O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Portas, Switchs e interruptores...

Iniciado por Sasaki, 05/01/2018 às 11:09

05/01/2018 às 11:09 Última edição: 05/01/2018 às 14:27 por Corvo
Bom dia a todas/os !! Sou bem novo quanto a utilização do RPG Maker, como também na comunidade. Por sinal este é meu primeiro post :ded:. Decidi me engajar no ramo dos eventos, sei que existem outras áreas, mas atualmente me sinto atraído por esta, no entanto nada é tão fácil e o aprendizado não acontece por um passe de mágica, não é mesmo? Enfim...

Acredito que minha dúvida é bem simples, nível quase subsolo, mas como ainda não consigo ter um bom domínio dos eventos acabo me embaralhando todo.

É o seguinte, estava eu tentando aprender a utilizar as benditas switchs e decidi logo fazer uma porta, mas não daquelas em que o evento apresenta duas abas, uma com a porta fechada e outra com a respectiva aberta, não, definitivamente não queria isto! Então resolvi mexer aqui e ali e consegui fazer o que queria. Agora meu herói podia escolher se queria ou não entrar na casa pela bendita e cada escolha resultaria em um determinado movimento. Por exemplo, ao apertar uma determinada tecla a porta executava o "movimento de abrir", caso não quisesse entrar a porta realizava o "movimento de fechar", e assim por diante. Consegui com sucesso realizar essa tarefa, contudo não parei por aí, então resolvi fazer um tipo de interruptor que trava/destrava a porta, e é aqui que se encontra o problema.

O que eu quero exatamente... Quero que a princípio a porta permaneça travada e ao tocar nela surja a mensagem "A porta está travada", mas logo após desativar o interruptor. Que a princípio permanece ativo. Todos aqueles comandos já citados funcionassem, do mesmo modo quando estiver destravada, isto é, ao ativar o interruptor trava-se a porta. Entretanto, está acontecendo alguns erros quanto ao interruptor. Por exemplo, quando desativo tudo fica certo, o mesmo desenvolve o movimento e tal, mas quando vou ativa-lo novamente seu movimento (contrário ao primeiro) não acontece corretamente, e, não obstante, a partir de então a porta permanece travada e é impossível destravar (Como se não pudesse reiniciar o ciclo). Outra questão é quando entro na casa. Para entrar na casa a porta precisa estar destravada (Interruptor desligado). Ao entrar e sair da casa o interruptor permanece "desativado", todavia com a imagem de "ativado" e, no entanto a porta fica fechada, ou seja travada, daí por diante a mesma também não consegue destravar.

Quero saber como posso resolver isso, ativar e desativar o interruptor de modo que ele execute bem os movimentos e a porta funcione bem também, a respeito de entrar em casa e sair quero que o mesmo permaneça desativo até eu mesmo ir lá ativa-lo e, lógico, a porta deve funcionar também sob estas condições. Alguém pode me ajudar, por favor ???

Por enquanto os eventos estão assim:
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Nossa que porta complexa hahahah, fiquei meio atrapalhado com o funcionamento dela atual (errado) e como você quer que ela funcione. Mas acho que encontrei um erro na página 2 do switch você não desativa o switch local A fazendo ficar travado na página 2 pra sempre, acho que se colocar ele em OFF na página 2 resolve.

Muito obrigado !!! Realmente resolveu os problemas em questão. E era uma coisa tão fácil  :facepalm:. Mas ainda tem um porém, o interruptor não executa corretamente o movimento de "Ativar". É como que o movimento de "Subir a alavanca" fosse inicialmente interrompido por um freme da alavanca já na posição final (Para cima) e então ele executa o movimento, posteriormente a isso... Sabe como resolver isso ??

05/01/2018 às 12:01 #3 Última edição: 05/01/2018 às 12:03 por Revali
Você dissertou uma verdadeira tese de doutorado para nos contar o seu problema, não?
Brincadeiras à parte, seja muito bem vindo ao fórum Sasaki. É empolgante ver um novo membro escrevendo um tópico tão bonitinho igual esse só para buscar ajuda.




Citação de: Sasaki online 05/01/2018 às 11:48
Muito obrigado !!! Realmente resolveu os problemas em questão. E era uma coisa tão fácil  :facepalm:. Mas ainda tem um porém, o interruptor não executa corretamente o movimento de "Ativar". É como que o movimento de "Subir a alavanca" fosse inicialmente interrompido por um freme da alavanca já na posição final (Para cima) e então ele executa o movimento, posteriormente a isso... Sabe como resolver isso ??
Faltou colocar um Esperar Terminar Movimento na segunda página do interruptor, não?




A propósito, deixe-me lhe dar uma dica: Você pode trocar esse esquema de deixar o trigger(Iniciar Quando) do evento em "Ao tocar evento" para o simples "Pressionar tecla". Isso pois equivale a mesma coisa do que você criar uma condição de pressionar tecla C e assim você pode deixar seu evento mais limpo. Dê uma testadinha e você vai entender, pode trocar isso nos dois eventos e vai ver que o funcionamento fica até mesmo melhor.

Enfim, aqui tem alguns tutoriais de eventos, talvez seja legal você dar uma conferida para aprender um pouco mais.


Que bom que funcionou. Uma coisa que eu faço quando vou criar eventos é primeiro fazer só um esqueleto com as funções básicas e testar pra ver se funciona como eu quero, depois que eu coloco mensagens e animações. Fica mais simples achar esse problemas de switchs se todos os eventos são curtos.

Citação de: Revali online 05/01/2018 às 12:01
Você dissertou uma verdadeira tese de doutorado para nos contar o seu problema, não?
Brincadeiras à parte, seja muito bem vindo ao fórum Sasaki. É empolgante ver um novo membro escrevendo um tópico tão bonitinho igual esse só para buscar ajuda.




Citação de: Sasaki online 05/01/2018 às 11:48
Muito obrigado !!! Realmente resolveu os problemas em questão. E era uma coisa tão fácil  :facepalm:. Mas ainda tem um porém, o interruptor não executa corretamente o movimento de "Ativar". É como que o movimento de "Subir a alavanca" fosse inicialmente interrompido por um freme da alavanca já na posição final (Para cima) e então ele executa o movimento, posteriormente a isso... Sabe como resolver isso ??
Faltou colocar um Esperar Terminar Movimento na segunda página do interruptor, não?




A propósito, deixe-me lhe dar uma dica: Você pode trocar esse esquema de deixar o trigger(Iniciar Quando) do evento em "Ao tocar evento" para o simples "Pressionar tecla". Isso pois equivale a mesma coisa do que você criar uma condição de pressionar tecla C e assim você pode deixar seu evento mais limpo. Dê uma testadinha e você vai entender, pode trocar isso nos dois eventos e vai ver que o funcionamento fica até mesmo melhor.

Enfim, aqui tem alguns tutoriais de eventos, talvez seja legal você dar uma conferida para aprender um pouco mais.
Hahahaha... Deu muito trabalho mesmo pra escrever tudo isso. Muito obrigado Revali!
Então, fiz exatamente isso (Adicionei o comando Esperar terminar movimento) e, infelizmente o "erro" ainda persiste. O que me sugere? Refazer o evento?
Muito obrigado pela dica sobre o trigger, farei isso!!
Quanto aos tutoriais, graças a Deus que eles existem !!! Vlw por indicar, precisarei muito deles.

Citação de: Germinal online 05/01/2018 às 12:08
Que bom que funcionou. Uma coisa que eu faço quando vou criar eventos é primeiro fazer só um esqueleto com as funções básicas e testar pra ver se funciona como eu quero, depois que eu coloco mensagens e animações. Fica mais simples achar esse problemas de switchs se todos os eventos são curtos.
Muito obrigado pela dica, farei dessa forma agora, me pareceu melhor e mais 'descomplicado'.

Você colocou o comando de esperar logo após o Mover Evento? Em teoria isso deveria bastar.


Citação de: Revali online 05/01/2018 às 12:49
Você colocou o comando de esperar logo após o Mover Evento? Em teoria isso deveria bastar.
Sim, veja como está no momento:
Spoiler
[close]

Funciona sem problemas aqui.
[hs width=320 height=240]https://i.imgur.com/eripEpm.png[/hs][hs width=320 height=240]https://i.imgur.com/5Sz3U5I.png[/hs]


Citação de: Revali online 05/01/2018 às 13:22
Funciona sem problemas aqui.
[hs width=320 height=240]https://i.imgur.com/eripEpm.png[/hs][hs width=320 height=240]https://i.imgur.com/5Sz3U5I.png[/hs]
A partir do que você me mostrou descobri onde se encontrava o problema. No seu evento havia apenas 3 (três) tipos de movimento, deixando de fora a própria imagem do evento. No meu, além dos demais movimentos adicionei ainda o respectivo freme que caracterizava a imagem do evento e então o "erro" surgia daí. Após apagar os mesmos tudo funcionou perfeitamente.
Ufa!!! Finalmente deu tudo certo como queria. Muito obrigado mesmo !!!!! :XD: :ok:

He-He! Que bom que tudo funcionou certinho.

Qualquer outra dúvida é só postar que estamos sempre por aqui.  :ok: