O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Scripts de Iluminação e Overlay

Iniciado por Evas, 14/11/2017 às 14:59

14/11/2017 às 14:59 Última edição: 14/11/2017 às 20:41 por Corvo
Boa tarde a todos, sou novo aqui, vim por indicação de um colega maker, e espero que possa dividir com vocês alguns conhecimentos e também saber algumas dúvidas.
No caso, estou trabalhando com parallaxe, em específico, utilizo o script do galv de overlay mapping, para iluminação já utilizei 2 scripts, khas awesome light e CSCA Light Effects. Entretanto, mesmo mudando o valor Z das iluminações, elas sempre ficam por cima do overlay, o que não era para acontecer  :T.T:

Algum de vocês já teve problema semelhante? Se sim, como resolveram?  Agradeço desde já a todos.  :ok:

Imagem Ilustrativa:
https://imgur.com/a/PUW22

14/11/2017 às 15:09 #1 Última edição: 14/11/2017 às 15:11 por Corvo
Seja bem vindo, [user]Evas[/user]. Vou supor que você esteja usando o Ace . Usar dois scripts de iluminação certamente vai te causar alguma incompatibilidade e, em geral eles não são compatíveis com parallax mapping. O do Khas depende de tilesets para projetar luz e sombra, o do CSCA eu não testei, mas já que tu está usando overlay eu acho que ambos são desnecessários.


Agora deu. Repetindo que é desnecessário um script de iluminação em overlay, veja qual dos dois sistemas é responsável por esse evento e, se possível, poste o código.

Obrigado Corvo,  eu acho que me expressei mal, já usei os 2 separadamente, nunca juntos. Mesmo com os bloqueios por tiles do Khas, não ficou muito diferente. Acho que vou ter que explorar outra opção, ou fazer as iluminações diretos no parallaxe, e usar os efeitos só para dar um brilho extra =/

E sim, o projeto é no RPG Maker, se quiser dar uma conferida a página do face é essa:
https://www.facebook.com/nowheregodindiegame/

Obrigado!  :ok:

Acho que isso acontece pois a iluminação é criada após todo o mapa já ter sido desenhado. Tipo, ao entrar em um mapa, existe uma ordem de criação dos objetos - algo como panorama > tiles de baixo > eventos > tiles de cima > imagens -. O código de iluminação é rodado somente após todo o mapa já ter sido criado, sendo assim, por menor que seja o índice Z da iluminação, ela ainda estará sobre qualquer objeto visual do mapa.
É como tu fazer um bolo, colocar o recheio, o glacê e tudo bonitinho e no fim querer colocar a vela lá no meio do recheio.

Não tenho absoluta certeza se é este o motivo, pois não lembro como sucedem estes processos no Ace e nunca procurei entender como estes códigos funcionam, mas através do que vim a conhecer pelo MV, julgo que possa ser esta causa. A solução necessitaria uma edição no código de um dos scripts mesmo, mas por se tratarem de sistemas um tanto complexos, pode ser que tu não encontre alguém que o faça.

Antes de largar de mão, aconselho dar uma vasculhada pelo Google, mais especificamente na comunidade oficial. O script de iluminação do Khas e mapeamento por panorama é algo que muita gente usa, talvez já esbarraram neste problema e haja correção. Mas caso não encontre, muita gente aplica iluminação por imagens e fica de igual qualidade, além de tu ter mais liberdade por esse meio. Vale a pena dar uma estudada.

Opa King, obrigado pela explicação. Eu já estava pensando mesmo na possibilidade de fazer a iluminação nas imagens, mas se fosse possível usar parallaxe e iluminação, já adiantaria parte do processo, da para atingir o resultado, só usar a luz de uma forma mais simples, só para enriquecer a cor do ambiente mesmo. Tentei falar com o Galv, que é o criador do script do overlay, e infelizmente ele tbm não conhece uma solução. Mas obrigado por dispor um tempo para ajudar! Grato à vocês que se pronunciaram! Abraço e bom desenvolvimento!