mostrando as mensagens.
Depois das mensagens, armazenei dentro da variável "resposta" o que a pessoa digitou, utilizando também o método "ToUpper" para converter aquela palavra para caixa alta, assim, independentemente de o usuário digitar "s" ou "S" o laço irá parar.

O debug será mais ou menos isto:



Perceba que eu deixei a mensagem ser exibida quatro vezes, e só depois digitei "S" finalizando o laço, porém, perceba que esta estrutura irá se repetir numa quantidade de vezes variável, porque eu posso ter repetido este laço 4 vezes, mas você por exemplo, pode repeti-lo mais ou menos, depende do momento que você digitar "S" para parar.

Esta é a grande diferença entre o laço for e o laço while.

Para não ficar tão abstrato, veremos mais um exemplo da utilização do laço while:
Neste exemplo vamos realizar uma espécie de "eleição" onde temos três candidatos: Cada candidato vai receber um voto de acordo com o número que o eleitor digitar:

Candidato A -> Vote digitando 1
Candidato B -> Vote digitando 2
Candidato C -> Vote digitando 3
E para finalizar a votação, digite 4

No final do código será mostrado qual candidato venceu.

Perceba que como não foi informado a quantidade de eleitores que vão votar (ou seja, quantas vezes o laço de repetição vai se repetir) podemos utilizar a estrutura while para este caso:



Nesta parte do código, tem criado quatro variáveis do tipo inteiro, três delas irão armazenar a quantidade de votos de cada candidato, e a outra vai armazenar o valor que o usuário digitou. Também informo com o Console.WriteLine como votar em cada candidato.
Temos também um laço while que vai repetir a mensagem de votos até que a variável "voto" seja um número maior ou igual a quatro.
Após a mensagem, é armazenado dentro da variável "voto" o que o usuário digitou e então temos uma estrutura de decisão que verifica em qual candidato nós votamos, acrescentando um incremento na variável que contabiliza seus votos.
Caso o usuário digite um número que não seja entre 1,2 ou 3 e que seja menor que 0, uma mensagem de erro aparecerá. Caso digite 4 ou um número maior, o laço irá parar.

Agora devemos escrever a outra parte do programa:



Após o final do laço "while" nós fazemos uma verificação sobre qual dos três candidatos venceu a votação, exibindo seu número de votos.
Podemos também exibir quantos votos válidos foram realizados durante a "eleição":



O resultado será mais ou menos este, ao testar:



Perceba que este laço repetiu-se 13 vezes e quando eu digitei "4" o laço parou, porém, você ao testar, pode fazê-lo repetir mais vezes ou menos vezes, depende de sua vontade.
No caso do laço "for", por exemplo, deveríamos pré-estabelecer quantas vezes este laço iria se repetir, então não teríamos essa possibilidade de fazer repetir essas mensagens num número variável de vezes.

Para saber sempre qual das duas estruturas utilizar pense no seguinte: "Eu quero que o laço se repita até que algo aconteça, ou de acordo com um número fixo de vezes?" Se a resposta for para um número fixo de vezes, utilize o laço "for", se for numa quantidade indeterminada de vezes, utilize o laço "while".
Claro que, para ambos os casos as duas estruturas iriam funcionar, você pode colocar também um número fixo de vezes de repetição para o laço while, assim como um número indeterminado para o laço for, porém são meios mais indiretos e desnecessários, visto que cada uma dessas estruturas possuem uma função para situações específicas.

Estrutura Do...While:
A estrutura do...while é muito semelhante à estrutura "while", o que difere é um pouco de sua sintaxe e que ela vai se repetir pelo menos UMA vez, mesmo que a validação não seja verdadeira.
Veja neste exemplo: A mensagem "Laço do...while entrou aqui" deveria se repetir apenas se a variável "verificar" estivesse true, porém, como ela inicia em "false", o correto seria o laço nem iniciar, porém, a característica do laço "Do...While" é justamente realizar a repetição pelo menos uma vez, para só depois validar a condição, visto que a mesma se encontra no final do código:



Veja que ao debugar, apesar da variável "verificar" iniciar em false, a mensagem é exibida uma vez na tela:



Mas note que ele só repetiu a mensagem uma vez, isto porque, a variável "verificar" não se tornou true para que o laço continue.
O fato do laço ter repetido pelo menos uma vez é a característica principal que difere o while de do...while, como já dito, visto que é verificado a sua validação apenas no final do código, ou seja, mesmo a variável estando false, ele entra no código e só depois realiza a validação se "verificar" está true, como não está, ele pára o laço.

Ou seja, quando você precisa que o laço se repita pelo menos uma vez independente do caso, utilize a estrutura do...while.

Finalização:
Chegamos a mais um final de aula de C#! Nossas aulas sobre estruturas de repetições se encerram parcialmente, pois ainda temos mais uma estrutura para ser mostrada, porém, quando você aprender sobre coleções ela será melhor explicada.
Gostaria de finalizar a aula deixando um aviso: Cuidado para não criar laços com while e do...while que sejam infinitos e que travem sua aplicação, quando trabalhar com qualquer um dos dois, certifique-se sempre que seu código possui em algum momento a validação de "finalização" do laço, seja através da mudança de estado de uma variável ou incremento.
Aviso dado, aqui chega o final da aula, até mais.

 

Versão Mobile