O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Alguns softwares interessantes

Iniciado por Yuna, 03/07/2014 às 20:29

03/07/2014 às 20:29 Última edição: 13/07/2014 às 08:56 por Yuna
Seguindo a idéia do mathpeseg, elaborei uma lista com alguns softwares que considero úteis e que suponho que muita gente, com algumas exceções, não conhece. São boas alternativas pra quem quer fugir do círculo Photoshop, GIMP e Paint.NET.


Pixel Art

Grafx2 (Grátis)
Na linha do Moai, da Allegro, a interface do Grafx2 foi feita para lembrar o velho Deluxe Paint, podendo parecer confusa e desorganizada à primeira vista.
Imagem:
Spoiler


Aseprite (Pago atualmente, mas as versões anteriores permanecem gratuitas)
Aseprite é um software feito especificamente para se trabalhar com pixel art. Tem uma interface semelhante ao Grafx2, mas um pouco mais moderna e fácil de se navegar. Seu recurso mais interessante é de longe o de animação.
Imagem:
Spoiler


Graphics Gale (Pago, mas possui uma versão free)
Graphics Gale é uma das primeiras ferramentas na qual se esbarra à procura de um programa voltado pra pixel art. É um programa bem completo, tanto pra criação de sprites quanto pra animação, e mesmo em sua versão free.
Imagem:
Spoiler


ProMotion (Pago)
Pela quantidade de opções, do Onion Skinning ao Multishade, o ProMotion é uma das alternativas mais recomendadas pra quem procura programas próprios para pixel art.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://i1.ytimg.com/vi/U349cOqvvLo/maxresdefault.jpg[/hs]
[close]


Pyxel Edit (Pago, mas ainda é possível baixar a versão beta)
Ainda que a versão beta fique devendo em opções e organização para a versão full do programa, que é paga, o Pyxel Edit é ótimo pra lidar com tiles.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://i1.ytimg.com/vi/DstSI1KCTS0/maxresdefault.jpg[/hs]
[close]


Pickle (Pago)
O Pickle pode ser descrito como um Pyxel Edit melhorado, uma vez que os dois softwares não possuem muitas diferenças entre si.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://www.pickleeditor.com/img/screenshot_3.jpg[/hs]
[close]

Sprite Lamp (Pago)
Diferente dos demais, o Sprite Lamp é um programa ainda em estágio inicial e que procura, através da criação de "perfis de iluminação" (uma série de mapas com informações sobre o sprite, na verdade), gerar um efeito de luz dinâmica em objetos e personagens 2D.
Imagem:
Spoiler


Tiles & Map Editors

Tiled (Grátis)
O Tiled é um editor de mapas que, como o nome diz, trabalha com tiles. É possível usá-lo como substituto do Photoshop, e outros programas, na hora de criar um mapa em parallax. Tem um tutorial pra quem se interessar.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://www.mapeditor.org/img/screenshot-terrain.png[/hs]
[close]


Tile Studio (Grátis)
O Tile Studio é um programa que engloba um editor para a criação de tiles, sprites e mapas.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://tilestudio.sourceforge.net/ts-map.png[/hs]
[close]


OGMO Editor (Grátis)
Um editor para a elaboração de mapas e níveis bem conhecido até.
Imagem:
Spoiler


Autotile Gen (Pago e disponível no Steam, mas ainda há o download da versão Alpha)
A proposta do Autotile Gen é facilitar a criação de autotiles, como o próprio nome diz. Por enquanto se encontra na versão alpha.
Imagem:
Spoiler



Desenho & Edição de Imagens

Alchemy (Grátis)
Alchemy é um software relativamente simples e usado pela grande maioria para esboçar conceitos, uma vez que seus brushes e efeitos são um tanto abstratos.
Imagem:
Spoiler


Open Canvas (Pago, disponível no Steam)
Open Canvas costumava ter uma opção que permitia se conectar com outros usuários para desenhar na mesma tela, daí o nome. É um software bem completo e leve, o período trial é de mais de 100 dias.
Imagem:
Spoiler


Art Rage (Pago)
O objetivo do Art Rage é reproduzir ao máximo possível a experiência e o visual da pintura tradicional em um ambiente digital.
Imagem:
Spoiler


Paint Tool Sai (Pago)
Paint Tool Sai é um programa leve e que dispensa mais comentários, dá pra encontrá-lo em português facilmente.
Imagem:
Spoiler


Manga Studio (Pago)
Manga Studio, apesar do nome, é um software potente pra qualquer tipo de desenho digital. Vale destacar suas excelentes ferramentas de perspectiva.
Imagem:
Spoiler


Black Ink (Pago, disponível no Steam)
A proposta do Black Ink, diferente de muitos softwares, é se distanciar das tentativas de reproduzir a arte tradicional em âmbito digital e oferecer brushes únicos e altamente customizáveis.
Imagem:
Spoiler


Pixia (Grátis)
O Pixia combina edição e criação de imagens em uma interface relativamente simples e leve.
Imagem:
Spoiler


Mischief (Pago)
Mischief é um programa de desenho e pintura que procura reproduzir a sensação e a liberdade de se desenhar ao papel. Assim como o MyPaint, faz uso de infinite canvas (ou seja, não há imposição de margens e limites na área de trabalho).
Imagem:
Spoiler


Krita (Grátis)
Krita é um programa open source de pintura digital, possui constantes atualizações e uma boa quantidade de brushes. Também é possível configurar o Krita para pixel art.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://krita.org/images/kritaosx.jpg[/hs]
[close]


MyPaint (Grátis)
MyPaint é um programa leve, já vem com uma seleção grande de brushes e, bem como o Mischief, faz uso de infinite canvas. Não é difícil encontrar pacotes de brushes internet a fora, e é mais simples ainda instalá-los.
Imagem:
Spoiler


Animação


Pencil (Grátis)
Pencil é um software simples de animação, mais comumente usado para "pencil tests".
Imagem:
Spoiler


Plastic Animation Paper (Pago, mas com versão gratuita disponível)
Assim como o Pencil, o Plastic Animation Paper, por sua simplicidade, é mais usado para testes.
Imagem:
Spoiler


Spine (Pago)
Spine é um software de animação que faz uso de bones e rigs para criar o movimento.
Imagem:
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/rXaHF.png[/hs]
[close]


Spriter (Pago)
Além de nomes levemente semelhantes, o Spriter também possui em comum com o Spine o modo de trabalho.
Imagem:
Spoiler


Synfig Studio (Grátis)
O Synfig é um software open-source que visa oferecer uma ferramenta acessível e de qualidade para a animação.
Imagem:
Spoiler


TVPaint (Pago)
TVPaint é uma ferramenta profissional de animação, possui uma interface relativamente simples e algumas opções de edição de imagem.
Imagem:
Spoiler


Anime Studio (Pago)
Anime Studio é um software que vem se aperfeiçoando a cada versão nova. Um dos seus destaques se encontra na opção de sincronizar o movimento dos lábios, também é possível trabalhar com bones e rigs.
Imagem:
Spoiler



Digicel Flipbook (Pago)
O Flipbook, da Digicel é um software um tanto quanto simples, tanto em opções quanto em interface, o que o torna um dos preferidos de alguns animadores que recém-começaram a trabalhar com digital.
Imagem:
Spoiler


Toon Boom (Pago)
Toon Boon é um dos softwares de animação, junto com o Flash, mais conhecido do público.
Imagem:
Spoiler



Outros


Lazy Nezumi Pro (Pago)
Lazy Nezumi é um pequeno aplicativo que busca permitir um maior controle sobre o mouse na hora de desenhar, é possível configurá-lo de acordo com o seu objetivo.
Imagem:
Spoiler

Interessante, vlw Yuna. Mas é curioso o motivo de sempre ter alguém querendo saber qual software utilizar para fazer pixel art. As ferramentas que podem suprir todas as necessidades desse estilo são: lápis 1 pixel, balde de tinta e cores. A única ferramenta que precisa de mais atenção seria a de fazer animação. Então acho que o melhor programa é o photoshop pois tem tudo isso e muito mais.

Já para desenho é entendível a busca por softwares pois um desenho pode ser feito com um ou mais estilos em uma única arte = quanto mais ferramentas ... melhor = photoshop. Mas surpreendentemente o photoshop não é tão confortável para se fazer traços (tanto de mouse ou com tablet) quanto o Paint Tool Sai.


Eu recomendo para Pixel art o Photoshop e para desenho o Paint Tool Sai (100% de beleza para fazer linearts) *Obs: O Paint Tool Sai vai te dar mais conforto para desenhar(com mouse ou com tablet) mas para colorir é mais confortável photoshop. Photoshop = colorir**** e animação**** Paint Tool Sai = Desenhar **** e animação (não tem essa ferramenta)

É isso que eu posso compartilhar com vocês sobre essas duas ferramentas. Quanto as outras estou curioso.

abrçs

2 coisas que eu uso: Photoshop pois sei lá, sou apegado com ele e gosto de fazer pixel art nele, e Mangá Studio EX.
Embora o MS seja complicado de usar devido ao mouse ;-;

São ótimos programas, já experimentei uma minoria aí. Paint Tool Sai é muito bom, dá até pra elaborar uma imagem realista (com aparência tridimensional) com algumas ferramentas e transparence.
As ferramentas são mais para a área de Design, mas bem podia ter dicas para alguns outros softwares, de música. (já que 'alguns softwares interessantes' parece estar lidando com ferramentas em geral).

Enfim, foi muito bom ter postado, vai ajudar muita gente. :)
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

03/07/2014 às 21:41 #4 Última edição: 03/07/2014 às 22:58 por Yuna
Enter: Com as configurações corretas, é possível se fazer pixel art tranquilamente no Photoshop, com mais praticidade ainda do que no MSPaint. Mas o fato é que não é todo computador que aguenta o tranco às vezes, assim como não é todo mundo que se dá bem com a interface dele. Se tratando de pixel art, a maioria desses softwares tem opções que facilitam a vida, como o multishade do ProMotion, e que vêm bem a calhar quando você encana de fazer todos os recursos do seu jogo sozinho, haha.

Windshock: Fique à vontade pra recomendar softwares de música, rapaz. Não conheço muita coisa dessa área, tirando um ou outro software, como o PxTone e o Orgmaker (ambos pra chiptunes), então optei por me manter dentro do que eu conheço mesmo.

Enter: Gostaria de sua ajuda, já que parece que você entende bastante desse assunto. (Ou quem quiser responder).

Uso o paint tool sai pra fazer a lineart, porém não gosto de pintar nele. Acho realmente o photoshop melhor pra fazer isso, porém, meu note sofre com seus mizeros 1 GHZ de processamento, o que torna impossível a utilização. Tem idéia de algum software de pintura leve que possa substitui-lo? Já utilizei o Gimp, que diminuiu, mas não acabou com o lag.

Recomendo dar uma olhada no MyPaint, se você não tiver nada contra o infinite canvas dele. O programa já vem com uma bela quantidade de brushes, além de ter vários pacotes adicionais disponíveis.

Dei uma olhada aqui, e realmente ele é muito bom, e leve também.
Obrigado Yuna. Vou passar um tempinho com ele e ver se me adapto.
(Ele mostra o tempo de pintura não salva antes de fechar kkk XD)

Ótimo tópico, confesso que eu não conhecia a maioria dos softwares  mostrados aqui, acho que vai ajudar muito o pessoal que está na dúvida sobre qual softwares usar ou até mesmo os que não conhecem os progamas indicados.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Dentre esses aí, o único que usei algumas raras vezes foi só o
Paint Tool Sai mesmo. Ainda assim acho que foi um atraso na minha
vida.

Meu caso, por ter acostumado demais a mexer só com o Photoshop
independente da finalidade, me deixa bem incômodo com outros
programas, daí acabo voltando pra ele, haha.
Mas pra quem não pegou essa mania, é bom ter algo que seja
mais específico, certamente ajuda mais. Bacana a lista.

     Bom tópico, mas não ha razão alguma para eu sai do photoshop e GG. Sinceramente, a parte de mapas é quase impossível não ficar no photoshop, pois é bem mais completo e permite um controle muito maior sobre tudo. Claro que par quem não está acostumado com a interface vai demorar um pouco, mas após pegar a prática e atalhos no teclado você faz mapas bem rápido. Já para PA cada um tem sua preferida, o meu programa favorito é o Graphics Gale, Principalmente pelo zoom. Como não desenho não vou opinar sobre os programas voltados a isso, mas o Paint tool sai é o mais famoso, pelo menos é o que eu mais conheço.

See Ya!
Mind: Até onde sua mente vai?

08/07/2014 às 16:28 #11 Última edição: 08/07/2014 às 16:46 por Further
Muito interessante, não conhecia uma penca aí...

Seria legal colocar também se é pago ou gratuito, sabe, é meio frustante ver aquela ferramenta perfeita, e quando chegar lá ela é paga... (Não gosto de usar versões pirateadas  :¬¬:)

Vou tentar mudar para o Aseprite, uso o paint.net, mas o Aseprite me encantou :*-*: Affs, vi agora que é pago '-'

O MyPaint tem um bom desempenho usando o Mouse? É que no momento não posso comprar uma mesa digitalizadora, e ai tenho que usar o mouse e-e

08/07/2014 às 17:18 #12 Última edição: 08/07/2014 às 23:41 por Yuna
A intenção do tópico não é nem de longe criar uma campanha anti-Photoshop, haha. Muito pelo contrário, concordo que é uma ferramenta pra lá de completa e indispensável. Mas, como eu disse em uma outra resposta, existem pessoas cujos PCs (ou mesmo netbooks) simplesmente não aguentam o tranco, e tem ainda aqueles que simplesmente se recusam, por quaisquer que sejam os motivos, a baixar versões piratas. Sendo assim, acho válido oferecer alternativas e até apresentar softwares que, dependendo do objetivo do usuário, podem vir a ser mais adequados para a tarefa que ele quer executar.

De todo modo, fico feliz que o tópico tenha se mostrado útil pra alguns e pelo menos interessante para outros.

Further: Infelizmente a maioria das ferramentas de hoje em dia, como é o caso do Open Canvas, anda deixando de ser freeware. O Aseprite, ainda que a versão atual seja paga, permite que se baixe as versões anteriores, as builds velhas, de graça. No mais, obrigada pela sugestão e pelo comentário. Pretendo, sim, editar o tópico com essa informação.

Quanto ao MyPaint, o desempenho dele com o mouse é tranquilo, não acho que vá encontrar mais dificuldade do que o normal pra desenhar nele.

De muita utilidade! Achei essa MyPaint bastante simpático. Gosto do Photoshop pelas ferramentas mas é um programa que me irrita, gosto do SAI mas ele é muito restrito. O Mangá Studio pra mim é o mais viável mas é preciso ter paciência pra aprender mexer com ele.

Parabéns pelo tópico. Vou me aventurar por uns aí.
Gifts: Mistyrol | [

Que massa! Bro, este post me deu um pouco de esperança, porque eu pretendia fazer talvez, pequenas cgs nos meus futuros projetos. Havia  desistido ja que fazer desenhos desse porte no Flash é complicado . Obrigado :D Agora e so aprender a desehar direitinho :P , ter um pouco de criatividade e passar para o Flash e animar. Ah, parabéns pelo post, muito legal essa compilação que você fez xD