O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

"Jogos artisticos ferem jogos tradiçionais"

Iniciado por rafaelrocha00, 19/04/2015 às 12:27

David Jaffe, mais conhecido como o criador de God of War e Twisted Metal, já havia falado um bocado sobre os problemas dos jogos de hoje em dia na GDC 2011, mas agora ele continuou seus sermões em seu blog pessoal, dizendo que jogos artísticos estão ferindo os jogos tradicionais.

David escreveu: "Elogios como "Jogos são arte" (dados por desenvolvedores, imprensa e fãs) para jogos "artísticos/significativos" ferem jogos puros. "Como?", você pergunta? Bem, eu vou te contar", e prosseguiu a falar:
"Colocando os poderosos holofotes da mídia nesse tipo de jogos – que te dizem que eles são importantes, mas não são realmente tão atraentes / interessantes quando se trata de jogar e não chegam nem perto de serem tão emocionantes ou significativos quando a maioria dos Filmes B que passam nas madrugadas na TV – significa que os holofotes da mídia e o dinheiro das publicadoras é tirado dos jogos tradicionais".

O designer continuou a falar sobre como isso é um desrespeito e que desconsidera o que o meio dos videogames tem de melhor. Ele fala como é um problema de verdade a forma como a imprensa dá muita atenção em um jogo só porque ele grita aos quatro cantos que é artístico ou importante, e no fundo é só um jogo.

"Ficar falando e falando sobre como jogos precisam / podem / devem ser / já são "mais" do que só "jogos", pra mim desrespeita a alegria e felicidade que jogos tradicionais trazem ao mundo", diz Jaffe, e continua: "Eu não sei vocês, mas minha vida seria um pouco menos fantástico (e provavelmente bem pior) sem Baseball, Basketball, Chess, Chutes & Ladders, Old Maid, Ms. Pac-Man, Zork, Super Mario Bros., Gears of War, Killzone 3, Guitar Hero e o multiplayer de Call of Duty: Black Ops".
Criticou duramente, dizendo que muitos dos jogos atualmente clamados como artísticos são só besteiras de fumaça e espelhos: "Só porque há vento soprando, uma trilha sonora mínima, vastos espaços para explorar e um ritmo lento não significa que o jogo que você está jogando é arte. E só porque a história de um jogo e a apresentação contém elementos que você vê nos "filmes de garotos crescidos", não faz um jogo adulto ou significa que o meio está amadurecendo".

"Esses são todos elementos superficiais que – enquanto tão desafiadores de produzir quanto qualquer outra coisa em um jogo – não significam a maturação do meio nem de longe. Estou cansado de ver jogador – e os jornalistas de jogos especialmente – caindo nessa", terminou o desenvolvedor.

ja sobre a minha opinião tem um video do canal extra credits que fala tudo o que eu tenho a dizer
Assitam


O que voçe acha sobre a opinião dele? jogos "artisticos" ferem jogos "tradiçionais"?comente

O vídeo realmente já diz tudo =)

E quanto à opinião desse cara aí, há tanto pra falar que chega a bater um desânimo, então vou resumir pra um "..."

O vídeo também reflete minha opinião a respeito do assunto, mas eu entendo a preocupação de David Jaffe e até concordo em parte. O problema é que Jaffe está olhando para o inimigo errado: não são os jogos artísticos que estão matando a indústria, mas sim os ricaços que nem sabem direito o que é um video game, mas acham que podem conseguir um bom dinheiro imitando o que quer que esteja fazendo sucesso no momento (seja arte, FPS sobre guerra, jogos de zumbis ou clones de Minecraft) sem ter nenhum envolvimento com o processo de criação. Em outras palavras, o vídeo já identificou o verdadeiro inimigo que David Jaffe teme, mas o próprio Jaffe está caindo nas "besteiras de fumaças e espelhos" deles e está tendo dificuldades em distinguí-los de seus aliados.