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[RMXP] Criando e chamando um script no RPG Maker XP 0 Respostas | 19 Visualizações

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Olá,

Estou trazendo um tutorial simples para RPG Maker XP.  São coisas simples mas que ajudam os iniciantes.

- Criando e chamando um Script no RPG Maker

Descrição: Iremos criar um evento no mapa que irá chamar um script que iremos criar. O script apenas manda uma mensagem.

Quem quiser se aprofundar em Ruby, recomendo este tópico: http://centrorpg.com/index.php?topic=16769.0

Vamos ao Tutorial!

1° Passo: Crie um evento qualquer no mapa e deixe-o com as opções padrões. (Pode colocar uma imagem se quiser para o evento.)

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2º Passo: Vá até o "Comandos de Eventos" > "Aba 3" > "Chamar Script"

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3° Passo: Digite dentro da Box do "Chamar Script":

Código: [Selecionar]
MyWindow.new   # Estamos criando uma instância da Classe MyWindow
                                      # que iremos criar via script


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4º Passo: Abra o "Editor de Script" > Insira um novo script e coloque o nome que quiser no novo script. Eu chamei de "Script 1" mas pode ser o nome que você quiser e digite o seguinte código dentro da janela:

Código: [Selecionar]
class MyWindow < Window_Base
   def initialize
   # Como vamos chamar uma MessageBox na tela, não iremos
   # precisar inicializar os parâmetros da janela de Window_Base
      p "Mensagem Script 1"
   end
 
end

Descrição:  A classe MyWindow pode ser o nome que você quiser. Poderia ser "MinhaJanela", "Janela","Mensagem" etc. Atente-se apenas para o fato de que o nome que você criar para sua classe deve começar com letra MAIÚSCULA.
Nossa classe deriva (tem herança) à partir da classe "Window_Base".  Se fossemos utilizar uma janela, precisariamos passar argumentos a mais no método initialize que definiriam o compartamento da Janela(Window), como posição x e y, altura e largura. Mas como iremos mostrar apenas uma "MessageBox", poderíamos até mesmo escrever nossa classe sem herdar nada ( "<")  da classe "Window_Base" e o código funcionaria do mesmo jeito.

(Lembrando que este código é para o RPG Maker XP. Se fosse versões mais recentes provavelmente herdariam da classe "Scene_Base" para criar uma cena, ou "Window_Base" mesmo para criar uma janela.

class MyWindow < Window_Base   # Criamos nossa class MyWindow
   def initialize
   # Como vamos chamar uma MessageBox na tela, não iremos
   # precisar inicializar os parâmetros da janela de Window_Base
      p "Mensagem Script 1"   # Vamos mostrar uma mensagem no formato de MessageBox
   end
 
end

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5° Testando e conferindo. (Eu havia colocado uma mensagem para o personagem principal antes. Eis  a mensagem.

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6º  Testando o funcionamento do Script:

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Obrigado.
« Última modificação: 24 Dez 2017, 20:51 por Username »

 

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