O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Num bom tópico de projeto, meia sinopse basta

Iniciado por Kazuyashi, 07/09/2013 às 15:54

[box class=windowbg3]
[box class=windowbg2]
:linha3:
:linha3:
[/box]
Por Kazuyashi
:linha2:
[box class=windowbg2]Não li, nem lerei
:linha3:
    Imagine que você está curioso no que tange às novas propostas de jogos acerca do RPG Maker e decide checar a área de projetos em desenvolvimento. Depois de uma varredura minuciosa, de um vislumbre instintivo daquele maneiríssimo título em língua estrangeira que é um convite à sua atenção, você dá dois cliques e resolve conhecê-lo. Ao entrar no tópico, após aquela rápida e típica descida e subida de barra de rolagem para inspecionar cada ponto do layout — e consequentemente avaliar a qualidade do design que o compõe — você dá um passeio pela seção de screenshots.

    Nossa — este é você pensando — que screens bonitas! O projeto deve ser bom. Acho que vou ler o tópico. E agora, todo pimpão, sobe de vez a barra de rolagem para ler as informações desde o começo. Ao passar pelos dados técnicos do projeto e pelos motivos que levaram o autor a criá-lo (o projeto), finalmente é chegada a hora de você conhecer a história.


Mas wait!

    Ao abrir o spoiler, eis então que se depara com o equivalente a 10.555 palavras contempladas em 122 parágrafos, compondo ao todo 71.680 bytes de texto em Lorem Ipsum. Você vai ler uma história dessas? Permita-me responder: Não, meu amigo, você não vai. Tá, até pode ser que você leia, mas pessoas normais, com pouco tempo disponível e/ou livres de distúrbios mentais mais agravantes, não fazem isso. Simplesmente não fazem!
[/box]

[box class=windowbg2]Efeito Reverso
:linha3:
    A sua história pode ser ótima, sensacional, algo realmente livre de qualquer vínculo com ideias já existentes (impossível), mas se tiver mais de 800 palavras, tenha a certeza de que ninguém a lerá. Da mesma forma que no exemplo de cima você passaria batido por ela e deixaria o tópico com um comentário vago e suspeitoso do tipo: "O tópico está lindo! As screens estão ótimas e a história é fenomenal! Estarei acompanhando!", ou ainda sequer deixaria algum comentário, as pessoas que visualizarão seu projeto farão exatamente a mesma coisa, com o apoio da redundância para reforçar a implacabilidade desse corolário.

E isso acontece não porque as pessoas são más, mas sim porque, às vezes, não dispõem de tempo suficiente para se dedicarem à leitura de um longo e maçante texto de projeto. Elas podem ler toda a história de um, de outro, mas vai chegar um momento em que não terão como ler tudo e se tornarão seletivas. Por isso, pense que o menos é mais nesse caso e facilite sua vida e a de seu público-alvo. É muito mais válido ter um texto curto e objetivo, que expõe com clareza o enredo do jogo, do que um longo e dúbio relato histórico rico em detalhes feito por cinco personagens diferentes. Por isso...
[/color]
[/box]

[box class=windowbg2]Atenha-se à sinopse!
:linha3:
    A história do jogo será desbravada no jogo. Não é preciso narrá-la em detalhes no tópico, até porque se assim for, o próprio jogo deixará de ser, se tornará desnecessário, sem propósito e virará um projeto de livro ou coisa que o valha. E a proposta, ao menos inicialmente, não é essa. O objetivo é fazer um jogo e não escrever um livro. E o jogo é feito para ser jogado e não para ser literalmente lido.

É fácil de entender ao se imaginar querendo assistir a um filme. Você escolhe uma capa de DVD chamativa, dá uma olhada no título e checa a contracapa para ler. Ler o quê? Hem? Hem? Eu digo: A SINOPSE! Aquilo não chega nem a 200 palavras! Agora, já pensou que loucura seria você se deparar com um papel anexado à contracapa de um DVD, descrevendo detalhe por detalhe as falas, pensamentos e ações dos personagens de um filme de duas horas? Das duas uma: ou você veria o filme sem ler esta bíblia atachada no que deveria ser a sinopse, ou sequer o veria. No jogo é a mesmíssima coisa.

Claro que, em se tratando de um projeto, uma sinopse não se limita a: "Há muito tempo, em um reino muito distante, havia duas raças inimigas e que habitavam o mesmo espaço. Uma guerra eclodiu e Kazuyashi, guerreiro lendário das terras divinas de Centritus Mekaerus RPG, agora percorria o mundo em busca dos cristais para salvar a princesa Fulana das garras do Império Negro". Não, meu amigo. Não. Isso aí não é uma sinopse, é um completo desleixo e sequer faz o menor sentido.

Não é preciso e não é para ser sucinto a ponto de tornar o enredo ilógico. Preciso é encontrar o meio-termo em função do bom-senso que todos nós temos, mas que vez por outra nos esquecemos de usar, e assim evitar poluição visual, fuga de possíveis feedbacks, e situações desnecessárias no todo.
[/color]
[/box]

[box class=windowbg2]Sinopisando este artigo
:linha3:
    Resumindo tudo o que foi apresentado, reserve a história integral para o jogo e exponha no tópico apenas uma sinopse. Nada mais, nada menos. Todo o excesso é dispensável e toda a falta é desleixo. Encontre o meio-termo.

Até o último ponto final empregado neste artigo, localizado após a palavra "textual", foram contabilizadas 907 palavras. O autor fica feliz por saber que acabara de escrever um pequeno artigo e não a história de um projeto para RPG Maker, pois, se fosse, teria de se conformar com o fato de não ter leitores. Se ainda assim não houver, ao menos ele saberá que não será por este motivo. Ufa! Parece que ele foi salvo pelo gênero textual.
[/color]
[/box][/box]

Achar o meio-termo, algo que nunca consigo fazer. Ou falo demais ou falo pouco.

Não posso falar por mim, afinal sempre fui fã de leitura então não ligo de ler um tópico com 4000 palavras de história (inclusive acho que fui um dos poucos que leu o a história toda do antigo projeto da Elyven, Kung Fu). Porém, num quadro geral, eu concordo com a matéria. Não há necessidade de descrever cada detalhe do seu mundo, basta falar dos pontos chaves.

Lembro de dois projeto, isso foi quando eu comecei no RPG Maker lá na época da antiga RPG Menace, Etherea - A Lenda de Zathan e Lendânia. Lembro que nos tópicos dos projetos o autor falou quase toda a história, o que tirou muito a graça quando fui jogar, pois afinal já sabia de grande parte do enredo.

Um lado infeliz disso, e falo isso por experiência própria, é que o pessoal também costuma a fugir de contos longos. Se formos olhar na seção de Histórias aqui do fórum, boa parte dos contos com respostas são aqueles bem curtos. Quando aparece alguma coisa de, digamos, *cof *cof doze páginas o pessoal já fecha a aba e  vai embora. O que é uma pena, tem histórias muito boas aqui que ninguém lê (tipo O Retorno do Mago do FilipeJF).

Excelente matéria, Kazu!

Viva a lenda!



Pois é, esse é o problema: vê o tópico - História: 56431468 linhas, aí o povo já clica no ''X'' ali da guia, hehe! Boa matéria, é realmente raro alguém conseguir uma história de tantas linhas, por isso que na próxima atualização vou estar adicionando uma sinopse rápida mesmo... O que posso fazer é copiar o Vincent e dizer:
Excelente matéria, Kazu!
Projeto 春
Emergindo em breve

Kazu meu velho, vou contar uma historinha que você provavelmente não se lembra, apesar de você ter participado ativamente dela, xD.

Quando postei meu projeto na antiga CRM, pedi pra galera avaliar a DEMO e obviamente o tópico, o engraçado era que ninguém avaliava a historia, exatamente por isso! Muita coisa desnecessária, MUITA mesmo. Então um certo samurai carioca, que testou a demo após um pedido meu por MP, falou exatamente essas palavras: Num bom tópico de projeto, meia sinopse basta, this. Isso é provavelmente a melhor dica ever, haha. Pelo menos na hora de expor um projeto com historia muito rica.

Serio galera, um tópico com informações aos montes pode parecer bacana, mas essa imagem aqui resume bem o grande problema que isso causa:


Spoiler
[close]


Concordo plenamente com esse texto, e digo mais, quem quiser ter sua historia avaliada mais a fundo, pode muito bem usar a área de Textos & Roteiros pra conseguir aquela avaliaçãozinha. \o




Existem vários projetos desses na "Centritus Mekaerus RPG" com história extremamente gigante, eu admito não leio nem a pau só dou uma lida no começo e no final e olhe lá.
É interessante lembrar que você posta seu projeto(com história gigante) em 12h:45m e 12h:47m vem um membro dizer que a história esta impressionante, qualé não da tempo pra ler esse imenso texto em pouco tempo.
Então, parabéns pela sua matéria Kazu...

Acho que qualquer pessoa com juízo perfeito odeia uma sinopse gigante falando sobre tudo que vai acontecer no jogo mais o que eu não consigo e chegar no meio-termo(meu problema nunca foi falar de mais e sim falar de menos)sempre acabo falando pouco demais e acabo ficando sem muito sentido e desinformando os leitores dos meus tópicos estou trabalhando para melhorar isso,enfim nada demais e bom.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Antes de mais nada, está de parabéns pela iniciativa de escrever a respeito desse problema, Kazuyashi. Não lembro se já cheguei a ver alguma matéria a respeito, mas confesso que eu mesmo já pensei em escrever algo do tipo há um bom tempo, pois acredito que esse excesso de informações é um erro muito comum e infelizmente acaba gerando outros "hábitos" ruins na criação de tópicos de projetos.

Eu acredito que essa problema possa ter tantos motivos que sequer conseguiria citar todos. Um deles, por exemplo, se dá ao fato de que uma grande parte dos frequentadores de fórums de RM (pelo menos nos últimos anos) é do tipo "escritor", que gosta mais de escrever suas idéias do que de de fato colocar algo em prática. Com isso, acabam surgindo alguns desses projetos que são apresentados como uma muralha de texto, afinal.

Outro motivo, e acredito que seja o principal, é a busca por fazer e mostrar algo sofisticado e que chame atenção. E pra isso, não só a história, mas TODAS as informações do jogo acabam sendo exageradas( ex: nego escreve até que botou "sistema de abrir baús" no jogo...). Acredito que esse caso seja mais comum porque já vi muito disso. Pra querer mostrar que o jogo é sofisticado, bem feito, que tem muito empenho por trás dele e blablabla, o autor decide transformar o tópico em uma enciclopédia e escrever tudo ali. Desde todo o background dos ancestrais dos protagonistas até todo o lore do mundo, fauna e flora dos continentes e o caramba a quatro.

Eu acredito que isso é algo que possa ser corrigido aos poucos a partir do ponto em que a galera dos fórums começar a perceber que a apresentação de seus projetos já não funciona desse jeito. Antigamente se colocava o conteúdo do jogo no tópico com razão e isso era motivo pra destaque, mas hoje já não é assim. O que importa é você apresentar o necessário de uma forma coerente e se possível da forma mais resumida possível. Vale recomendar pro pessoal também não ficar babando ovo em tópicos grandes só porque tem um monte de porcaria escrito, pois acredito eu que os membros sequer tem disposição pra ler algo e acabam só elogiando porque, pelo tamanho, parece algo bom.

Enfim, meu post já tá se extendendo de mais também, então pararei por aqui, rs. Mas é isso, tópicos precisam ser resumidos e mostrar o necessário, sem medo de não parecer bom o suficiente. Informações do jogo você deve explicar no jogo. Se você precisa explicar seu jogo todo no tópico é porque ele é ruim e não consegue ensinar o jogador por si só.


Spoiler
Citação de: VincentVII online 02/10/2013 às 17:23
Achar o meio-termo, algo que nunca consigo fazer. Ou falo demais ou falo pouco.

Não posso falar por mim, afinal sempre fui fã de leitura então não ligo de ler um tópico com 4000 palavras de história (inclusive acho que fui um dos poucos que leu o a história toda do antigo projeto da Elyven, Kung Fu). Porém, num quadro geral, eu concordo com a matéria. Não há necessidade de descrever cada detalhe do seu mundo, basta falar dos pontos chaves.

Lembro de dois projeto, isso foi quando eu comecei no RPG Maker lá na época da antiga RPG Menace, Etherea - A Lenda de Zathan e Lendânia. Lembro que nos tópicos dos projetos o autor falou quase toda a história, o que tirou muito a graça quando fui jogar, pois afinal já sabia de grande parte do enredo.

Um lado infeliz disso, e falo isso por experiência própria, é que o pessoal também costuma a fugir de contos longos. Se formos olhar na seção de Histórias aqui do fórum, boa parte dos contos com respostas são aqueles bem curtos. Quando aparece alguma coisa de, digamos, *cof *cof doze páginas o pessoal já fecha a aba e  vai embora. O que é uma pena, tem histórias muito boas aqui que ninguém lê (tipo O Retorno do Mago do FilipeJF).

Excelente matéria, Kazu!
[close]

Fala, Vincentão! Primeiramente, obrigado pela presença, rapaz. Bom, também gosto de ler, mas a questão não é gostar ou não de leitura. De fato, há projetos com histórias excelentes, mas seus tópicos simplesmente possuem informações em excesso, que nada contribuem para atrair feedbacks. O efeito gerado por muros colossais de texto é justamente o reverso, e  isso foi tão enraizado na nossa cultura maker ao longo das eras que acabou se tornando um péssimo e natural hábito. O pior é que é difícil para nós identificá-lo, já que, no consenso popular, "projeto com 20 metros de texto em Times corpo 10 é sinônimo de um projeto sensacional". Isso acaba mascarando o problema.

E quanto a essa tendência de fuga de textos maiores, concordo. Realmente, mesmo dentre aqueles prolixos, amantes da escrita, poucos são os que se aventuram a ler textos alheios, principalmente se forem 'grandes'. Geralmente os makers não são bons leitores, e histórias interessantíssimas, sem distinção de gênero, às vezes são passadas para trás. E esse é até um outro bom argumento para expor o empecilho que é o 'wall text'.

Veja: se até mesmo na área destinada às histórias, contos, roteiros e toda a infinidade de gêneros os textos gigantes, que são tão bem-vindos quanto os textos curtos, não possuem tanta adesão, imagine numa área em que são dispensáveis? Essa fuga será ainda maior.

Valeu mesmo, Vincentão! Obrigado novamente, cara!

Um grande abraço!

Spoiler
Citação de: Rick17 online 02/10/2013 às 18:41
Pois é, esse é o problema: vê o tópico - História: 56431468 linhas, aí o povo já clica no ''X'' ali da guia, hehe! Boa matéria, é realmente raro alguém conseguir uma história de tantas linhas, por isso que na próxima atualização vou estar adicionando uma sinopse rápida mesmo... O que posso fazer é copiar o Vincent e dizer:
Excelente matéria, Kazu!
[close]

Fala, Rick! Obrigado pela presença, cara! Haha, pior que é bem assim mesmo. Textos grandes, com informações irrelevantes para o objetivo do tópico, acabam afastando feedbacks. E é isso aí! A história do seu jogo pode ser enorme, com um gameplay de 2 meses corridos, It doesn't matter! Porém, a sinopse no tópico precisa ser breve e sempre ser pautada no bom senso, é claro. Isso se reverterá num benefício mútuo entre criador/jogador. Enquanto o jogador terá a chance de conhecer um bom projeto, coisa que não teria se o mesmo fosse uma muralha inconveniente de texto, o criador terá o prazer de ver sua ideia bem discutida.

E obrigado mesmo palavras, cara! Fico feliz por saber que gostou! =)

Um grande abraço!

Spoiler
Citação de: GuilhermeDL online 02/10/2013 às 21:10
Kazu meu velho, vou contar uma historinha que você provavelmente não se lembra, apesar de você ter participado ativamente dela, xD.

Quando postei meu projeto na antiga CRM, pedi pra galera avaliar a DEMO e obviamente o tópico, o engraçado era que ninguém avaliava a historia, exatamente por isso! Muita coisa desnecessária, MUITA mesmo. Então um certo samurai carioca, que testou a demo após um pedido meu por MP, falou exatamente essas palavras: Num bom tópico de projeto, meia sinopse basta, this. Isso é provavelmente a melhor dica ever, haha. Pelo menos na hora de expor um projeto com historia muito rica.

Serio galera, um tópico com informações aos montes pode parecer bacana, mas essa imagem aqui resume bem o grande problema que isso causa:


Spoiler
[close]


Concordo plenamente com esse texto, e digo mais, quem quiser ter sua historia avaliada mais a fundo, pode muito bem usar a área de Textos & Roteiros pra conseguir aquela avaliaçãozinha. \o
[close]

Guilhermão, rapaz! Como é bom vê-lo por aqui! Obrigado pela presença. Hahuahauhau, claro que lembro dessa história! Seu projeto ainda estava engatinhando, mas já tinha muito potencial. Isso sem falar no desafio de usar um sistema tático de batalha e com a temática mecha. As falas eram interessantes, os personagens já estavam trabalhados de forma satisfatória, enfim, um bom projeto mesmo. Se pá, ainda tenho essa versão da demo por aqui. Mas, sinceramente, nem lembro o que eu respondi a você sobre ele na época e nem como o tópico estava formatado. Se usei as mesmas palavras também não sei dizer. Huahuashas. xD

Mas o importante é que você conseguiu perceber os problemas que um wall text desnecessário causa. Acredito que seja como eu falei para o Rick: a história do seu jogo pode ser enorme, com um gameplay de 2 meses corridos, It doesn't matter! Porém, a sinopse no tópico precisa ser breve e sempre ser pautada no bom senso.

Muito obrigado mesmo pelas palavras e pela presença, Guilhermão! E concordo plenamente! Quem quiser expor sua história completamente, seja mais que bem-vindo na área de Textos & Roteiros. Pode escrever algo com a extensão de 2 bíblias e meio, doesn't matter, sinta-se à vontade para isso. Agora, não faça isso no tópico de projetos, pois não renderá bons frutos.

Um grande abraço, meu rapaz! =)

Spoiler
Citação de: Tiaguu online 02/10/2013 às 21:39
Existem vários projetos desses na "Centritus Mekaerus RPG" com história extremamente gigante, eu admito não leio nem a pau só dou uma lida no começo e no final e olhe lá.
É interessante lembrar que você posta seu projeto(com história gigante) em 12h:45m e 12h:47m vem um membro dizer que a história esta impressionante, qualé não da tempo pra ler esse imenso texto em pouco tempo.
Então, parabéns pela sua matéria Kazu...

[close]

Fala, Tiaguu! Obrigado pela presença, rapaz! Hahauhauhauha, e é exatamente isso! É isso o que acontece com grande parte dos makers, mas a maioria insiste em negar. Você exemplificou bem esse fato. Obrigado mesmo pela contribuição e pelas palavras, cara! =)

Um grande abraço!

Citação de: Felipe@Pedro online 02/10/2013 às 23:40
Acho que qualquer pessoa com juízo perfeito odeia uma sinopse gigante falando sobre tudo que vai acontecer no jogo mais o que eu não consigo e chegar no meio-termo(meu problema nunca foi falar de mais e sim falar de menos)sempre acabo falando pouco demais e acabo ficando sem muito sentido e desinformando os leitores dos meus tópicos estou trabalhando para melhorar isso,enfim nada demais e bom.

Fala, Felipe! Obrigado pela presença! Assim, acredito que alcançar o meio-termo em si não seja uma tarefa difícil. É exercitar a arte de dizer o suficiente em poucas palavras. O que pode dificultar o processo é justamente essa herança péssima que nos foi deixada de, ao se escrever um texto, estendê-lo ao máximo possível Com isso nos rodeando há tanto tempo, é realmente difícil escrever com sensatez. O seu caso é diferente da maioria, mas particularmente o vejo como menos 'preocupante'. Veja:

Se o tópico tiver informações insuficientes, ainda assim haverá feedbacks para alertar do problema e do provável texto nonsensical. Depois, com a adição de algumas informações, ele ficará no ponto. Agora, quando o texto é longo, é raro esse tipo de coisa acontecer. Quase ninguém tem saco de ler algo extenso e, dentre os poucos que comentam, a maioria é composta por hipócritas. Então fica realmente complicado...

Espero que consiga corrigir esse problema! Um grande abraço e obrigado novamente.

Spoiler
Citação de: Cronus online 03/10/2013 às 01:28
Antes de mais nada, está de parabéns pela iniciativa de escrever a respeito desse problema, Kazuyashi. Não lembro se já cheguei a ver alguma matéria a respeito, mas confesso que eu mesmo já pensei em escrever algo do tipo há um bom tempo, pois acredito que esse excesso de informações é um erro muito comum e infelizmente acaba gerando outros "hábitos" ruins na criação de tópicos de projetos.

Eu acredito que essa problema possa ter tantos motivos que sequer conseguiria citar todos. Um deles, por exemplo, se dá ao fato de que uma grande parte dos frequentadores de fórums de RM (pelo menos nos últimos anos) é do tipo "escritor", que gosta mais de escrever suas idéias do que de de fato colocar algo em prática. Com isso, acabam surgindo alguns desses projetos que são apresentados como uma muralha de texto, afinal.

Outro motivo, e acredito que seja o principal, é a busca por fazer e mostrar algo sofisticado e que chame atenção. E pra isso, não só a história, mas TODAS as informações do jogo acabam sendo exageradas( ex: nego escreve até que botou "sistema de abrir baús" no jogo...). Acredito que esse caso seja mais comum porque já vi muito disso. Pra querer mostrar que o jogo é sofisticado, bem feito, que tem muito empenho por trás dele e blablabla, o autor decide transformar o tópico em uma enciclopédia e escrever tudo ali. Desde todo o background dos ancestrais dos protagonistas até todo o lore do mundo, fauna e flora dos continentes e o caramba a quatro.

Eu acredito que isso é algo que possa ser corrigido aos poucos a partir do ponto em que a galera dos fórums começar a perceber que a apresentação de seus projetos já não funciona desse jeito. Antigamente se colocava o conteúdo do jogo no tópico com razão e isso era motivo pra destaque, mas hoje já não é assim. O que importa é você apresentar o necessário de uma forma coerente e se possível da forma mais resumida possível. Vale recomendar pro pessoal também não ficar babando ovo em tópicos grandes só porque tem um monte de porcaria escrito, pois acredito eu que os membros sequer tem disposição pra ler algo e acabam só elogiando porque, pelo tamanho, parece algo bom.

Enfim, meu post já tá se extendendo de mais também, então pararei por aqui, rs. Mas é isso, tópicos precisam ser resumidos e mostrar o necessário, sem medo de não parecer bom o suficiente. Informações do jogo você deve explicar no jogo. Se você precisa explicar seu jogo todo no tópico é porque ele é ruim e não consegue ensinar o jogador por si só.
[close]

Fala, Cronus! Muito obrigado pela presença e pelo elogio, rapaz. Fico contente, de verdade. E só posso concordar com este comentário sensacional. De fato é exatamente tudo o que disse. É um problema comum, um péssimo hábito, e que já nos rodeia há tanto tempo que se tornou 'imperceptível' e -- o pior -- sinônimo de 'um bom projeto'.

É bem difícil enumerá-los mesmo, mas um dos motivos principais é esse que você citou: makers "escritores". Em certos momentos, como na construção de um tópico de projeto, é preciso saber dosar esse lado ou as consequências podem não ser as esperadas. Este segundo motivo então é o ponto-chave. Há coisas tão irrelevantes descritas no tópico que só dá vontade de fechá-lo o mais rápido possível.

CitarEu acredito que isso é algo que possa ser corrigido aos poucos a partir do ponto em que a galera dos fórums começar a perceber que a apresentação de seus projetos já não funciona desse jeito. Antigamente se colocava o conteúdo do jogo no tópico com razão e isso era motivo pra destaque, mas hoje já não é assim. O que importa é você apresentar o necessário de uma forma coerente e se possível da forma mais resumida possível. Vale recomendar pro pessoal também não ficar babando ovo em tópicos grandes só porque tem um monte de porcaria escrito, pois acredito eu que os membros sequer tem disposição pra ler algo e acabam só elogiando porque, pelo tamanho, parece algo bom.

Exatamente isso. Falou tudo. Não tenho o que tirar e nem pôr aí. Só posso agradecer a você pela brilhante contribuição, Cronus. Espero realmente que a sensatez aos poucos vá se aflorando na hora de nós, makers, construirmos nossos tópicos de projeto.

Obrigado novamente e um grande abraço!

Kazuyashi

 Você citou um ponto muito bacana e gostaria que mais pessoas tivessem acesso ao conteúdo.

Francamente, você utilizou este exemplo mas eu quero citar ele mesmo assim! Tópicos são como a capa de um livro, você deve apresentar o conteúdo de forma que desperte o interesse o leitor e não simplesmente forçar ele a saber até mesmo a cor da cueca que o personagem esta usando, se é que me entende!

Existe uma comunidade das filipinas que participo de vez em quando e cara... Que tópicos sensacionais aqueles caras criam! É um pouco complicado de ler as vezes devido a diferença de idioma porem eles montam uma estrutura tão bem feita que você simplesmente quer continuar procurando saber sobre o assunto. Não existe aquela muralha de textos e tão pouco é um tópico baseado em imagens. Ele simplesmente colocou os elementos na quantidade certa, dando a informação que o jogador precisa.

Adorei o tópico, meus sinceros parabéns!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Spoiler
Citação de: K.A.O.S online 06/10/2013 às 19:42
Você citou um ponto muito bacana e gostaria que mais pessoas tivessem acesso ao conteúdo.

Francamente, você utilizou este exemplo mas eu quero citar ele mesmo assim! Tópicos são como a capa de um livro, você deve apresentar o conteúdo de forma que desperte o interesse o leitor e não simplesmente forçar ele a saber até mesmo a cor da cueca que o personagem esta usando, se é que me entende!

Existe uma comunidade das filipinas que participo de vez em quando e cara... Que tópicos sensacionais aqueles caras criam! É um pouco complicado de ler as vezes devido a diferença de idioma porem eles montam uma estrutura tão bem feita que você simplesmente quer continuar procurando saber sobre o assunto. Não existe aquela muralha de textos e tão pouco é um tópico baseado em imagens. Ele simplesmente colocou os elementos na quantidade certa, dando a informação que o jogador precisa.

Adorei o tópico, meus sinceros parabéns!
[close]
Se não é um dos melhores mappers/designers makers dos últimos tempos! É uma honra tê-lo aqui, K.A.O.S, meu rapaz! Obrigado pela presença. E obrigado também pelas palavras. Fico feliz de verdade que tenha gostado.:XD:

Hahahaha, pois é! É exatamente isso! Saber a cor e o tecido da cueca de um personagem já é um pouco demais, não é mesmo?! Infelizmente é o que acontece em grande parte dos tópicos de projeto aqui no Brasil. E poderia dispor o link dessa comunidade? Fiquei curioso para saber como funcionam as coisas por lá. Talvez os filipinos possam servi como grandes exemplos para nós! Hehe.

Obrigado novamente e um grande abraço!

Kazuyashi.

 Pois é, a comunidade em questão esta com alguns problemas semelhantes ao SantuarioRPG, quando ela retornar eu irei enviar o link.

Por hora, tem esta comunidade da Tailandia qual também participo: http://irpg.in.th

Utilizem o tradutor pra ter acesso ao conteúdo deles e se tiverem alguma dúvida me chamem que dou um help! Gostaria de inclusive chamar a atenção de vocês p/ o projeto Eternal Dawn que o usuário Neoz Kaho esta produzindo, o tópico dele é um perfeito exemplo de introdução de um projeto ao público.

Eternal Dawn: http://irpg.in.th/thread-46.html

Abraços!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Obrigado pela divulgação, KAOS! Não conhecia essa comunidade. Achei-a bem interessante. Dei uma olhada rápida no tópico do projeto e ele está lindamente formatado. Até escorreu uma lágrima de emoção. xD Mas ainda acho que ele contém muito texto. Claro que dá de dez nos daqui, mas o bacana seria se ele fosse ainda mais sucinto.

Digo isso sem ter lido o conteúdo, mas ao que parece o autor descreveu coisas desnecessárias, como por exemplo as cidades, reinados, formas de poder e raças. Poderia tê-las citado, mas 'descrever' já é um pouco exagerado.

De qualquer forma, ainda é muito melhor que a maioria dos tópicos de projeto que temos por aqui. Segue como um bom exemplo, portanto.

Obrigado novamente e um grande abraço,

Kazuyashi.

Essa matéria está ótima, Kazuyashi. Engraçado, eu leio e avalio um tópico nessa ordem mesmo (Layout/Screens/Roteiro). :lol:

Sim, sou uma dessas pessoas que faz uma avaliação corrida. Geralmente, para me atrair, as histórias tem que ter um foco contemporâneo - Não me sinto confortável com Medieval, uma vez que são variações de um mesmo esquema, mas nada impede que eu dê uma conferida nos projetos alheios.

Seguindo então o foco do contemporâneo, às vezes encontro tanta coisa desnecessária e sem-noção, em um texto que apenas decai seu projeto, que não é difícil abandonar a ideia de dar uma conferida, podendo perder um jogo interessante.

O Ideal é espalhar bem as informações como alguns tópicos fazem. Um pequeno resumo para o enredo, um menor ainda para os personagens, e um mediano para sistemas e coisas do tipo. Se o layout ajudar, isso já é chamariz o suficiente para o tópico. E claro, a informação ser boa, clara e interessante.

Como a ideia é ser "curto e grosso", acabo minha postagem por aqui antes que enrole mais, até. :derp:


Quando eu cai, na verdade, você me viu entrar para a História.

Para que eu leia uma história de um jogo, eu tenho que botar total fé nele.
Ouve poucos projetos que li a história, grande ou pequena.

A verdade é que só me interesso pela história JOGANDO!
Únicas coisas que leio em tópicos são:

-Introdução (Palavras do Autor)
-História de personagens
-Explicações de sistemas que eu não conheça

Uma pequena sinopse estimulando a jogar, também é legal, mas sem contar muita coisa do jogo.
Essa coisa de dizer o objetivo principal também não está com nada. Porra, deixa que eu descubro ¬¬

Enfim, ótima matéria Kazu, abraços.

Cacete cósmico, para onde diabos eu estava olhando que não vi esses dois comentários? Deve ter sido o porre de uísque que tomei esses dias (Vsf, Kazu, pare de por a culpa na bebida, seu mané). Enfim, desculpa gente! :derp:

@Prussian

Muito obrigado pela presença e pelas palavras, Prussian. Fico feliz de verdade por saber que gostou! E o pior é que a maioria dos makers segue essa sequência. Hahaha. E concordo: o legal é divulgar apenas as informações essenciais e cagar para o resto. Serão descobertas no jogo, então são totalmente inúteis no tópico. Quanto mais clara, sucinta e relevante a informação divulgada, melhor é para o autor na hora de receber feedbacks.

Hahaha! Até mais, Prussian! Nos vemos por aí.  :blink:

Um grande abraço!

@Netinho

Fala, Netinho! Obrigado pela presença. Fico feliz que tenha gostado, cara! Caramba, você então está melhor que eu. Ultimamente, nem lido a introdução eu tenho. Hauhauhau. Poucos os projetos que estou acompanhando. O que me espanta são esses tópicos desnecessariamente gigantescos. Penso igual a você também. xD

Obrigado novamente, cara! Um grande abraço!

Kazuyashi.