O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dicas e truques - Jogos de RM

Iniciado por mathhy creater, 19/06/2015 às 14:39

19/06/2015 às 14:39 Última edição: 19/06/2015 às 15:24 por Uhtred
Ontem eu tava pensando em algumas coisas pro meu projeto, e ai pintou em mente a seguinte pergunta...

"Eu posso esconder segredos sim no meu jogo, mas como já estamos underground, algumas pessoas vão terminar o jogo e nem ligar pra isso."

E ai vi que não estou sozinho. Muita gente aqui esconde segredos magníficos no próprio jogo com a intenção de que alguém encontre, mas as vezes passa despercebido aquilo que você levou um ano e meio elaborando. Então por que não uma sessão de dicas e truques, APENAS para jogos produzidos por nós aqui no fórum mesmo (talvez)?

Se alguém jogasse um jogo, e gostasse, e ai andando de boas no fórum visse que tem uma espada lendária que faz o personagem ter um final alternativo se equipada na luta final, isso despertaria a curiosidade de quem jogou e deixou isso passar, e faria a pessoa jogar de novo. E não só isso, talvez só pela pessoa ler um segredo de um jogo que ela nem jogou a faria ficar intrigada e ai então +1 download pro seu jogo.

E além do mais, isso daria um impulso para os Maker não fazerem jogos tão lineares, ou seja, sempre inovando em algo a cada gameplay.

Claro que é só uma ideia. Abraços o/
We are going to die, and that make us the lucky ones...


Hm... não entendi bem o propósito do tópico, seria pra colocarmos aqui dicas e truques dos jogos criados por nós?

Ou só ideias de "segredos" para inserirmos no projeto?

Enfim, de qualquer forma aqui não é bem o local pra isso, por isso vou mudar o tópico de lugar huhauha

Mas sim, eu já pensei e vou inserir alguns segredos no jogo e fatalmente alguém não vai descobrir, assim como não descobriram no Inkey que eu terminei já faz tempo, não propriamente dizendo segredos mas sim algumas peças pra encaixar a história e tal, a mesma coisa eu farei no The Makers Tavern, mas dessa vez vou me certificar de que o jogador vai ficar sabendo das coisas, ao menos até o fim do jogo.

Eu gosto bastante disso, acho que isso diferencia um jogo legal de um comum, mesmo que o jogo seja meio "meh", na hora que você descobre um segredo ou algum easter egg ou algo obscuro na história (tipo os segredos do Martin em Game of Thrones) aí já dá um animo maior pra continuar a jogar e você passa a gostar mais do jogo.

19/06/2015 às 16:50 #2 Última edição: 19/06/2015 às 16:52 por mathhy creater
Isso Uhtred, eu percebi a cagada que eu fiz kkk, postei o tópico no lugar errado, tô me acostumando ainda aqui.
Mas é o seguinte, seria só uma ideia ou uma sugestão mesmo pra que criassem uma sessão aqui na comunidade de dicas e truques dos jogos. Os próprios criadores adicionariam seus jogos e os segredos contidos nele. Isso ampliaria muito mais discussões sobre os jogos e a motivação do pessoal.

Mals ai pelo erro, eu tinha até mandado uma mensagem pro Raizen, mas já que você moveu primeiro, ta tranq.

Citação de: Uhtred online 19/06/2015 às 15:24
assim como não descobriram no Inkey que eu terminei já faz tempo

Bom saber disso...  :o:
We are going to die, and that make us the lucky ones...


Ahh como eu desejo algo assim. E faz tempo...
Principalmente agora nesse meu novo projeto que vai ter segredos pra cajado e, deixando de lado o objetivo do jogo creio que muitas pessoas vão jogar na pressa e nem vão perceber :/
Esse tipo de coisa sempre chamou a atenção nos jogos criados para consoles famosos e atraiu bastante gente que nem tinha jogado certo game ainda. Seria uma boa.

Acho que seria tipo uma área para "detonados" dos jogos, certo?

Bom, eu curto muito colocar coisas assim. Por exemplo, demarco o progresso do jogo com um
percentual e planejo que o jogo possa ser completado aos 50%, ou seja, ainda há metade dele
a ser explorado. Isso enriquece muito mais, pois é uma chance de incluir uma curiosidade, item,
ou outra coisa que leve o jogador a se sentir mais dentro do jogo.

Porém não vejo graça em contar pro pessoal a existência desses segredos xD
Não faria sentido, a graça e o prazer está justamente em descobrir algo que ninguém viu antes.
O prazer de ter visto algo que o próprio criador do jogo tentou esconder mas você foi foda o
suficiente para encontrá-lo. E podem haver mais. Sim, quantos? Aí tu vai fuçar cada pedra do
jogo e aproveitá-lo ainda mais.

É o que penso.

Sim, até por um lado perde a graça, mas não temos alternativas. Como é uma sessão de detonados, segredos e afins, só vai ver quem quiser, já que o segredo não vai ser postado no tópico do jogo.
E nossos jogos, mesmo os que fazem fama não são lá aquilo de conhecidos, então seus segredos podem NUNCA vir a ser conhecidos. Não é a mesma porcentagem de descobrimento de um segredo de um jogo grande. Por isso seria ótimo uma área assim. Imagina você esconde algo no jogo que ninguém descubra e só revele que ele existe anos depois? Não como conseguir, mas que ele existe.

Só ganharíamos com isso, seria demais.
We are going to die, and that make us the lucky ones...


Saudações!

Realmente é um conflito entre ter um local com todos os segredos revelados ou perceber que ninguém descobriu um certo segredo. Principalmente se isso for uma reviravolta da trama, um final diferente ou uma maneira totalmente diferente de ver o jogo. Ex: o jogo Super Mário 3 ser uma peça de teatro.

Uma solução que imagino ser um "meio termo" seria incluir uma mecânica ao final do jogo. O que imagino é, durante os créditos finais, terminar com uma mensagem "teaser" ao jogador, mostrando que ainda há o que ser descoberto.

Exemplos:

"Obrigado por jogar. Esse foi um final entre os 'x' possíveis. Você consegue descobrir todos?"

Ou ainda:

"Obrigado por jogar. Nessa partida você descobriu 'x%' dos segredos do jogo."

Espero ter adicionado algo para o debate.

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0