O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Clichês.

Iniciado por Rawen, 18/04/2016 às 16:37

18/04/2016 às 16:37 Última edição: 29/04/2016 às 18:14 por Alisson
Eae pessoal, beleza? Manec hoje aqui falando coisas não interessantes de novo.
Você conhece os clichês, né? É básico de TUDO, naquela série daora, naquele filme épico, naquele anime/mangá lokasso, etc...
O clichê é basicamente aquilo que é super-esperado e que se torna chato por isso, certo?
Errado na realidade os clichês são muito mais do que isso!
Primeiro vamos entender como um clichê nasce, ok?!
Obviamente ele precisa ser de algo de sucesso, e nesse caso algo até agora complexo. Depois de um tempo, visto que isto fez sucesso, outros vagabundos que não sabem pensar criadores em geral reciclam essa ideia.
E quando falo de outros, falo de MUITOS!
Às vezes vemos algo e falamos;"Ah, isso é muito clichê!", mas não paramos pra ver o contexto em geral.
O clichê nem sempre é ruim, na realidade os clichês são realmente bons e úteis.
Quanto mais competente o produtor for, melhor trabalhado ficará!
Ou você vai me dizer que The Walking Dead não é clichê?
E você pode até me dizer que isso não tem nada a ver com games, mas se você parar pra pensar, um exemplo clássico de clichê e que gostamos muito é The Legend Of Zelda, eu particularmente amo!
Pensa comigo: O herói que salva a princesa e/ou o reino.
Não é só isso?
Um dos erros mais comuns em games é tentar evitar o clichê. Muitos produtores iniciantes como eu acham que ter um clichê num game é o fim do mundo e detestável!
Mas não é! Como já citei, Zelda é um jogo com pra caramba e é basicamente um "clichê-ambulante". Mas isso tira a qualidade do game? O enredo é ruim?
Alguns confundem clichê com drama.
Como dá pra confundir isso? Só porque de repente acontece algo dramático típico, isso não o torna um clichê, e não é necessário que todos os clichês tenham drama, ponha isso na sua cabeça!
A sua vida às vezes é um clichê! Principalmente quando, atualmente, muitos jogos tentam trazer o realismo para si.
Vai me dizer que não ficou "clichê" comer ovo e bacon no café quando você assistiu NICKELODEON?
É simples!
"Mas Manec, como isso vira uma discussão?"
Entenda, isso citado acima não são fatos, são opiniões!
E quero trocar com vocês!


É isso gente, apresente sua opinião e, me diga o que achou do meu avatar  :XD:

Abraço do Manec, falou e tchau!

19/04/2016 às 17:28 #1 Última edição: 19/04/2016 às 17:36 por Cronus
Cara, só uma dica, evite escrever tudo em negrito e com uma fonte tão grande assim. Fica bem ruim de ler os seus posts, chega até a me dar dor de cabeça =\

Sobre o tópico, ironicamente acho que essa discussão já é bem "clichê", rs.

Clichês em si realmente não são ruins, mas podem ser dentrimentais pra qualquer obra artística quando afetam a sua qualidade, e isso é bem comum também. Quando uma obra artística não consegue surpreender por estar saturada de fórmulas e coisas que já foram feitas e usadas, acaba sendo uma obra monótona e que não vai despertar o interesse. É importante que por mais "clichê" que algo seja, ainda tenha coisas únicas e interessantes pra mostrar.

É importante levar em conta também que esses "clichês" dependem muito do foco da obra, e não são só narrativos. Como você mesmo citou Zelda, por mais que ele tenha uma historinha o grande foco da série ainda é a exploração e gameplay. Nesse caso, um clichê ruim em Zelda seria usar o mesmo level design ou boss design em vários jogos diferentes, que a série até repete algumas vezes. (E um adendo, geralmente o foco do jogo não é "salvar a princesa" e sim o reino)

Citação de: Cronus online 19/04/2016 às 17:28
Cara, só uma dica, evite escrever tudo em negrito e com uma fonte tão grande assim. Fica bem ruim de ler os seus posts, chega até a me dar dor de cabeça =\

Sobre o tópico, ironicamente acho que essa discussão já é bem "clichê", rs.

Clichês em si realmente não são ruins, mas podem ser dentrimentais pra qualquer obra artística quando afetam a sua qualidade, e isso é bem comum também. Quando uma obra artística não consegue surpreender por estar saturada de fórmulas e coisas que já foram feitas e usadas, acaba sendo uma obra monótona e que não vai despertar o interesse. É importante que por mais "clichê" que algo seja, ainda tenha coisas únicas e interessantes pra mostrar.

É importante levar em conta também que esses "clichês" dependem muito do foco da obra, e não são só narrativos. Como você mesmo citou Zelda, por mais que ele tenha uma historinha o grande foco da série ainda é a exploração e gameplay. Nesse caso, um clichê ruim em Zelda seria usar o mesmo level design ou boss design em vários jogos diferentes, que a série até repete algumas vezes. (E um adendo, geralmente o foco do jogo não é "salvar a princesa" e sim o reino)
Desculpinha  :XD:
Agora que li dá dor de cabeça mesmo  :-.-:
Perdão e vou mudar!

Ser clichê e ser ruim são duas coisas totalmente diferentes pra mim, esperar algo novo todo mundo espera, mas esperar que a mesma história seja recontada por ângulos antigos não tem nada de ruim.

O que eu estou tentando dizer é que gosto do simples e criativo juntos, a soma desses dois pode sair um clichê muito bom, e uma novidade muito boa.

Viva o clichê.

Não sou contra você ir longe e fazer novas descobertas ou interpretar direito aquilo que por anos foi interpretado erroneamente. O que eu sou contra é a inversão de valores.

Exemplo: Comédias como o Chaves não precisa de palavrão, sacanagem e (perdão da moderação mas preciso dizer) putarias para ser divertidas. Hoje em dia me nego a assistir filmes de comédias pois a maioria deles tem esses mesmos fatores negativos que citei acima.

Recentemente o mau é vitima e o vilão é alguém do bem.

Como eu disse antes, interprete algo que lhe chame a atenção,seja moderno e simples , crie algo simples com criatividade (ou apenas simples mesmo não tem problemas quanto a isso do herói salva a princesa e se casa com ela, nada de errado em algo apenas simples e clássico). 

Mas tudo tem limite, não inverta valores isso é um mau clichê moderno.

Da última vez que vi uma comédia moderna tinha tantas coisas indesejáveis que não pude ver até o fim.
Os novos cineastas acham que tudo que o público quer ver é, drogas, conteúdo sexualmente explícito ou erótico, etc.
Porém, uma das coisas que admiro em meu humilde país, o Acre, mentira, é o Brasil, é que as comédias nacionais ainda tem qualidade.
Cara, OnePiece tem muitos clichês, por exemplo, mas é perceptível que o objetivo é ser clichê, e isso torna mais engraçado.
Eu já fui xingado por dizer que American Pay, aquela droga, nunca chegará aos pés do nosso bom e velho Chaves.
E já ouvi isso: "Minha mãe não me deixava ver Chaves, ela dizia que era coisa do demônio."
E depois esta mesma pessoa dizer:
"Oi, você já assistiu American Pay?"
Os seres humanos querem ser inferiores, mas acabamos mudando o rumo hsuahsuahsuah.
-Abraços, Manec.

Falando sobre pontos negativos em uma produção o que eu tenho pra falar o pessoal pode até querer falar contra o que eu vou dizer, mas tudo bem eu respeito a opinião deles.

Assassin's Creed, o lema deles é Nada é Verdadeiro Tudo é Permitido. Olhando mais profundamente o universo dos games da franquia. o universo do jogo visa a (na minha opinião) ridicularizar todos os credos e aqueles que não possuem nenhum credo também.

Não é clichê ainda mas vai se tornar em breve. O universo do game visa destruir tudo que é sagrado para qualquer pessoa quando diz o lema, os Assassinos são um insulto até mesmos para ateus e anarquistas.

eu tenho minha fé e tenho certeza que todos aqui possuem algum conceito ou religião ou filosofia que considere sagrado, ai a Ubisoft vem e de uma forma indireta, ofende todo mundo, porém a trama dos jogos chama a atenção do player que prefere ignorar os fatos.

Você gosta do jogo? Tudo bem respeito sua opinião, mas eu prefiro ver um filme de Resident Evil feito por Paul Anderson do que de Assassins Creed, me sinto ofendido com a franquia da Ubisoft não apenas por mim mas pelos outros também.

Alguém pode dizer que é exagero, mas eu abandonei a franquia, não jogo mais um game assim.

Prefiro Mortal Kombat, pelo menos é uma mitologia própria em outro universo semelhante a esse.

Mas respeitarei a opinião de vocês.

Manec, tá ligado que este debate é meio clichê neh?
ahsuhuahsas
Parei
.



Bem. . .
Para mim, eu não vejo os desenvolvedores de jogos que usam ideias de outros jogos como vagabundos ou algo do tipo e sim como: Desenvolvedores que usam "referências" para complementar o próprio, a menos que ele tenha "copiado" mais de 25% de um outro jogo, assim ele perdeu a identidade do próprio game :/
Concordo com Adriano Henrique. . .


Citação de: Adriano Henrique online 29/04/2016 às 15:57
Ser clichê e ser ruim são duas coisas totalmente diferentes pra mim, esperar algo novo todo mundo espera, mas esperar que a mesma história seja recontada por ângulos antigos não tem nada de ruim.
O que eu estou tentando dizer é que gosto do simples e criativo juntos, a soma desses dois pode sair um clichê muito bom, e uma novidade muito boa.

Para mim, o jogo pode ser clichê mas creio que deve ser recontada para dar identidade e mostrar um novo mundo.


.
~Até mais, Manec
:XD:

Realmente, creio que todos já usamos um clichê, mas no meu caso eu sou vagabundo mesmo, já que não faço nada da vida ahsuahsuahsua.
Mas enfim, depois dessa piada prassódia lvl....
Tá, também acho que não é legal copiar mais de 25% dos outros games, ainda digo mais, se pudermos concluir um esqueminha rápido:
Jogos:
50% são de base, ou seja, aquelas coisinhas que usamos na hora de começar e que estão presentes até o término da criação.
20% é de jogabilidade, e sim, é muito importante, a jogabilidade muda muito no decorrer do jogo.
20% de enredo e decorrer da história, como tudo vai ser apresentado.
10% enfim, são de inspiração e clichês, aquilo que já temos em mente e que foi adquirido por anos jogando de tudo.
Concorda comigo?
-Abraço Sky, falou e tchau!

Clichês são ferramentas, quanto mais cedo compreenderem isso mais cedo serão pessoas incriveis como eu e poderão voar e soltar raios pelozóio que é o que importa nessa vida.

Sim, e podem ser substituídos por mais criatividade...
Mas o que importa de verdade é ver notícia do Felipe Neto no treta news, véi.

Outra característica boa no clichê é que você pode fazer as pessoas pensarem em algo do passado que tem pouco valor hoje. Exemplo: No clichê você torce pro herói, mas hoje é comum torcer pra vagabundo se dar bem como 11 homens e um segredo, golpe de mestre e um outro que não lembro o nome mas são os detentos de uma cadeia jogando futebol contra os policiais, e o público torce para os bandidos vencerem.

Clichê pode ser inovador ao mesmo tempo que tem ar de clássico, mas hoje nem sempre é assim.

Claro eu gosto de histórias como O Lobisomem e Drácula a História não contada, clichês e legais ao mesmo tempo. É por ai.