O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

PEDIDO: Script para fazer que alguns auto-tiles tenham transparencia (ex: agua)

Iniciado por Fandalf, 10/01/2018 às 17:38

Boas! Ando ha procura de alguem que tenha ou possa fazer um script para RMXP que faca com que alguns auto-tiles especificos se tornem semi-transparentes, pois que que o jogador possa ver o que acontece debaixo de agua. A idea e que possa usar Terrain Tags do tipo oceano e que estes tenham transparencia sem usar excessivamente eventos para cada quadrado. Acho que e possivel... :hein: Vou postar algumas imagens de exemplo para dar mostrar o conceito da ideia.  :ok:



Alguem pode ajudar? Obrigado  :XD:

Não seria mais simples reduzir a opacidade dos autotiles? Tu usa um panorama representando o terreno, faz umas míseras alterações nos charsets - caso haja movimento abaixo da camada do autotile - e pronto.  :sera:

A agua teria animacao? Porque como disse nao quero sobrecarregar os mapas com eventos para dar a ilusao de agua transparente e que seja dinamica, ou seja que se mova, creio que voce nao pode por 2 eventos no mesmo tile tendo accoes diferentes pode? E nao consigo entender como eu poderia fazer isso...  :sad: :math:

Ao reduzir a opacidade do autotile inteiro, a animação da água seria preservada. Eventos você usaria apenas para objetos brilhando, animais e/ou plantas se movendo. Só teria de adicionar uma camada representando a água nos gráficos desses eventos e pronto.

A ideia e interessante... Parece simples, da para me explicar o que preciso de fazer com um pouco mais de detalhe e da para reduzir a opacidade do tile inteiro? Eu pensei que so poderia escolher so uma cor para ter opacidade... Ja agora isso iria funcionar tendo terreno criado uma camada abaixo?

Sim. Vamos lá, primeiro crie um panorama que tenha a textura do terreno. Se preferir, coloque alguns objetos estáticos também - conchas, rochas, etc. Eu sugiro criar no tamanho mínimo de um mapa (640x480) para evitar erros na movimentação dessa imagem. Quanto ao autotile, por sorte, no RM XP eles estão separados do resto do tileset. Basta abrir o autotile em qualquer editor de imagens e reduzir a opacidade até um valor cujo efeito lhe agrade - quem sabe entre 75 ~ 80%. Feito isso, reimporte o gráfico usando o gerenciador de arquivos do RPG Maker, selecione o novo autotile para o tileset desejado. Crie um mapa no tamanho mínimo lembrando-se de mostrar a imagem de panorama e mapeie normalmente. Quanto aos possíveis objetos animados, basta copiar uma parte do autotile de água e colar sobre cada frame do objeto animado - respeitando também a animação dos frames do autotile.

Parece complicado, mas quando tu fizer irá notar que é bem simples.

Oba! Acho que consegui outro metodo... Mas nao sei se fica bem... Aqui estao alguns screens do meu projecto, mas nao e bem o que quero mas gostava de saber a sua opiniao, pois o metodo que voce me explicou nao e o que tenciono usar no meu conceito, mas agradeco a sua ajuda Corvo, preferencialmente continuo a optar pelo script se possivel...  :ded: