Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Galeria de Jogos

Comandos por Scripts pra Sistemas de Eventos (Versão MV) 1 Respostas | 175 Visualizações

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Caster

  • *
  • Mensagens: 121 Ouro: 149
    • RPG Maker MV
    • Steam
    • Ver perfil
No mundo RPG Maker de hoje em dia, temos uma coisa chamada Plugins. Ou scripts, se você utiliza o Ace ou inferior. Essas maravilhas nos permitem melhorar nossos jogos, adicionar coisas inimagináveis, ou não, em seu jogo. Porém, nem só de script/plugin vive o maker, mas também de eventos. Essas maravilhas chamadas eventos, nos permitem fazer tantas coisas, sem a necessidade de scripts ou plugins. Porém, em alguns casos, queremos fazer algum sistema com eventos, porém o maker limita nossa capacidade, ou não nos permite fazer algo utilizando os velhos e bons Comandos de Eventos. Provavelmente já conhecem uma lista parecida, criada pelo em 2013. Porém, o tópico é apenas para o RPG Maker VX Ace, então eu estarei postando aqui a lista referente ao RPG Maker MV. Esta lista pode ser útil para quem não usa Sistemas por Eventos também. Todavia, esta é uma lista de comandos do "Script...", antigo "Chamar Script" do RPG Maker VX Ace. Esses comandos permitem maior liberdade para criação de sistemas por eventos, podendo customizar melhor certos fatores dos seus sistemas, e fazer coisas que não seriam possíveis com os Comandos de Eventos normais do RPG Maker MV. Lembrando, não mostrarei a lista completa de todos os comandos existentes pois alguns são "inúteis". Pois podemos fazer estas coisas sem precisar de scripts, apenas usando Comandos de Evento. Enfim, mostrarei aqui apenas os que podem ser uma ajuda extra até mesmo pra quem não cria sistemas por eventos. Dito isso, vamos começar a lista.

Inserir Número: Com este comando poderás abrir a interface de inserir números em variáveis sem a limitação do MV, que é de 8 dígitos. Basta definir o número da variável e a quantidade de dígitos.
Código: [Selecionar]
$gameMessage.setNumberInput(variável, digitos);Ganhar ou Perder Ouro: Com este comando poderás remover ou adicionar ouro sem a limitação do RPG Maker MV, e remover ou adicionar a quantidade que quiser. Obviamente, a quantidade de ouro que pode carregar tem um limite, mas a quantidade removida/adicionada por vez não tem. O primeiro comando adiciona ouro e o segundo remove ouro.
Código: [Selecionar]
$gameParty.gainGold(quantidade);
$gameParty.loseGold(quantidade);
Adicionar XP: Com este comando poderás adicionar a quantidade de XP que quiser num personagem e ultrapassar os limites do maker. Troque o Id pelo Id do personagem no database e coloque o valor.
Código: [Selecionar]
$gameActors.actor(Id).gainExp(Valor);Esperar Tempo: Isso é pra ajudar o problema de ter que colocar o comando de esperar múltiplas vezes pra esperar o tempo que desejamos, com este comando, a quantidade de frames pode ser determinada por você, além do limite de 999, o que é realmente irritante ter que repetir o comando várias vezes.
Código: [Selecionar]
$gameInterpreter.wait(frames);Abrir Cenas: Os comandos abaixo podem abrir as diversas cenas do jogo. A batalha, loja, salvar, carregar. Isso é útil pra quem faz menus via eventos, permitindo assim ter acesso a tela de loading facilmente por exemplo, as possibilidades são muitas. As cenas são, respectivamente: Loja, Batalha, Tela para Nomear Personagens, Salvar, Carregar, Fim de Jogo, Tela de Título. Use cada uma separadamente. Algumas podem ser inúteis, como por exemplo a de loja que não possui produtos, ou a de nomear personagem que não nomeia nenhum personagem. Mas todavia eu preferi listar todas, pra caso precisem de alguma que eu não tenha listado.
Código: [Selecionar]
SceneManager.push(Scene_Shop);
SceneManager.push(Scene_Battle);
SceneManager.push(Scene_Name);
SceneManager.push(Scene_Save);
SceneManager.push(Scene_Load);
SceneManager.push(Scene_Gameover);
SceneManager.push(Scene_Title);
Janela de Ouro: Coloque uma janela de ouro, em qualquer lugar da sua tela, escolha o X e o Y, e você terá sua janela de ouro bonita na sua tela, pra mostrar suas riquezas enquanto joga.
Código: [Selecionar]
"SceneManager._scene.addChild(new Window_Gold(x, y));AutoSave: Algo que é muito útil em jogos hoje em dia, o autosave. Você comete um deslize num ponto de perigo, e pode voltar facilmente do último ponto de autosave que o desenvolvedor malandramente colocou ali para ajudá-lo. Caso você não permita o jogador salvar, ou quer salvar automaticamente, você poderá escolher o id do slot para salvar, basta substituir o 1 por qualquer outro número de slot válido e quando utilizar o script, o jogo será salvo automaticamente. Caso não queira mexer nisso, use-o como está. Coloque todas as linhas em apenas uma chamada.
Código: [Selecionar]
$gameSystem.onBeforeSave();
DataManager.saveGame(1);
SceneManager.goto(Scene_Map);
Limpar Tela: Com este comando você poderá remover todos os efeitos de clima, tremor, fade out, entre outras coisas, este comando limpará tudo isso. Sendo assim, não precisará remover um por um, e isso facilita seu trabalho.
Código: [Selecionar]
$gameScreen.clear();Sair do Jogo: Este comando é autoexplicativo. Você apenas coloca o comando, e o jogo fecha. Simples.
Código: [Selecionar]
SceneManager.exit();
Bom, pessoal, é isso. Essa lista pode não ter sido tão grande, ou com muitos comandos, porque eu não quis pegar todos os scripts, pois a maioria deles faz coisas que podem ser realizadas com Comandos de Eventos, eu peguei os mais importantes, e necessários para uso geral, e que podem fazer coisas que não são possíveis nos Comandos de Evento normais do RPG Maker MV. Porém, como ninguém é perfeito, pode ser que eu não tenha adicionado algum importante, então caso isso tenha acontecido, por favor me avise, que eu possa estar atualizando a lista, certo?  :ok: Então, é isso, até mais.
« Última modificação: 04 Jan 2018, 14:28 por Caster »

Raizen

  • *
  • Mensagens: 2481 Ouro: 1869

    Vencedor CRM Awards - Melhor Scripter Vencedores das edições do Concurso Projeto Rickas!

    • Ver perfil
    • E-mail
Comandos por Scripts pra Sistemas de Eventos (Versão MV)
Resposta 1 Online: 23 Nov 2017, 16:09
Muito bom!  :wow:

A ideia é essa mesmo, dar mais "poder" aos comandos por eventos, isso com certeza sempre foi bem útil a todos os makers que querem fazer alguns sistemas mais complexos!

 

Versão Mobile