O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Independência do RTP

Iniciado por mercia, 15/06/2014 às 09:14

15/06/2014 às 09:14 Última edição: 07/01/2018 às 20:27 por mercia
Independência do RTP
Créditos: Desert Eagle, Camaleon, Loki Fenrisulf IV, Mercia
Tópico original: Aqui



RPG Maker 2000 & 2003
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas no seu jogo: CharSet, ChipSet, Music, Sound, etc.

2- Copiar o arquivo "Harmony.dll" da pasta do editor do RPG Maker 2000 ou 2003 para o mesmo lugar do "RPG_RT.INI" do seu jogo.

3- Abrir o arquivo "RPG_RT.INI" e adicionar na última linha: "FullPackageFlag=1".

Resultado Final:
[RPG_RT]
GameTitle=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)
MapEditMode=1
MapEditZoom=1
FullPackageFlag=1

RPG Maker XP
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas no seu jogo: CharSet, TileSets, Fonts, BGM, SE, etc.

2- Copiar o arquivo "RGSS104E.dll" (DLL diferente do VX) da pasta do editor do RPG Maker XP para o mesmo lugar da "GAME.INI" do seu jogo.

3- Abrir o arquivo "GAME.INI" e alterá-lo apagando as linhas de "RTP=".

Resultado Final:
[Game]
Library=RGSS104E.dll
Scripts=Data\Scripts.rxdata
Title=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)

RPG Maker VX
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas no seu jogo: CharSet, TileSets, Fonts, BGM, SE, etc.

2- Copiar o arquivo "RGSS202E.dll" (DLL diferente do XP) da pasta do editor do RPG Maker VX para o mesmo lugar da "GAME.INI" do seu jogo.

3- Abrir o arquivo "GAME.INI" e alterá-lo apagando as linhas de "RTP=".

Resultado Final:
[Game]
Library=RGSS202E.dll
Scripts=Data\Scripts.rxdata
Title=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)

RPG Maker VX Ace
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas: CharSet, TileSets, Fonts, BGM, SE, etc.

2- Copiar o arquivo "RGSS301.dll" (DLL diferente do XP e VX) da pasta do editor do RPG Maker VX Ace para a pasta "System" do seu jogo.

3- Copiar a pasta "Fonts" do RTP do RPG Maker VX Ace para o mesmo lugar do "GAME.EXE" do seu jogo.

4- Abrir o arquivo "GAME.INI" e alterá-lo apagando as linhas de "RTP=".

Resultado Final:
[Game]
Library=RGSS301.dll
Scripts=Data\Scripts.rvdata2
Title=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)

não entendi muito bem o que é, isso da a possibilidade de criar um jogo que rode  sem o RTP?
se for meu ouro valeu a pena :O_O:

Obs: o nome dos gráficos de mapa tá errado do RPG maker XP, VX e ACE você botou ChipSet no lugar de TileSet
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

Eu percebi isso, estava corrigindo o tutorial, porque ele estava errado mesmo de onde eu tirei. xD

Obrigada por avisar. o/

Sim esse tutorial é para você criar um jogo que roda sem RTP, fora que colocar o modo de todas as Engines em um só tópico fica muito mais fácil para quem for procurar. ^.^

Muito obrigado por disponibilizar isso aqui mercia!
É algo importante, já que todos deveríamos fazer jogos com o rtp inbutido, porque nem sempre temos tal engine maker.
De qualquer forma, parabéns pelo tópico, e sugiro que até fixem aqui se for o caso, porque é algo importantíssimo para o conhecimento dos makers.
:ok:

Já uso isso há um bom tempo.
Mesmo assim foi muito bom você ter trago este tutorial para aqueles que não entendem.

No caso do ACE, o programa ao invés de usar a fonte instalada no windows ele puxa do RTP, caso o jogo seja independente do RTP e a fonte não estiver inclusa na pasta do jogo, será acusado de erro pela ausência da Fonte, ou seja, teria que incluir uma pasta "Fonts" contendo o arquivo da fonte usada dentro da pasta do jogo.

Não afirmo com certeza que essa é a explicação correta, apenas acho que seja assim, não sei com funciona. :será:
Esse tópico aborda a independência da fonte:
http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=103060
-

Obrigada pela informação Fpr!

Acabei de adicioná-la no tópico do modo que eu entendi que funciona. :D

Tópico muito útil. Acrescento que a tarefa de copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas pode ser facilitada, no caso do ACE, usando um recente script do Gab.
http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=123304.0

Até.


30/04/2017 às 15:21 #8 Última edição: 16/07/2017 às 01:27 por felipefalcon
Citação de: Shiroyasha online 17/06/2014 às 15:00
Tópico muito útil. Acrescento que a tarefa de copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas pode ser facilitada, no caso do ACE, usando um recente script do Gab.
http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=123304.0

Até.

O script que o Shiro fala é este abaixo gente, com o fim da MRM achei melhor postar para que não se perca XD
(O membro KamauX que achou)
Script - Gab RTP Export

O masked também postou na Condado há um bom tempo um fix pro script.  Parece que o script dá erro na hora de transferir músicas. (No caso quem usava sons do RTP tinha problemas):

CitarParece que o script tá dando erro quando  não tem arquivos pra exportar, é só botar isso depois das linha 165 e 179 que resolve, no entanto:
next unless fromFile

Façam o que o masked disse nessa mensagem, pois sem ela o script buga.




Pra quem não usa a fonte VL Gothic padrão da engine. É obrigatório colocar ela na pasta mesmo assim.
Eu modifiquei a fonte pra pesar alguns KB's, quem quiser:

http://www.mediafire.com/file/l5aigr15rcqrcvn/VL+Gothic+New.zip