O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Análise Root Maker - Orca a Lenda dos Mares

Iniciado por Cross Maker, 09/01/2018 às 05:24

09/01/2018 às 05:24 Última edição: 06/12/2022 às 16:48 por Cross Maker
Orca - A Lenda dos Mares

ENGINE: RPG MAKER VX/VX ACE
NECESSITA DE RTP
DURAÇÃO DO GAME: MEDIO



Perdoe estar revivendo este jogo, mas agora pouco terminei este game e gostaria de fazer minhas avaliações e o quanto este jogo se mostrou diferenciado entre muitos projetos feitos na comunidade maker, está é a minha primeira análise de jogos na comunidade de rpg maker, eu inicialmente queria apenas fazer um feedback do game no tópico do autor, mas tinha tantos comentários e considerações para fazer do game que decidi fazer uma análise completa do jogo rsrs, acho que daqui para frente vou começar a fazer análises de jogos na comunidade maker, porém farei apenas análises de jogos que EU recomendo (e não será sempre ok ?), essa iniciativa é mais para recomendar jogos que eu aprovo e para trazer boas opções a quem procura jogos excelentes em meio a tantos projetos lamentáveis que vemos por aí (com todo o respeito e consideração aos novatos rsrs :X) a pedido do autor vou dar o meu "feedback" deste incrível game, não apenas pelo seu pedido mas porque realmente este jogo merece uma avaliação e recomendação de minha parte espero que gostem rsrs



Primeiramente excelente jogo ! acompanho sua trajetória deis da época do Santuário RPG Maker porém só agora tomei coragem para joga-lo e que experiência sensacional, um jogo feito por MattRvdr muito conhecido na comunidade maker e já trabalhou em vários projetos como: Angelus Asas do anoitecer, KralaHo Quest entre outros (inclusive continuações de Orca que ele ainda está produzindo atualmente, que futuramente pretendo trazer para análise) focado em exploração e puzzles verdadeiramente construindo um game "piratesco" onde o foco é encontrar tesouros e itens e não treinar como um cavaleiro medieval, esse sem dúvidas é o ponto mais forte deste game, e em todo o desenvolver do jogo vemos que ele realmente está focado em trazer está proposta e não perdendo o foco de seu conteúdo,

SISTEMA DE COMPRAS

Em primeiro lugar gostaria de avaliar o sistema de dinheiro, neste jogo não se consegue dinheiro abrindo a barriga de monstros e achando moedas, ao invés disso abrimos sua barriga e encontramos itens kkkkkk, neste jogo as moedas se chamam "pietras" (isso mesmo ! pedras em espanhol kkk só que não :x) e todo o lucro  que você consegue é baseado em procurar moedas nos cenários mas principalmente em vender itens, o ponto positivo que esse jogo se destaca é que realmente você aprende a valorizar o dinheiro que você recebe, cada centavo deve ser pensado bem em como você vai gastar pois no jogo, é muito difícil juntar dinheiro, com exceção da metade para o fim do jogo onde ele te oferece mais opções de conseguir dinheiro o que acaba facilitando bastante mas que ainda assim não é tão fácil comparado a vários jogos que você encontra por aí, o grande problema disso tudo é que não há quase coisas para se comprar, e é ai que chegamos ao segundo ponto desta análise que é a variedade de itens e equipamentos do jogo que acaba se tornando um ponto negativo deste jogo, existe muito pouca variedades de equipamentos neste jogo, para se ter uma ideia existe apenas duas lojas no jogo inteiro que vende equipamentos de armaduras, e apenas uma loja onde se vende armas, quando comprei uma armadura no jogo fiquei com ela durante o jogo inteiro e não precisei de mais nenhuma, claro que era a armadura mais cara da loja, porém, eu sinceramente pensei que eu trocaria de armas várias vezes o que me incentivaria a treinar mais e ralar mais para ter Pietras porém isso não aconteceu como eu esperava

SISTEMA DE BATALHAS


Agora irei avaliar sobre o sistema de batalha, bem não existe muito segredo sobre isso, porém é bom ressaltar que o game é focado em um sistema de batalha lateral (que em minha opinião é o melhor sistema que se pode utilizar em um jogo de rpg maker),os monstros do mapa não são encontrados ao "acaso" mas andam pelo mapa fazendo com que quando você encostar neles aconteça uma batalha o que facilita bastante ao jogador que está cansado de batalhar e deseja apenas chegar ao seu objetivo podendo ver os monstros e desviar deles para não ter que enfrenta-los ao invés de uma batalha por "acaso" onde pode acontecer uma batalha a qualquer momento e a qualquer hora,  também ele é utilizado um sistema de comando em ativa onde barras são carregadas que ao alcançar o seu ponto máximo pode acionar comandos de ataques, defesa, magia (e todo o resto que qualquer rpg'istas já conhece rsrs) o interessante é que neste jogo foi excluído o modo de fuga de batalha tanto para mestres (chefões) quanto para batalhas comuns, o que para alguns é ruim pois você querendo ou não terá que enfrentar um monstro que até certo ponto pode ser cansativo já que os mapas são recheados de monstros, e bom para outros pois estimula o desafio e faz com que você tenha que se preparar para uma dungeon sem morrer com tantos monstros no mapa (e acredite em mim isso vai acontecer muito no jogo haha), no meu caso acho que foi uma boa ideia excluir o sistema de fuga pelo segundo motivo, apesar de realmente ser cansativo ter que enfrentar muitos monstros obrigatoriamente, o autor conseguiu balancear bem esse problema pois ao final de cada batalha após derrotar um monstro todos os que ficam no mapa desaparecem por alguns segundos dando tempo de você fugir dos monstros por um tempo, o que para mim foi a jogada perfeita para balancear o jogo entre jogadores que amam um desafio mas também para aqueles que querem passar logo uma missão, porém fique ciente de que se você não for ligeiro vai passar  altos perrengues e dores de cabeça com monstros se prendendo em cantinhos sem saída sem querer se não for rápido, pois os cenários são recheados de obstáculos que podem te prender em um local e fazer você perder tempo quando os monstros desaparecem por alguns segundos.
            Outro ponto que gostaria de mencionar é a barra de fury, esta barra é preenchida toda vez que você leva dano, quando ela carrega totalmente você pode soltar uma magia especial que tira mais danos que as outras, porém além de gastar a barra de fury deve-se ter a quantidade necessária de MP também, outro ponto legal também é o ataque duplo, em que além de ter uma barra de fury carregada de um personagem (apenas o personagem que vai usar o ataque) deve-se ter a quantidade necessária de mp para os dois personagens dando um ataque ainda mais forte, o ponto negativo é que existem pouquíssimos personagens que tem esses ataques e os de ataque duplo menos ainda, o que meio que acabou desvalorizando essas opções inovadoras que poderiam ter sido muito bem aproveitadas no jogo.

STATUS DOS PERSONAGENS

O jogo contêm 5 personagens jogáveis porém em batalha você pode utilizar apenas 2 sendo Neil (a principal) o uso obrigatório no jogo, achei uma opção interessante pois estimula a dificuldade do game, porém acaba estragando um pouco por tirar a variedades de golpes duplos entre personagens já que apenas se pode fazer ataque duplo com Neil, e perde também características em confrontos onde quatro torna-se um sistema mais complexo de se manusear, porém não estraga o jogo em si. Referente a nível sem dúvidas o jogo trouxe uma opção inovadora e diferenciada de todos os jogos já vistos em rpg makers, para subir de nível não é necessário enfrentar vários monstros mas sim encontrar 3 flores do sol espalhadas por todo o mapa do jogo, o que reforça ainda mais a proposta que o jogo oferece que é EXPLORAÇÃO, o interessante é que quando se coleta 3 flores do sol não é apenas 1 que sobe de nível mais sim todos os personagens, para alguns acaba sendo fácil demais, já para outros facilita muito e ajuda a terminar o jogo rapidamente, no meu acaso eu gostei desta adição pois balanceia bastante o jogo, já que você tem tanta coisa para explorar, e dificultar ainda mais neste contexto iria deixar o jogo muito cansativo para balancear no nível com todos os personagens tendo que procurar centenas de flores do sol, ainda mais que na batalha final você vai utilizar 4 personagens.

! ATENÇÃO !
Esta parte irá fazer um breve resumo sobre os status de cada personagem do jogo, caso nem esta informação você queira saber recomendo que pule para a parte que não está em spoiler
         
Spoiler
NEIL

Primeiramente temos a Neil que parece ser balanceada em tudo porém comparado com outros personagens ela está em um nível muito elevado, o que não tira o mérito já que ela não pode ser retirado do time fazendo com que seus status sejam bons em tudo agradando qualquer um que a utilize no time, até aí podemos considerar.

BAAZ

Porém nem tudo são flores, logo em seguida temos Baaz que não tem tanta força bruta de ataque físico, porém também não possuí um ataque tão fraco assim tendo apenas algumas variações mais leves e fracas de Neil e é aí que mora o problema, Baaz chega a ser quase o mesmo balanceamento em status de Neil fazendo com que você praticamente utilize os dois o jogo inteiro (lembrando também que eles são praticamente os únicos personagens que tem ataque duplo que dá um dano crítico muito maior que qualquer ataque no jogo)

DARGOS

Logo em seguida nós temos Dargos que não tem quase MP (Quase nada mesmo) e muito menos defesa, porém muito ofensivo em ataque físico, deu para perceber que o autor queria fazer dele meio que um estilo "beserker", em que o  personagem não é focado em ataque mágico mas sim em físico, porém tirar a defesa dele foi a pior ideia que poderia ter incrementado pois acaba fazendo dele um personagem extremamente ofensivo porém que dura apenas algumas rodadas em combates fervorosos com mestres (é assim que eu chamo os chefões dos games  :ded:), para falar a verdade eu apenas utilizei ele quando precisava passar rapidamente por uma "dungeon antiga" (que já foi concluída a missão do local e que estou agora com um nível mais elevado) para pegar algum item para vender, ou para prosseguir no jogo, porque em missões inéditas em que os monstros tinham um nível semelhante ao meu ele tornou-se um desperdício de itens de cura, pois a cada 3 ou 4 lutas eu tinha que encher a vida dele para não morrer (mesmo com os melhores equipamentos).

NORMA

Em seguida temos Norma que inicialmente eu pensei com toda a certeza do mundo que ela seria um estilo ladra thief (porque será ? kkk), estava pronto para utilizar ela em dungeons para roubar itens e vender tudo para o Oranggi para pegar varias Pietras muahaha, mas adivinhe só ? Eu estava enganado kkkk, ela se mostrou um personagem muito semelhante a Baaz em termos de magia, porém mais fracas e com uma pequena (muito pequena mesmo) gamas maiores de magias que melhoram status, entre todos os personagens mostrou ser a que melhor distribuiria os status, e atenção eu disse "distribuiria" no passado, pois se não fosse por Baaz e seus status super apelões ela seria útil, porém ele tornou-se tão útil no game que tornou Norma uma personagem quase que inútil, os únicos equipamentos que eu dava a ela era as armas fracas que não eram mais utilizadas em Baaz porque simplesmente se tornou inviável utilizar Norma com a dupla imbatível de Baaz e Neil
             
KEYS

E por ultimo temos o meu personagem favorito do jogo juntamente com Dargos, o injustiçado Keys, pouco ataque, bastante defesa, muita vida, porém quase nada de magia, na real Keys acabou se tornando um mago de cura no jogo e até que seus status foi bem distribuído, o único problema é que se depender dele você vai levar 3 horas para derrotar um chefe pois ele não tem ataque nenhum e serve apenas para encher a vida e tirar status danificados, porém com muitos itens de cura Keys acaba sendo inútil de se usar, pois suas magias de cura gastam muito MP, fazendo com que você acabe utilizando itens de qualquer jeito, o pior de tudo é que Keys se tornou meu personagem favorito do jogo, mesmo depois da tragédia que ele sofre no desenrolar do jogo (quem jogou vai saber do que estou falando hehe), e eu nunca utilizei ele no game (exceto no final do jogo) enfim é um bom personagem assim como Norma porém inútil em batalhas :/
[close]

COMBATES CONTRA MONSTROS

E por ultimo e não menos importante irei ressaltar as batalhas contra os monstros em combate. Realmente o autor fez um trabalho excepcional com os monstros, o balanceamento de status que ele colocou no game é um dos melhores que já vi em jogos de rpg maker (se não o melhor), a melhor parte que existe em combates no game é saber que o jogo realmente valoriza o seu esforço em equipamentos e subir de nível, se você se preparar e souber equipar bem os seus personagens não terá problemas em combates, porém, se você for um leigo nesse assunto e distribuir mal os equipamentos, vai ter problemas sérios no jogo e poderá ralar para pegar pietras e recuperar os gastos desnecessários que você fez no decorrer do game.O que para mim que manjo um pouco em distribuição de equipamentos é ótimo pois estimula o jogador a pensar sobre como ele irá se equipar em combate.

BATALHA CONTRA MESTRES (CHEFÕES, SE ACOSTUMEM COM ISSO :lol:)

E finalmente chegamos no ponto em que mais estimula um jogador de rpg a jogar jogos de rpg (não me diga ! xD) sem dúvidas batalhas contra mestres (chefes) é realmente o maior desafio de um jogador que se não for bem trabalhado pode estragar o jogo inteiro, e nesse ponto o autor não falha, quanto mais você avança mais você percebe que o mestres tornam-se mais e mais desafiadores, da até para lembrar os momentos em que ralei para derrotar alguns deles e desenvolver táticas bem planejadas para derrota-los, o grande porém, é que o jogo não oferece muitos chefões para você enfrentar o que acaba perdendo em grande parte a qualidade do jogo, acho que no jogo inteiro você irá enfrentar cerca de 11 mestres no máximo (se não me engano), contando os bosses extras que você enfrenta no ultimo estágio, e dois na arena, porém essas exceções que eu incluí na lista nem são considerados bosses realmente, por serem de certa forma fáceis demais de se vencer, então excluindo tudo chegaríamos aí em um total de 5 mestres aproximadamente, no entanto esse jogo possuí um diferencial fantástico que acredito que até quem finalizou o game talvez não tenha percebido, mas no jogo existem monstros secretos que você pode encontrar nas fases enfrentando qualquer monstro comum, uma vez estava passeando por um estágio de lava em que estava em uma missão e de repente tive uma batalha com um monstro comum porém que na hora do combate a música estava totalmente diferente e o inimigo era o boss da dungeon que eu já havia enfrentado,essa sem dúvidas foi a melhor adição de bosses que o jogo poderia oferecer, a parte ruim disso é que não é um inimigo REALMENTE novo, e sim um boss que você já enfrentou o que acaba perdendo a qualidade, eu ainda não sei ao certo se este momento que tive foi um bug do game ou não, mas acredito que não pois a música era diferente do boss original, enfim, sendo bug ou não foi uma experiência inusitada e fantástica que achei importante acrescentar nesta análise.

! ATENÇÃO !
Esta parte irá tratar sobre a batalha contra o ultimo mestre (chefe) do jogo, não exatamente sobre quem ele é, ou como ele é, mas sim informar se a batalha é boa ou não, caso nem esta informação você queira saber recomendo que pule para a parte que não está em spoiler

Spoiler
E o ultimo ponto que gostaria de comentar neste tópico de mestres, é o ultimo chefão, sem dúvidas o ultimo chefe é o ápice mais alto de um jogo de rpg em minha opinião, um ultimo chefe mal trabalhado pode estragar em até 20% do jogo inteiro para mim, e infelizmente esse jogo faz isso, na verdade a batalha em si é fantástica e muito eletrizante digna de um final boss, porém é decepcionante saber que justo no final, você irá utilizar quatro personagens em combate ao invés de dois, sendo que no jogo inteiro você não faz isso, o pior é que eu apenas comprei equipamentos para dois personagens no jogo inteiro, quando eu queria trocar de personagem em combate eu apenas retirava a armadura de um e equipava no outro que iria utilizar, fiz isso para economizar pietras já que não era necessário comprar equipamentos para todos porém advinha só ? justo no final onde salvei e que não poderia retornar e nem ao menos acessar o menu para equipar meus personagens eu utilizo dois personagens que estavam praticamente sem equipamento nenhum, isso foi frustrante demais, quase cheguei a pensar que teria que começar o jogo tudo de novo, enfim, as batalha em si é excelente, só o final que estraga nesta parte então se você nunca jogou esteja ciente de que vai utilizar 4 personagens no final.
[close]



Os cenários se encaixam perfeitamente com o contexto de piratas além de se encaixar perfeitamente com uma temática mais infantil que na verdade é o conceito total do game, realmente os mapas são bem trabalhados e muito explorativos apesar de muita gente reclamar de que várias vezes você deve ir e voltar para completar uma dungeon, para mim isso foi uma jogada excelente, pois a proposta do jogo é justamente essa EXPLORAÇÃO, esse é o foco do jogo e fazer o jogador ter que explorar (ir e voltar) para prosseguir no game faz com que o jogo deixe bem explícito a proposta que ele veio trazer e não engana o jogador sobre aquilo que ele tem a oferecer no game, outro ponto positivo está relacionado aos chars que o autor utilizou no game, a variedade de chars que ele utilizou no jogo é simplesmente fantástico, apesar de ser notório que a maioria deles foram retirados de Mario Luigi Superstar Saga (GBA), também temos uma gama de chars originais do autor como por exemplo, as lulas (como o inesquecível vendedor Oranggi) os fantasmas da mansão entre outros personagens inclusive os personagens originais do game, o único ponto negativo relacionado aos cenários desse jogo é a reutilização de tilesets muito frequentes no jogo alterando apenas a coloração de alguns cenários, são poucos os cenários em que percebemos que o ambiente está realmente diferente, apesar de eu ter dito anteriormente que os cenários foram bem trabalhados isso não significa que eles sofreram inovações, é claro que para época em que o game foi lançado do rpg maker vx existiam varias limitações para utilizar tilesets porém eu também entendo que com as varias atualizações e alterações que o autor fez ao longo do jogo ele poderia ter arrumado isso



O jogo também traz um sistema inovador em puzzles, e em minha humilde opinião está é a melhor parte do jogo, existem centenas de equipamentos que você pode utilizar como ferramentas para diversas coisas, varas para pescar peixes e vende-los nas lojas, garras que te ajudam a escalar montanhas, cenoura magica que faz você ficar pequeno e entrar em lugares pequenos que até então não eram acessíveis,uma espécie de ovo magico que faz você respirar no fundo do mar entrando em lugares que você nem imaginava que poderia entrar, entre diversos outros recursos que você irá utilizar para explorar ainda mais este universo a procura de itens e armas que te ajudarão na aventura,com destaque ao puzzle com tochas que você terá em todo o decorrer do jogo se quiser prosseguir na aventura, esse puzzle é definido por um item de madeira de tochas que você pega nas batalhas contra monstros e pode encontrar espalhados pelos mapas também, e durante as aventuras haverá fogueiras que você terá que acender com essas madeiras de tochas que farão com que você tenha um curto período de tempo para queimar raízes de arvores que impedem a passagem, porém ao decorrer do jogo queimar esses galhos podem trazer verdadeiras frustrações a quem joga, pois haverá momentos que você terá que usar as tochas para acender outras fogueiras e dessas fogueiras gastar mais uma madeira de tocha para acender e chegar ao ponto determinado, e qualquer enrolação que você der pode ter certeza que terá que começar tudo de novo, pois foi impressionante como o autor conseguiu deixar uma precisão de tempo tão precisa para você queimar esses galhos, alguns podem se frustrar porque realmente você tem que ser rápido e extremamente preciso em seus movimentos para não perder a tocha, mas isso (em minha opinião) não estraga a diversão muito pelo contrário chega a ser emocionante pois é realmente desafiador,  e quando você perde não foi por erro do jogo, mas sim porque você não foi habilidoso o suficiente para concluir esses puzzles o que acabou sendo muito justo esse sistema, o que faz com que a sensação de conseguir passar esses puzzles seja realmente satisfatória depois de tanto esforço e treino, e com o tempo você acaba pegando prática nisso e vai perdendo menos itens de madeira (pelo menos foi no meu caso :P), o único ponto negativo relacionado aos acessórios do jogo é que o ultimo acessório que você pega pouca coisa é indicado de onde você pode pega-lo e como pega-lo eu só consegui porque juntei algumas pequenas pistas que o jogo dava para encontra-lo o pior é que sem ele você não pode prosseguir no jogo o que acaba frustrando muitos jogadores. Mas fora essa parte do game, todo o resto torna-se atrativo demais utilizar esses recursos



Outra inovação bastante peculiar no jogo são os mini-games que você pode realizar durante a campanha de jogo, seus sistemas de jogabilidade são bem simples porém podem se tornar verdadeiramente desafiadores, todos eles são obrigatórios serem jogados pelo menos uma vez para que você possa prosseguir no jogo, o que em minha opinião não deveriam já que são apenas mini-games, no entanto eu tenho que admitir que eles foram bem colocados na história e caso você ganhe eles você recebe prêmios muito úteis, com destaque ao jogo da sopa em que você recebe um item raro que enche toda a sua vida, outro ponto interessante é que todos esses mini-games se forem jogados por uma segunda vez faz com que você receba uma flor do sol, o que incentiva o jogador a desafiar esses magníficos extras do jogo. Sem dúvidas os mini-games são um charme a parte que o jogo oferece, porém o grande problema que encontrei entre eles, é que especificamente um deles chega a ser muito mal trabalhado e quase impossível de se resolver, quem já jogou sabe que estou falando do mini-game dos fantasmas, este mini-game chega a ser insano de dificuldade, não por ser desafiador mas por ser mal trabalhado mesmo, não existe uma certa precisão de distância para acerta-los e já foram incontáveis as vezes em que eu tinha certeza que acertei o fantasma antes de ele se aproximar de mim porém do nada ele me acerta sem motivo aparente, provavelmente por haver tantos sistemas de comando em movimentos ao mesmo tempo no jogo alguns frames acabam meio que bulgando no meio de tudo isso, o pior é que para prosseguir você é obrigado a termina-lo, e se quiser pegar todas as flores do sol tem que joga-lo pela segunda vez (já não bastasse a primeira ¬¬) . Para se ter uma ideia, eu tive que trapacear no jogo para terminar este mini-game, isso mesmo que você ouviu ! com o mouse de meu computador eu teclava na aba da janela do jogo e ele parava ao clicar novamente ele retornava, com isso eu conseguia ver em câmera lenta o movimento de cada fantasma clicando varias vezes e apertava na hora certa, e é um absurdo o tanto de erros que você encontra no mini-game usando esta "trapaça" há fantasmas que chegam na mesma hora fazendo com que você seja obrigado a matar apenas 1 deles enquanto apanha para o outro, outros que do nada ficam mais rápidos que outros, o pior é que até com essa "trapaça" você rala para terminar o mini-game, só quem travou nesta parte sabe do que estou falando xP



Os personagens não tem nem o que dizer cada um com sua personalidade e seu carisma único, que apesar de utilizar sprites de big faces de outro jogo conseguiu construir seus próprios personagens apesar de tudo, realmente não há o que dizer referente a isso ficou excelente cada um deles, é claro que ele receberia muito mais pontos se fossem originais porém, mesmo utilizando recursos já existentes, conseguiu fazer um ótimo trabalho.

CONTÊM SPOILERS

Spoiler

A história começou com uma ideia bacana e instigante no começo, sem dúvidas o ponto mais forte da história é o começo onde os jovens partem para uma aventura desconhecida até a parte da sociedade secreta e da pedra misteriosa de Dargos ficou excelente, o problema é que a partir daí a história foi ficando mais fraca, mais e mais, ela não se despencou de uma vez, mas foi caindo aos poucos, a parte da arena teve uma proposta boa, porém mal desenvolvida (enfrentar os macacos da floresta no torneio como assim ?), com o passar do jogo da para perceber que o autor foi ficando sem muitas ideias para a construção do jogo, a questão de colocar Fira como o lado mal da Orca não foi ruim, mas também não posso dizer que foi bom porque ela se parece uma humana se a Orca tivesse um lado negro seria um animal marinho não um humano, o autor poderia ter deixado a relíquia misteriosa como um ser muito poderoso que tentou destruir Orca no passado mas foi aprisionado, ou então uma bruxa que descobriu uma maneira de derrotar Orca mas foi interrompida enfim acredito que existiam possibilidades muito maiores e melhores que poderiam ser colocadas no enredo e não apenas "o lado mal da Orca", apesar dessas críticas a história não estraga a diversão e a emoção de viajar pelas ilhas e se aprofundar por esse universo (sacou o trocadilho ? kkkk), até porque a história pessoal e particular de cada personagem foi muito bem trabalhada (com excessão de Norma que serviu apenas para tapar o buraco no jogo haha, porém que ainda assim é divertido, porém não tanto comparado com os outros)
[close]


Como todo jogo de rpg maker, é normal em uma parte ou outra você encontrar erros no jogo, glitches e bugs costumam ser frequentes em comunidades de rpg maker, o que é absolutamente normal, pois até mesmo em jogos desenvolvidos de consoles e computadores existem bugs que podem ser encontrados por jogadores,porque afinal de contas jogos feito por humanos com defeitos, sempre haverá defeitos não é mesmo ? neste tópico irei destacar glitches e bugs que REALMENTE podem prejudicar ou facilitar demais a jogatina de quem o joga, e não apenas bugs engraçados que você encontra ao longo do jogo eu recomendo para quem nunca jogou o game ler este tópico para que não venha a ter problemas no futuro ok ? :)

1 - Após o trágico incidente com Keys (joguem para saber), você pode fazer o mesmo jogo da sopa que fez no começo do game com a lula azul Welbarg, que estará em seu barco agora, porém após concluir o mini-game a musica muda para o tema de quando você estava no barco de Keys, o que de certa forma não prejudica em nada no game mas perde o charme do ambiente com certeza :/

2 - Em Dué-Lahr existe um mini-game em que você está em uma prancha de surf e deve coletar um numero de 20 conchas para receber um prêmio, ao completar você recebe uma flor do sol que ao coletar 3 você sobe de nível, porém neste mini-game você pode jogar quantas vezes for necessário que receberá uma flor do sol, fazendo com que você suba ao nível máximo rapidamente sem precisar procura-las, facilitando demais o jogo

3 - Após você pegar o martelo na caverna de gelo você pode finalmente voltar a caverna subterrânea do começo do jogo, porém se você chegar no local antes do boss e salvar vai ficar preso para sempre nesta dungeon pois quando você voltar não terá fogo nenhum para que você possa queimar o caminho trancado, e não terá boss nenhum que te tire de lá :(



O jogo é excelente e se destaca por suas ideias inovadoras dos sistemas de jogos além de possuir uma história cativante mas não muito profunda e interessante,para quem gosta de um jogo explorativo é uma excelente opção e até para quem não gosta muito, é muito interessante pela diversidade de coisas que ele oferece, é claro que com os erros que ele tem acaba desvalorizando um pouco mas se você tomar um certo cuidado e ignorar estes problemas tais como os outros avaliados neste tópico certamente sua experiência será excelente, é um jogo que recomendo a todos os makers experimentarem! E minha nota final é.

Se tivesse que oferecer uma nota em específico, receberia uma nota 76 a 77, como ele contêm alguns bugs graves além do final boss e as poucas opções de equipamentos, infelizmente tive que dar esta nota, o que não é uma nota ruim para um jogo que está se desenvolvendo cada vez mais :)



CASO ALGUÉM TENHA CURIOSIDADE DE CONHECER ESTE JOGO DEIXAREI O LINK DO TÓPICO DELE AQUI, LÁ VOCÊ TERÁ IMAGENS E MAIS ALGUNS DETALHES DESTA OBRA PRIMA DO MUNDO MAKER, TAMBÉM DEIXAREI O LINK DO USUÁRIO E AUTOR DO JOGO CASO ALGUÉM QUEIRA CONHECER OUTROS TRABALHOS DELE  :ok:

LINK DO TÓPICO DO JOGO

LINK DO AUTOR


E vocês o que pensam deste incrível game gostaram ? não ? conhecem ? tem vontade de conhecer ? deixe seus comentários e façamos um debate saudável deste game

Eita, que análise detalhada! Hahaha!

Muito obrigado pelo carinho e pela atenção dedicadas a um de meus projetos, um texto como esse deixa nítido que ainda que o feedback nas comunidades esteja baixo, sempre há alguém jogando e interessado pelo que fazemos, e dá um gás muito bacana para continuar em frente!

Orca - A lenda dos mares foi um dos meus primeiros jogos na comunidade maker, muita coisa precisava ser amadurecida na época (ele tem quase 10 anos de criação...) e no fim das contas a consistência do projeto como jogo é meio falha. Balanceamento de dificuldade e equilíbrio de status entre os personagens, revisão para evitar grandes bugs que atrapalhem a jogatina, o próprio game design para evitar que o jogador tenha que quebrar a cabeça para descobrir puzzles dificílimos, tudo foi resultado de um garoto jovem com muita vontade de fazer um jogo mas sem refletir nas necessidades disso. Orca II ainda falha em alguns pontos semelhantes, ainda que muito menos, e Orca III que está para ser lançado, com quase uma década de diferença entre seus antecessores, falha menos, pois dessa vez houve muito estudo e análise para ter certeza que está tudo dentro dos conformes... O que posso dizer? Experiência faz diferença mesmo, a gente vai ficando mais velho e percebendo que  se joga o que se consegue jogar, haha.

Sua análise me trouxe nostalgia e alegria em perceber membros que anseiam por serem ativos e produzirem dentro doas comunidades, muito obirgado pelo carinho! Espero que acompanhe o último jogo que está para sair por agora!

Obrigado,

até mais! ;)

PS: Obrigado por avisar dos tópicos, os corrigi com imagens novas. Abraços!

Poxa Matt muito obrigado eu que agradeço por ainda manter vivo este clássico do universo maker, acho que é um dos poucos bons jogos de rpg maker antigo que continua vivo ainda, espero que esse sucesso continue, futuramente irei avaliar os outros jogos da franquia rsrs

OBERVAÇÃO IMPORTANTE: Pessoal já atualizei o tópico e deixei ele completo com todos os acréscimos que queria colocar nele espero que gostem :)