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Uma História Qualquer 7 Respostas | 355 Visualizações

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Aegis

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Uma História Qualquer
Online: 22 Dez 2017, 12:01
Uma História Qualquer




Informações:
Nome do criador: Gustavo
Gênero: Estratégia / Aventura


Introdução:
Olá pessoal! Esse é o meu primeiro jogo.

Inicialmente esse projeto era para ser um desafio para jogadores que gostam de batalhas estratégicas, onde o jogador teria vários personagens, classes, habilidades e equipamento variados na qual ele deveria ir formando estratégias para conseguir derrotar os Chefes de cada andar e subir para o próximo. Não haveria level e nem monstros de meio de fase, não haveria equipamentos "melhores" e sim cada um com o seu ponto forte e fraco.

Como eu queria aprender a mexer no RPG Maker como um todo eu resolvi mudá-lo um pouco, mas a ideia continua a mesma.

A história é comum e curta, vai render apenas umas 4 ou 5 horinhas de jogo. Porém eu gosto muito de jogos com um bom sistema de batalhas, e eu tentei fazer o que pude aqui sobre isso. Se você é um daqueles jogadores de RPG que gostam de boas batalhas contra Chefes, este é o meu Desafio pra você!


História e personagens:
Buscando uma vida com mais paz e tranquilidade para formarem suas famílias, dois mercenários resolvem
"pendurar" suas espadas e viver em uma vila calma e pacata. Até que um dia...

Personagens:
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Luiz
Afinidade Elemental: Fogo.
Um rapaz amigável e com um grande senso de justiça. Especializado em ataques Físicos com Katana.



Caio
Afinidade Elemental: Terra.
Rapaz mulherengo que gosta muito de pescar. Possui habilidades Defensivas.



Felipe
Afinidade Elemental: Vento.
Um cara não muito estético, mas gente boa. Especilizado em Armas de Fogo, devido ao local onde reside.



Elise
Afinidade Elemental: Água.
Mulher enigmática, porém simpática e muito inteligente. Possui habilidades Mágicas Ofensivas.



Aegis
Afinidade Elemental: Não tem.
Garota apática, especialista e obsecada por batalhas. Possui habilidades variadas como Cópia e Sobrevivência.



Gustavo
Afinidade Elemental: Elétrico.
Rapaz tranquilo e frio que não está nem ai pra nada. Possui habilidades Ofensivas com Lança.
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Imagens
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Sistemas e scripts:
Sistemas de Inimigos Animados: TODOS os inimigos são animados!

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Créditos do Plugin para Yanfly.
E da arte para: Aekashics, byBilbo e Shadow Hawk
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Sistema de Habilidades Passivas:

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O jogador encontrará Itens que darão habilidades passivas, esses funcionam como nos jogos de "Wild Arms".
Você poderá equipá-los ou desequipá-los sempre que quiser no personagem que bem entender.
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Sistema de Chefes Estratégicos:
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Se acha um bom taticista em jogos de RPG de turno, está cansado desses jogos em que você só faz usar cura e
ficar conjurando Fogo I, Fogo II, Fogo XLVCSLKJDSOIDJSOJD???
Aqui cada Chefe terá sua própria estratégia para te derrotar e você terá que entender o que ele pretende e como
contra-atacar, antes que seja tarde demais.

Pegue a habilidade dele para sí!
Após você derrotar um Chefe, você ganhará uma de suas habilidades, seja por meio de Runas ou Itens.
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Sistema de Encontros com Inimigos:
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Nada mais chato do que quando você quer explorar um mapa e fica aparecendo inimigos do nada, não é mesmo?
Aqui você sempre verá o inimigo na tela antes de encontrar uma batalha, fazendo com que possa estar melhor preparado para o combate ou até mesmo fugir dele!
Como a história se passa em um curto período de tempo, os monstros derrotados não voltarão, ou seja, após derrotar
os inimigos da área, você poderá explorá-la a vontade.
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Inimigos com Level:
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O personagem ganhará level, porém os monstros também tem leveis e os Chefes sempre virão no nível em que você estiver. Apesar do level não, necessariamente, te deixar mais "forte" para lutar contra Chefes, com ele você ganhará habilidades que podem facilitar muito a sua vida, pois além de conseguir as técnicas normais, ainda ganhará Job Points, que servem para comprar novas habilidades no meu Skills, subir de level também te ajudará contra os monstros normais, já que eles tem limites de nível por área.
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Scripts:
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Core Engine: Yanfly - yanfly.moe

Message Core: Yanfly - yanfly.moe

Battle Engine Core: Yanfly - yanfly.moe

Buffs & States Core: Yanfly - yanfly.moe

Animated Battlers: Yanfly - yanfly.moe

Action Sequence: Yanfly - yanfly.moe

Row Formation: Yanfly - yanfly.moe

Limite Gauge: Yanfly - yanfly.moe

Charge Turn Battle: Yanfly - yanfly.moe

Target Scope: Hime - himeworks.com

Weather EX: Moghunter - atelierrgss.wordpress.com

Teasure Popup: Moghunter - atelierrgss.wordpress.com

Menu Cursor: Moghunter - atelierrgss.wordpress.com

Tittle Screen: Moghunter - atelierrgss.wordpress.com

Popup: Victor - victorenginescripts.wordpress.com

Lighting System: Terrax - forums.rpgmakerweb.com

More States Overlay: Hakuryo - forums.rpgmakerweb.com

Disable Map Regen: Trihan - forums.rpgmakerweb.com

Yanfly/Victor Ext: DreamX - forums.rpgmakerweb.com
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Considerações Finais
Esse jogo se trata de estratégia de batalhas em jogos de RPG de turno, então se você não entende nada de RPG ou é um iniciante, poderá ter sérios problemas em prosseguir no jogo. O começo é fácil como em todo os jogos, porém sem usar a massa cinzenta, VOCÊ NÃO PASSARÁ DO PRIMEIRO CHEFE, isso eu te garanto!

Mesmo sendo jogador casual e não entendendo nada de RPG, gosta de um Desafio? Então aqui vai algumas dicas pra você se dar bem:
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Busque informação: Todos os NPCs tem alguma coisa importante a dizer, preste atenção!

Conhecimento é Poder: Saiba para que serve cada um de seus Itens, Habilidades, Equipamentos e Personagens. Essa na minha opinião é a dica mais importante quando se trata de qualquer RPG.

Procure Combinações: Tudo aqui Comba! Procure combinar da maneira mais efetiva possível todo recurso que obtenha.

Não é tão difícil: Cada Chefe tem pelo menos 3 ou 4 maneiras de vencê-los, algumas deles extremamente simples e efetivas, como por exemplo remover um de seus Buffs, baixar seus ataques, defesas, envenená-los, usar elementos tanto na defesa quando ataque, etc. Se você estiver tendo muita dificuldade em Chefes logo no início é porque está o enfrentando de maneira errada, pense melhor.
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Por fim, eu gostaria muito que deixassem um feedback, mesmo que somente alguma observação.
É o meu primeiro jogo, então gostaria de poder melhorar no que puder.

Caso tenham dificuldades em algum dos Chefes ou parte do jogo ou mesmo não entendo como uma habilidade ou item funciona e queiram uma ajuda, é só deixar nos comentários que eu respondo assim que possível.

Grato! E bom jogo!

Download:
https://www.dropbox.com/s/qiqdjfkvhvy2lma/Qualquer.rar?dl=0
« Última modificação: 25 Dez 2017, 14:40 por Aegis »
"Se o problema não tem solução, então problema resolvido!"

Vixen

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Uma História Qualquer
Resposta 1 Online: 23 Dez 2017, 14:59
Olá Aegis,

Eu (tentei) testei o seu jogo e abaixo tem a minha opinião sobre ele. Eu sempre gosto de dividir minhas avaliações em críticas positivas e negativas, mas no seu caso ficou um pouco complicado.

Dica:

Antes de começar gostaria de deixar uma dica pessoal pra você e pra qualquer outro criador de jogos do RPG Maker. Jogos assim, feitos por poucas pessoas, normalmente tem vários bugs ou não tem um equilíbrio bom de nível de dificuldade; então é sempre bom (necessário) ter um save pro jogador logo no início, após a finalização do evento de abertura. Isso evita que o jogador morra ou ache algum bug antes de salvar o jogo e tenha de ficar reiniciando. É bem chato ter que ver e rever várias vezes a intro de um jogo, mesmo que curta.

Avaliação:

Em primeiro lugar raramente eu jogo jogos que tem estilo de batalha por turnos, eu não curto muito é algo pessoal, mas sempre abro uma exceção quando vejo um jogo que parece que teve dedicação nele, como foi o seu caso.
De cara eu achei muito bonita a tela de abertura, a música, aquele cenário, aquelas folhas voando, fez ficar com um ar bem profissional, chega até fiquei empolgado pra jogar, porém de cara temos um probleminha: o menu de opções. Ele está metade em inglês e metade em português, e uma das opções eu nem entendi o que era, algo escrito como "Sempre Traço". É bom tomar cuidado com esses errinhos.

Então eu logo no jogo. Tem um clima bem agradável e a música ajuda bastante nisso. Não sou muito criterioso com mapas, mas os seus estão muito bem trabalhos e construídos, chega dar gosto de ver o mapa. A história não deu pra ver muito mas de cara começa bem simples, parece a velha história dos dois amigos, que imagino eu se tornam antagonistas lá pra frente. Aqui vem dois dos maiores problemas:

Coloquialismo: Eu até vejo personagens de jogos podendo falar assim, mas isso em jogos de comédia, e pelo o que li no seu tópico e o clima apresentado no jogo, não imagino que seja o caso. Os dois amigos conversando e falando "foi mal véi", "q", "poha meu", "rlx véi", chega me incomodou bastante, é um RPG na favela, ou na internet?

Erros de portugês e escrita: Essa parte chega a ser crítica. Muitos erros de português e de concordância verbal, algumas falas ficaram até meio confusas de se entender por conta disso. Vou ser sincero, se tem algo que me desestimula a jogar é um roteiro cheio de erros absurdos. É normal a gente errar uma coisa ou outra, sempre passa batido algo, mas no caso do seu jogo a situação está meio ... precária nesse ponto. Uma dica é ter um revisor ou fazer uma revisão, até mesmo a do Word serve.

Agora o jogo em si parece tudo muito bem programado o que eu vi dos itens, baús, ficou bem configuradinho. Só não pude testar mais pois eu recebia esse erro



ao entrar em qualquer casa e ao tentar chamar o menu. Resultado, fiquei preso na cidade.

Não deu pra avaliar basicamente nada, quando consertar (principalmente o save no começo lol) a gente testa de novo.

Boa sorte com o jogo e não desanime.
« Última modificação: 23 Dez 2017, 15:01 por Vixen »

Aegis

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Uma História Qualquer
Resposta 2 Online: 23 Dez 2017, 22:21
Antes de começar gostaria de deixar uma dica pessoal pra você e pra qualquer outro criador de jogos do RPG Maker. Jogos assim, feitos por poucas pessoas, normalmente tem vários bugs ou não tem um equilíbrio bom de nível de dificuldade; então é sempre bom (necessário) ter um save pro jogador logo no início, após a finalização do evento de abertura. Isso evita que o jogador morra ou ache algum bug antes de salvar o jogo e tenha de ficar reiniciando. É bem chato ter que ver e rever várias vezes a intro de um jogo, mesmo que curta.
Obrigado pela dica, na verdade existe um save sim, logo no início, antes mesmo de começar qualquer batalha. Mas não foi possível você chegar até ele por causa do erro. Eu também coloquei um save antes de qualquer Chefe.
Sobre o erro, eu não sei o que dizer, porque testei várias vezes, um amigo também e ele nunca ocorreu com o jogo já iniciado, comigo aconteceu uma única vez, mas foi no carregamento, o jogo nem tinha iniciado ainda, foi quando minimizei logo ao abrí-lo, acredito que seja incompatibilidade de algum plugin com o enigma box. Vou fazer mais uns testes, se esse erro aparecer de novo eu vou deixar de usar o box.

Você tentou iniciar o jogo novamente? Ou foi só uma vez?
Em primeiro lugar raramente eu jogo jogos que tem estilo de batalha por turnos, eu não curto muito é algo pessoal, mas sempre abro uma exceção quando vejo um jogo que parece que teve dedicação nele, como foi o seu caso.
Você é exatamente como eu nessa parte, só que ao contrário, se é que isso faz sentido..  :top:
Eu prefiro os jogos ABS, mas não quando se trata do Maker. Nesse caso eu só jogo os por turno, mas quando é um jogo que parece bom, eu abro uma exceção. Coisa pessoal também, não consigo acostumar com o "jeito" ABS do Maker.
De cara eu achei muito bonita a tela de abertura, a música, aquele cenário, aquelas folhas voando, fez ficar com um ar bem profissional, chega até fiquei empolgado pra jogar, porém de cara temos um probleminha: o menu de opções. Ele está metade em inglês e metade em português, e uma das opções eu nem entendi o que era, algo escrito como "Sempre Traço". É bom tomar cuidado com esses errinhos.
Antes eu não sabia que dava pra arrumar sem um plugin, mas já me ajudaram a resolver isso, dá pra mudar os nomes no próprio Maker e eu não sabia.
Coloquialismo: Eu até vejo personagens de jogos podendo falar assim, mas isso em jogos de comédia, e pelo o que li no seu tópico e o clima apresentado no jogo, não imagino que seja o caso. Os dois amigos conversando e falando "foi mal véi", "q", "poha meu", "rlx véi", chega me incomodou bastante, é um RPG na favela, ou na internet?
Eu tentei deixar a coisa informal entre os dois, já que são amigos e não são heróis, são mercenários. Se você perceber eles não falam assim com as outras pessoas. Mas se isso pegou tão mal, eu vou tentar fazer de outra maneira. Se você souber umas dicas pra passar, eu agradeço.
Erros de portugês e escrita: Essa parte chega a ser crítica. Muitos erros de português e de concordância verbal, algumas falas ficaram até meio confusas de se entender por conta disso. Vou ser sincero, se tem algo que me desestimula a jogar é um roteiro cheio de erros absurdos. É normal a gente errar uma coisa ou outra, sempre passa batido algo, mas no caso do seu jogo a situação está meio ... precária nesse ponto. Uma dica é ter um revisor ou fazer uma revisão, até mesmo a do Word serve.
Aqui você tem total e absoluta razão, tenho que admitir que não tive o menor cuidado com isso, eu já sou totalmente o inverso de você, pra mim se "dá para entender, está bom". Realmente eu tenho que tomar mais cuidado com isso e vou fazer o possível pra melhorar.
Agora o jogo em si parece tudo muito bem programado o que eu vi dos itens, baús, ficou bem configuradinho. Só não pude testar mais pois eu recebia esse erro
Apesar de não dar a menor "bola" para a escrita, eu sou totalmente o contrário quando se trata da mecânica, pra mim só está bom se está "perfeito".
Boa sorte com o jogo e não desanime.
Eu agradeço muito pelo seu feedback, sério!
Geralmente as pessoas não perderiam tanto tempo escrevendo um texto tão completo quanto o seu, mesmo tendo visto tão pouco você já me ajudou muito.
Eu vou unir suas reclamações com às demais e dar uma reformulada no jogo. Acho que é por isso que as pessoas soltam Demos, eu também nunca pensei nisso, receber um feedback desses logo de início me ajudaria muito a não cometer esses erros.

Muito obrigado novamente e eu não vou desistir até que alguém consiga finalizar esse joguinho noob..  :top:
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Uma História Qualquer
Resposta 3 Online: 23 Dez 2017, 23:45

Você tentou iniciar o jogo novamente? Ou foi só uma vez?


Tentei uma vez pra cada casa, e mais duas pro menu. To falando que eu vi aquela intro umas 700 vezes. Todos deram o mesmo erro.  XD

Aegis

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Uma História Qualquer
Resposta 4 Online: 24 Dez 2017, 19:54
Tentei uma vez pra cada casa, e mais duas pro menu. To falando que eu vi aquela intro umas 700 vezes. Todos deram o mesmo erro.  XD
Meu rapaz, você é mesmo um guerreiro. Acho que nem eu mesmo aguentaria ficar vendo tantas vezes essa intro.
Pois bem, vou pedir pra alguns conhecidos baixarem para ver se o erro se repete, e corrigí-lo.

Obrigado pela atenção!
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NeonX

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Uma História Qualquer
Resposta 5 Online: 31 Dez 2017, 07:49
Olá bom dia , boa tarde ou boa noite (para quando ver essa mensagem kk) , deixando isso de lado queria te parabenizar pelo belo jogo , os boss não são tão dificil (deve ser porquê estou acostumado com pro).

mais , jogo bem elaborado (não terminei ainda) , vou terminar gostei bastante da tatica , historia , não parece uma  ''Historia Qualquer '' .

amigo, podia queria uma continuação ( depois atualizo essa parte).

Valeu, Mano.  :urra: :urra: :urra: :urra: :urra:

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Uma História Qualquer
Resposta 6 Online: 31 Dez 2017, 11:08
O jogo tá bem legal. Todos npcs tem alguma coisa interessante, tem vários lugares com itens, isso é muito interessante por que você não fica só preso em ir e lutar, você também explora o mapa. Tem muitas habilidades o quê deixa bem divertido qual estrategia você vai usar, e como cada monstro tem um jeito diferente de matar fica melhor ainda. Sobre o boss, pelo menos o 1° não é muito difícil, matei ele na segunda tentativa, é só descobrir as habilidades dele que fica fácil.

melhor frase do jogo: "Se você mexer com minha filha eu te castro!"

Aegis

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Uma História Qualquer
Resposta 7 Online: 31 Dez 2017, 12:40
Primeiro eu queria agradecer o feedback de vocês, isso é muito importante pra quem ainda está começando. Mesmo que a pessoa ache que não tem muito a dizer ou que é negativo demais, eu penso que cada opinião é importante para que possamos evoluir, tanto em erros comuns como melhorar ainda mais o que já está bom.

Olá bom dia , boa tarde ou boa noite (para quando ver essa mensagem kk) , deixando isso de lado queria te parabenizar pelo belo jogo , os boss não são tão dificil (deve ser porquê estou acostumado com pro).

mais , jogo bem elaborado (não terminei ainda) , vou terminar gostei bastante da tatica , historia , não parece uma  ''Historia Qualquer '' .

amigo, podia queria uma continuação ( depois atualizo essa parte).

Valeu, Mano.  :urra: :urra: :urra: :urra: :urra:
Você não sabe como eu fico aliviado de ler isso, até agora só me disseram que o Game está muito difícil (mesmo os meus amigos que já estão acostumados com RPGs), então saber que alguém está conseguindo avançar e que está entendo como contra-atacar os Chefes, já me faz perceber que todo o trabalho que tive em ajustá-los não foi em vão, já que a intenção era essa mesma, desde o começo, fazer ele mais direcionado para jogadores hardcore.


O jogo tá bem legal. Todos npcs tem alguma coisa interessante, tem vários lugares com itens, isso é muito interessante por que você não fica só preso em ir e lutar, você também explora o mapa. Tem muitas habilidades o quê deixa bem divertido qual estrategia você vai usar, e como cada monstro tem um jeito diferente de matar fica melhor ainda. Sobre o boss, pelo menos o 1° não é muito difícil, matei ele na segunda tentativa, é só descobrir as habilidades dele que fica fácil.
Eu fico feliz que não tenha achado ele tão difícil e que esteja gostando do jogo, afinal eu tive um certo "cuidado extra" na programação. Mas esse é só o primeiro Chefe, você possivelmente ainda vai ter umas dores de cabeça mais adiante... hahaha

melhor frase do jogo: "Se você mexer com minha filha eu te castro!"
Hahahah... Mesmo não sendo muito bom nisso, eu tentei dar um ar mais cômico de vez em quando, pra não deixar o jogo com aquele clima sério o tempo todo.


@NeonX / @TensaZangetsu:

Mesmo que estejam conseguindo seguir em frente no Game, eu posso acabar tento exagerado um pouco em alguns Chefes, então se achar que alguma coisa possa estar desequilibrada, ou como pode ser melhorada, eu gostaria de ouvir suas opiniões.


Em todo caso, eu estou dando uma "mexidinha" nele, e estou fazendo um novo nível para os Chefes, o jogador vai poder escolher antes de enfrentá-los, qual nível vai querer, assim todos podem jogar. É claro que vencer o modo mais díficil, que no caso é como está hoje, vai render prêmios melhores.


No mais é isso! Muito obrigado pelo feedback!!
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