O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resenha Crítica - The Kidnapping of Tiny Toons

Iniciado por ∞, 02/04/2013 às 13:09

02/04/2013 às 13:09 Última edição: 02/04/2013 às 13:17 por ∞
[box class=titlebg][/box]
[box class=roundframe]
Resenha crítica : "The Kidnapping of Tiny Toons"

[box class=information]"The Kidnapping of Tiny Toons, é um fan-game baseado no jogo Tiny Toons de 16-bits dos consoles. Seguindo o mesmo estilo de plataforma do jogo aonde foi baseado, ele nos traz para um ambiente nostálgico dos anos 90, e esse é o foco da autora, e do jogo em si."[/box]
Continuar lendo ⇩
[box class=information]
  Começando pelo enredo que, obviamente, não é correto criticar a fundo a história, visto que o foco é inteiramente na jogabilidade e nos gráficos, junto com as trilhas sonoras. Não há exatamente um ponto a se elogiar, ou que é necessário criticar sobre a história, porém na escrita existem alguns pontos. No jogo em questão, é utilizado a linguagem inglesa, e de fato está bem escrito e fluente, porém existem partes aonde é possível melhorar, e são exatamente as seguintes.
  • Espaçamento duplo em algumas partes da escrita.
  • falta da apóstrofe, que no inglês é utilizado para indicar possessão de um substantivo, provavelmente por problema da fonte em questão.
  • Existe duas partes em que o adjetivo "millionaire" é colocado após o substantivo, caso seja adjetivo deve vir antes do substantivo, e caso seja nome próprio, com letra maiúscula após o substantivo.

      A jogabilidade é o maior foco do projeto, então a partir de agora irei avaliá-lo com maior detalhismo. E foi exatamente o ponto no qual mais é impressionante no projeto.  Ao jogá-lo é possível perceber o esforço da autora para recriar um clássico no RPG Maker.  A gravidade e a velocidade do jogo ficaram muito boas, enquanto o pulo também é algo bem fluído.

      A colisão, um ponto muito importante em um jogo de plataforma, enquanto estive jogando, existiram algumas falhas, porém ainda sim é satisfatório, e foi o suficiente para que mantesse o clima de um jogo de plataforma.

      Pequenas falhas, nada que a criadora não possa corrigir, porém devo ressaltar algumas partes que podem ser arrumadas em pouco tempo.
    Tempo de resposta na tela título.
  • Na tela título o tempo que a outra tela aparece após pressionar o Start é muito elevado, o que me levou a algumas vezes passar direto para o novo jogo.
    Pressionando o A.
  • Ao manter a tecla pressionada do A, o Personagem continua em gráfico de pulo, mesmo estando imóvel.
    Manter-se agachado.
  • Ao manter-se agachado e depois retornar a posição original, a tela não acompanha novamente a visão do personagem.
    Pause.
  • É muito ilógico o pause no botão D, mesmo sendo avisado previamente.  O botão D normalmente é um item de jogabilidade, e o ideal seria o Enter, além disso é possível pausar em momentos não necessários, como tela de introdução, tela título, na verdade é possível pausar em todo instante.

    E o mais importante de todas as partes.
  • Adicione um loading antes dos mapas serem carregados, na transição de mapas, existe um lag muito visível, que poderia facilmente ser coberto com um load, o que esconderia todo esse lag causado pelo carregamento dos gráficos.


      Seguindo ainda na jogabilidade, considerando nesse momento o motor em que foi criado, o RPG Maker, pelo simples fato de não ser focado a esse estilo de jogo, pude ter uma reação muito favorável, gostei bastante, e arrumando as falhas que foram citadas, creio que todos que jogarem terão uma experiência positiva, apesar que devo ressaltar que senti falta de alguma jogabilidade extra, por exemplo correr, deslizar e outros estilos de ataque que adicionam ao gameplay de um jogo.  Arrumando o necessário, e adicionando algo diferencial, acho que tem tudo para se tornar um jogo divertido de se jogar.

      A parte gráfica, o jogo é satisfatório, ele lembra bastante jogos dos antigos consoles.  Mas devo ressaltar que em alguns pontos eu acabei não encontrando o mesmo padrão, e eis abaixo os pontos que podem facilmente serem arrumados.

    Cenouras
  • As cenouras presentes no jogo tem uma qualidade gráfica mais detalhada que o restante do game.  Acredito que padronizando esse item, tende a ficar muito mais equilibrado graficamente.

    Tela Título, fonte e outras imagens
  • Algumas imagens estão muito bem definidas, e acabam não combinando com os gráficos em geral.  Acredito que um melhor equilíbrio faria o jogo ficar muito mais atraente graficamente.

      Em geral, os gráficos estão muito bem colocados, com pequenas variações citadas acima, porém que podem facilmente serem corrigidas e melhoradas com o tempo.  Devo elogiar também que, mesmo com esses deslizes, os gráficos ficaram bem colocados e muito nostálgico em relação ao jogo original 16-bits do Tiny Toons.

      A sonoplastia é algo que ficou bem encaixado no jogo. Os efeitos sonoros foram bem escolhidos, não acho que é um ponto que necessite mudanças, mantendo uma variedade de músicas que seguem o mesmo estilo e os efeitos sonoros bem escolhidos, não acredito que encontre problemas até a finalização do jogo.
       
      Quando se fala de jogos de plataforma, um dos pontos importantes é o level design.  Acredito que está bem balanceado.  Apenas não gostei de momentos em que fui obrigado a pular no escuro, ou seja, não tive conhecimento do que havia abaixo do personagem, e isso para uma primeira fase, não é o ideal, mas não achei muitas dificuldades além dessas, então não há problemas extras a ser ressaltado nesse ponto.
    [/font]
[/box]
[close]

[box class=calendar_today]
Pontos Fortes / Pontos Fracos

♦ Jogabilidade
♦ Gráficos totalmente adaptados ao jogo
♦ Diversão para jogadores de plataforma
♦ Level Design
♦ Gráficos não lineares
♦ Ausência de habilidades extras
♦ Travamento do jogo na transição de telas
[/box]

[box class=information] Conclusão: Devo parabenizar a criadora pela obra, apesar de alguns pontos citados, acho que a experiência final foi boa, mesmo com os pontos citados pude me sentir a vontade no jogo, e entrar na atmosfera de Tiny Toons, relembrando o jogo do console de 16-bits.
[/box]
Querendo uma avaliação para seu projeto? Envie uma mensagem com o link de seu tópico!

Confesso que fiquei bastante satisfeita com a avaliação, alguns pontos mencionados já foram corrigidos, mas vale a pena responder sobre algumas coisas, não?

CitarNa tela título o tempo que a outra tela aparece após pressionar o Start é muito elevado, o que me levou a algumas vezes passar direto para o novo jogo.
Irei corrigir este pequeno problema que me passou despercebido, nada como um simples comando para que tudo fique ok.

CitarPressionando o A.
Ao manter a tecla pressionada do A, o Personagem continua em gráfico de pulo, mesmo estando imóvel.
Este erro já foi corrigido já faz um tempo, realmente foi um deslize meu.

CitarManter-se agachado.
Ao manter-se agachado e depois retornar a posição original, a tela não acompanha novamente a visão do personagem.

Pause.
É muito ilógico o pause no botão D, mesmo sendo avisado previamente.  O botão D normalmente é um item de jogabilidade, e o ideal seria o Enter, além disso é possível pausar em momentos não necessários, como tela de introdução, tela título, na verdade é possível pausar em todo instante.

Ambos problemas serão devidamente corrigidos, e creio que o enter não seja a melhor opção para o pause, pois esta tecla servirá para outras finalidades, então posso alterar para o shift, mesmo...

CitarAdicione um loading antes dos mapas serem carregados, na transição de mapas, existe um lag muito visível, que poderia facilmente ser coberto com um load, o que esconderia todo esse lag causado pelo carregamento dos gráficos.

Ótima sugestão! Irei aplica-la!

CitarCenouras
As cenouras presentes no jogo tem uma qualidade gráfica mais detalhada que o restante do game.  Acredito que padronizando esse item, tende a ficar muito mais equilibrado graficamente.


Tela Título, fonte e outras imagens
Algumas imagens estão muito bem definidas, e acabam não combinando com os gráficos em geral.  Acredito que um melhor equilíbrio faria o jogo ficar muito mais atraente graficamente.

Sobre a cenoura: Ela foi ripada de um outro jogo, creio que seja por isto a diferença na arte... Mas tenho uns gráficos interessantes do mesmo jogo (Tiny Toons) para se adequar ao padrão do game, irei fazer alguns testes aqui, obrigada pela observação.
Sobre a title... Estou providenciando uma nova com o Uhtred, esta é provisória!

Sobre as habilidades extras e etc... Estava pensando muito nisto, e pode ser que sejam aplicadas nas fases mais adiante, visto que em cada uma delas temos um jeito diferente de se jogar. EX: Fase 5 com o vagão.
No mais, fiquei feliz com a crítica, irei melhorar os pontos citados (que aliás serão simples de corrigir) e continuar firme com o desenvolvimento do jogo.
Obrigada pela avaliação, e deixo aqui o meu recado à todos: Em breve irei disponibilizar a DEMO do projeto, então fiquem de olho!

  Ótima avaliação, e que bom que a criadora gostou também. ;D

  E esse avaliador é bem fodinha, hein. lol

Eu não sei o problema do Avaliador em não colocar o nome dos autores(as) em suas avaliações. Penso que deve ser estratégia de Marketing Comercial kk.

Exemplo: "The Kidnapping of Tiny Toons, é um fan-game baseado no jogo Tiny Toons de 16-bits dos consoles. Seguindo o mesmo estilo de plataforma do jogo aonde foi baseado, ele nos traz para um ambiente nostálgico dos anos 90, e esse é o foco da autora MayLeone, e do jogo em si."

Mas... continuem lendo? Eu não tenho mais nada à declarar. O Avaliador me surpreendeu, confesso. Os pontos críticos foram bem explicados e não deixaram buracos. Foi bem claro e técnico. E se eu disser que não foi, estarei omitindo. Parabéns Avaliador! The Kidnapping of Tiny Toons!

  Não sei pra que colocar o nome da autora, não vai mudar nada mesmo.

02/04/2013 às 18:03 #5 Última edição: 02/04/2013 às 18:21 por Elyven
Citação de: lobozero online 02/04/2013 às 17:53
  Não sei pra que colocar o nome da autora, não vai mudar nada mesmo.

Para o Avaliador, Lobozero talvez não. Para quem escreve e para quem lê, e para quem vê seu trabalho sendo divulgado como a Mayleone e outros que foram Avaliados certamente que sim.

"Toda alcateia se reuniram naquela noite de Lua Cheia.  Houve festa. Mais um lobo na tribo." - Lobozero.
"Toda alcateia se reuniram naquela noite de Lua Cheia. Houve festa. Mais um lobo na Tribo." Anônimo.  Mudou alguma coisa? Ah, sei lá, cada qual né? Enfim. Não estou sabendo de mais nada da opinião pública. k

  O fato é que o Avaliador está ali para avaliar os projetos, então o criador já deve ficar contente com isso.  O resto é frescura.

Citação de: lobozero online 02/04/2013 às 18:06
  O fato é que o Avaliador está ali para avaliar os projetos, então o criador já deve ficar contente com isso.  O resto é frescura.
Acho que depende, por exemplo: Se o criador do projeto quiser divulgar a avaliação em outros lugares, seria interessante se ela contasse com detalhes adicionais como a engine em que ele é feito and etc...

Mas voltando ao assunto principal, parece que esse sujeito com nome de ∞ sabe das coisas. Talvez pelo fato de ter alguns phodões por detrás desta mascara. Analise muito interessante, no entanto, eu só acredito vendo... Então espero uma demo pra ver se concordo com o mister infinity ou não.