O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Músicas e personagens são realmente importantes?

Iniciado por Liger, 12/01/2018 às 11:30

12/01/2018 às 11:30 Última edição: 12/01/2018 às 13:10 por Liger
:linha:
S T A G E 1:
Na minha opinião são mais do que importantes.
:linha:

São o que dá essência e alma para o jogo. Imagine um jogo vazio de aventura. Apenas história sem nada, sem personagens e música. Apenas um longo e grande mapa. Você gostaria de jogar um jogo assim? Tenho certeza que não. Mesmo para criticar ninguém gostaria,  o membro Vifibi iria criticar até os ossos :V *Tosse* *Tosse* voltando... Assim como eu disse jogos sem músicas e personagens cativantes não são jogos tão bom. Mas todo jogo tem seu charme. Um jogo que é 2D tem personagens e músicas cativantes. Por isso atingiu 92 no metacritic. Não acredita?
Imagem do metacritic na steam.
[close]
Então... Acredita agora? Se não olhe três das batalhas do jogo e fale por si mesmo
 Omega flowey ( É um pouco pesado. )
[close]
Undyne
[close]
Asgore
[close]
viu só? Mas voltando a minha opinião.. Essas músicas nas batalhas são muito boas principalmente o terceiro vídeo. Todas as músicas caem bem com a personalidade dos personagens. Dando a impressão que eles estão "vivos". É por isso que eu tenho tantas músicas na minha playlist desse jogo maravilhoso!
:V
[close]
Macacos robôs.
[close]
macacos robôs >:V falando dos personagens agora... Fazer personagens cativantes faz o seu jogo parecer, como posso dizer... Mais real. Saca?  E mais divertido.. Como o membro Caster disse se o jogo for um de puzzle ou um tipo de jogo que não necessita muito de personagens até funciona, mas se for um jogo de aventura querendo ou não tu vai precisar por personalidade nos seus personagens olhe algumas imagens:
Papyrus o grande caçador de humanos... Mas divertido :V
[close]
ele quer se tornar parte da guarda real... E ele precisa capturar um humano para se tornar um deles... Mas se você ficar amigo dele ele não vai querer te capturar... Pois a personalidade dele é de uma pessoa: divertida, quer se tornar amigo de todos e não coloca seus objetivos em primeiro lugar...
outro personagem figura é o Sans irmão mais velho de papyrus..
Sans pegue sua meia! >:V
[close]
Sans imagem
[close]
cada um tem sua personalidade.. Sans é preguiçoso, piadista e etc... Mas o irmão dele vem em primeiro lugar... Mesmo que ele tenha que te fazer "dormir para sempre"..
Sans batalha.
[close]
...

S T A G E 2:
Como podemos fazer isso?

A resposta é simples. Fazendo o que você gosta. Não o que os outros gostariam. Pois você que decide seu jogo, as críticas são apenas para ajudar, melhorar e fazer seu jogo ganhar vida. Não fique magoado. Como a dona de final heart :V *tosse* *tosse* Desculpe... Mas essa é uma verdade que pode lhe ajudar nesse caminho dos makers e da vida! Faça uma equipe.. Não importa se ela é amadora ou não. Todos tem seu potencial. Na minha escola são poucos que falam inglês como eu, usam computadores como eu... Recapitulando.. Não fique triste com as críticas pois elas são suas amigas não inimigas.. Espero ter ajudado alguém.

'-'


  Não entendi a proposta do tópico.

  Tem gente que faz jogos e não dá importância para os personagens e as músicas, por isso você fez esse tópico? A não ser que ela seja surda, não vejo motivo para fazer um jogo sem música ou não dar importância para ela lel

Vou ignorar o jogo usado no tópico e focar apenas no conteúdo escrito
Creio que o tópico ficou meio confuso, não entendi direito o que ele quer dizer, mas vou comentar aqui baseado em apenas no que eu entendi.
Minha resposta: Depende do que o desenvolvedor quer passar.
Existem jogos que não tem nem personagem, nem músicas, e são interessantes, divertidos, e criativos. Jogos de puzzle por exemplo, não precisam ter personagens nem música, porque o foco são os puzzles. O personagem é apenas uma coisa que você usa pra empurrar caixas, apertar alavancas, botões, ou até nem isso. Fazer o que você gosta e não o que os outros gostariam, é algo relativo. Se você gosta de... macacos robôs que se disfarçam de toupeiras pra ir em eventos da Lady Gaga, outras pessoas podem não gostar disso. É sempre algo importante fazer o que você gosta. Fazer com que a música seja algo importante do jogo, depende sim do estilo de jogo, se ele for um jogo de aventura, dá emoção ao jogador por exemplo, um RPG no caso, faz o jogador ficar mais envolvido na história, na gameplay, nos personagens. E falando de personagens, creio que você citou no tópico apenas músicas, não personagens. Voltando aos personagens, bem, também depende do jogo, tem jogos que nem tem personagens, mas mesmo assim podem ser cativantes. No caso que você diz se o personagem importa, você quis dizer como o personagem é trabalhado, creio eu. Eu acho que você poderia ter colocado mais informações no tópico, pra a gente entender melhor do que se trata, mas enfim. Se a música e personagens existem, e o foco é eles, sim, eles são importantes. Se o foco não for, eles não são. Simples, não? Na verdade eu falei, falei, e não cheguei a lugar nenhum, é porque não tem muito aonde chegar mesmo.

Bem, é isso, até mais.

Citação de: LoboShow online 12/01/2018 às 12:07
  Não entendi a proposta do tópico.

  Tem gente que faz jogos e não dá importância para os personagens e as músicas, por isso você fez esse tópico? A não ser que ela seja surda, não vejo motivo para fazer um jogo sem música ou não dar importância para ela lel
Eu quis dizer que os personagens são o que dá vida e as músicas também..  Imagine um jogo que era para ser de aventura sem ter personagens? Horrivel na minha opinião.

Citação de: Caster online 12/01/2018 às 12:30
Vou ignorar o jogo usado no tópico e focar apenas no conteúdo escrito
Creio que o tópico ficou meio confuso, não entendi direito o que ele quer dizer, mas vou comentar aqui baseado em apenas no que eu entendi.
Minha resposta: Depende do que o desenvolvedor quer passar.
Existem jogos que não tem nem personagem, nem músicas, e são interessantes, divertidos, e criativos. Jogos de puzzle por exemplo, não precisam ter personagens nem música, porque o foco são os puzzles. O personagem é apenas uma coisa que você usa pra empurrar caixas, apertar alavancas, botões, ou até nem isso. Fazer o que você gosta e não o que os outros gostariam, é algo relativo. Se você gosta de... macacos robôs que se disfarçam de toupeiras pra ir em eventos da Lady Gaga, outras pessoas podem não gostar disso. É sempre algo importante fazer o que você gosta. Fazer com que a música seja algo importante do jogo, depende sim do estilo de jogo, se ele for um jogo de aventura, dá emoção ao jogador por exemplo, um RPG no caso, faz o jogador ficar mais envolvido na história, na gameplay, nos personagens. E falando de personagens, creio que você citou no tópico apenas músicas, não personagens. Voltando aos personagens, bem, também depende do jogo, tem jogos que nem tem personagens, mas mesmo assim podem ser cativantes. No caso que você diz se o personagem importa, você quis dizer como o personagem é trabalhado, creio eu. Eu acho que você poderia ter colocado mais informações no tópico, pra a gente entender melhor do que se trata, mas enfim. Se a música e personagens existem, e o foco é eles, sim, eles são importantes. Se o foco não for, eles não são. Simples, não? Na verdade eu falei, falei, e não cheguei a lugar nenhum, é porque não tem muito aonde chegar mesmo.

Bem, é isso, até mais.
kkk melhor jogo :V foi isso que eu quis passar no tópico mas não sou muito bom nisso :V e vou melhorar o tópico..
'-'


Acho que essa não é uma discussão tão simples assim. Como o Caster falou o foco do jogo é um ponto muito importante em toda essa discussão. Mas ainda assim eu sempre coloco música e personagens como algo "inferior", pois existem coisas que na minha visão são muito mais importantes. Como por exemplo a mecânica, pq afinal de contas é um jogo e você como jogador vai usar a mecânica do jogo para interagir com o mundo, se a mecânica for ruim já era, não tem personagem ou música pra salvar o jogo. E se a mecânica for boa e com personagens e músicas ruins, o jogo ainda pode conseguir o seu espaço. Música tem que existir, mas não precisa necessariamente ser boa ou perfeita, jogos são lembrados pelas músicas, mas a pessoa nunca joga um jogo exclusivamente pq a música é boa, nem mesmo para de jogar um jogo pq a música é ruim. Nos personagens eu tb acho que é similar, vários rpgs grandes tem personagens que não falam e são meio apáticos e isso não deixa o jogo ruim ou mais fraco, deixo aqui Zelda como exemplo. Acho que bem trabalhado tudo é possível.

Quanto a frase "Fazendo o que você gosta. Não o que os outros gostariam." tem que se tomar muito cuidado. Qual é o objetivo do jogo? Se é um jogo pra você mesmo, um projeto pessoal, vai na fé. Mas se você leva jogos como uma profissão e precisa gerar dinheiro não é bem assim, você precisa pensar no seu público e no que eles gostam e não no que você gosta. Alguns jogos dão certo e o desenvolvedor fez da forma que ele gosta, mas isso é a exceção da exceção pra cada jogo assim que deu certo existem milhares que deram errado. Um jogo ainda é um produto e tem que estar adequado para o que clientes e consumidores querem e gostam.

Citação de: Germinal online 12/01/2018 às 12:50
Acho que essa não é uma discussão tão simples assim. Como o Caster falou o foco do jogo é um ponto muito importante em toda essa discussão. Mas ainda assim eu sempre coloco música e personagens como algo "inferior", pois existem coisas que na minha visão são muito mais importantes. Como por exemplo a mecânica, pq afinal de contas é um jogo e você como jogador vai usar a mecânica do jogo para interagir com o mundo, se a mecânica for ruim já era, não tem personagem ou música pra salvar o jogo. E se a mecânica for boa e com personagens e músicas ruins, o jogo ainda pode conseguir o seu espaço. Música tem que existir, mas não precisa necessariamente ser boa ou perfeita, jogos são lembrados pelas músicas, mas a pessoa nunca joga um jogo exclusivamente pq a música é boa, nem mesmo para de jogar um jogo pq a música é ruim. Nos personagens eu tb acho que é similar, vários rpgs grandes tem personagens que não falam e são meio apáticos e isso não deixa o jogo ruim ou mais fraco, deixo aqui Zelda como exemplo. Acho que bem trabalhado tudo é possível.

Quanto a frase "Fazendo o que você gosta. Não o que os outros gostariam." tem que se tomar muito cuidado. Qual é o objetivo do jogo? Se é um jogo pra você mesmo, um projeto pessoal, vai na fé. Mas se você leva jogos como uma profissão e precisa gerar dinheiro não é bem assim, você precisa pensar no seu público e no que eles gostam e não no que você gosta. Alguns jogos dão certo e o desenvolvedor fez da forma que ele gosta, mas isso é a exceção da exceção pra cada jogo assim que deu certo existem milhares que deram errado. Um jogo ainda é um produto e tem que estar adequado para o que clientes e consumidores querem e gostam.
Germinal não concordo com sua opinião.. Mas respeito. Se você está fazendo um jogo para ganhar dinheiro mesmo se você tiver uma história bem trabalhada o jogo não vai ficar bom.. Pois você não usou sua dedicação. Mas está sendo obrigado a fazer para se sustentar. Então um jogo que você está fazendo e está gostando sempre é melhor.. Mesmo se as pessoas não gostarem sempre haverá um publico que gostou, adorou. Pois temos mais de 7 Bilhões de pessoas no planeta.
'-'


Citação de: Liger online 12/01/2018 às 13:03
Germinal não concordo com sua opinião.. Mas respeito. Se você está fazendo um jogo para ganhar dinheiro mesmo se você tiver uma história bem trabalhada o jogo não vai ficar bom.. Pois você não usou sua dedicação. Mas está sendo obrigado a fazer para se sustentar. Então um jogo que você está fazendo e está gostando sempre é melhor.. Mesmo se as pessoas não gostarem sempre haverá um publico que gostou, adorou. Pois temos mais de 7 Bilhões de pessoas no planeta.
Infelizmente não é uma questão de opinião, é a verdade do mercado. Se você falar com desenvolvedores que estão a tempo no mercado vai ver que eles estão sempre com o foco no público alvo e nunca no que eles gostam. Isso não quer dizer que eles não se dedicam ao jogo e que não amam o jogo que estão desenvolvendo, claro que eles se doam ao máximo e querem tudo de bom pro jogo deles. O ponto é que eles não escolheriam aquele jogo como um jogo para jogar nas horas livres. Só levar essa sua ideia para outros trabalhos e ver que a lógica não se mantém, um arquiteto que adora criar casas, também vai precisar fazer um centro comercial ou um apartamento, uma costureira que tem a paixão em costurar vestidos vai precisar fazer blusas e calças também, e por aí vai.
Existem 7 bilhões de pessoas no planeta, mas nenhum jogo tem 7 bilhões de pessoas como público alvo, vai estar de uma forma geral nas dezenas ou centenas de milhares e ainda assim menos de 10% deles vão comprar o jogo.

Concordo com o Germinal, mas entendo o que o Liger tentou passar. É óbvio que, enquanto funcionários de uma desenvolvedora, iremos trabalhar bem menos com aquilo que mais gostamos do que se nós estivéssemos chefiando o projeto, mas o pessoal de área criativa geralmente tem a mente mais aberta, está à disposição para gostar de novas coisas, então não necessariamente trabalharão em algo que desgostam. Em meu trabalho mesmo, gosto muito de trabalhar com design mais limpo e com ícones, meu chefe ou os clientes tem outros gostos que tenho que seguir, mas nem por isso deixo de me esforçar para que o resultado agrade o cliente e a mim mesmo, ainda que pouco. Essa versatilidade diante dos fatores externos é um pouco do profissionalismo, não ficar vidrado em somente o que tu pensa.

Quanto ao tópico, eu realmente achei uma propaganda de Undertale xD Mas assim, acho que todos aspectos nos jogos possuem uma carga de igual importância, que irá variar conforme o gênero. Em RPGs eu acredito que os personagens e a música tenham sim um papel bem importante. Todavia, há jogos que descartam um, outro, ou ambos, e nem por isso se tornam automaticamente jogos ruins. Inclusive, há quem mute o jogo e coloque música eletrônica para tocar enquanto joga, em transmissões de League of Legends é bastante comum, ainda que se trate de jogadores desse jogo.