O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dungeon For The Win - Votação

Iniciado por GDL, 14/12/2013 às 21:41

Qual o melhor jogo?

Inscrição 1 - Underwater Nightmare
10 (62.5%)
Inscrição 2 - Espectro
4 (25%)
Inscrição removida - Votos anulados.
2 (12.5%)

Total de membros que votaram: 16

Votação encerrada: 30/12/2013 às 15:01

14/12/2013 às 21:41 Última edição: 31/12/2013 às 10:43 por GuilhermeDL
[box class=calendar_today]


[box class=plainbox]
Dungeon For The Win
[/box]
[box class=plainbox]
Olá novamente, Centristas! Chegou a hora de decidirmos o grande vencedor do DFTW, e vocês nos ajudaram a decidir com seus votos!
[/box]
[box class=titlebg]
Os concorrentes:
[/box]
[box class=plainbox]
Entre mortos e feridos restaram dois projetos que se enquadraram nas regras impostas pelo concurso:
[/box]

Inscrição 1 - Underwater Nightmare



Inscrição 2 - Espectro



Nota: Os outros dois projetos enviados para o concurso estavam com problemas que impediam o jogador de prosseguir, sendo assim, retiramos ambas as inscrições da votação.

Nota 2: Por motivos já explicados por ambas as partes, a inscrição 3 foi retirada da disputa

[box class=titlebg]
Vote!
[/box]
[box class=plainbox]Teste os jogos, deixe sua opinião e não se esqueça de votar na enquete no inicio do tópico! Sua participação é de extrema importância, então contamos com vocês! As votações se encerram dia 30 de Dezembro, tempo mais que suficiente para jogar e decidir quem merece levar esse titulo![/box]





Até que enfim não? Mas...  :'0': Cadê o meu? Qual foi o problema?  :T.T:
~ Masked

Em vista dos trabalhos enviados decidimos que os 3 selecionados eram os mais aptos na questão de jogabilidade/história/programação. Alem do fato de tanto o seu jogo, quanto a outra inscrição, possuírem bugs que barravam o jogador, impedindo a progressão do mesmo até o final.

Sobre as analises prometidas, após o termino das votações faremos uma matéria especial destacando os três participantes que chegaram a essa fase.\o




 :rick8: Eu queria saber qual foi esse bug... Enfim, se decidiram assim, que seja então, vou jogar as três e já deixo meu voto.  :ok:
~ Masked

Citação de: Masked online 14/12/2013 às 23:00
:rick8: Eu queria saber qual foi esse bug... Enfim, se decidiram assim, que seja então, vou jogar as três e já deixo meu voto.  :ok:

Um deles, por exemplo, é na parte do carrinho em que o personagem ficou imóvel depois de ter saído dos trilhos. Outros bugs, não relacionados a parte de travar, que podem ser citados são no gráfico do personagem em que a roupa dele fica transparentes ou o botão de correr que não estava fazendo e personagem ir mais rápido.

Viva a lenda!



Bom, tentarei fazer uma análise curta e objetiva sobre cada um dos projetos enviados.

Underwater Nightmare

Design bem genérico, às vezes um pouco papagaiado; erros de português complicados, como "sirurgia"; o enredo ficou um pouco WTF; a ambientação até que ficou boa; a BGM escolhida para o fundo do mar até que ficou legal, mas talvez ficasse melhor apenas com um efeito sonoro que passasse esse clima, sem a necessidade de uma música; a windowskin não tem nada a ver com o projeto; Não havia entendido o porquê de usar o "Passos por pixels" nesse projeto, até que vi o lance dos espetos e rachaduras como obstáculos. Foi uma boa sacada o script, pois dificulta a passagem; morri ao enfrentar os inimigos e não voltei a jogar.

Espectro

Meio nada a ver a música da tela de título; é meio engraçado, no sentido estranho da palavra, ver um demônio chamado Marcos e um feiticeiro mascarado chamado Bruno. Fica ainda mais estranho com a escolha aleatória do nome narutesco do guri lá. Mesmo que a proposta tenha sido a de um jogo de comédia, ficou meio WTF; o mapeamento ficou bem ruim; a música de batalha, assim como a da tela de título, ficou sem ligação alguma com o projeto, para não falar da música de vitória. Chaves, cara. Chaves; Tudo está muito aleatório e sem tema. Cumpre a proposta do evento, mas não curti.

Epitaph

Começou com um bom clima; a passibilidade dos mapas não está boa; upar de nível do nada, apenas por andar. WTF? Estranho; o desafio de mover as estátuas ficou bem sacal e com uma interação bem ruim. Seria melhor se desse para empurrá-las automaticamente. Depois de tentar três combinações diferentes e ter falhado, mesmo após ler aquela dica da "runa", perdi a vontade de continuar.




Bom, votei no Underwater, mas, sinceramente, não achei nenhum deles bom o bastante para ganhar este concurso. Sério. É uma pena que eles fiquem em qualquer uma das posições, visto que estão bastante aquém do que deveriam. De qualquer forma, é o que tem pra hoje, né.  :rick9:

Enfim, boa sorte aos três.

Um grande abraço,

Kazuyashi.


  Bem,quem sou eu para julgar se algo está bom ou ruim. Mas entre todos meu voto também vai para Underwater. Acho que foi o trabalhoso por ter tantos gráficos editados. Só uma coisa me incomodou. O pixel movement do ABS muitas vezes atrapalha na hora de tentar fugir das armadilhas por que elas "acertam" o jogador mesmo quando ele ainda não chega a tocá-la.
Uma visita ao Museu não é interessante quando você faz parte da exposição.

Só uma pergunta: os participantes podiam revelar de quem é cada inscrição? Porque se não, o Espectro deveria ser desclassificado, já que mostra o nome do autor na abertura do jogo.
De qualquer jeito, joguei um pouco dos três e é isso que tenho a dizer:

Espectro: Na minha humilde opinião de merda, foi o pior dos três. O design sonoro foi a pior parte. Trilha sonora fraca e mal usada, efeitos sonoros ruins... E o sistema de batalha, além de simples, foi muito mal usado. No geral, um jogo bem ruinzinho.

Epitaph: Menos ruim que o Espectro. Na verdade, até que é um jogo decente. Mas ficou muito "faltando". Acabei morrendo nele sei lá por qual motivo, mas, vá lá, isso é perdoável. Não é uma maravilha de jogo, mas ao menos distrai um pouco.

Underwater Nightmare: O melhor dos três. Não chega a ser ótimo, mas é bom o bastante, apesar dos vários problemas que o Kazu comentou. Normalmente, não votaria nele, mas ganha meu voto por default.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.

Putz, iram destacar nós três? Estou baixando os outros dois aqui. Sei que o meu projeto é fraco, mas pelos comentários os outros estão em situações parecidas. Mas tudo é aprendizado, está valendo!

15/12/2013 às 13:15 #9 Última edição: 15/12/2013 às 13:32 por LeonardoVX
Bacana ver a minha inscrição aí.
E já joguei os jogos dos meus concorrentes.

Vai ser uma votação interessante, pois não há nenhum jogo "espetacularmente" melhor que o outro.
Os três ficaram bastante competitivos, e acho isso bem legal, sendo que praticamente na maioria dos concursos dos fórums de RPG Maker sempre tem uma inscrição extremamente superior as outras, ai fica uma decisão unanime, fazendo uma votação ridícula e previsível.

E pelo o que eu percebi nos comentários acima, todo mundo estava esperando o "novo Zu" desse concurso.
Por mais que "tal façanha" não tenha ocorrido (ou talvez sim, para alguém com uma opinião diferente) não é necessário ficar ridicularizando nossas participações como estão fazendo.
Tudo requer algum esforço a ser feito, levem em consideração isso, nos comprometemos com o concurso e cumprimos.

Agora imagina se uma ideia excelente como essa do concurso tivesse sido jogada fora por falta de inscrições.
Seria bem pior né?

Sem mais, apenas baixem, joguem e decidam.

Engano seu. Não posso falar pelos outros, mas, falando pelo menos por mim, não esperava um "novo Zu" como você mencionou, mas sim, diferentemente dos que vi para votação, um projeto tratado com o mínimo de esmero. E isso de modo algum entra no mérito de "ridicularização". Foi e é apenas uma crítica. Construtiva ainda, creio eu. O problema é que nós, makers, não estamos tão acostumados a elas, não importa em qual "categoria" se enquadrem. Também me incluo nisso. Mas essa é história para outro wall of text. Aproveitando, até admito que possa ter me exaltado em alguns momentos ao dar a tal "ridicularizada", mas nada demais, entretanto.

E, realmente, tudo requer esforço. E legal que conseguiram construir algo a tempo e participar do concurso. Certamente seria pior se não houvessem inscrições. Contudo, isso não muda o fato de a qualidade dos trabalhos não ter sido satisfatória, e, novamente falando, isso é bem claro para mim. É fato.

Baixei, joguei e decidi: todos ficaram bem aquém do que poderiam, mas ainda assim dei o meu voto.

Boa sorte aos três.

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Faço das palavras dos Kazuyashi as minhas à respeito das críticas.

Não acho que pelas críticas serem exigentes e parecerem ríspidas signifique que estejam sendo ofensivas, destrutivas ou que estejam esculhambando os participantes. É claro que todos reconhecem que cada um colocou o esforço que estava ao seu alcance no seu jogo, mas se esforçar não faz com que o jogo seja necessáriamente bom por tablela. Claro que não se deve condenar o jogo por isso e com certeza devemos dar méritos aos participantes que conseguiram terminar e entregar. Mas devemos lembrar que é um concurso, que isso é uma votação e que está valendo prêmios reais, então o mínimo que podemos esperar são avaliações críticas exigentes a respeito dos participantes. 

Aliás, devo dizer que acho que os votos deveriam ser contabilizados por posts com justificativa, e não por enquete. Mas sei que não vai ser a única nota, então vamos mover pras minhas críticas. Desde já aviso que vou ser muito exigente e não vou pegar leve com a minha opinião, então apertem os cintos e me desculpem por qualquer coisa que possa ser tomada como ofensa. Meu objetivo não é ofender, e sim fazer uma avaliação crítica o mais sincera possível. Dificilmente seria tão crítico assim comentando um tópico, mas estamos em uma competição.

Espectro

Spoiler

Este foi o segundo que eu joguei, e sem dúvidas foi o mais zoado na minha opinião. Devo dizer que pra um concurso deste nível, parece um jogo feito nas coxas e sem a pretensão de tentar ser bom. Entendo que o objetivo foi fazer um jogo humorístico, nesse estilo "peculiar" de humor que temos em jogos e RPG Maker, mas esse tema me desagrada muito pela falta de preocupação com a lógica e o design geral do jogo.

Na questão de temática, eu mal consegui entender do que se trata a história. Pelo que entendi,a história está mais pra uma desculpa pro jogo ter personagens e enredo... um enredo ruim com personagens ruins. Prefiro não comentar os diálogos, então me restrinjo a dizer que não gostei deles. Admito que de 20 frases consegui rir de 1, mas no geral não me agradou.

Com relação ao design geral do projeto, já começa muito fraco pela escolha de uma história com pouco sentido e a apresentação fraca dos personagens na introdução do jogo. Pelo menos há uma opção pra se pular a introdução (Ah se tivesse isso no Underwater Nightmare! Mas jajá chego lá), então pra quem morrer e tiver ânimo de tentar novamente, não precisar assistir a introdução novamente é ótimo. A escolha da trilha sonora não está boa, não entendo qual é o objetivo de colocar músicas de bandas aleatórias sem ter um contexto. Entenderia usar "No One Like You" ou "Duality" pra cenas onde fizessem sentido, mas nem isso. Aliás, se invertesse e colocasse Slipknot no combate e Socrpions na title screen já faria MUITO mais sentido, mas não foi o caso. Músicas de Naruto no primeiro mapa me fizeram querer fechar o jogo na hora, mas resisti mesmo após ler... piadas de Naruto. Fora isso, ouvir o tema do Chaves na tela de Game Over foi o motivo que me fez desistir de tentar de novo. Foi como se a música disesse literalmente "Hey, fim do jogo! Pare de jogar aqui!".

No mais, não há nenhum destaque pra parte estética do jogo como o design geral ou o mapeamento. Salvo a atenção pra usar materiais originais (mesmo que sejam basicamente logo e title screen, pelo que vi) e a preocupação em tentar usar recursos adicionais, mas eles simplesmente não foram encaixados bem. Somamos isso com uma trilha sonora inconsistente e a falta de um enredo que seja no mínimo interessante (não cobraria nem lógica se fosse!), e temos um jogo que simplesmente não se destaca ou dificilmente nos desperta vontade de jogá-lo até o fim.
[close]

Underwater Nightmare

Spoiler
Este foi o primeiro que joguei, e devo dizer que com 2 minutos de gameplay, com um aperto no coração, já estava pensando "Por favor, que este não seja o melhor dos 3". Digo isso porque o jogo me desagradou muito, MUITO com relação à temática geral do jogo. E algo que me desagrada ainda mais é saber que na comunidade este jogo provavelmente teria destaque e seria considerado bom, tanto que é o favorito até o momento. Então bem, vamos nos aprofundar um pouco mais na crítica (trocadilhos não intencionados).

Bem, vou começar pela coisa da temática que foi algo que me deixou enjoado. Não me leve a mal, e também não é nada que eu esteja apontando especificamente com relação a este jogo, mas é algo que vejo cosntantemente na comunidade e que eu detesto: inspiração em animes, de uma forma ruim.

Ignorando o "sirurgia" que fez meus olhos lacrimejarem nas primeiras linhas de diálogo, já nos deparamos com uma típica característica de enredos do gênero, uma tentativa de ser dramático e ter um argumento "adulto" pra história, mas infelizmente é tratado de uma forma boba e pouco plausível. Não existe credibilidade nas falas do médico, tanto quanto nas falas da protagonista. Eles simplesmente não soam como pessoas, soam como personagens criados pra ocupar espaço em um jogo. Não sei se consigo me fazer entender melhor, mas não vou me extender explicando.

Seguindo pra protagonista, algo que me faz arrancar os cabelos são personagens que acabam sendo patetas "sem querer". Desculpe o termo, mas é o melhor que consigo arranjar. Temos uma mulher de 30 anos com um marido internado no hospital, em um futuro não muito distante. Ela não fala, não se comporta e não aparenta ser uma pessoa nessa situação. Ela usa maria-chiquinhas, fucking maria-chiquinhas. Se fosse uma pré-adolescente em crise existencial estereotipada genérica como sempre vemos nos animes ruins (e derivados deles), eu até entenderia não só isso mas também todo aquele papo vazio e melodramático de "O que estou fazendo aqui? Porque? Is this real life?" na praia. Mas não, ela é uma mulher adulta com um marido doente no hospital e um character design patético. Como se não bastasse, ela dá gritinhos com uma voz de uma criancinha quando ataca. Eu vejo isso com uma frequência absurda em jogos de RPG Maker, e parece que todo mundo é ok com essa "kawaizeira"... Eu não sou, mas vamos prosseguir.

Aí temos o elemento chave do jogo: a magia! Temos uma fada mágica que surge do nada pra te oferecer a chance de realizar seus desejos em troca de favores misteriosos. Nesse momento o jogo se rende de vez ao seu lado fatasioso, me fazendo o tolerar um pouco mais. Somos teletransportados para as ruínas mágicas no fundo do oceano, apresentados com um plot de um vilão maléfico e um artefato misterioso, tudo tão rapidamente que a única reação que se pode ter é "Okay, vamos lá salvar o mundo ou seja lá o que to fazendo." Então andamos e somos bombardeados com a fada explicando uma coisa nova a cada sala que você entrar. P0##@ fadinha, se você conhece as ruínas tão bem e tem poderes mágicos pra teletransportar uma pessoa pro oceano e realizar os desejos dela, porque é que você mesma não foi buscar? Mas okay, não vou questionar porque não acho isso tão ruim, e tenho minhas crenças de que essa fada não seria quem aparenta ser, já que tudo o que ela diz é completamente suspeito e vago. Mas não joguei até o fim, então não vou ficar teorizando o enredo, mas eu espero que seja o que estou pensando, por mais previsível que seja.

Enfim, passado todo meu rage com relação ao contexto, personagens e enredos, o que sobra pra comentar é o gameplay e design no geral. Começando pelo design que é o mais forte, por mais que tenha achado exagerado, é o que mais se destaca. Apesar de terem muitos efeitos, o mapa da dungeon no fundo do mar ficou bacana e bem atmosférico, e demonstra que o autor teve preocupação em tentar deixar o jogo bem polido, só me decepcionei com a HUD quase inalterada do ABS do Khas. Não sei o que dizer da música, mas achei ok, não tava fora de contexto mas também não contribuiu pra minha imersão. Por fim, não sei bem o que dizer da jogabilidade. Também não joguei muito, mas a idéia do ABS não me cativou, principalmente por conta da temática. Desisti de jogar depois de ter dado uma olhada em todas as salas, procurado o que fazer, ativado uma armadilha de espetos e ter ficado preso em uma pedra. Como eu já não tinha gostado do tema do jogo, não teria ânimo pra começar de novo e rever toda a introdução.

Resumindo, Underwater Nightmare está no nível de algo que eu esperaria pro concurso. Mas eu simplesmente não gostei do jogo, e particularmente DETESTEI a temática, o enredo e os personagens, pelos motivos que já foram citados. É notável o empenho do autor em fazer um bom jogo, e não tenho dúvidas de que se fosse um projeto normal ele estaria sendo jogado por muitas pessoas e sendo bastante elogiado. Mas infelizmente, apenas vi destaque na parte estética.
[close]

Epitaph

Spoiler
Este foi o último que joguei, e o que achei melhor como um jogo no geral. Ele não tem uma introdução enrolada e foi o único que me animou a rejogar depois ter morrido (eu tentei o jogo 3 vezes). A parte gráfica é razoável, a proposta do gameplay também, podemos ver que o "Dungeon" foi usado aqui de forma um pouco mais literal. Somos um vampiro(?) preso em um calabouço repleto de armadilhas mortíferas prontas pra violar seu reto te matar.

Sem introdução enrolada e diria que com um toque de mistérios, começamos em um calabouço escuro sem saber o que tá acontecendo ou o que temos que fazer. Eu gostei do início do projeto e criei boas expectativas no início. Não há nada de muito destaque na ambientação, mas ela faz razoavalmente bem sua parte. Minha primeira decepção foi me deparar com uma das músicas mais manjadas da série Castlevania no segundo mapa (e não surpreendentemente, outra música do mesmo jogo é usada na tela de gameover). O que me decepcionou não foi exatamente de onde a música veio, e sim ela promover uma quebra de imersão. Se fosse alguma outra música do mesmo jogo mas se encaixasse melhor com a cena, eu não iria ligar, provavelmente gostaria. Mas eu estava prevendo uma atmosfera um pouco mais sombria e misteriosa, talvez tensa... e me deparei com uma música agitada, que definitivamente não combinou muito bem.

Com relação ao gameplay, eu achei bom a princípio. Temos como proposta uma dungeon onde precisamos explorar tomando cuidado com as armadilhas e o fator da escuridão limitando o campo de visão foi usada de uma forma boa aqui, na minha opinião pelo menos. Acho que fazer os espetos envenenarem o personagem não foi uma boa escolha, principalmente porque só encontramos um antídoto no começo do mapa. Também não consegui resolver o puzzle das estátuas por falta de idéias do que se fazer exatamente, e ter um menu de escolha pra cada vez que você for mover não te motiva a ficar tentando pelo tempo que isso toma. Acaba se tornando uma tarefa entediante e com potencial pra frustrar o jogador. A coisa que mais quebra a imersão do jogo definitivamente é a coisa de receber mensagens de level up DO NADA. É muito confuso, aparentemente não tem sentido e nem utilidade, além de ser um erro muito estranho. Me parece que poderia ter sido algo revisado e resolvido antes de ter sido enviado, e com certeza faria diferença.

De todos, Epitaph foi o que arranjei menos motivos pra fazer críticas mais pesadas, e no geral foi o que mais me agradou como um jogo em si. Possuí algumas escolhas ruins de design e como qualquer jogo tem seus erros, mas também achei satisfatório para o nível do concurso, tanto que foi o único que tive ânimo de tentar rejogar após morrer. Se o visse postado como um projeto comum no fórum, provavelmente baixaria pra dar uma olhada.
[close]

Bem, como dá pra ver, não fui capaz de jogar nenhum dos jogos até o fim, mas acredito que se encontrei problemas que me evitaram de prosseguir no jogo isso conta como pontos decisivos nas minhas críticas/avaliações/opiniões. Sendo assim, meu voto foi para o Epitaph.

Novamente, digo que meu objetivo não é desmerecer o trabalhos dos participantes ou ofendê-los de alguma forma. Reconheço que todos tiveram sua parcela de empenho pra produzir e entregar o jogo a tempo, e todos mercem os parabéns por isso. Afinal de contas, se não fossem estes 3 jogos entregues, não teria como fechar o concurso. Me desaponta ver que 2 dos 5 que enviaram não responderam as mensagens da staff pra tentarem arrumar problemas técnicos com seus jogos, pois se tivéssemos 5 participantes válidos não tenho dúvidas de que os pesos seriam totalmente diferentes na hora da votação.

Por fim, é sempre triste ver quando um concurso grande acaba não tendo um número de inscrições razoável. Ironicamente, aconteceu exatamente a mesma coisa com o Make a Game, Win a Game: 3 premiações e só 3 jogos enviados. Entendo que muitos tiveram seus motivos pra desistir e outros podem ter dado o máximo de si pra participar (minha dedicação pra terminar um jogo em 5 dias foi insana, mas não foi o suficiente), mas fato é que no geral a comunidade é fraca quando o assunto é produzir jogos. Se fosse um concurso só de roteiros ou só de design por exemplo, tenho certeza que teríamos mais inscrições do que poderiamos avaliar.

Enfim, deu no que deu e não adianta reclamar. O que importa é que tivemos 3 participantes que, independente das posições, serão recompensados pela dedicação. Parabéns também pela organização da Staff, e espero que ainda possamos ter mais concursos assim. E claro, contar com mais participantes.

@LeonardoVX: Acho que não chega a ser uma ridicularização, eles foram apenas sinceros quanto a suas opiniões, que não valem muita coisa. Servem apenas para melhorar o jogo em alguns aspectos, pelo menos para mim.

Quando o concurso terminar terei a versão 0.2 pronta, com roteiro, mapeamento e trilha sonora melhores, seguindo as criticas.

  Só passando para avisar que o criador desse Epitaph cometeu um erro gritante. Ele teve oportunidade de corrigir como todos os outros e mesmo assim se esqueceu desse bug. Em um dos mapas,ocorre um "crash" por que a BGM do mesmo não estava na pasta do projeto quando ele foi upado. Isso poderia ser corrigido apenas colocando a BGM lá. Mas como acho que o tempo para a correção de bugs já passou. O projeto deveria ser desclassificado. Obrigado pela atenção e desculpem o criador escroto do jogo pelo ocorrido.
Uma visita ao Museu não é interessante quando você faz parte da exposição.

Bastava o jogador renomear uma musica qualquer com o nome da pedida pelo jogo na hora do crash (exatamente o que eu fiz) Enfim, com respeito aos outros dois projetos eliminados por motivos similares, retiraremos o jogo da disputa. E a falha nesse ponto foi de minha parte também, peço desculpas pelo ocorrido e por ter deixado essa passar.