O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Caminhos alternativos

Iniciado por Kame, 19/12/2017 às 14:54

Boa tarde, queria saber quais alternativas eu tenho para fazer um jogo com diferentes futuros dependendo das decisões do jogador.
don't fall apart.

Kame depende... Têm vários jeitos de usar caminhos alternativos. Um que eu uso e que já é bem conhecido é o mesmo que Undertale usa. Quando você mata um monstro o final pacifista já está desqualificado para você. Eu uso um ABS. Para usar esse caminho você precisa criar uma variável e você precisa que quando o monstro morra adicione +1 nessa variável. No final / em outra parte do jogo você pode colocar consequências  que pode mudar o final do game. Espero ter ajudado!  :XD:
'-'


Deixando mais amplo o que o Liger disse, para cada ação/consequência que impacte o futuro do jogo tu pode ter uma variável ou switch (eu recomendo mais switch a menos que a ação tenha mais de duas ramificações). A partir daí, para cada coisa que for impactada no jogo tu tem de criá-la para obedecer às diferentes situações da variável ou switch.

Por exemplo, um senhor me pede para pegar 4 frutas. Dentre as disponíveis eu tenho maçãs e laranja. Posso ter uma resposta diferente do senhor para quando eu entregar as frutas, ou seja, ele pode dizer uma coisa se eu entregar 4 maçãs, dizer outra se eu entregar 4 laranjas, uma terceira coisa se eu entregar mais maçãs do que laranjas, uma quarta coisa se eu entregar mais laranjas do que maças e ainda uma última se eu entregar duas de cada frutas.

Percebe-se portanto que o trabalho cresce exponencialmente ao adicionar ramificações do enredo, então minha dica é usar com extrema moderação e manter tudo isso bem escrito, pra tu ter controle sobe o desenvolvimento. É uma função muitíssimo legal, incrementa muito no jogo, mas também pesa muito no trabalho, então implante isso conscientemente para não virar problema pra tu.