O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPGs Clássicos (16-bits) nos Moldes do RM2k/3???

Iniciado por CleanWater, 13/01/2018 às 17:05

13/01/2018 às 17:05 Última edição: 13/01/2018 às 17:11 por Corvo
Além da série Final Fantasy e Dragon Quest, tem mais algum outro RPG dessa época que segue os mesmos moldes do RM2k/3?

Moldes, que eu falo, são os que tem essas mesmas características básicas dos jogos do editor. Jogos como Chrono Trigger ou Phantasy Star, apesar de lembrar em muitas coisas, a maneira de equipar armas, usar items, etc foge muito do das características do RM clássico.

Chrono Trigger por exemplo: é impossível deixar um slot de equip vazio. Você não pode remover o equips atuais, ou você troca por outra arma/armadura/etc, ou deixa do jeito que está. Sem contar que os personagens só podem usar um tipo de arma (Chrono = Katanas, Marle = Arcos, etc).

Mesmo os Final Fantasy e Dragon Quest, tem suas diferenças em relação ao RM2k/3, mas são os que mais se aproximam de jogos feitos no editor. E é esse o tipo de referência que estou buscando no momento.

Alguém sabe de algum jogo assim?
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Eu não entendi muito essa diferenciação que você fez, talvez por não estar muito acostumado com RM2k/3. Mas me lembro de Breath of Fire e EarthBound, da uma olhada pra ver se é algo nesse estilo que você quer.

Citação de: Germinal online 13/01/2018 às 17:21
Eu não entendi muito essa diferenciação que você fez, talvez por não estar muito acostumado com RM2k/3. Mas me lembro de Breath of Fire e EarthBound, da uma olhada pra ver se é algo nesse estilo que você quer.

Breath of Fire eu conheço, tem bastantes semelhanças com jogos do editor também. EarthBound só ouço falar. :lol:

Vou dar um exemplo com screenshots (ainda na questão dos equips):



Chrono Trigger, você tem 4 slots de equipamento, e não tem como deixá-los vazios de jeito nenhum. Chrono só pode usar Katanas, e os próprios stats são diferentes, além da sua utilização também. Fora o Design do menu, que é totalmente diferente.



Final Fantasy IV já chega mais perto na questão do design do menu, slots de equips, o uso dos status, etc, mas o Cecil não tem como equipar "armas de duas mãos" por exemplo e deixar o slot de escudo vazio, como nos Dragon Quests, que tem uma mecânica de Equips exatamente igual aos do RM2k/3, mas o design dos menus é totalmente diferente.

Eu to procurando um ou mais jogos de RPG clássico, que sejam o mais próximo possível de um jogo de editor do RM, tanto em questão de design, como questão de mecânicas de equips, itens, batalhas, etc.
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

A principal inspiração para os RPG Makers originais foram os Dragon Quest mesmo. Inclusive as formulas padrões de dano e afins de RPG Maker são as formulas usadas em vários Dragon Quest.

Se bem me lembro, os Lunar antigos também tinham bem esse padrão.

Não sei se eu entendi essa "cara de RM2K/3" mas um pra mim que lembra bastante jogos de RM2k3 especificamente é o Tales of Phantasia até pelo sistema de batalha lateral.



Tem também Star Ocean



Tem um que eu joguei muito no GBA mas tem pra SNES que é o Lufia



Que eu lembro agora são esses. No SNES teve MUITO Rpg desse estilo que só saiu no Japão, mas da pra jogar hoje em dia em inglês graças aos grupos de tradução.