O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Makers Jam - Votação

Iniciado por Star Gleen, 14/03/2016 às 13:08

Meus votos vão para...

1º: Planetary Colonizers: o autor conseguiu desenvolver um impressionante mini game de batalha espacial no RM2K, visto que o jogo apresenta uma jogabilidade bem fluída, e ainda, o jogo é altamente viciante, com um visual similar ao de "Space Invaders". Meus sinceros parabéns! :*-*:

2º: L-Type: Este é um outro mini game de nave que chamou muito a minha atenção, seja pelos seus belos gráficos, bem ainda pelo seu estilo, que se assemelha muito com alguns clássicos de antigamente, como o "Gradius" e o "Salamander". Excelente game! :clap:



Saudações!

Agradeço muito pelos comentários positivos sobre os vídeos.

Tive a oportunidade de conversar com dois desenvolvedores que apresentaram sugestões para solucionar os problemas que tive com alguns jogos que, infelizmente, não pude jogar.

Um dos jogos ainda não consegui resolver. No entanto, o outro deu certo e pude realizar um gameplay dele. Então vou comentar sobre ele.

Expedição: Eu gostei muito do jogo. Os gráficos são diferentes do que o padrão do RPG Maker oferece, e foi muito interessante. Depois que terminei o vídeo que percebi uma coisa. O design do jogo, tanto graficamente como pela ênfase em puzzles me lembrou muito os jogos "point and click" de antigamente (Secret of Monkey Island, Maniac Mansion, etc). Os puzzles estão equilibrados. Nem fácil demais, nem frustrante demais. E um trecho no final fará certamente com que não apagarei todas as luzes para dormir. Um ótimo jogo, ótima história e puzzles. Gameplay em https://youtu.be/dBQPgTRQIm8

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

48 horas, 24 a menos que na outra JAM e achei o nível superior, apesar de ainda ter vários jogos com "defeitos" que afundam eles.

A parte de engines também me surpreendeu. Estatísticas:

Citar2 - RPG Maker 2000
2 - RPG Maker VX Ace
2 - Unity
1 - RPG Maker XP
1 - RPG Maker MV
1 - Clickteam Fusion 2.5

Joguei todos os jogos, opiniões abaixo:

Spoiler
Space Running Game

Os controles são duros/respondem muito mal, mas, ao se acostumar esse defeito diminui um pouco, porém ainda atrapalha o gameplay consideravelmente.

Tem várias partes com bifurcações que o Game Design te obriga a morrer (ou dar sorte) para aprender o caminho certo. Isso é muito chato.

Gostei da batalha no final! Tirando esses dois defeitos, até que é um jogo interessante. Eu votaria nele se não fosse por esses defeitos e o jogo fosse mais longo, já que em aproximadamente 20 minutos eu zerei e não tinha mais nada pra me instigar a jogar mais como um modo difícil, recordes ou o jogo ser maior mesmo.


Planetary Colonizers

A jogabilidade e a ideia até que ficaram razoáveis, tirando o fato de eu não poder segurar o tiro. Há até um chefe! O que irrita mesmo é que tudo é fácil demais. Só joguei por cerca de cinco minutos e já tinha zerado. O jogo inteiro ficaria MUITO melhor se, após completar o jogo, recomessase com menos vida. E eu pensei que isso ia acontecer mesmo, porque no final do jogo ele fala que tem uma galáxia inteira para colonizar.


Gas Ringworld

O Design visual desse jogo é muito ruim. As janelas não ficaram boas e quase tudo tá torto.

Se você aperta enter, a música começa a tocar mais uma vez, e por cima da principal o__O.

Os controles funcionam como se estivesse no gelo, de uma forma como se usasse física, chega a incomodar, mas não muito.

O jogo é ridiculamente curto (dá pra acabar em 20 segundos) e está incompleto, mas, se fosse umas dez vezes maior e não tivesse esses defeitos, até que poderia sair algo legal.


Space Race

As ilustrações e as músicas são muito boas, apesar do efeito de loop point da principal incomodar. A ideia do jogo também é muito boa, mas a jogabilidade "travada" mata o jogo. Ele ficou muito duro. Outro problema grave é que a fonte não apareceu aqui por alguma razão.


L-Type

A resolução de jogo faz a tela ficar pra fora em alguns PCs. A animação de vitória e GameOver sequer existem. O Padding do menu superior direito tá horrível, junto à uma fonte pequena deixa essa informação difícil de ler.

A animação da bomba, além de estranha já fez eu me matar várias vezes porque a elatampou toda a minha visão e as balas que já estavam na tela me acertaram. Os powerups são fáceis de confundir pois são todos verdes. O level design e os chefes são um pouco simples/injustos. É só matar os aliados do chefe que ele fica bem fácil de vencer.

Curti o título, porém seria ainda mais legal se a progressão fosse da direita à esquerda, para combinar ainda mais.

Consegui fazer uns 40 mil pontos quando zerei, mas logo cortou pra próxima partida. O sistema de pontuação não funciona muito bem ser um esquema de lista.

É engraçado que a maior parte do peso do jogo, se dá por dois arquivos desnecessário, o player_win_86.pdb e o player_win_86_s.pdb.

Mesmo com todos esses defeitos o jogo tem um desafio satisfatório que conseguiu me manter tentando vencer por quase uma hora, e é isso uma das coisas mais importante para um bom jogo.


Martian

Irrita MUITO não poder pular a introdução. Na verdade, TODOS os textos irritam bastante porque não podem ser pulados e quebram a ação. Os textos não deveriam travar a jogabilidade.

A fonte é horrível pra ler. Se você volta pra tela inicial a introdução começa novamente. A escada é meio bugada de subir.

Gostei dos gráficos + BGM, apesar das animações serem estranhas e a BGM da caverna ser BEM repetitiva. O SE de pulo não combina e é irritante.

A jogabilidade é razoável (só pular um bando de buracos com plataformas flutuantes), mas o Level Design tem graves defeitos: Na pare da caverna você é obrigado a morrer até decorar os caminhos. E, mesmo assim, se esquecer pode morrer novamente. Desisti no corredor zigue-zague cheio de lava por não ter mais paciência para progredir.


A Ciência é um Mundo Colorido

Só começa a ficar interessante mesmo à partir dos trinta segundos, deixando a primeira parte maçante.

Uma coisa que me incomodou é que quando tem muitas amebas na tela, é muito fácil uma delas trombar e ir com tudo pra cima de você. Felizmente isso é difícil de acontecer.

Gostei dos gráficos + BGM, apesar das MUITAS luzes em algumas partes do jogo que atrapalham a visibilidade. Preciso jogar de óculos escuros!


Expedição

VN simplezona e curta. O esquema de movimentação é bem original, apesar de eu achar lento e meio estranho. A história, apesar de resumida, é bem legal. O problema é que a jogabilidade é praticamente nula e só a história não é o suficiente para prender o jogador por muito tempo.


Slaughter Aliens

Comandos um poucos complicados para se memorizar e, ao ver as instruções um dos inimigos me matou.

O que afunda o jogo são as travadas constantes. Ao abrir o menu, o jogo trava. Só ao estar jogando, o jogo trava. Depois que eu passei da floresta e fui para a outra missão, o jogo travou. Algumas vezes abri o menu por acidente e adivinha o que aconteceu?

O esquema das armas é bem legal após se dominar. O problema é que com a opção de correr, regeneração alta e munição abundante o jogo fica fácil demais. Enfim, se tudo isso fosse solucionado possivelmente seria um dos meus favoritos da JAM.
[close]

Meu voto vai para L-Type pelo motivo que citei no mini-review.

28/03/2016 às 20:31 #18 Última edição: 28/03/2016 às 20:59 por Star Gleen
Bem pessoal, fim do evento! Infelizmente, teremos que esperar o retorno da MRM para a apuração dos votos. Mas parabéns a todos os participantes! Vocês são exemplos de determinação.

edit: MRM voltou. Em breve os resultados.