O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker e Educação

Iniciado por Nandikki, 14/09/2015 às 19:50

Olá meus amigos como Vão!

Nosso amigo JoeFather indicou uma matéria sobre Programação na grade curricular do sistema de ensino básico: Craig Federighi: "programação é o próximo passo da alfabetização". Reforçando nossa discussão através da matéria do Nandikki... Segue o link da matéria mencionada:
http://meiobit.com/332664/apple-craig-federighi-defesa-ensino-programacao-as-criancas-tao-importante-quanto-processo-alfabetizacao/#more-332664 

Obrigado!

17/10/2017 às 09:32 #16 Última edição: 17/10/2017 às 09:38 por Ronaldo Bento
Olá meus amigos como vão!

Recentemente estive em uma conferência educacional abordando diversos temas como o uso do Scratch (software que se utiliza de blocos lógicos, e itens de som e imagem, para você desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online suas criações. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick) dentro e fora da sala de aula, extensões do Scratch, acessibilidade, inclusão, e outros tópicos relacionados à adoção do Scratch no Brasil. O evento contou com palestrantes convidados, mesas redondas, apresentações relâmpago, oficinas, mostra interativa de posteres e conversas no estilo unconference (reuniões de pequenos grupos a partir de temas que emergirão durante a conferência).

Ouvindo Mitchel Resnick o idealizador da ferramenta Scratch na conferência Scratch Brasil 2017:


"Quando penso sobre o aprendizado, penso em um processo: primeiro a criança imagina algo, digamos um prédio, e logo ela começa a materializar o que imaginou com os objetos disponíveis. Criando. Com isso, elas aprendem sobre estabilidade, o que faz as coisas ficarem em pé ou caírem. Então elas brincam e colaboram - outra criança pode vir e fazer uma estrada na frente do prédio original. Talvez o prédio caia e, se isso acontecer, a criança vai pensar no porque e no que fazer para que ele não desmorone mais, trazendo conceitos de estabilidade. Esse processo cria uma ideia melhor que será construída na próxima vez. As crianças podem se aperfeiçoar brincando. Precisamos construir ferramentas e métodos que levem esse processo em conta."

Não acredito na divisão estrita de conhecimento por disciplinas e muito menos no método em que o professor apenas dita como tudo deve ser feito e o aluno apenas segue. Muitos diriam que uma das maiores dificuldades é educar os professores sobre as novas tecnologias que podem ser usadas em sala de aula, mas eu pessoalmente acho que o maior problema é a mudança de mentalidade no ensino e a cooperação dos alunos, responsáveis da sociedade como um todo!   Ronaldo Bento

Acredito sim, que o RPG Maker pode promover jogos educacionais gratuitos e comerciais, além disso, seria um grande incentivo aos jovens que conhece desde muito cedo os jogos eletrônicos. Portanto, mesclar diversão com conhecimento!

Vou deixar o link para assistirem os vídeos do evento:

https://www.scratchbrasil.org/