O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma cidade - Mapa

Iniciado por hategum rpg, 10/01/2018 às 06:52

Esse estilo de sombreamento não me agrada muito, acho que fica muito destoante no cenário. Mas especificamente nesse seu mapa acho que as sombras estão muito esticadas. E algumas parecem estar mal posicionadas, nem todas as árvores tem sombra e todas que tem parecem que a sombra sai do lado da árvore, a sombra do poste na casa com orelhão está errada tb. Eu prefiro muito mais a versão sem sombra que você mostrou anteriormente.

Particularmente gostei bastante. Da até vontade de jogar!

Críticas em geral sempre vão ter  mas em particular eu gostei.

O fato das casas serem quadradas eu nem ligaria. E o fato da proporção maior das casas pra mim é apenas um detalhe. Se for fazer uma casa padrão pra um char imagine o tamanho de cada casa e construção no mapa...

E o fato de ter muitas casas pra mim é outro mero detalhe...eu ficaria tentando explorar cada porta que eu vesse tentando ver se conseguiria algo..kkkk

Muito bom...parabéns!


Citação de: Username online 14/01/2018 às 14:50
Particularmente gostei bastante. Da até vontade de jogar!

Críticas em geral sempre vão ter  mas em particular eu gostei.

O fato das casas serem quadradas eu nem ligaria. E o fato da proporção maior das casas pra mim é apenas um detalhe. Se for fazer uma casa padrão pra um char imagine o tamanho de cada casa e construção no mapa...

E o fato de ter muitas casas pra mim é outro mero detalhe...eu ficaria tentando explorar cada porta que eu vesse tentando ver se conseguiria algo..kkkk

Muito bom...parabéns!

Penso como o colega Username. Achei as críticas meio duras em cima do seu mapa, mas acho que é uma visão pessoal mesmo de cada um.
Particularmente não vejo problema nenhum no tamanho das casas, a maioria dos jogos da era 16bits contava com casas que eram de um tamanho por fora e outro por dentro ... coisas de RPG.
Visualmente achei que ficou com uma carinha aconchegante de vila mexicana;  e devemos lembrar que você mostrou o mapa todo, quando a gente joga fica mais perto e acaba tendo uma visão diferente.
Só destacaria um problema lógico exposto pelo colega Germinal: as sombras tem de estar na mesma posição, é como se os postes estivessem no poente/nascente e as árvores no céu do meio do dia.
:noel:

Quero agradecer pelos elogios, mas o mapa não está pronto ainda, o uso do efeito de sombras fica muito satisfatório no jogo.... Quanto ao tamanho padrão , é apenas uma medida básica de uma construção ser considerada casa; logo sera a medida minima para uma casa ter...



Eu sei que no mapa não coloquei todas as sombras mas ainda estou iniciando o sombreamento, é a parte mais demorada pois tenho que testar varias vezes pra saber se escurece o personagem, e depois ainda tem o fog, as partículas, preencher os vazios do mapa e um trato no piso e água . Mas é isso ai devagar eu termino o mapa. Criticas são bem vindas  :ok:

Essa sombra não ficou muito boa, mesmo no jogo. Note que a árvore projeta duas sombras, e não há diferença nas projeções em diferentes superfícies. Olhe, por exemplo, a sombra do poste(?) que atravessa a parede e o teto de uma casa na mesma linha.

Citação de: Corvo online 16/01/2018 às 12:55
Essa sombra não ficou muito boa, mesmo no jogo. Note que a árvore projeta duas sombras, e não há diferença nas projeções em diferentes superfícies. Olhe, por exemplo, a sombra do poste(?) que atravessa a parede e o teto de uma casa na mesma linha.



Spoiler
A sombra do poste na frente da casa era um teste pra ver se dava pra cobrir a janelas...
[close]

Se você ainda vai colocar fog, partículas e mais objetos nesse cenário eu descartaria totalmente as sombras, em um cenário mais limpo (como está agora) as sombras teriam muito mais relevância. Luz e sombra acrescentam muito numa imagem/jogo, mas são bem complexas, consomem muito tempo e são fáceis de errar, e um erro mesmo que pequeno causa uma estranheza absurda em quem está vendo (ou pelo menos causa em mim). Fico feliz em saber que o poste era apenas um teste seu, pois a sombra estava tão errada que me deixava desconfortável. Arrumando a sombra na base da árvore melhora bastante, mas essa mesma sombra ignora completamente a posição da casa e do personagem, ambos parecem apenas desenhados no chão e não elementos reais que ocupam espaço, a sombra neles por estarem perpendiculares ao chão não seriam inclinadas como vc fez, e o personagem por estar mais próximo teria menos sombra em cima. Outra opção poderia ser encurtar as sombras(nessa caso a sombra da árvore poderia ter metade do tamanho, não chegando no personagem e nem na casa ), diminuindo a área que elas ocupam diminui tb a quantidade de problemas e ajustes necessários.

Citação de: Germinal online 16/01/2018 às 14:01
Se você ainda vai colocar fog, partículas e mais objetos nesse cenário eu descartaria totalmente as sombras, em um cenário mais limpo (como está agora) as sombras teriam muito mais relevância. Luz e sombra acrescentam muito numa imagem/jogo, mas são bem complexas, consomem muito tempo e são fáceis de errar, e um erro mesmo que pequeno causa uma estranheza absurda em quem está vendo (ou pelo menos causa em mim). Fico feliz em saber que o poste era apenas um teste seu, pois a sombra estava tão errada que me deixava desconfortável. Arrumando a sombra na base da árvore melhora bastante, mas essa mesma sombra ignora completamente a posição da casa e do personagem, ambos parecem apenas desenhados no chão e não elementos reais que ocupam espaço, a sombra neles por estarem perpendiculares ao chão não seriam inclinadas como vc fez, e o personagem por estar mais próximo teria menos sombra em cima. Outra opção poderia ser encurtar as sombras(nessa caso a sombra da árvore poderia ter metade do tamanho, não chegando no personagem e nem na casa ), diminuindo a área que elas ocupam diminui tb a quantidade de problemas e ajustes necessários.

Sim, o fog  que quero colocar é um efeito de nuvens, que passa sombreando/ removendo as sombras,  o personagem ocupando o mas proximo da arvore seria isso...


Bom as sombras tem um angulo de 45º, talvez eu teste versões menores pra ver como fica. :ok:

O que eu tentei falar antes e falhei miseravelmente é que a sombra na casa e na pessoa não é uma simples inclinação da árvore. Como não consegui explicar escrevendo fiz rapidinho na imagem mesmo.



A casa "sai" perpendicularmente ao chão que nem a árvore e são +/- paralelas entre si, por isso a sombra da árvore nela não é inclinada, ela é mais reta como a árvore é.
A pessoa está entre a casa e a árvore, por isso a sombra que a árvore projeta nela não fica perfeitamente alinhada com a sombra na casa.

 :facepalm: ata entendi o que você queria dizer  :lol:
Ai é tenso mesmo, por que eu teria que mapear desviando das superfícies diferentes ou fazer esse sombreamento dividido...
acho que vou cancelar essa parte de sombreamento, porque também tem outros mapas e ficar preso nesse é bem chato...
Bom valeu pelas dicas  :ok: