O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cliffhangers e Plot Twists

Iniciado por GDL, 26/04/2013 às 21:39

26/04/2013 às 21:39 Última edição: 06/05/2013 às 17:05 por King Gerar
Cliffhangers e Plot Twists


Chegou naquele momento no roteiro do seu jogo em que (aparentemente) a única alternativa é seguir uma rota clichê e já usada?  Está naquela hora em que acha ser uma boa ideia encerrar um ciclo ou um capitulo? Bem, Plot Twists e Cliffhangers, são suas armas para ultrapassar esses dois pequenos obstáculos tão importantes em uma trama.   

O que são? Literalmente falando:

CliffHanger( Tradução literal: A beira de um abismo): Os Cliffhangers são recursos literários utilizados geralmente para manter a audiência de uma historia interessada em uma possível continuação. No básico: São aqueles momentos em que os personagens se deparam com desafios ou situações de make or break (o bom e velho: "ou vai ou racha"). Essas situações são no geral, uma boa forma de abrir espaço para as continuações como já citei e são presença quase que obrigatórias no final de qualquer parte de uma trilogia, ciclo e etc...

Plot Twist(Reviravoltas na trama): Plot Twists, ah como eles são perigosos... Geralmente causam aquela reação clássica de WTF!? E podem realmente salvar uma historia que estava afundando, ou afundar de forma desnecessária, uma historia que estava ocorrendo sem problemas. Essas reviravoltas são de fato muito importantes para o decorrer de uma trama, ainda mais por serem uma boa forma de fugir dos temidos (de forma desnecessária, eu acho) clichês, apesar de que até mesmo um Plot Twist pode ser clichê.
Sabendo o básico do que cada um é, vamos direto ao ponto:



Como eles podem ferrar com seu amado jogo:

Se você não der sentido a eles:

Tudo bem que um plot twist por natureza, já possui aquele ar surpreendente e que muitas vezes foge da lógica. O problema é quando essa fuga é grande a ponto de fazer com que a trama chacoalhada pelo twist perca o sentido. Muitas vezes isso ocorre quando um autor, desesperado pelo fraco rumo que sua historia tomou, tenta de alguma forma fazer com que ela se torne interessante. Pode funcionar, mas geralmente o efeito é o contrario.


Se eles não forem necessários:

Algumas vezes nos perguntamos o porquê de tais tramas tomarem certos rumos, muitas vezes recebemos a resposta para essa pergunta de forma satisfatória, outras vezes o gosto dessa reviravolta pode ser tão amargo que fica difícil de esquecer. É importante se lembrar de que antes do futuro que as reviravoltas criam, tem um passado, fatos que já ocorreram e que precisam ser levados em conta antes de se fazer algo assim:

Um exemplo de quando não se usar um plot twist:

Star Ocean III Till The end of time(Cuidado, spoilers):
Citei acima que um plot twist mal colocado pode arruinar uma boa historia... Que tal um que arruinou uma serie por completo?
Spoiler
Bem, a revelação feita um pouco depois do meio do jogo, de que o universo de nossos intrépidos heróis era na verdade... um MMO e que eles estavam sendo controlados por seres de uma dimensão 4D, foi o bastante para tirar o clássico "WTF!?" da boca dos jogadores. Até ai tudo bem, é isso que um plot twist faz afinal. Então, você começa a pensar nos dois primeiros jogos da franquia, todas aquelas aventuras fantásticas com Ratix e companhia limitada, e a mesma coisa para o The Second Story.. A ficha cai, o "WTF!?" finalmente ganha sentido, e você percebe que tudo se perdeu em um maldito plot twist sem sentido. Arruinar a historia de um jogo tudo bem, mas fazer isso com toda uma franquia? Ta Serto.
[close]

Esse plot twist é o exemplo de uma tentativa de mudar o foco central de uma trama, e acabar por bater de cara com a verdade de que essa tentativa não era nem um pouco necessária. SO: Till End Of Time já era um jogo fantástico, definitivamente a serie não precisava disso.


Usar um cliffhanger para TENTAR parecer legal, e ficar só na tentativa.

Usar cliffhanger para garantir audiência para trabalhos futuros funciona muito bem, aquela nova promessa, um novo mistério ou pergunta a ser respondida... Enfim, esse tipo de acontecimento no final é que prende a atenção de seu público. Talvez, sejam até mais perigosos que os twists, se usados de forma errada, esse tipo de recurso pode é fazer com que os jogadores fujam de uma possível continuação.

Por muito pouco, isso não aconteceu com a serie de maior sucesso do Xbox:

Halo 2(cuidado, spoilers)
Spoiler

A tela fica preta e o que se escuta a seguir é o som de milhares de controles se chocando com as televisões de indignados jogadores, WTF!?.
[close]
Abriu as portas para uma sequel? Sim, mas não dava pra ter usado algo menos... meh? Acredito que esse especificamente, vá ser mais fácil de entender para quem jogou a serie, mas no fim das contas, a ideia aqui é mostrar que se realmente quer fazer um cliffhanger, faça o mais espontâneo possível,  não algo forçado como: "Sir, Finishing this fight" mandando logo em seguida, uma frustrante tela preta(Lembre-se, cuidado com as telas pretas, elas podem causar depressão imediata).



Com os exemplos que citei, acho que resumo de forma simples minha visão sobre esses recursos literários, que se mal usados, podem ser um tanto irritantes. Não estou no nível de nenhum dos roteiristas aqui na CRM e nem tenho esta intenção, mas decidi compartilhar com vocês minha indignação com as cagad... digo, erros que muitos profissionais cometem, e que consequentemente , são ainda mais frequentes em comunidades onde a escrita não é nada alem de um hobby.

Resumão:

Plot Twist: Podem ser uteis, podem ferrar com tudo, enfim, a questão é saber o rumo que sua historia ira tomar depois deles, e principalmente, de onde ela está vindo.
Cliffhanger: Finalizar um capitulo ou episodio em alta, é um desafio para qualquer roteirista, ainda mais quando falamos de jogos onde a interação pode ser ainda maior. A ideia é fazer com que os jogadores voltem para a sequencia de seu game, então lembre-se de recompensa-los com uma ligação satisfatória entre os capítulos.




26/04/2013 às 23:30 #1 Última edição: 27/04/2013 às 00:10 por lobozero
  Para falar a verdade, nunca ouvi falar desse Plot Twist e Cliffhanger.  Apesar de saber que um final mal feito e uma reviravolta sem sentido não é nada bom, nunca tinha ouvido falar que usavam esses nomes.  Realmente é um ótimo guia para os que ainda estão de olhos fechados quanto ao assunto.  Não é porque é um RPG no RPG Maker que pode acontecer algo totalmente sem sentido.  As coisas devem ser bem pensadas antes de se por em prática no roteiro do jogo.

  Ótimo tópico, merece destaque.

Citação de: GuilhermeDL online 26/04/2013 às 21:39
Não estou no nível de nenhum dos escritores aqui na CRM, e nem tenho esta intenção [...][/justify]
Até onde sei aqui na CRM não tem nenhum escritor (frequente) de auto-nível.  Todos podem escrever e se destacar.

Spoiler
  Mas quem é escritor? Escritor é aquele se utiliza da escrita - impressa ou não - para se expressar. E, dentro dessa larga definição, estão os que escrevem poemas, contos, crônicas, ensaios, resenhas, obras de teatro, roteiristas e etc.. Porém para se nomear como tal é imprescindível que tenha textos autorais.
  Para mim o que existe são sub-classes de escritores, como roteiristas, blogueiros, etc.
[close]

27/04/2013 às 00:01 #2 Última edição: 27/04/2013 às 00:05 por Elyven

Já tinha conhecimento deste "termo" e para ser sincera é uma bobagem. Com todo respeito ao seu tópico que ficou lindamente explicado. Por hora, creio que tudo deve ser revisado. Escritores, empresas de jogos, etc,apressam-se em criar uma continuação porque a primeira obra fez grande sucesso. Ou não saiu como esperado. E as que saíram, trabalharam arduamente e tudo foi revisado de maneira muito crítica. É moda e golpe de Marketing sempre lançar "franquias". Isto gera lucro e o produto vende mais. Rende menos em termos de qualidade do que lançar apenas aquele "trabalho" único e exemplar. É meu ponto de vista, posso estar completamente enganada. Até mais!

...argh!
Citação de: lobozero online 26/04/2013 às 23:30
Citação de: GuilhermeDL online 26/04/2013 às 21:39
[...]Não estou no nível de nenhum dos escritores aqui na CRM, e nem tenho esta intenção [...]
[...] Até onde sei aqui na CRM não tem nenhum escritor (frequente) de auto-nível.  Todos podem escrever e se destacar[...]
Não somos escritores(as), meu querido,GuilhermeDL. No mínimo coadjuvantes a tal coisa. Qual percebo que o  único escritor que realmente lançou um livro foi o "Victor Biacardine".  "Ainda Brilha o Sol". No mais, uma pessoa que escreve mini-contos, continhos de terror, novelinhas e roteiros para jogos, nunca poderá ser chamada de escritora. Adotemos o "termo" roteiristas? Assim, entretanto, seremos bem vistos(as) aos olhos alheios. Até, Gui.

Acho que o autor do tópico não deu a entender muito claramente sua posição quanto aos dois plot devices citados. Se você acha que é bom e ruim dependendo do uso (denotando imparcialidade), porque os referencia como irritantes ou ruins em outros momentos do texto?

De qualquer forma, depende mesmo do uso do autor com essas duas "ferramentas". há grandes exemplos onde os twists por exemplo são bem sucedidos (apesar de controversas): Berserk, The End of Evangelion, Devilman, Trigun, Mahou Shoujo Madoka Magica, Digimon Tamers, entre outros.



Citação de: Elyven online 27/04/2013 às 00:01

Já tinha conhecimento deste "termo" e para ser sincera é uma bobagem. Com todo respeito ao seu tópico que

Chamar o plot twist de bobagem é dizer "não sou roteirista" automaticamente. Em qual sentido você acha isso?

Citação de: Elyven online 27/04/2013 às 00:01

Por hora, creio que tudo deve ser revisado. Escritores, empresas de jogos, etc,apressam-se em criar uma continuação porque a primeira obra fez grande sucesso. Ou não saiu como esperado. E as que saíram, trabalharam arduamente e tudo foi revisado de maneira muito crítica. É moda e golpe de Marketing sempre lançar "franquias". Isto gera lucro e o produto vende mais. Rende menos em termos de qualidade do que lançar apenas aquele "trabalho" único e exemplar. É meu ponto de vista, posso estar completamente enganada. Até mais!


Me perdoe, mas eu não consegui entender o que isso tem a ver com o Cliffhanger ou mesmo o Plot Twist.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"



CitarAcho que o autor do tópico não deu a entender muito claramente sua posição quanto aos dois plot devices citados. Se você acha que é bom e ruim dependendo do uso (denotando imparcialidade), porque os referencia como irritantes ou ruins em outros momentos do texto?
Acho que nos dois citados aqui, SOIII, Halo 2 eu deixei claro que não gostei muito:
SO:
CitarCitei acima que um plot twist mal colocado pode arruinar uma boa historia... Que tal um que arruinou uma serie por completo?
HALO 2:
CitarAbriu as portas para uma sequel? Sim, mas não dava pra ter usado algo menos... meh?


CitarDe qualquer forma, depende mesmo do uso do autor com essas duas "ferramentas". há grandes exemplos onde os twists por exemplo são bem sucedidos (apesar de controversas): Berserk, The End of Evangelion, Devilman, Trigun, Mahou Shoujo Madoka Magica, Digimon Tamers, entre outros.
Madoka Magica realmente é um bom agrupamento de coisas inesperadas, as mortes e afins são das mais inesperadas dos animes, isso é coisa que Gen Urubochi faz muito com suas series Talvez faltaram exemplos positivos no meu texto. E twists sempre serão controversos, duvido de que mudanças repentinas nesse tipo de proporção, agradarão a todo um publico.





27/04/2013 às 10:01 #5 Última edição: 27/04/2013 às 10:14 por Elyven
Citação de: LuaKawamari online 27/04/2013 às 09:31
Chamar o plot twist de bobagem é dizer "não sou roteirista" automaticamente. Em qual sentido você acha isso?

...Acho que você não entendeu. Eu disse que dar uma reviravolta na história propositalmente no fim da "trama" só para gerar uma continuação muitas vezes é falho, ou não. Eu disse que é "bobagem"entre aspas só porque o "termo" é viciante o que leva o autor a cometer falhas graves esquecendo talvez, dos outros milhares recursos que existem.

Citação de: Elyven online 27/04/2013 às 00:01

Por hora, creio que tudo deve ser revisado. Escritores, empresas de jogos, etc,apressam-se em criar uma continuação porque a primeira obra fez grande sucesso. Ou não saiu como esperado. E as que saíram, trabalharam arduamente e tudo foi revisado de maneira muito crítica. É moda e golpe de Marketing sempre lançar "franquias". Isto gera lucro e o produto vende mais. Rende menos em termos de qualidade do que lançar apenas aquele "trabalho" único e exemplar. É meu ponto de vista, posso estar completamente enganada. Até mais!
Citação de: LuaKawamari online 27/04/2013 às 09:31
Me perdoe, mas eu não consegui entender o que isso tem a ver com o Cliffhanger ou mesmo o Plot Twist.
... Não creio. ¬¬ Leia "Guerra dos Tronos"  Livro 4 - O Festim dos Corvos - George R. R. Martin e verá que o autor enrolou o livro todo com coisas desnecessárias que chega ser até enjoativo com poucas revelações importantes no final. Uma bela jogada de Marketing para o próximo - A Dança dos Dragões Vol. 5 -, que ficou perfeito e abduz totalmente quem o lê. ^^

Citação de: GuilhermeDL online 27/04/2013 às 09:57
Madoka Magica realmente é um bom agrupamento de coisas inesperadas, as mortes e afins são das mais inesperadas dos animes, isso é coisa que Gen Urubochi faz muito com suas series Talvez faltaram exemplos positivos no meu texto. E twists sempre serão controversos, duvido de que mudanças repentinas nesse tipo de proporção, agradarão a todo um publico.

Não só a falta de exemplos positivos, como também algumas contradições textuais (que interpretando até relevei, mas é bom deixar o mais claro possível suas posições), mas acho que tu já corrigiu elas.

Sobre Madoka, pois é. Tanto na mudança de temática quanto no plot twist do episódio 10.

E sim, plot twists sempre serão controversos mesmo, mas sempre relevo qualidade em primeiro lugar.

Citação de: Elyven online 27/04/2013 às 10:01

...Acho que você não entendeu. Eu disse que dar uma reviravolta na história propositalmente no fim da "trama" só para gerar uma continuação muitas vezes é falho, ou não. Eu disse que é "bobagem"entre aspas só porque o "termo" é viciante o que leva o autor a cometer falhas graves esquecendo talvez, dos outros milhares recursos que existem.

Reviravolta =/= Cliffhanger.
E oh, "alienação" é algo a parte, geralmente culpa do próprio autor e não do termo/conceito. Dizer "bobagem" por estes lances é meio que generalizar, hein. Mas não é um crime.

Citação de: Elyven online 27/04/2013 às 10:01
... Não creio. ¬¬ Leia "Guerra dos Tronos"  Livro 4 - O Festim dos Corvos - George R. R. Martin e verá que o autor enrolou o livro todo com coisas desnecessárias que chega ser até enjoativo com poucas revelações importantes no final. Uma bela jogada de Marketing para o próximo - A Dança dos Dragões Vol. 5 -, que ficou perfeito e abduz totalmente quem o lê. ^^

E...?
Tudo o que você falou foi uma tentativa de justificar os Cliffhangers, sendo que o tópico é claramente para falar dos conceitos e não o porquê deles existirem (cuja informação está mais do que explícita pelo autor do tópico). Só achei estranho, sei lá, Noir.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"



Caramba, o plot twist de Bersek é no mínimo magnífico. Vale lembrar que quando aquele personagem que te ajudou o tempo todo se torna o vilão (de preferência sem clichês toscos e previsíveis), também se configura um plost twist. Sobre manter espaço para uma nova resposta, acho completamente desnecessário. Muitas histórias continuam bem sem precisar deixar essa grande espaço de dúvida, quando se pretende fazer uma trilogia desde o começo tudo bem, mas para aqueles que colocam no final só porque tiveram uma ideia mal formulada, não o façam.

No geral, gostei, interessante e útil para quesito conhecimento. Já conhecia ambos os termos, e plot twists são muito interessantes mesmo, um assunto ótimo para se abordar. Se já assistiu a casa no fim da rua, entenderá o que é um plot twist de te ficar com cara de wtf e depois ainda te fazer idolatrar o autor do roteiro.

Resumindo, receita para um plot twist de sucesso - surpreender de verdade (nada de clichê previsível), fazer sentido e ter sido planejado desde o começo, assim quando você ver, lembrará de algumas coisas que não faziam tanto sentido e que agora fazem.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

30/04/2013 às 17:48 #8 Última edição: 30/04/2013 às 18:04 por GuilhermeDL
Citação de: LuaKawamari online 30/04/2013 às 00:23
Não só a falta de exemplos positivos, como também algumas contradições textuais (que interpretando até relevei, mas é bom deixar o mais claro possível suas posições), mas acho que tu já corrigiu elas.[...]

[...]E sim, plot twists sempre serão controversos mesmo, mas sempre relevo qualidade em primeiro lugar.[...]
Ah sim, valeu pelo aviso e já corrigi mesmo. Eu coloquei "irritante" de forma que generalizou tudo abordado no texto, sendo que a ideia não era essa.

E concordo com seu ultimo paragrafo, o que manda aqui é a qualidade do resultado do twist, claro, a forma e o contexto em que ele é executado também valem muitos pontos.
Citação de: B.loder online 30/04/2013 às 03:52
Caramba, o plot twist de Bersek é no mínimo magnífico. Vale lembrar que quando aquele personagem que te ajudou o tempo todo se torna o vilão (de preferência sem clichês toscos e previsíveis), também se configura um plost twist.
Haha, não sou muito fã de Berserk, mas ouvi muito bem sobre o manga e o anime, acabei assistindo alguns episódios avulso.
Spoiler
Griffith you son of a Biscuit!!
Eu fiz questão de assistir o episodio do eclipse, mesmo não tendo acompanhado a serie por completo, fiquei um tanto surpreso, ou melhor, CHOCADO. Imagino vocês que acompanharam tudo por completo. xD
[close]

Acho que a principal forma de se conseguir um Plot Twist de qualidade, é tentar ser o mais espontâneo possível. Não vejo futuro para uma historia que force situações absurdas e incoerentes goela baixo dos jogadores\leitores\espectadores.

Encerrando com um Plot Twist Clássico:
"Luke, eu sou seu pai."








07/05/2013 às 04:32 #9 Última edição: 07/05/2013 às 04:33 por LuaKawamari
Citação de: GuilhermeDL online 30/04/2013 às 17:48

Ah sim, valeu pelo aviso e já corrigi mesmo. Eu coloquei "irritante" de forma que generalizou tudo abordado no texto, sendo que a ideia não era essa.

E concordo com seu ultimo paragrafo, o que manda aqui é a qualidade do resultado do twist, claro, a forma e o contexto em que ele é executado também valem muitos pontos.

Sobre a primeira coisa, hehe, não tem problema. Não achei nada absurdamente relevante, só apontando algo que notei mesmo, até porque se eu estivesse mal intencionado poderia usar o texto contra você.

Agora sobre o final, sim, é exatamente isso. O plot twist em si é só um conceito adaptável às nossas próprias ideias, o que significa que qualidade em si nada tem a ver diretamente com o conceito isolado.

Sobre Berserk,  c4ralho, tu viu o Eclipse propositalmente? PQP, não sei como conseguiu, eu me mataria com um spoiler intencional desses.
Mas sim, foi uma revelação EPICNESS OF AWESOMENESS, mesmo.

Culpa sua, B. Loader u.u
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"