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Sistema de Checkpoint 1 Respostas | 42 Visualizações

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Caster

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Sistema de Checkpoint
Online: 02 Dez 2017, 17:16


Bem, é muito simples. Este sistema se resume a basicamente, um sistema de checkpoint como em vários jogos por aí. Porém, ao invés de simplesmente chamar uma tela de save e outra de load, este sistema faz tudo isso independentemente do jogador. Ele salva e carrega na hora que o desenvolvedor quiser, sem a necessidade de nenhuma aprovação do jogador, sem nenhum menu ou opções, instantaneamente. Obviamente, não é perceptível por imagens.

É muito simples:
Primeiro, crie um evento, escolha a propriedade e modo de início que desejar. É recomendável utilizar um "Abaixo do Personagem" e "Toque do Jogador" como prioridade e modo de ativação respectivamente.

Após isso, vá na terceira aba dos "Comandos de Evento" e vá em "Script...", como pode ser visto nesta imagem:


Coloque o seguinte script para salvar automaticamente e aperte OK:
Código: [Selecionar]
$gameSystem.onBeforeSave();
DataManager.saveGame(1);
SceneManager.goto(Scene_Map);

E está pronto o evento de salvar. Verifique se está igual a esta imagem:

 
Quando o jogador ativar este evento, o jogo será salvo no Slot 1. Para mudar o slot, mude o número entre parênteses na segunda linha. Agora vamos criar o evento que acontece quando o jogador volta no seu checkpoint marcado. Dessa vez é um pouco mais simples.

Faça o mesmo procedimento, crie um evento exatamente igual, porém desta vez coloque este script no lugar:
Código: [Selecionar]
DataManager.loadGame(1);
Caso tenha escolhido um número de slot diferente, basta alterar o número entre parênteses, e pronto! Veja nesta imagem se fez tudo corretamente:


Se tudo deu certo, aí está o seu sistema de checkpoint! Aproveite! Quaisquer dúvidas basta responder a este tópico! Até a próxima!

Corvo

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Sistema de Checkpoint
Resposta 1 Online: 02 Dez 2017, 17:25
Pô, gostei disso aí. Pessoal vive procurando scripts/plugins pra isso quando é bem mais fácil fazer dessa forma. O mesmo resultado sem adicionar nem meia linha de código.  :clap:

 

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