O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Survival Horror - London Knife (Briefing de Produção)

Iniciado por Sir Lobo, 02/12/2017 às 18:34

Bem, aqui apresentarei as ideias sobre a construção de meu projeto do gênero Survival Horror: London Knife. Fiquem à vontade para dar feedback e tirar dúvidas sobre o enredo ou sistemas utilizados.




  JOGABILIDADE

Sistema de Batalha
O sistema de batalha será ABS [ainda indefinido]

Movimento
Indefinido. Possivelmente, usará Pixel Movement.

Interatividade
Para facilitar a jornada, todos os itens de destaque como armas, colecionáveis, portas, entradas e outros objetos interativos, serão destacados com um leve brilho pulsante.

Mas claro, por se tratar de um jogo de mistério, haverá entradas ocultas que levam à câmaras e salas secretas sem este recurso, então o jogador deverá ficar atento e vasculhar o mapa com cautela.

Personagens Jogáveis
No jogo, além de controlar a protagonista, o projeto contará com outros protagonistas em histórias paralelas, ligadas à história principal(como Sir. Francis Crois, que por muitas vezes terà que solucionar puzzles para Sarah poder prosseguir em determinados mapas), mas que em sua maioria, serão personagens secundários jogáveis, que poderão influenciar na dificuldade em se alcançar um determinado mapa. É opcional. Você pode tanto aceitar a ajuda e controlar este personagem, como seguir seu caminho com Sarah. Lembrando que cada NPC jogável poderá te ajudar ou complicar mais a sua jornada. Cabe a você julgar e decidir se aquele personagem é ou não confiável.

  GAME DESIGN

Mapeamento
Todos os cenários serão construídos usando os tilesets do projeto, mas serão previamente editados para uma forma um pouco mais realística e usados em Parallax Map com camadas de tilesets (também editados) para dar mais profundidade gráfica.

Layout
O layout será inspirado no estilo Old Generation (SNES, MasterSystem, GBC, MegaDrive, etc...), tendo suas splash screens renderizadas, de acordo com a necessidade, em padrões de 8 a 16 bits.

Design & Temática
Assim como a parte de layout, o design será baseado no estilo Old Gen, sendo que, mesmo a interface sendo focada em remeter as épocas antigas como das grandes navegações, da mineração e de outros períodos históricos, os cenários, armas e itens utilizados serão uma mescla destes aspectos e objetos provindos destas épocas antigas até os anos mais atuais, pois os mapas serão em locais diversificados (o game irá ter um sistema de Mapa-Mundi), variando entre vilas antigas e abandonadas até centros urbanos com tecnologia de ponta.

  ENREDO

Sinopse
Sarah T. Greenfield é uma habilidosa historiadora que se tornou a bibliotecária-chefe no museu de história natural na fria e sombria Londres, mas algo lhe tira o sossego: há anos ela busca por um artefato inestimável que pertenceu a coleção de relíquias históricas de sua família, e depois de mais de 7 anos sem resultados, uma nova informação a leva até um distante vilarejo nas regiões da Turkia, e é onde sua jornada se torna uma luta pela sobrevivência...Mas não se engane. Não é apenas mais uma história de terror onde a realidade se altera e seres estranhos emergem da escuridão sem sentido aparente. Tudo ao seu redor leva a um objetivo. Cada objetivo te leva para uma história. E cada história te leva para outro desfecho ainda mais profundo que o anterior. A caça à relíquia é apenas o estopim de algo muito, muito maior. E não pensem ser a destruição da humanidade. Existem coisas muito piores do quê a morte de toda uma raça.

Atmosfera & Jogabilidade
O projeto é totalmente focado na sobrevivência, e o como o nome do projeto sugere, os protagonistas se utilizaram apenas de uma pequena faca para se proteger, com exceção dos objetos coletáveis como pedras, latas e outros materiais que poderão ser usados para a ofensiva aos inimigos, mas em suma, a melhor opção em alguns casos, é fugir. Seja esperto, não corajoso.

Como citado no item "2 > Interatividade", todo o jogo terá itens a serem coletados, e tais itens irão ajudar os protagonistas a evoluir suas habilidades de defesa e stealth.

  PERSONAGENS & ELEMENTOS

Sarah Tambolt Greenfield, parente mais próxima de Sir. Willians Tambolt, grande navegador e explorador inglês, é uma habilidosa historiadora, que há anos busca a relíquia que faz parte da sua família, e quê pode revelar o sombrio passado que lhe assola.

Depois de ser violentada por marginais enquanto perambulava como mendiga pelos becos do Cairo, no Egito, pois ficou abandonada depois que seu irmão mais velho, Winston Greenfield, o qual cuidava dela, foi morto por interferir em assuntos políticos, foi adotada por Sir. Francis.

Sarah tem 34 anos, mas continua em boa forma física, é uma escaladora profissional por se exercitar em uma rotina diária, mas assim como Sir. Francis, é pouco experiente em combate corpo-a-corpo apesar de dominar a arte da lâmina, é vulnerável a ataques diretos. Sua melhor arma é seu intelecto, pois tem conhecimento de inúmeros idiomas antigos e é super sociável.

Ela irá fazer uma jornada nas regiões da Turkia baseada em uma nova informação, para quem sabe, conseguir finalmente adquirir o tão valioso artefato, e apesar de quase não ter experiência com exploração de campo, ela irá se arriscar.

Sir. Francis Crois(se pronuncia "Croá"), é o tutor de Sarah. Herdeiro de uma enorme fortuna, adotou-a ainda quando criança, depois de a achar perambulando pelas ruas do Egito.

Ele é um perito em tecnologia, línguas e em exploração geológica e histórica. Apesar de ter seus 67 anos, é um conhecedor de armas de fogo antigas e lâminas de diversos nichos, apesar de não ser nenhum conhecedor de artes-marciais, conhece bem as armas usadas em muitas delas. Também é o proprietário da empresa King Labs Incorporation, inventora do wiscOS e do ASCore.

Itens e Habilidades
ASCore[Êis'cór]: o Ambar Self-suficient Core(Núcleo Autônomo Ambar) é um smartphone com sistemas e aplicativos próprios criado pela empresa tecnológica King Labs Inc., a mesma responsável pela implementação do chip wiscOS, sendo os dois portanto, integrados virtualmente. o aparelho é sincronizado com o sistema do nanochip, mas pode apresentar instabilidades e ficar desconectado em algumas ocasiões. Sua bateria é totalmente lacrada a base de chumbo e constituída de uma liga variada de plutônio-238, e pode durar cerca de 470 horas em uso intenso.

O nome "Ambar" provém da cor dos produtos químicos que são injetados na corrente sanguínea quando o sistema wiscOS detecta algum tipo de delito, deixando o sistema venoso contrastado em radares especiais (semelhante aos exames de eeg e raios-x) e assim, facilitar a captura do fora-da-lei.

O governo não implementou nenhum recurso de monitoramento de localização GPS por achar que seria uma invasão a privacidade do cidadão, optando apenas por esse método que facilitaria a captura via câmera-drones infravermelhos.

O smartphone também conta com os seguintes recursos e aplicativos:

1. SkyTriangle©: um sistema de GPS que se utiliza de uma séries de satélites em triangulação de sinais interseccionados entre si para formar uma única resposta de triangulação precisa que abrange em informações e recursos cerca de 170% em comparação com um GPS comum.

2. Mercury©: Sensor de Temperatura Ambiente e Corporal.

3. MagicTools©: aplicativo que oferece Giroscópio, Bússola e Lanterna.

4. LightNote©: Inventário e Notas

5. Health Help©: Monitoramento cardíaco, de energia e saúde.

6. BeyondEyes©: câmera especial integrada com sensores infravermelho, visão-noturna e térmico

7. iMail©: Sistema de mensagens instantâneas via texto, voz e vídeo

wiscOS[Uáis'cos]: acrônimo de "World Identify System of Citizens" (Sistema de Identificação Mundial de Cidadãos), é um sistema inteligente que roda em conjunto com o ASCore, sendo quê sua central de processamento é um nanochip inserido no cérebro de cada cidadão. Ele contém todos os dados pessoais do hospedeiro como cidadão legal, substituindo os antigos documentos civis físicos(aqui no Brasil, denominado de RG, CPF e CNH). Ele foi implementado como uma forma de destituir e acabar com a indústria de falsificação de documentos.

  INSPIRAÇÕES

Claro, não poderia deixar de falar de minhas inspirações. Eu sou fã de muitas franquias de filmes e jogos, além de sempre estar devorando livros de diversos nichos místicos, científicos e filosóficos, e acabei pegando referências de autores como Stephen King, Rudyard Kipling, Edgar Alan Poe, Tim Burton, e claro, de cineastas como Wes Craven, Master of Shadows, entre outros, assim como nos videojogos, tive referências de franquias como God of War, Splinter Cell, The Witcher, Tomb Raider, Silent Hill, Evil Dead, Fatal Frame, entre alguns outros mais que joguei na infância, e claro, filmes como "Enigma de Outro Mundo" e "It, a Coisa" também permeiam em minhas inspirações.

Gostaria de salientar também algumas questões talvez venham a surgir para o pessoal:

1. O game é uma mistura de Tomb Raider com Sillent Hill?
R:  Não. Mas eu imaginei que algumas pessoas iriam comparar Sarah com Lara Croft de "Tomb Raider" pelo simples fato dela ser "uma historiadora que escala e sabe vários idiomas", mas Sarah é muito além disso.

Em primeiro lugar, a história é diretamente baseada em uma música que escrevi, chamada "A Vila Blackstone/O Viajante", e o personagem era masculino inicialmente, mas resolvi mudar para uma protagonista mulher para dar um pouco mais de charme e drama na trama, e depois de maturar um pouco a história, acabei escolhendo a profissão de bibliotecária, mas maturei mais um pouco a ideia, e achei que deveria inserir mais habilidades nesta nova protagonista, e foi assim que decidi lhe dar a habilidade de historiadora e escaladora profissional, e ao ver um trailer de "Rise of Tomb Raider", um amigo citou que parecia haver semelhanças de Lara com Sarah, e achei que muitos iriam espelhar Sarah em uma espécie de "Tomb Raider de Sillent Hill", mas apesar das referências, ela foi inspirada em uma música de autoria minha, cujo mudei o sexo do protagonista pelos motivos citados acima.

E claro, apesar de Lara ter inspirado eu mudar o personagem masculino para uma mulher que iria simbolizar "uma mulher frágil por fora, mas guerreira por dentro", para dar um charme a mais no enredo, há grandes diferenças, à começar pela questão de quê Sarah é uma mulher comum, não tem seios salientes ou bumbum avantajado e não representa algo sexy. Ela é apenas bonita e charmosa, mas comum, desajeitada. E depois, o ponto é que ela não sabe e provavelmente nunca irá saber manejar armas e lutar como Lara, além disso, ao contrário de Croft, ela não tem conhecimentos de exploração, de terrenos geológicos ou de tumbas perigosas, sabendo apenas o básico para sobreviver, e por isso Sir. Francis está aí para auxiliá-la.

2. O jogo tem final alternativo?
R: Sim. O game terá 2 finais alternativos, e isso irá depender das suas escolhas.

3. Sarah portará armas de fogo em algum momento da trama?
R: Não.

4. As relíquias serão cumulativas?
R: Sim. Basta terminar o modo campanha uma vez para liberar a seleção de capítulos, e caso tenha perdido alguma, basta repetir a missão e vasculhar novamente o mapa usando o mesmo savegame.

5. O jogo terá quais tipos de extras?
R: Esta é uma opção que deixarei em aberto, pois ainda estou estudando esta possibilidade, mas enfim, caso vogue, o jogo contará com os seguintes recursos:

A - Sistema de seleção de dificuldade(Normal, Torturante, Infernal).

B - Sistema de troféus semelhante ao do sistema PlayStation®3 e PlayStation® 4, denominado de RTSys© (RPG Maker Trophy System), relacionados à objetivos específicos do jogo.


Bem, esta são algumas das ideias base que formaram o projeto. Espero que gostem  :urra:

Um abraço!
Conheça meus assets:

Pelo que vi esse jogo de Terror está com uma ideia bem completa em, tem até música de título  :o:. Cara realmente eu gostei bastante da ideia, só que os itens e habilidades eu não entendi muito bem como vai funcionar, mas no geral tá good. Não desista desse projeto, tem tudo para ser um ótimo jogo. Boa sorte  :ok:

Citação de: ThiagoFQS online 03/12/2017 às 15:36
Pelo que vi esse jogo de Terror está com uma ideia bem completa em, tem até música de título  :o:. Cara realmente eu gostei bastante da ideia, só que os itens e habilidades eu não entendi muito bem como vai funcionar, mas no geral tá good. Não desista desse projeto, tem tudo para ser um ótimo jogo. Boa sorte  :ok:

Obrigado, @ThiagoFQS  :urra:

As habilidades são o seguinte: Se ler na parte do ASCore, vai ver que menciono sobre o tal smartphone. Pelo smartphone, você vai ter acesso à vários gadjets que irão auxiliar a protagonista em sua jornada, como uma câmera infravermelha para lugares escuros, comunicador para fazer contato e descobrir localizações, medir a temperatura do ambiente para sber se pode ou não continuar pelo caminho. Tudo irá influenciar o jogador. O clima, o ambiente, o horário, as escolhas. Assim como a vida real, dispor de localização e informação de clima pode salvar sua vida  :ok:

Um abraço!
Conheça meus assets: