O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Sonoplastia nº 3 - Acordes para a Vida

Iniciado por Zaggojhon, 29/11/2017 às 00:31

29/11/2017 às 00:31 Última edição: 29/11/2017 às 09:39 por Zaggojhon
Aulas de Sonoplastia
1 à 5


Aula 3
Acordes Para a Vida
Porque toda aula tem um nome nada a ver




Inspiração musical 
Playlist - Aula 3

O MATERIAL DESTA AULA ESTÁ DISPONÍVEL AQUI!




Toda aula é dividida em 2 partes:
TEORIA MUSICAL      PRODUÇÃO MUSICAL




Introdução de (quase) 2 minutos:

Veremos hoje alguns acordes, visto que já vimos os conceitos básicos de progressão harmônica. A quantidade de acordes musicais é enorme, e apenas com o tempo pode-se usá-los bem. Aliás, para uma música ser boa ela não precisa de acordes complexos. Por isso, veremos os principais acordes, suas escalas e, é claro, como aplicar tudo isso.




---^-^-^-^-^-^--- TEORIA ---^-^-^-^-^-^---
Primeiramente, listarei os tipos de acordes comuns. Depois iremos vê-los passo a passo:

ACORDES EM TRÍADE
Maior, Menor
ACORDES FORMADOS POR 4 (ou tétrade)

ACORDES COM SUPERPOSIÇÃO
ACORDES SUSPENSOS


ACORDES EM TRÍADE:
São acordes formados por 3 notas distintas. Usa-se os seguintes intervalos:
Tônica, Terça e Quinta.
Lembre-se que numa escala há 12 intervalos!


Tônica    2ªm    2ªM    3ªm    3ªM    4ªP    5ªd    5ªP    5ªA    6ªP    7ªm    7ªM

Mas Zaggo, vão ser sempre esses intervalos?
Sim! Vão ser sempre esses listados acima!

Exemplo, na própria escala de dó, veremos os intervalos.

DÓ   DÓ#   RÉ   RÉ#   MI   FÁ   FÁ#   SOL   SOL#   LÁ   LÁ#   SI   (DÓ)

Quantos intervalos temos? Simples. Vamos à nomeclatura:
- O primeiro DÓ é a tônica.
- O DÓ# e o RÉ são intervalos de Segunda (O primeiro Segunda Menor e o outro Segunda Maior)
- O RÉ# e o MI são intervalos de Terça (O primeiro Terça Menor e o outro Terça Maior)
- O FÁ é um intervalo de Quarta.
- O FÁ#, o SOL e o SOL# são intervalos de Quinta (Aqui, temos 3 intervalos para uma posição. Então, o primeiro é QUINTA DIMINUTA, o segundo é QUINTA JUSTA e o terceiro é QUINTA AUMENTADA)
- O FÁ#, o SOL e o SOL# são intervalos de Quinta
- O LÁ é um intervalo de Sexta.
- O LÁ# e o SI são intervalos de Sétima. (O primeiro Sétima Menor e o outro Sétima Maior)

Aplicando no piano, fica mais ou menos assim:




Ok, mas como aplicar tudo isso?

Os Acordes em Tríade são formados por T, uma 3ª e 5ª. Mas nota-se na imagem acima que existem dois tipos de e três tipos de .
Então, qual dessas terças utilizar?

ACORDES EM TRÍADE

Maior (Natural)
No caso de um acorde em tríade MAIOR, utiliza-se a Tônica, a Terça Maior e a Quinta.
Exemplo:
Escala de


Acorde de Dó maior


Menor (Natural)
Já em um acorde em tríade MENOR, utiliza-se a Tônica, a Terça Menor e a Quinta.
Exemplo:
Escala de


Acorde de Dó menor


OBS: Eles são chamados naturais pois utilizam a , também chamada de 5ª Justa

ACORDES EM TÉTRADE
São acordes formados por 4 notas (tetra). Normalmente, usa-se a forma de um acorde em tríade e adiciona-se um intervalo. Vejamos alguns acordes:

Sétima Maior
Uso frequente em climas melancólicos e belos. Consiste na forma de um acorde Tríade Maior adicionando uma Sétima Maior.
Exemplo:
Escala de


Acorde de Dó com Sétima Maior


Sétima Menor
Uso frequente em transições. Consiste na forma de um acorde Tríade Maior adicionando uma Sétima Menor.
Exemplo:
Escala de


Acorde de Dó com Sétima Menor



Tríade Menor com Sétima Menor
Uso frequente em melodias transitivas. Tríade Menor (terça menor) adicionando uma Sétima Menor.
Exemplo:
Escala de


Acorde de Dó menor com Sétima Menor



ACORDES SUSPENSOS
São acordes formados sem a terça. Ele é composto apenas da Tônica e da Quinta.
Isso significa que não se sabe se o acorde é Maior ou Menor.
Vejamos:

Escala de


Dó Suspenso



Há vários tipos de acordes Suspensos

No lugar da 3ª, pode-se adicionar um intervalo de 2ª, 4ª ou 7ª.
Nesse caso, a denominação do acorde fica:
(tônica) suspenso de (intervalo adicionado)
Exemplo:
suspenso de Segunda

*Uma das próximas aulas tratará disso



O MATERIAL DESTA AULA ESTÁ DISPONÍVEL AQUI!





---^-^-^-^-^-^--- Produção ---^-^-^-^-^-^---





DICA de OURO

Sobreposição de Acordes
A sobreposição de acordes é uma das maneiras eficientes de se criar uma progressão.
Pra explicar como funciona, vou usar um exemplo muito clássico:





A música Heart And Soul apresenta uma das progressões mais usadas da história. Ela interliga 4 acordes de uma forma muito simples.

Dó Maior -   Dó  Mi  Sol
Lá Menor -       Mi
Fá Maior -      
Nos 3 primeiros acordes, apenas muda-se 1 nota a cada transição.
Sol Maior -   Si  Ré  Sol

--------------------

Desafio para aula de hoje:

Fazer uma música em 100bpm em qualquer tom e usar na progressão pelo menos um acorde de cada coluna na lista presente no documento (Maior, Menor, Suspenso, Sétima Maior, Sétima Menor, Menor com Sétima Menor, Suspenso).

Uma dica para se conseguir cumprir mais facilmente o desafio é tentar a sobreposição de acordes. Tente usar acordes que possuem notas em comum. Isso deixará sua música coesa.

No documento há uma lista com cada nota de todos os acordes pra ficar mais fácil ;)


Assim que terminar, por favor faça o upload da música aqui! =)



Aquele abraço!
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!