O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tipos de Narrador

Iniciado por Grimoire, 19/02/2017 às 11:11

Primeiramente, bom dia/tarde/noite. Como a maioria (senão todos) deve saber, numa narrativa podem existir diversos tipos de narrador. Pegando emprestado a aula antiga de um membro da própria comunidade (Mistyrol), eles seriam:

Spoiler
>> Foco narrativo em 3ª pessoa: Quando o narrador é apenas uma voz que não se identifica, ou seja, o narrador não é um personagem.
Exemplo: Susana entrou na sala e logo em seguida tocou o telefone.
OBS: O narrador apresenta o personagem, e descreve uma cena, mas jamais se identifica.

>> Foco narrativo em 1ª pessoa ou narrador personagem: Quando o narrador é um personagem que vive a história, o narrador pode ser:
> Observador: É aquele que presencia ou observa os fatos ou acontecimentos.
> Onisciente: Quando sabe os pensamentos e sentimentos dos demais personagens.
[close]

Talvez você esteja se perguntando o motivo desse post agora. Simples. Minha dúvida é: qual desses tipos de narrador mais lhe agrada? E para aqueles que possuem algum conhecimento na escrita: qual a melhor maneira de se trabalhar um narrador onisciente?

Recentemente li a trilogia Dragões de Éter de Raphael Draccon (um autor de fantasia, brasileiro, diga-se de passagem) e uma das coisas que mais gostei foi o estilo e personalidade do narrador onisciente. Não posso colocar o motivo, pois seria um pouco de spoiler do lore, mas ele é mais ou menos uma junção de narrador-observador e narrador-onisciente.
Seria suficiente tratar o narrador como se fosse um personagem? Digo, trabalhar numa personalidade para ele e narrar o mundo como se ele partisse da visão de uma pessoa com tal ponto de vista?
Exemplificando de maneira superficial: um narrador niilista contaria o mundo de maneira pessimista e irônica, um narrador "good vibes" contaria o mundo exaltando sua beleza e coisas boas, etc.

Sei que tudo depende do tipo de história que se deseja contar, mas colocando de maneira geral, qual tipo lhe agrada mais? E novamente, de que maneira seria melhor de trabalhar?

Grato desde já.

O problema da narrativa é não permitir uma generalização. Só dá para avaliar de acordo com o enredo, mas existem outros dois pontos a serem avaliados:  1) o efeito que a narrativa quer causar e 2) o ponto de vista pelo qual o enredo é contado. Às vezes, até o narrador onisciente tem um ponto de vista. O "melhor" na minha opinião é manter o equilíbrio. Ou seja, misture o que achar que vai lhe ajudar e crie seu estilo.

Faltou citar o melhor tipo de narrador: Galvão vtnc

==//==

Depende do caso, mas pra RPG Maker, narrador "Voz que conta as coisas" é truque barato a meu ver... em livros é necessário pra descrever certas coisas, mas em jogos, gosto quando tudo vem dos personagens: pensamentos sobre as situações, monólogos, questionamentos internos, interpretações dos fatos =)

==//==

Digo isso pois não me importo tanto com tramas hoje em dia... prefiro ir até a padaria comprar pão com personagens interessantes do que viajar o mundo com personagens vazios conduzidos por uma voz que não os deixa espaço mostrar suas próprias cores...