O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Desenvolvimento de personagens.

Iniciado por GDL, 30/11/2012 às 23:33

30/11/2012 às 23:33 Última edição: 01/12/2012 às 18:54 por GuilhermeDL
Desenvolvimento de personagens.


Na criação de roteiros, existem diversos pontos que merecem atenção redobrada do autor.
Seja a criação do mundo em que a historia se passara, seja no desenvolvimento da historia desse mundo, seja nos conflitos e etc... Mas  existem pequenos pontos nesses mundos gigantescos, que se por um acaso forem mal trabalhados, podem fazer tais mundos ruírem. Falo dos personagens.

A definição de Personagem:


"Personagem é qualquer ser vivo de uma história ou obra. Pode ser um humano, um animal, um ser fictício, um objeto ou qualquer coisa que o autor inventar."
By Wikipédia

Sim Wikipédia, você está certo.

A definição de qualquer coisa que pareça viva também teria servido. Em suma, eles são os grandes responsáveis por fazerem as cenas que darão sequencia ao roteiro. Diálogos, cenas de batalha, romance e qualquer outra que gere emoções, são essenciais para uma trama correr de forma fluida. Porém, é aqui que surge o primeiro problema:

Como gerar emoção se os personagens em si, parecem mais cones de tanta falta de personalidade e carisma?

É exatamente a resposta para essa pergunta que você vai encontrar aqui.


Carisma.

"A palavra é amplamente utilizada para definir a influência e fascinação por alguma pessoa. O carisma está ligado a forma da pessoa de ser e de agir."

By Wikipédia

Sim Wikipédia, você está certo, de novo.

Primeiramente, ter carisma e ser fofo são coisas totalmente diferentes. Mascotes como o Pikachu da serie Pokémon são carismáticos e fofos. Vilões como Kefca de Final Fantasy VI são cruéis e carismáticos. Viu que interessante? Carisma vem da forma como o personagem age, suas ações e sua personalidade. Criar personagens com características marcantes, físicas e principalmente psicológicas, fazem deles quase que automaticamente Carismáticos.

Entretanto, mesmo dando tais características para seus personagens, você pode mandar tudo por agua a baixo, caso cometa erros de coerência.




Erros de coerência.

Nada pior que se empolgar com um personagem no inicio de uma historia, e mais a frente, descobrir que o autor conseguiu transforma-lo em um belo pedaço de coisa que não deu certo.

A partir do momento em que se cria a personalidade de um personagem, o autor coloca o que poderíamos chamar de um trilho imaginário que guiara suas ações durante o roteiro, ou que pelo menos deveria limitar as ações dele em uma linha segura de coerência, de acordo com o que foi proposto na hora da criação do tal personagem. Não digo para que façam personagem Previsíveis, digo para que façam personagens que tenham ações condizentes com as proposta do mesmo. E se por um acaso criar mudanças muito bruscas de personalidade, é essencial que se de ênfase ao motivo de tal mudança.

Obviamente, apenas isso não basta para fazer de seu personagem um poço infinito de carisma, é preciso tomar muito cuidado com os diálogos.



Diálogos.

Os vendedores de peixe gritam para vender, os advogados interrogam suas testemunhas com calma e destreza, e diversos outros casos do nosso cotidiano poderiam ser citados aqui.  Esses exemplos são o que eu costumo chamar de, "você é o que precisa ser", e adotar essa ideia em nossos personagens pode evitar muitas dores de cabeça.

Os diálogos são onde expressamos as ideias e anseios de nossos personagens, sejam elas em pensamentos ou debates. Esses diálogos devem ser muito bem trabalhados. Nunca se esqueça do Quem, Onde e Porque? Tente ao máximo pensar como o personagem, tente ver como ele agiria, pense em mais de uma conclusão para frases. Não tenha medo de reescrever cenas inteiras caso perceba falhas de coerência. Busque chegar o mais próximo do que acredita ser a reação do seu personagem, prestando atenção no desenvolvimento do roteiro até alí. Fazendo isso, já se evitam buracos na trama, que a meu ver, são erros imperdoáveis.

Exceções como Link(Zelda), Chrono(Chrono Trigger), Arisato Minato(Persona 3) e de vários outros personagens, podem ser feitas, já que esses citados acima são personagens mudos, sem falas diretas, apenas escolhas do jogador. Essa pode ser uma opção interessante, mas cuidado, pois se o desenvolvimento do mundo ao redor do personagens for ruim, é muito provável que ele se tornara uma peça invisível de uma trama fraca.



Resumindo:

-De personalidades a seus personagens:
De vidas a eles, de caraterísticas únicas a eles, essas personalidades e características podem ser dadas de mais de uma forma, fisicamente e psicologicamente, cabe a você decidir.

-Siga a proposta:
Após criar um personagem, é de extrema importância que o mesmo tenha ações coerentes com sua ideologia, ou as coisas vão ficar bagunçadas e sem sentido. E qualquer mudança brusca e sem sentido pode deixar o jogador desanimado, por isso, de motivos.

-Pense antes de cada fala:
A repetição leva a perfeição, se achar que um dialogo não condiz com as atitudes do personagem ou com o desenvolvimento do roteiro, refaça quantas vezes for preciso. Isso vai não só fazer uma cena melhor, como lhe dará mais criatividade na hora em que se deparar com problemas similares.



Bem, essa é a primeira vez que posto algo do gênero, já tinha dado dicas a amigos meus em outras comunidades, mas nunca havia postado aulas e tutoriais, espero eu gostem das dicas dadas e que possam tirar algum proveito delas.






Ótimo tutorial. Soube explicar em seus mínimos detalhes o desenvolvimento de personagens, algo que prezo muito em qualquer jogo.
Afinal de contas, de que vale um jogo ótimo em jogabilidade e design, sendo que você não pode se interessar pela história, se identificar com algum personagem?
Eles são o que torna o jogo mais cativante e chamativo, em minha humilde opinião.
Estou com muito sono no momento, então não falei muito sobre o tutorial, mas assim que eu estiver "melhor" comento mais sobre ele, li tudo mas não estou conseguindo aplicar nada no momento, desculpe! POAKSPSK '
Maravilhosa contribuição! +Ouro!

Concordo com você, Misty.
O pessoal esquece que uma historia é contada atravez dos pontos de vista de seus personagens e acabam desvalorizando a importancia que eles possuem.
Acho que ficou uma leitura um pouco pessada, devido a meu estilo de escrita mesmo.XD 
Vou fazer o proximo tutorial em breve, dessa vez dando as minhas ideias sobre as formas de organização roteiristicas.





Citarque guiara suas
Citar-De personalidades
Faltou acento :hein:

Só o que citei acima poderia ser arrumado, fora isso com certeza é um tutorial muito bom, e realmente me inspirou para fazer meu personagem :D
Muito obrigado por ter feito isso, com certeza vai ajudar muita gente.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

GuilhermeDL, tirando alguns erros de acentuação encontrados no texto, acho que concordo com seu texto em partes, mas não creio que devemos ficar presos nisso ao imaginar um personagem.

Imagino uma história onde a principal característica do personagem principal é a esquizofrenia ou quem sabe, a bipolaridade, pois, será que neste caso devemos nos prender nisso de "personalidade"? As ações do personagem deveriam seguir uma mesma linha?

Bom, de resto, concordo que para a criação de um bom personagem não só descrevamos fatos, mas prestemos atenção em produzir situações que se encadeiem, originando daí o todo narrativo, levando em consideração que toda a sequência de ações narrativas devem estar "amarradas" entre si, formando o enredo.

Obrigado.

Obrigado pelos avisos sobre os erros de acentuação. :ok:

Citação de: Princiotti online 02/12/2012 às 10:14
Imagino uma história onde a principal característica do personagem principal é a esquizofrenia ou quem sabe, a bipolaridade, pois, será que neste caso devemos nos prender nisso de "personalidade"? As ações do personagem deveriam seguir uma mesma linha?
Sim, poderia ter usado seu exemplo no texto, mas acho que deixei entendido quando citei que se deve seguir a proposta do personagem. Um personagem Bipolar tem como característica, mais de uma personalidade. Esquizofrenia anda de mãos dadas com ações inesperadas. Cabe ao autor deixar claro essas características, fazendo com que esses personagens sejam imprevisíveis.

Valeu por deixar sua opinião sobre o tópico. :ok:




Bom, foi uma pergunta retórica. De qualquer forma, obrigado pela resposta.
Espero poder comentar em outros tópicos seus aqui nesta área.

Obrigado.