O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aulas de Algoritmos e Estrutura de Dados - 1ª aula

Iniciado por NarukamiKyosuke, 27/09/2013 às 20:01

Aulas de Algoritmos e Estrutura de Dados
Por: Uchiha_Bruno



Introdução

Eu sou um estudante do 2º ano de ensino médio integrado com um curso de Técnico em Informática (minhas aulas tem uma hora a mais do normal para eu estudar informática junto com o ensino médio), então além de eu aprender matérias normais como química, física, matemática e etc, também tenho matérias como Fundamentos da informática, Inglês técnico, Arquitetura do Computador, Algoritmos e Estrutura de Dados, etc. Como não sou muito criativo para criar um tutorial de algum evento (minha "especialidade"), decidi dar aulas de Algoritmos e Estrutura de Dados por que não vi isso pelo MRM ainda.
Enfim, espero que gostem das aulas e que acompanhem-as.


O que é um Algoritmo?

Um algoritmo é um conjunto de códigos lógicos que executam uma ou mais ações. como diz minha professora: "O computador é a máquina mais rápida do mundo, mas também a mais burra". Por exemplo, digamos que você queira que o computador frite um ovo. Como você diz isso para o computador? Apenas: "frite um ovo!"?  Não! Você deve descrever todos os passos por meio de Algoritmos! Por exemplo, você deve dizer (obviamente isso não é um algoritmo, apenas um exemplo):
-Ligue o fogão em fogo alto.
-Pegue a frigideira no armário.
-Coloque a frigideira sobre a boca do fogão ligada.
-Coloque óleo na frigideira.
-Pegue o ovo na geladeira.
-Quebre o ovo sem derruba-lo no chão.
-Coloque na frigideira apenas a clara e a gema, a casca você deve descartar.
-Após 2 minutos retire o ovo da frigideira colocando em um prato separado.
-Desligue o fogão.
(caso tenha algum erro no preparo, desculpa, eu não cozinho... Mas entenderam o exemplo, né?)