O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Instalador, executável e DLLs

Iniciado por Vixen, 23/03/2017 às 10:48

23/03/2017 às 10:48 Última edição: 30/05/2018 às 11:44 por Corvo
Olá pessoal.
Estou com algumas dúvidas em relação à instalação de um jogo feito em RM2K3, quem sabe os mais experientes possam me ajudar. Vamos lá.

Criando um instalador: Eu queria criar um instalador fechado, que não desse para ser editado, lembro que há muito tempo usavam o MoleBox pra isso. Existe algo mais simples hoje ou ele ainda serve?

Outra dúvida é sobre a fonte. Acho meio tosco quem não tem determinada fonte (usada no RM2K3 e 2k) ter que instalar a fonte manualmente senão as letras viram aqueles garranchos. Tem alguma maneira de fazer com que a fonte seja instalada junto com o jogo pra evitar de ter que enviar arquivo pedindo pra quem utilizar o jogo ter de instalar a fonte?

Por fim, estou tendo um problema com o harmony.dll, se não em engano (meu conhecimento é auto adquirido e empírico lol) dll é biblioteca né? Só que, quando crio o jogo e instalo em um pc sem o RPGmaker instalado ele manda a mensagem de que o harmony.dll está faltando, curioso é que o arquivo está lá antes de criar o instalador, só que ao usar o criar instalador parece que ele não está jogando o harmony.dll junto.
Lembro que tinha um esquema de alterar algum arquivo no notepad, era pra esse caso?

Agora sobre o lag. Sei que o FPS do Rm2K3 é baixo e por vezes dá lag, minha dúvida é sobre o que gera o lag e se tem como diminuir.
Mapas grandes?
Usar muitas figuras?
Ter muitos eventos?
Ter muitos comandos em paralalelo?
Todos eles?

Caso alguém possa me ajudar, ficarei muito agradecido.

Criando Instalador: O único método que conheço até então é o Molebox mesmo. Outra forma de não deixar o projeto ser editável é apenas renomear o arquivo RPG_RT.exe, só que se vc renomear de volta ele se torna editável outra vez. Daí teria que procurar um método que não permitisse que o executável seja renomeado.

Fontes: como eu uso o Destiny, eu consigo alterar as fontes por lá mesmo e depois colocar as fontes que usei na mesma pasta do projeto. No caso de outras versões como RM2003, tem o Font Changer. Lembre-se de sempre mandar as fontes que vc usou para a pasta do projeto.

Harmony.dll: para fazê-lo rodar numa máquina que nunca ouviu falar em RPG Maker na vida, é realmente mantendo o próprio arquivo dentro da pasta do projeto. Estranho é que era para o instalador jogar o arquivo normalmente. Além disso, deve fazer com que o executável não peça o RTP. Para isso, abra o RPG_RT.ini e coloque esta linha abaixo do código:
FullPackageFlag=1


Lags: o que deixa o jogo lagar bastante não é o tamanho do mapa. O lance das pictures depende muito da potência do computador. Geralmente máquinas antigas lagavam muito quando não tem um wait  no final de um processo paralelo.
Muitos processos paralelos tbm não afetavam tanto.
O que realmente pesa no RM é a quantidade de eventos dentro do mapa. Imagine que para que os parâmetros do jogo funcionem de forma desejada, o mapa precisa ser redesenhado toda hora. Logo todos os eventos do mapa também precisam ser redesenhados, assim como suas páginas também. Geralmente quando o mapa passa dos 100 eventos, vc já começa e sentir uma diferença no desempenho do mapa. A melhor maneira de evitar isso é priorizar os Eventos Comuns, pois eles rodam independente do mapa e não depende de outros eventos para serem redesenhados. Se você tiver eventos controladores (HUD's, ações através de teclas, etc.), prefira colocá-lo em um evento comum. Assim vai limpar a quantidade de eventos dentro do mapa e não vai afetar o desempenho do seu jogo.



Pois é, vou acabar indo pro Molebox, é meio antipático isso de bloquear mas não me sinto a vontade divulgando um projeto que não é meu (era do meu irmão) =p

Não conheço esse  Font Changer, vou dar uma procurada, valeu a dica. Lá no Condado o Crixus me deu uma ótima dica também:
"O que posso te ensinar é criar um instalador que autoinstale as fontes:
http://tanatosmaker.forumeiros.com/t111-como-criar-um-setup-do-seu-jogo-que-instale-as-fontes"

Verdade, confundi, o lance do notepad era a ver com o RTP, vi isso logo depois. Ainda não sei o que acontece com o harmony.dll, vou deixar pra me preocupar com isso depois que terminar tudo.

Caracas, quanto ao lag foi na mosca, era apenas um mapa e era exatamente a quantidade de eventos que estava lagando, consegui diminuir uma boa quantidade deles mas ainda assim tem muitos, independente disso diminuiu consideravelmente o lag.  Eu achava que era a quantidade de imagens por que lembro de um projeto que imitava Segredo do Mana que lagava pra caramba e o cara que fez falou que era por que era tudo feito por imagens.

Valeu de novo Dr. XGB. Você é 10!

Se for usar o Molebox aguarde uma tutorial que vou reupar, eu tinha removido por que não concordava com o uso do CRACK dela, sem contar que a procedência era bem duvidosa por que usuários AVAST que tentavam rodar um jogo encriptado recebiam alerta e o jogo não iniciava.

Oi povo.
Preciso de ajuda.


Durante a criação do instalador eu ainda estou tendo um problema,quem sabe alguém possa me ajudar.

Se eu crio o instalador com o RTP, o jogo não roda por que ele fala que não encontrou o harmony.dll (mesmo o harmony.dll estando na pasta do jogo), ou seja, ele não joga o harmony na hora de criar o instalador)

Se eu crio sem o RTP e fazendo as alterações no arquivo .ini, e colocando o harmony também na pasta, ele não salva aquela linha dentro do .ini,portanto o jogo pede o RTP  e não roda por que diz que está sem o RTP.

Alguma dica? Minha versão do RPG maker 2K3 é a 1.09a

No meu canal no YouTube, chamado MAKER 2K (dedicado exclusivamente ao RPG MAKER 2000) tenho um vídeo ensinando a usar o molebox, com todas as dicas necessárias, dê uma olhada. Contudo se bem me lembro, o molebox é compatível com versões específicas do 2000 e 2003 e o 1.09 não é uma delas, mas dá uma olhada la.
KCIRED GAME STUDIOS

Citação de: shadow_prince online 15/04/2018 às 15:40
No meu canal no YouTube, chamado MAKER 2K (dedicado exclusivamente ao RPG MAKER 2000) tenho um vídeo ensinando a usar o molebox, com todas as dicas necessárias, dê uma olhada. Contudo se bem me lembro, o molebox é compatível com versões específicas do 2000 e 2003 e o 1.09 não é uma delas, mas dá uma olhada la.

Opa, vou ver sim, valeu pela dica. Eu já tinha arrumado o Install Creator, só que não consegui cm que ele instalasse a fonte.