O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Debate CRM #7 - Jogos se passarem em tempos atuais no RPG Maker?

Iniciado por Rawen, 13/09/2016 às 16:03







[box2 class=black title=O Quadro]
Há algum tempo atrás, existia um quadro conhecido como Debate CRM, seu objetivo era fazer os membros discutirem sobre um tema, compartilhando seus conhecimentos, o objetivo continua o mesmo, porém agora será postado com intervalos de quinze dias, dito isso, espero que todos possam usufruir e discutir civilizadamente.
[/box2]




[box2 class=black title=Regras]
As regras são as mesmas das demais áreas do fórum, esperamos que debatam de forma consciente e que respeitem as opiniões adversas, qualquer opinião e resposta nesse tópico será bem-vinda, mesmo se sua opinião for diferente das dos demais. Vale ressaltar que o intuito desde debate não é o consenso sobre uma única resposta correta sobre o tema, mas sim o conhecimento de diferentes respostas e pontos de vista de outros membros. Qualquer alteração acima do normal será cabível de punição de acordo com as regras do fórum.
[/box2]




[box2 class=black title=Tema]
Jogos se passarem em tempos atuais no RPG Maker?
Nunca é uma ideia que vai pra frente? Podemos até dizer isso dos jogos nesse estilo, mas nem sempre é assim. Um dos maiores motivos seria a falta de recursos, mas é justo falar da dificuldade em criar puzzles, etc. que se pareçam realmente estar se passando no nosso mundo. Simplesmente colocar alguém para empurrar uma pedra não cola muito aqui. Enfim, vai da opinião de cada um. E você? Sendo realista, gostaria de fazer um game assim?

Fica levantado, boa discussão :3
Desculpa o atraso, gente.

[/box2]

Eu já faço um game assim e.e
Bem, como meu tema de gosto é moderno e sci-fi/fantasia, vou deixar aqui uma certa experiência sobre meu trabalho com o assunto.
Trabalhar em um projeto sci-fi ou moderno requer bastante criatividade, pois não é fácil de se pensar em algo.
Devo dizer que quando comecei a trabalhar no meu atual projeto, foi uma mudança de clima bem radical.
No tema em que estou trabalhando, não há uma guerra entre reinos, heróis salvando o mundo, uma busca por algum tesouro...
E pior ainda, os personagens do meu projeto são quase todos adultos e possuem possibilidades limitadas de desenvolvimento pessoal durante a trama. Resultando em uma dificuldade de trabalhar no crescimento deles.
Com isto em mente acabei recorrendo ao desenvolvimento maduro deles. Algo que eles queiram realizar, talvez algum arrependimento, ou coisa do tipo. Afinal, as pessoas normalmente buscam algo mesmo após a juventude.

Em relação ao mundo, o conflito e a solução do conflito, se não houverem meios de fantasia você pode querer pensar mais.
Se você pensar nos conflitos reais que acontecem ou aconteceram nos tempos modernos (ou até mesmo nos tempos da era revolucionária), perceberá que existem várias coisas que se pode usar. Conflitos políticos, guerra de gangues, problemas industriais, revolução, anarquia, guerra civil, qualquer pequena ideia pode resultar em um belo roteiro.

No entanto quando as pessoas ouvem o termo moderno/sci-fi, elas pensam que estes gêneros sempre devem ser sólidos, mas aí que tá.
Sci-fi/Fantasia é o meu gênero predileto, eu posso usar o conceito de magia e tecnologia ao mesmo tempo.
Eu posso libertar minha criatividade sem me limitar ao tempo-espaço real.

Jogos assim estão por toda a parte hoje em dia.

Mas bem, é só isso que eu queria dizer.


Eu achei interessante a forma como você fez o game. Ficamos sabendo de coisas junto ao personagem principal, dá um sentimento de que você é ele.
Enfim, é uma questão legal, mas aí que falava realmente de jogos modernos e sólidos, acho que esqueci de citar isso  :facepalm:
Enfim...

Acredito que o maior empecilho para criar jogos nos tempos atuais seria realmente a falta de recursos, já que por mais que tenham vários por aí, acaba sendo difícil encontrar gráficos que combinem entre si ou então um set que seja mais completo como o RTP. E eu acredito que a própria facilidade de encontrar recursos de estilo medieval, junto com a maioria de projetos medievais que existem por aí, acaba condicionando os membros novos a criar um projeto medieval também, pelo menos no início de sua jornada maker.

Em relação a história eu não acredito que isso seja uma dificuldade, já que com o leque de inspirações que se tem hoje, seria possivel fazer algo a lá Harry Potter/Percy Jackson que se passa nos tempos atuais mas ainda tem todo seu lado fantástico, ou então estilo Marvel, onde os heróis tem seus poderes, que seriam as "magias".

Ou se fosse algo sem poderes especiais/magia, poderia ser exatamente o que o Alisson falou, como conflitos/conspirações políticas, guerras, ou até mesmo a vida dos personagens, num estilo mais Visual Novel ou como um RPG Comum mesmo. Coisas como a magia poderiam simplesmente ser substituidas com habilidades de luta ou com armas.

Sobre os puzzles, até em RPGs Medievais acaba sendo algo difícil, já que é algo mais relacionado a criatividade e ao contexto. Por mais que num jogo moderno se perca a possibilidade de empurrar uma pedra (apesar que dá pra substituir com um objeto mais moderno), se abre outro leque de oportunidades, como puzzles com eletricidade.

Enfim, é isso que eu acho... A maior dificuldade seriam realmente os gráficos, o resto seria a criatividade do maker, já que é isso que manda nos outros setores, independente do tempo em que a história se passa.

Sim, mas de fato imaginar um universo num tempo antigo podendo colocar diversas coisas até mesmo surreais é bem mais simples do que criar um universo limitado como o atual. Não que jogos medievais não possam ser realistas. Enfim, o recurso realmente é um dos maiores problemas, não pro Alisson hsaushuashu.

Concordo com você, Duplo. Realmente a única dificuldade ao trabalhar com o tema são os recursos.
Embora existam recursos disponíveis na internet, sejam recursos pagos ou gratuitos, não são o suficiente para o tema ou sempre falta alguma coisa importante. Sempre falta aquela certa parede, ou até mesmo algum objeto para mapas exteriores.
Com isso, diversos makers se sentem obrigados a fazer edições nos tiles ou procuram fazer os próprios recursos (meu caso).

Como os membros ai disseram, se eu tivesse recurso, só faria projetos modernos.
Claro, tem aquelas pessoas que fazem tiles, geralmente elas estão nos fóruns gringo(os que tem que pagar). Na minha opinião a maior dificuldade mesmo é que se você decidir fazer um projeto nos dias atuais, mesmo você comprando aqueles recursos no RMW, sempre vai faltar alguma coisa, sempre, só se você fizer um projeto pequeno ai é outra coisa. :._.: Não é só os recursos modernos, os medievais, os RTP da Engine, também sempre vai faltar alguma coisinha, mas ai é só procurar nos sites, sempre tem.
Agora pensando no roteiro, se a pessoa trabalhar bem a história com os recursos que tem, pode sair boa coisa.

Eu acho que falta de recurso não é desculpa, até por que quem quer mesmo arruma um jeito.

Falta é vontade mesmo.

UMA VEZ EU FIZ UM JOOJ OND N TINHA CAORR MAS OS PERSOANGS ACREDITARAM TANTO NO CAORR QUE VIAJUARAM SEM ELE EXISTIR VCS N TEM IMAGINASSAUM

E RPG's tendem a não estar muito associados com temas contemporâneos, ou até mesmo fantasias urbanas, deveriam mas não estão, povo não gosta muito. influencia dos JRPGS é muito forte e outras jerimbobas.

Enfim, não tem muito jooj modernex por que o povo é preguisex.