O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Separe todos os sprites de uma única imagem sem dificuldades - Extract Sprites

Iniciado por Crixus, 20/09/2014 às 20:10

Extract all sprites from a single image

CitarEstou apenas colocando tutoriais globais (geralmente de utilitários) ou de teoria, por que ninguém atualmente usa o Rm2k/2k3 por falta de compatibilidade com o Windows 10.

Já parou pra pensar o quanto tempo você iria demorar pra separar vários sprites de uma única imagem para usar em seu projeto e acabou desanimando e tirando a chance de tornar seu projeto melhor graficamente ou até para pausando ele por essa consequência, claro que nenhum de nós usa somente gráficos de jogos famosos, mas muitos usam eles de base pelo estilo para criar os próprios personagens.
Enfim, qualquer que seja a sua finalidade essa problema estão com os dias contados.

Acredito que já tenham visto esse aplicativo, porém nenhum site apresentou uma tutorial em português ensinado passo a passo de como extrair os sprites.




Antes de tudo, tenha o AdobeAir instalado, ele é necessário para que o aplicativo funcione, após isso baixe o aplicativo ShoeBox e o instale.




Quando o abrir aparecerá essa interface:

Clique para ver a imagem





Cada lista de sprites tem que estar numa pasta separada para evitar misturar gráficos, baixe esse de exemplo:
https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/extract-sprite-sample.gif

Crie uma pasta com o nome que quiser, por exemplo PKM-Trainers pra entender do que se trata, e mova ou salve o sprite nela.

ATENÇÃO!!!
É sempre importante salvar cada sprite em sua respectiva pasta, não coloque tudo numa só para não se perder depois


Para usar arraste a imagem para a terceira opção, Extract Sprites, ela pode ser de qualquer formato padrão de imagens usadas no Windows, como PNG, GIF, BMP e até JPG:

Clique para ver a imagem





Ao concluir ele vai apresentar essa imagem, mas lembre-se quanto mas sprites mais o processador vai demorar e isso pode até travar o seu Windows:

Clique para ver a imagem





Use a rolagem do mouse pra ver os detalhes  mais de perto, veja que mesmo com fundo colorido ele consegue diferenciar cada sprite, essa numeração e esses contornos são justamente para você ter a certeza da ordem e do tamanho base de cada item:

Clique para ver a imagem





Por último clique no botão Salvar, aguarde o processador terminar de gerar todas e veja que na pasta apareceram várias imagens PNG de 32-Bits:

Clique para ver a imagem





Espero que tenha gostado e aproveite para adiantar muito seus projetos.
Isso é o básico do programa, para alterar os métodos você terá que mexer nas configurações.

Caramba, isto é MUITO útil. Eu lembro-me que eu usava o Game Maker para separar sprites , mas este programa é muito melhor. Show de bola o tutorial tanatos, vou baixar o programa aqui.




Nem imaginava que o game maker fazia da mesma maneira que esse programa, tipo separando proporcionalmente ao tamanho das do próprio Sprite.

No caso, ele não faz =P . Ele possuía um método de corte por linha/tabela, o que era um saco, mas funcionava =).



Entendi, era o mesmo que o Tululoo fazia, no caso não era o que eu como usuário de Rpg Maker 2000 precisava, com HTML5 nem é necessário já que você pode fazer isso dinamicamente com o Canvas (código).

Ele funciona só com imagens transparentes, com com cor de fundo também??
Esse programa vai ajudar muito :)

-Edit-
Baixei, e sim ele tira o fundo, mais as vezes deixa umas parte do fundo, mas tudo bem, adorei mesmo assim :)

Estou a mais de mês tentando separar uns tiles e redimensioná-los. Acho que esse método vai adiantar e muito o meu trabalho! Valeu!

Nossa tanatos, valeu! isso vai adiantar muito pra quem prescise desenhar os sprites e depois separá-los sem perder muito tempo. No meu projeto, eu uso constantemente o flash pra fazer animações para cutscenes, mas eu tinha que separar com a ferramenta "slice" do Photoshop e era um saco até me desmotivava. valeu mesmo :D
+ouro

10/10/2014 às 14:27 #8 Última edição: 10/10/2014 às 19:48 por hategum rpg
 :wow: bom pra carvalho!
Extremamente util...e isso ia passar discretamente ainda bem que uparam : )
+10 golds :)


Citação de: hategum rpg online 10/10/2014 às 14:27
+10 golds :)

Obrigado, mas o que vale é ser compartilhado e conhecido ao máximo.


Citação de: ofkings online 14/10/2015 às 21:58
Outra opção é esse aplicativo aki:

Alferd Spritesheet Unpacker
Spoiler

uso ele, com 2 cliques separo todos os sprites
Faz um tópico já que é tão preciso assim esse programa.
Se for bom mesmo penso em traduzi-lo, o que acha?


Desculpa o UP aí pessoal. Corrigi duas imagens que não apareciam.