O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida de Rm2k3 sobre como criar bolhas de ar em mapas aquáticos.Alg ajuda?

Iniciado por Oca_Maru, 20/03/2017 às 15:23

Seguinte,o que quero fazer é um mapa aquático ao estilo Sonic.
Consegui fazer usando alguns ets de bolhas e usando o comando tint screen para parecer que o heroí está debaixo da água.
E eu preparei o tempo para 20 segundos.
O problema é que quando chega a zero,não dá game over.
Vou mostrar por imagens o que eu já fiz,e já usei em outro projeto meu,porém não tinha a condição de que se o tempo chegasse a zero desse game over.
E criei um evento que são as bolhas de ar para o tempo reiniciar para 20 segundos e impeça de chegar a zero.
Spoiler
Spoiler
A primeira imagem mostra como ativei o tempo.
A segunda mostra o que eu quis fazer com as bolhas de ar.

Eu me lembro de ter te passado à alguns anos uma tutorial da RPGCOFFEE onde ensinava a usar o TIMER do RpgMaker pra você por SKYPE.

O timer não é pra dar Game Over e sim pra criar um situação caso chegue a ZERO.

Quem define o que acontecerá é você, O Programador que deve criar a condição E dentro dela o evento <>Game Over deverá ser chamado.

Edite o tópico pois não posso ver as imagens.

OBSERVAÇÃO: [*IMG] não lê HTML, somente imagens com extensão (Final .JPG, .GIF, .PNG).

Boa sorte.

20/03/2017 às 16:13 #2 Última edição: 20/03/2017 às 16:15 por Oca_Maru
Não te achei no meu skype.Tem tempo que eu não uso.
Mas espero que possa ver as imagens agora.
Eu coloquei uma condição sim.As duas imagens mostram isso.
E ainda assim não acontece o game over.Tem algo muito errado.

Por acaso sua condição está verificando o valor do timer ou da variável? Ou se o timer estiver registrado em uma variável, ela está sendo atualizada ou redefinida?

Filho, você não vai achar as conversar que tivemos por que são bem antigas, e mesmo que eu tivesse os links das tutoriais o site da RpgCoffee saiu fora do ar a mais de 2 anos.

Sobre seu sistema, vamos lá:

Evento:Tempo
Primeiro comando: Setar variável, pra que isso vai servir? Se você vai trabalhar com o TIMER use apenas o TIMER, não precisa usar o valor de uma variável, basta apenas colocar o valor manualmente.
Essa é a parte onde você mais errou:
Sobre o uso do LOOP, como ele vai ser interrompido e dar game over se você colocou a condição do BREAK fora do loop? Dessa maneira o looping vai ser eterno... Essa é outra tutorial que tinha na RpgCoffee que você deve ter lido.

Evento Bolhas:
Você colocou a condição do GAME  OVER dentro dele também?
Pra que você dá START no timer de novo, ele já não vai estar rodando quando o jogador puder usar o evento BOLHAS?

Sobre o seu sistema em geral:
1° Você não precisa de um VARIAVEL a não ser que seja para outra finalidade criar uma variável que conte o tempo;
2° Não use condições para verificar  o TIMER, use pagina de eventos, pra isso existe o TIMER 1 e TIMER 2, sendo necessário apenas o 1.
3° Traduza o termo do parâmetro do Rpg Maker, ao invés de tentar deduzir o que pode ser, vamos ao exemplo:
CitarTimer 1 [minuto] M [segundos] S or less
Caso o temporizador 1 chegar à X minutos sendo este o M e Y segundos este o S ou menos, sendo LESS menos ou menor.

Um exemplo de chegar à "00:00":
Timer 1 [ 0 ] M [ 0 ] S or less.

Se o temporizador 1 chegar a 0 M 0 S ou menos.

Ficam aí as dicas, pena mesmo que as você não tenha salvo as tutoriais daquele site, elas explicavam não só como fazer, mas como e por que funcionavam de tal maneira.

Finalizando:
Veja aí meus sistemas, baixe, estude e seja feliz:
http://tanatosmaker.site90.net

Desejo novamente boa sorte, mesmo que resolva seu problema com a primeira dica, aconselho refazer o sistema da maneira correta.

Obrigado pela ajuda.
Pode trancar este tópico.