O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pesquisa para redesign do RPG Maker

Iniciado por hugolnx, 02/06/2016 às 21:35

02/06/2016 às 21:35 Última edição: 02/06/2016 às 22:04 por Skyloftian
Olá! Eu estou terminando a graduação agora e como projeto final eu escolhi fazer um redesign do RPG Maker.

Redesign?! Por que?
A ideia principal do projeto é melhorar a interface com foco no pessoal de 10 à 15 anos, para que essa galera tenha mais facilidade de começar a usar a ferramenta, por que eu acredito muito no potencial do RPG Maker para despertar várias habilidades computacionais interessantes e por isso gostaria de reduzir a barreira para os mais novos entrarem neste mundo. Mais especificamente falando agora eu estou focando na parte relacionada aos eventos, que outras pesquisas vêm indicando que esse público tem mais dificuldade.

Como posso ajudar?
Bom, agora eu terminei de fazer uma análise "simples" em cima da interface do RPG Maker MV e encontrei algumas questões que eu considero relevantes e pretendo investir uma análise mais custosa para investigar à fundo. Porém, existe a possibilidade de eu ter errado em algum momento durante a análise e um problema que eu tenha visto não seja um problema de fato, ou então seja tão irrelevante que não incomoda vocês usuários.
Então o que eu preciso agora é de voluntários para realizar uma entrevista via hangout ou skype, onde vou fazer perguntas relacionadas à sua experiência usando o RPG Maker, principalmente na parte de eventos.

Sou menor de idade, e agora?
Existem questões legais em realizar entrevistas com menores de idade que dificultam um pouco mais, mas é possível e ajudaria a pesquisa bastante! Para isso é necessário que um responsável legal (pai ou mãe) esteja presente durante a entrevista. Outra possibilidade seria eu conversar com o responsável legal antes da entrevista, assim consigo explicar o projeto e o responsável poderia autorizar sua participação via hangout/skype mesmo.

Mas quem é você mesmo?
Profissionalmente falando meu nome é Hugo Roque de Figueiredo, tenho 23 anos, trabalho com desenvolvimento de software há cerca de 6 anos, hoje curso Ciência da computação na PUC-Rio e trabalho na Globo.com. Também já escrevi um "mini-paper" relacionado a educação com jogos durante um programa de iniciação cientifica que fiz aqui na PUC.

Falando sobre o RPG Maker, eu fui bastante ativo aqui na MRM na época do RMXP, era conhecido como hugolinux, depois mudei para hugolnx. Participava principalmente com scripts, não estou conseguindo achar os posts no fórum, acho que apagaram, mas os scripts com prefixo LNX eu que criei haha. Também já fui moderador da área de Scripts RGSS, inclusive um dos posts mais visualizados da época era o "Quase todos os sistemas de Batalha" que eu fiz baseado em um antigo post do João Neto.

Quero ajudar!
Se você gostou do projeto e está interessado em ajudar, não importa a idade, tempo de experiência ou qual RPG Maker você usa, se registre no formulário abaixo que eu estarei contatando os que tiverem o perfil mais interessante para a pesquisa, então quanto maior a diversidade, melhor! :)

Formulário de Inscrição


Quero saber mais sobre o projeto
Para quem se interessar,  o PDF da proposta que submeti no inicio do ano está disponível no GDrive, ela tem a ideia geral do projeto. PS.: Adoraria receber feedback sobre a proposta :)

Galera, a participação de vocês é extremamente importante neste projeto, pode parecer só um projeto de faculdade, mas na verdade este é um projeto pessoal meu, que eu pretendo dar continuidade depois da faculdade. Então acho que essas entrevistas darão ótimos frutos no futuro. :)

Muito obrigado pela atenção!

Saudações!

Fiz a pesquisa ontem eu ver o tema em outro fórum.

Façao aqui também meus votos de sorte e sucesso no desenvolvimento de sua pesquisa e trabalho!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0