O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

qual melhor rpg maker a se usar?

Iniciado por aliffer, 22/04/2017 às 12:30

22/04/2017 às 12:30 Última edição: 22/04/2017 às 23:38 por Revali
 Gostaria de saber qual o melhor rpg maker eu poderia usar para criar um jogo com um mapa vasto, não sei explicar muito bem, mas eu gostaria na verdade de criar um com o rpg maker vx ace , que e a primeira engine que eu cheguei a criar alguma coisa e é a que eu mais gosto, mas ela é limitada nisso de graficos só indo ate a aba ''E''  nos tilesetes, e  eu gostaria de criar um jogo com bem mais graficos, uma vez vi uma tal de Eclipse engine, alguma coisa parecida que me permitia ter ate 100 ou mais tilesets, o unico problema é que era online e eu tinha que ficar andando pelo mapa e criando o tileset, algo que ia ser muito mais demorado, dai uma vez mexi no rpg maker xp , e blz ate que dava pra mim usar por causa que ele concegue ter um tileset gingantesco, e so era eu editar os personagens do ace pra um tamanho grande ( o tamanho das imagens os dos personagens mesmo eu deixaria pequeno ) e por no jogo que nao ia ter problema eu acho, mas dei uma procurada na internet sobre tilesets pra xp e fiquei procurando por um tempo e unica cosia q eu encontrava era ou telhados de casas, portas, ruas, personagens ( personagens tinha bastante ) , entre outras coisas aleatorias, entao acabei desistindo, e direto fico com vontade de criar um jogo, as vezes eu paro pra prensar e vem mo ideia legal na minha cabeça , mas nem tenho como colocar isso em pratica pq nunca encontro os graficos que preciso na internet, mas eu ate me contentaria com poucos graficos o problema é a engine, nao sei qual usar.

          Então cara, isso depende da sua afinidade. Falta de recursos (específicos) existe para qualquer engine. Cada RPG Maker tem uma vantagem, que você sempre pode contornar nos outros. Por exemplo, o Ace não suporta os tilesets gigantes do XP, mas se você mapear por parallax isso não vai fazer muita diferença. Também dá para criar charsets maiores e usar nele, mas mantendo a quantidade de frames. O que não tira o brilho do XP, que tem um layer de mapeamento a mais e facilita - muito - a vida.

Se o seu problema for só os recursos, o jeito é aprender a fazer para não depender de ninguém. Isso não é exclusividade do RPG Maker. Unity, CryEngine, Havok, Unreal, todas essas também tem sua "escassez*" de assets, sob certo ponto de vista. Veja qual engine mais te agrada e comece a aprender o/


*PQP, palavra feia do cacete

22/04/2017 às 14:54 #2 Última edição: 22/04/2017 às 14:59 por Seki
Se for levar em conta os recursos disponíveis eu recomendaria o VXAce, por aceitar recursos do VX e ter também os feitos para ele próprio (além de ser o penúltimo RPG Maker lançado, tendo perdurado como último RM, portanto tendo mais recursos que o MV também, que não tem muito ainda por ser muito novo).

Eu, pessoalmente, tenho mais afinidade com o XP, nunca consegui me acostumar com os RMs do VX para frente, seja pela interface que eu considero estranha ou seja pelos gráficos "baixinhos" que eu não gosto. Porém, eu recomendaria eles mesmo, pois, em questão de programação de eventos, eles com certeza melhoraram em relação ao XP, sem contar na possibilidade de criar mapas por parallax. Como não mexo com scripts não sei dizer se é melhor o VXA ou o MV, mas de qualquer forma eles também são superiores ao XP nesse ponto.

Obrigado pesssoal, e nunca tinha me interessado em saber mais sobre parallax, depois vou ver , obrigado !